domingo, 20 de janeiro de 2013

É fácil me ganhar na sobremesa

Eu sou chata pra comer, sabem. E posso, sim, dizer que sou limitada. Porque meu pai vive dizendo isso. Só que eu me irrito porque ele fica bravo! Tipo, o que ele tem com isso se eu quiser sempre o mesmo sabor de pizza? A discussão sempre termina no meu suco de maracujá. Ele sempre reclama que eu peço sempre suco de maracujá. Ora essa, ele sempre pede Chopp, porque eu não posso tomar meu inocente suco de maracujá?

A questão é que eu tenho meus restaurantes preferidos e os adoro. Um dos motivos que me fizeram chorar rios quando me mudei de São Paulo era com certeza meu amor pelos meus restaurantes. Eu acostumo com o lugar, já sei o que pedir, tudo lindo e simples. Mas eu até topo conhecer restaurantes novos, sabe. Sempre existem novos favoritos a serem descobertos.

Eu chego animada em restaurantes novos. Sento e abro o cardápio e vou quente procurar se tem suco natural ou de polpa. Fico feliz da vida quando tem, e já peço meu suquinho de maracujá. Se não tiver, já faço um bico e peço uma coca-cola. Aí se o garçom virar pra mim e falar: “– Pepsi?”, eu já fiquei extremamente chateada.

Um belo dia na minha vida eu descobri que minha sobremesa favorita era mousse de chocolate, e então, coloquei mais um limite gastronômico na minha vida: Não perco mais tempo pensando por 2 horas em qual sobremesa escolher. Já bato o olho no cardápio e comemoro a existência da mousse de chocolate. E o melhor de tudo é que eu descobri que mousses de chocolate dificilmente tem como dar errado. Porque elas são fáceis de fazer! Até eu posso aprender, e pretendo.

Então, à partir disto, eu comparo meu nível de amor por restaurantes de acordo com suas mousses de chocolate. A do Andiamo, em São Paulo, por exemplo, vinha servida com 2 colheres de chantilly! Aprovadíssima! Tem um restaurante de massas aqui em Curitiba que tem um super varandão, e a mousse de chocolate vem em uma taça enorme, me refastelei. Na Pizzaria do Brás, em São Paulo, a Mousse chega num prato parecendo um sorvete: Duas bolas de mousse, redondinhas e bem servidas, com linhas de cobertura de chocolate em volta delas e uma folhinha em cima. Hoje, na Mercearia Bresser, achei inusitado a mousse vir numa xícara branca.

E é assim. Eu saio pelo mundo procurando Mousses de Chocolates que me agradem. A da minha tia, por exemplo, me agrada muito, porque eu como e repito várias vezes, deitada de pijama no sofá.

Mousse de chocolate. Amor purinho em forma de sobremesa.

zmousse

24 comentários:

  1. Amiga, eu já gosto de variar! Sempre me divirto experimentando sobremesas novas. Um doce que eu adoro e acho que devia ser servido em tudo quando é canto é o tal do bem-casado. Ai, que delícia, só de lembrar já começo a querer. Hahahaha! Por restaurantes que vendam bem-casados! Hahaha!

    P.S: Mousse da minha mãe é muito boa, quando você vir aqui em casa, pode deixar, eu peço pra ela fazer <3

