quarta-feira, 25 de julho de 2012

Demasiado humano para ser somente herói.

Sobre os fatos que se sucederam sobre ele até então, lembro apenas de dois. O primeiro foi alguém falando no twitter que não devia estar com nada esse Peter Parker novo com carinha de Crepúsculo. E o segundo foi a Anna Vitória começando um relacionamento bastante sério com o suposto carinha de Crepúsculo.

Pronto. 3 filmes anteriores e essa dualidade vaga eram basicamente a única coisa que eu tinha de bagagem no meu coração quando sentei na cadeira H12 do IMAX e, sem pretensão nenhuma, coloquei aquele óculos gigante no meu rosto e comi pipocas durante o trailer. Durante. O. Trailer. E esse é o primeiro de muitos detalhes que devem ser observados para diagnosticar algum problema bem sério, afinal de contas, eu como pipocas o tempo todo, todo o tempo, e dessa vez, eu as larguei ao fim do trailer.

Quando o menininho Peter Parker apareceu, brincando de esconde-esconde, na primeira cena, eu chorei. Um choro que veio não sei de onde, muito menos sei porquê. E esse é o sintoma fatal da patologia consumada. Eu raramente choro vendo filmes. Eu não chorei em A Espera de um milagre e nem em Um amor para recordar. Mas eu chorei olhando um garotinho brincando de esconde-esconde. Chorei quando os pais o entregaram aos tios, ainda nos primeiros 10 minutos. Mas na hora que ela disse: “Ele só gosta de pão sem casca no sanduíche. E só dorme com a luz do abajur acesa”, eu percebi que tudo o que se seguiria não seria tecnicamente saudável.

Não sou uma fã inveterada de filmes de super heróis. Gosto muito do Super Man, não tenho o menor saco para o Batman, só assisti um dos Quartetos Fantásticos porque meus amigos votaram que seria o filme da vez, nunca vi Thor, nem Hulk, nem os Vingadores. Não tenho paciência pra lutinhas nem explosões, e dormi no ombro do meu amigo quando tentei assistir Transformers (também porque eu fui voto vencido na hora de escolher o filme). Acontece que o meu fraco são… humanos. São as fraquezas. São as dores e o simples fato deles serem quem são, tendo que lidar com tudo isso dentro deles mesmos. Sou apaixonada pelo Super Man desde o momento em que senti a dor da paixão antiga que Lois carregava dentro dela. Sou apaixonada pelo Snape desde aquele always. E agora sou irrevogável e irremediavelmente apaixonada pelo muito-mais-que-somente-Amazing, Spider Man.

E eu chorei. Chorei. Chorei copiosamente. E não foi porque ele saiu pra defender o mundo vestido com um collant, e sim porque ele chegava em casa, tirava somente a máscara, e a câmera vinha de cima, mostrando um menino que mal tinha aprendido a crescer, sentado em um tapete, com roupa de herói e a nuca mais frágil do universo, com o cabelo todo despenteado, e a cabeça certamente bem mais bagunçada que tudo. Eu chorei não porque ele correu riscos lutando com aquela mistura-gigante-de-Godzila-com-Hulk. Chorei porque o monstro jogou na cara dele que ele não tinha mãe nem pai. Eu não chorei porque o mundo estava todo ao contrário e cheio de coisas explodindo e voando pela tela. Eu chorei porque quem estava lutando contra tudo isso era um menino. Um menino magro, nerd, de óculos grossos e com o sorriso mais-errado-e-mais-lindo-que-já-vi. Um menino que se enrolava todo com as palavras tentando chamar a mocinha pra sair. Mas acima de tudo isso: O HERÓI que estava ali o tempo todo não passava do menininho de 5 anos que não comia pão com casca e nem dormia com a luz apagada. E por isso eu chorei. E por isso eu alaguei o óculos e fiquei vendo tudo embaçado. E por isso eu saí completamente apaixonada do cinema.

Porque eu encontrei o verdadeiro Peter Parker.

12

E ele é simplesmente demasiado humano para ser somente um herói.
E demasiado dono do meu coração para que eu permanecesse saudável.

15 comentários:

  1. Ah, Naluísa, que bonitinho o post! Apesar de eu ter achado que você tinha se apaixonado pelo Andrew por outros motivos AHAHAH Ainda não vi o filme, mas é a minha cara chorar pelos mesmos motivos que você (eu choro fácil, essa é a diferença).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. affo Nalu u.u depois dessa até fiquei com vontadinha de assistir, mas ainda acho que vou esperar sair em dvd haha :x
    mas gostei muito do seu post e da otica com a qual vvoce viu o homem aranha, achei amor, achei a tua cara... e o post tá tão intenso que dá até arrepio! (;

    beijo

    ResponderExcluir
  3. ... Pois é... são os heróis humanos que nos embaçam os olhos 3D na vida! Assistirei... e só pra constar nos autos, eu tbém dormi vendo Transformers...

    ResponderExcluir
  4. Guria, deu a maior vontade de assistir a esse filme agora. Confesso que fiquei com os olhos rasos d'água enquanto lia seu texto porque meu fraco também são humanos.
    Com certeza irei assistir a esse filme!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. AnaLu,
    vc fez despertar em mim a vontade de assistir ao filme.
    Bjs
    Te amo.