    ResponderExcluir
  2. Eu não tenho uma sobremesa favorita. Não vario em nenhuma parte da comida, exceto pela sobremesa. Eu sempre gosto de pedir algo diferente e sempre o que tiver mais chocolate envolvido. Em meu coração estão empatados: a mousse de chocolate da minha tia (impecável, sem brincadeira) e petit gateau de qualquer lugar. Depois vem o brownie, o sorvete, o brigadeiro, o pudim, e o chocolate puro, que pode vir em forma de fondue sem o menor problema, claro. Minha única exigência é que tenha chocolate, inclusive quando pedem pizza aqui em casa é regra uma de chocolate pra mim, porque sem chocolate o mundo não é mundo. Nunca foi e nunca vai ser.
    Amei o post!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. São 11:13 da noite aqui D. Ana Luisa e a senhorita me obriga a comentar num post de comida!! E ainda por cima no post que fala da perdição da minha vida (depois de creme de cupuaçu?). Posso contigo não? Me vingarei comendo as tortas do Cheesecake Factory e postando tudo no Instagram ahuahuahuahauh
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Eu não sou chata pra comer (não exatamente pelo mesmo motivo que você - o de não gostar da comida - eu sou chata porque sou nojenta e quero saber se o prato foi bem lavado e se quem fez as comidas lavou a mão), mas sempre peço as mesmas coisas também. Sempre o suco de uva. Ou coca cola. E a pizza de 5 queijos. O pastel de palmito. É que eu não quero passar o tempo correndo o risco de pedir uma coisa diferente e não gostar. Ou ter que ficar pensando nisso. Então eu peço o que eu gosto mais e sou feliz e pronto. Sem riscos. Nem desafios.

    Minha sobremesa preferida é quindim. E não é qualquer quindim. Eu sou a rainha da qualidade do quindim. E ele tem que ser brilhante por fora, quase transparente na parte do topo. Que daí, com certeza é um bom quindim. Que não venham me entregar um quindim daqueles que tem cara de pudim de leite, que eu com certeza nem vou perder meu tempo experimentando.

    Tentarei fazer mousse de chocolate pra você (eu nunca tentei!) da próxima vez, tá? Só porque eu te amo. <3

    ResponderExcluir
  5. Ai meu deus, a Renata é igual meu pai! hahahahaha
    Eu gosto de inovar, mas só se eu olhar pra comida e ela for bonita. Eu quase nunca saio pra jantar ou almoçar fora, prefiro os lanches rápidos nas padarias e docerias da vida. Porque aí eu me sinto mais a vontade pra pedir dois tipos de sobremessa: a que eu sei que vou gostar (qualquer coisa que envolva abacaxi) e uma nova, que possa a vir se tornar preferida, um dia hahaha.
    E eu adoro fazer sobremesas, sempre sou eu que faço quando tem evento em família haha Mousse de chocolate é um dos preferidos, mas já enjoei, meu amor agora é com abacaxi ;)

    Beijo, Nalu <3!

    ResponderExcluir
  6. Amiga, concordo com seu pai que você deveria sassaricar mais por esses cardápios, porque melhor do que ter uma sobremesa favorita é ter duas, três. Mas, por outro lado, eu amo que você seja assim tão fiel aos seus hábitos.
    Eu sou um híbrido dos dois. Eu adoro experimentar mas, ao mesmo tempo, eu tenho medo de me arriscar. Estranho, né? Por exemplo, fico morrendo de vontade de experimentar um sanduíche novo, mas tenho medo de não gostar e desperdiçar a chance de comer aquele que eu adoro, sabe? Tipo ontem que eu fui almoçar na minha lanchonete favorita e pedi um sanduíche que o Matheus me falou que era muito bom. Não sei se eu que dei azar ou se era sem graça mesmo, mas a verdade é que eu fiquei me odiando porque poderia ter comido meu cheeseburguer.
    E eu não sei qual a minha sobremesa favorita. Acho que varia de lugar pra lugar.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  7. Suco de maracujá não é o único melhor suco do mundo? <33
    hahaha

    Já eu tenho preguiça de descobrir restaurante, sigo indicações das pessoas:"vai no tal, lá tem isso, aquilo e aquilooutro". Aí vou sem problemas :D
    E mousse, COMO NÃO AMAR? Ainda mais de chocolate *-*

    ;*

    ResponderExcluir
  8. Esse texto praticamente poderia ter sido escrito por mim, Ana, de tanto que me identifiquei! haha
    Sou muito chata tratando-se de restaurantes também! Quando mudei de cidade, no ano passado, e meus novos amigos me chamavam para ir a algum, eu sempre os esperava pedir para dar uma olhadinha se a comida era "confiável". Hoje em dia tenho os meus preferidos e dificilmente animo comer em outros lugares (conhecer eu até gosto, mas sempre com desconfiança).
    E mousse, como costumo brincar, é o alimento dos deuses, de tão sensacional!
    Amei o texto, fiquei impressionada com cada frase que parecem ter sido vindas da minha experiência mesmo!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  9. Amiga, eu fico AFLITA se for sempre nos meus lugares ou se pedir as mesmas coisas em lugares diferentes. A única regra que eu tenho é um restaurante aqui chamado Mariposa (gente, morro de vontade de levar você e as meninas lá), onde tem um petit gateau, que é minha sobremesa favorita, de encher os olhos. Não tem jeito: sempre que vou lá, tenho que pedir esse maldito. É MUITO BOM. Mas também amo mousse de chocolate, claro. Que espécie de pessoa eu seria se não amasse? Também vou aprender a fazer pra quando você vier me visitar <3

    ResponderExcluir
  10. Então somos duas, Analu! Se eu for no mesmo restaurante, sempre vou pedir as mesmas coisas. Seja uma lanchonete ou um lugar mais refinado, dificilmente troco meus favoritos por alguma novidade. Meu suco também é o de maracujá, haja o que houver. E de sobremesa nada me faz mais feliz do que um belo petit gateau. Vivo de hábitos, e não sei se é medo do desconhecido, mas penso que se eu já sei o quanto essas coisas são boas, pra quê me arriscar com outras?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Eu sou assim também, Analu. Sempre peço as mesmas comidas. Nunca me arrisco em experiências gastronômicas. Sempre peço o mousse de chocolate da minha faculdade. É sensa! haha

    ResponderExcluir
  12. Eu gosto de fazer danoninho em casa, já fez? demora 5 minutinhos, super prático, e fica igualzinho o danoninho de potinho, assim eu parei de ir no mercado comprar danoninho, prq fica todo mundo olhando pra mim com cara de: "VC TEM PROBLEMA, OLHA SUA IDADE ¬¬"
    AH, minha pizza é forever PORTUGUESA

    ResponderExcluir
  13. Minhas exigências certas nos restaurantes da vida: suco de abacaxi [ou Coca Cola, claro], e salada de fruta. Coisas que na maioria tem. Fico emburradíssima quando não encontro, ou quando tem só Pepsi. AFF.
    Minha irmã faz o melhor mousse de chocolate DO MUNDO, com pedacinho de chocolate meio amargo. Quase morro de tanto comer quando ela faz, o que não é sempre, por isso eu aproveito! hahahaha
    Beijo meu amor de Analu. <3

    ResponderExcluir
  14. Nossa, sou igualzinha em relação ao suco! Vou direto na melancia, sem pensar duas vezes. Abacaxi é queridinho, mas é aquela coisa, né? Seeeempre vem mais espuma que suco e eu fico lá, com sede, enquanto todos ainda estão com suas coca/pepsi's pela metade.
    Mousse de chocolate é o pretinho básico, mas eficiente. Adoro também, embora sempre ganham meus olhos, e meu paladar, aquelas sobremesas cheias de chantilly. Sou das que vai até uma sorveteria por kg e finge que pega algum sorvetinho só para me esbaldar na máquina de chantilly no final. E, infelizmente, chantilly é uma coisa que é facílimo de errar :(.

    ResponderExcluir
  15. Analu,

    Agora fiquei com vontade de comer mousse de chocolate; terei que convencer mamãe fazer :)

    Também sou um pouco chata para comer e NUNCA mudo meu sabor de pizza e meu refrigerante. Não tem coisa mais deprimente do que chegar a uma hamburgueria e pedir coca-cola e o garçom responder que "só tem pepsi, pode ser?" Não! Claro que não pode, oras! Quando isso acontece, muito tristemente, opto pelo guaraná mesmo. Mas fico super #chatiada

    Hum, sobre "A Última Carta de Amor", deixei abandonado no fim de semana e na última madrugada li mais uns capítulos. Ficou um pouquinho interessante, mas nada que me anime a pegar no livro...E você, o que está achando?