    ResponderExcluir
  6. Deu até vontade de ver o filme agora, antes não estava muito afim porque também não sou muitooo fã de super heróis, mas agora vou assistir mesmo ^^
    bjus ;*

    ResponderExcluir
  7. Que bonito, muito tocante mesmo. Eu que não tinha AQUELA vontade de ver esse filme, agora fiquei. Sou super fã de filme de super herói, de muitas modalidades na verdade, mas ficou muito bonito o jeito humano que você tratou desse filme. E é bem verdade, todo herói é super humano, de carne e osso. Gostei mesmo, tava com saudade desse seu jeito doce de escrever. Beijão

    ResponderExcluir
  8. Só preciso dizer que também encontrei o verdadeiro Peter Parker e também estou irremediavelmente apaixonada pelo Homem Aranha. Depois de tanto tempo sem saber o que dizer quando me perguntavam meu super herói favorito, agora eu sei. É ele. É esse menino magro de óculos que ficou com a cara toda estourada e teve que aprender a viver sem pai nem mãe. Que teve de lidar com a morte do tio e a culpa que veio junto. Ai, quero ver de novo...

    Te amo! Faltam vinte e poucos dias pra gente surtar juntas falando sobre o Peter <3

    P.S: Cadê Anna Vitória que ainda não veio te mimar gritando horrores, gente? Hahaha!

    ResponderExcluir
  9. Olha, que bom que você frisou o meu relacionamento seríssimo com ele, porque eu gosto que as pessoas conheçam o seu lugar e o meu tá marcado do lado dessa lindeza há meses - porque eu comecei a amá-lo antes mesmo de ver o trailer! - e não aceito curica vindo tirar ele de mim.
    Isto posto, só preciso dizer pra você nunca, jamais, nem por um segundo, duvidar do meu amor por você, já que depois desse texto estou disposta a deixar você tirar casquinha do meu namorado. Eu deixo porque você deu tanto valor no Peter, viu ele exatamente da mesma forma que eu, se emocionou tanto mesmo não gostando de cinema e filmes de ação, que seria injusto privá-la de amá-lo também. Eu sei que você vai cuidar bem dele. Taryne cuida dele também. Cuida tanto que cuida até de você, caso fique de fricotes demais.
    Mas né, os namorados vão e as madrinhas ficam. Não lembro quem disse isso, mas acho que se aplica.
    <3

    ResponderExcluir
  10. Ana Luísa,

    Achei esse texto uma delícia de ler, viu? E só por causa dele, fiquei com vontade de assistir ao filme (desde que vi o trailer não fui muito com a cara; é que eu realmente gostei do Tobey McGuire e da Kirsten Dunst, sabe como é hehe)!

    Adorei o seu blog e pretendo voltar aqui mais vezes! Obrigada pela visita!

    Beijos e boa noite para você :)

    Michas
    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Ai meu Deus! Eu já tava quase me curando da doença de só pensar no filme, só falar do filme e aí vem você com esse post e quase me fez chorar de novo. Eu não chorei mesmo, mas cheguei muito perto disso em várias partes do filme e foi justamente por esse lado humano que você falou que eu me apaixonei por esse filme e pelo Peter do Andrew! Tô louca pra ver esse filme de novo *-*

    ResponderExcluir
  12. Estou sinceramente com medo de ver esse filme e me apaixonar também.
    Vou chorar rios, porque né, choro até vendo propaganda de supermercado de fim de ano. hahahaha
    Beijo. <33

    ResponderExcluir
  13. Ontem eu assisti um filme bem triste com esse mesmo ator d'O Espetacular Homem Aranha. Não vi nada demais. Aliás, ele fazia um papel bem débil-mental. O meu herói predileto dos dias de hoje continua sendo o exibido Homem de Ferro. Eu já passei da fase do Homem Aranha (ainda mais agora, sem a Mary Jane).
    Beijão.

    ResponderExcluir
  14. AnaLu, eu senti absolutamente tudo o que você sentiu. Estou completamente apaixonada por ele. Nossa, esse seu texto está sensacional. E esse trecho aqui "Acontece que o meu fraco são… humanos. São as fraquezas. São as dores e o simples fato deles serem quem são, tendo que lidar com tudo isso dentro deles mesmos." eu concordo, quando li no seu texto, eu emocionei.

    ResponderExcluir
  15. Posso falar? Ainda não vi. Não sei, mas estou tão receosa. Quero ir sozinha, com a sala vazia, pra ficar só eu e o Peter. Não gosto de super-heróis. Nunca gostei, nunca tive saco. Mas não sei porquê, o Homem-Aranha sempre teve um lugar especial no meu coração. Mentira, eu sei e minha amiga me ajudou me jogando na cara que é porque ele era nerd. Eu tenho uma queda por ele e já estou num relacionamento sério desde o Tobey Maguire (pra quem eu estou enviando amor mental porque essa rejeição toda deve estar sendo barra). Meus dvds antigos serão revistos e tenho certeza que sairei do cinema mais apaixonada pelo único herói da minah vida.
    Beijo! <3

    ResponderExcluir