    Beijos e boa semana para você,

    Michas
    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Nana,
    Breve degustarás mousse de chocolate e aquele suco especial de maracujá.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Ai, sai daqui. Plena madrugada e fiquei com fome.
    Mousse de chocolate é mesmo muito bom, mas nada que vença o bom e velho brownie de chocolate. Com sorvete de creme.
    Não tenho restaurantes preferidos, sou mais de ter as lanchonetes preferidas, porque são as que vou mais. Mas sempre que eu vou em restaurante mesmo e peço sobremesa, é o brownie com sorvete. Porque ele tem tudo a ver comigo! E a mousse tem tudo a ver com você!
    E por mais que tenha muita coisa gostosa pra ser degustada por aí, as nossas sobremesas preferidas têm um gostinho especial.
    Beijo! <3 E tô com fome.

    ResponderExcluir
  18. analu comecei a sequir seu blog pq realmente adorei sobre esse post eu tbm sou assim se gosto de uma coisa pra q ficar pensando em outra, suco de maracujo eu AMO sempre tomo de manha assim q chego no escritorio onde trabalho minhas amigas perguntam se eu nao abuso eu digo q nao a garçonte ja ate sabe kkkk mas e bom assim nem tenho q pedir, quanto ao musse de chocolate eu gosto mais fico com o de maracujo e o de limao hummmmmmmmmmmm

    ResponderExcluir
  19. Sou tipo você, mas com a mousse de maracujá (ou sorvete de maracujá, ou suco de maracujá, ou picolé de maracujá...) ;)

    ResponderExcluir
  20. Sou bem assim no quesito restaurante, não consigo muito variar nos pedidos, tanto que os garçons que me atendem no Outback já sabem. Quando me olham sentadinha esperando, já chegam com o famoso "O de sempre, querida?".
    Não sou uma pessoa tão aventureira a ponto de escolher novos pedidos, hahaha.
    Mousse de chocolate é VIDA! Principalmente quando é de chocolate de Diamante Negro <3

    Te amo!

    ResponderExcluir
  21. Esse post foi feito para gente gordinha de espírito que nem eu. Assim, vou no restaurante novo, e fico provando vários pratos até chegar no meu favorito. Aí nunca mais peço outra coisa, ora, e se peço, é só pra ficar me lamentando que o meu era muito melhor.

    E meu pré-requisito é se tem Petit Gateau. Recentemente descobri o Petit Gateau de doce de leite, e desde então minha meta é encontrar O Petit Gateau De Doce De Leite Da Minha Vida Inteira.

    Mas também amo mousse!
    Ai, amo tudo que é doce e de chocolate.

    ResponderExcluir
  22. Ah, sobremesas! ;)

    Acabo de ler um livro, que tem um trecho mais ou menos assim: " Mas é sempre o favorito, até eu encontrar outro". Algo do tipo. É assim mesmo, e se não estivermos prontos pra descobrir novos sabores, não descobriremos os próximos favoritos. Talvez seja isso que seu pai queira dizer. Experimentar, sempre.

    Sou suspeita a falar, pois sou chocólotra assumidíssima. Este ano fiz promessa de ficar 6 meses sem esse prazer, pois não paro de comer enquanto não vejo o fim das coisas. Daí a alergia ataca, e toda a alegria vai pro beleléu. hahaa

    Adorei o comentário da Malu, que suspeito ser a tia do mousse.
    E amo ser chamada assim, de Nana.

    Ah, encontrei seu blog-amor através do da Marie. E já é favorito, pra ler sempre.

    Beijão Nana, da Nana. :*

    ResponderExcluir
  23. "Fico feliz da vida quando tem, e já peço meu suquinho de maracujá. Se não tiver, já faço um bico e peço uma coca-cola. Aí se o garçom virar pra mim e falar: “– Pepsi?”, eu já fiquei extremamente chateada."

    AHAHAHAHA muito bom, olha só quanto tempo não comentava aqui hein...

    ó eu aqui \o/

    continua sempre ótimo esses textos.

    parabens lorinha, saudades,

    bjs.

    ResponderExcluir