quinta-feira, 5 de julho de 2012

Julgar-te-ei pelo teu nome.

A pessoa sabe que chegou no cúmulo do abuso quando é indicada para um meme e o responde antes mesmo de sua criadora postar. Em minha defesa eu tenho a dizer que é tudo culpa dela, que ajoelhou, agarrou na barra da minha calça, e pediu com aquela voz doce e meiga para que eu fizesse esse post agora. Tá, a versão real da história fui eu obrigando ela me obrigar a postar e ainda por cima me dar um tema. Ela jogou esse e eu obedeci. Passada a introdução, vamos aos fatos.

A brincadeira é elencar 13 livros que me ganharam pelo título. Ou 13 livros cujos títulos eu amo. Ou os 13 melhores títulos de livros do mundo, na minha opinião. Ou os 13 primeiros que me vierem à cabeça. E eu estou começando a achar que a criadora deveria realmente ter postado primeiro para explicar a bagaça direito e encher de regras, mas tudo bem.

Difícil né? É. Eu ficaria até amanhã aqui pensando, mas vou escolher a ideia de não pensar! Portanto minha lista vai contar com os 13 títulos mais bonitos que vierem primeiro na minha cabeça. Ao trabalho!

7

1. Preciso dizer que te amo
Sim, exatamente isso. Eu sou óbvia e vou começar com o livro que estou lendo nesse momento, e que por sinal, está aberto aqui do meu lado. É uma coletânea maravilhosa de tudo o que o Cazuza escreveu na vida. O livro é grande, a edição é linda, a página é daquelas meio-de-plástico (ah, vocês entenderam) e pra completar é cheio, cheio, cheinho de fotos! Fotos as quais eu faço carinho e olho por horas antes de ter coragem de virar a página. Mas estamos aqui pra falar do título. Gente, o que é esse título? Dispensa explicações. Cazuza, só preciso dizer que te amo.

2. Para sempre teu, Caio F.
De Cazuza pra Caio, porque os dois andam basicamente juntos no meu coração. De uma “biografia” para outra, é lógico que esse título também dominou meu coração. O livro é rosa pink, com uma edição linda também, cheio de fotos e citações maravilhosas, além de scanners de documentos e cartas também. Escrito pela melhor amiga de Caio, ela resolveu colocar no título o modo como ele sempre assinava suas cartas. Caio, só uma coisa a te dizer: Para sempre tua, Ana Luísa.

3. Trocando Olhares
Mas é óbvio que depois de Cazuza e Caio só podia aparecer Florbela. E eu juro, não estou puxando saco dos amores da minha vida. É que os títulos de obras deles/sobre eles matam a pau mesmo! Florbela Espanca me encanta em cada linha com esse livro. E quando digo em cada linha, é realmente desde o título. Porque uma troca de olhares, gente, é tudo.

4. toda Mafalda.
Também está aqui do meu lado, com sua capa laranja esverdeada linda e uma Mafalda toda sorridente ouvindo rádio. Eu acho lindo porque é o livro que contém todas as tirinhas dela. Desde a primeira à última. E o livro podia ter 500 outros nomes mais megalomaníacos e bem pensados, com alguma homenagem e coisas do gênero. Ou podia ser até mesmo somente Mafalda, mas não. O autor mandou muito bem e a coletânea se chama TODA MAFALDA. Que eu acho tão simplesmente belo!

5.Clarice,
Eis outro dos meus preferidinhos. Mas achei que não poderia haver título tão doce para a enorme biografia de Clarice. Ela, que teve a audácia de começar um livro com uma vírgula, recebe então uma biografia grossa, numa edição belíssima, com direito a fitinha preta pra marcar página, somente seu nome no título e uma vírgula. Acho poético, sabe? Da exata forma com a qual sou apaixonada pelo fato de a primeira fala de Friends ser: “There’s nothing to tell”. Porque uma série de 10 anos brincou que não tinha nada pra contar, e contou muito. E em Clarice, nossa! Como existiram coisas depois dessa vírgula. Muita coisa pra contar!

6. Éramos seis.
Lembrei desse agora nem sei porque. Li quando estava na 6ª série, acho! Lembro da história, lembro de flashs da novela homônima que passava no SBT, lembro que a história é dramática e bem bonita. E o nome eu acho extremamente simples e forte ao mesmo tempo.

7. Longe é um lugar que não existe.
Falar desse livro é difícil. Ele é off topic. Ele diz dentro dele que se você quer estar com seu amigo, não precisa ir até lá, pois só de querer estar com ele já se está. É maravilhosamente poético e flutuante, além de ser literalmente flutuante, pois a história é toda entre pássaros. Eu vou ali chorar porque não sei onde está o meu exemplar, que ganhei aos 8 anos, com uma dedicatória maravilhosa da minha tia, quando me mudei para São Paulo aos prantos de desespero e ela me jurou que um dia eu ia entender que longe é um lugar que não existe.

8. Para uma menina com uma flor.
Gente! Dispensa comentários. Um livro desse só precisava do nome. O nome já é uma dedicatória e já é todo o conteúdo dele. Um livro escrito para uma menina com uma flor. Maravilhoso, poético, e extremamente apaixonado, como só Vinícius consegue.

9. Eu sou Alice.
O livro meio ficção meio biografia, que conta a história da verdadeira Alice, aquela que inspirou Lewis Carroll a escrever o país das maravilhas. A capa do livro é linda, e tem fotos da verdadeira Alice, que é morena do cabelo preto! E o título é lindo. Porque me soa como um convite a todas as que lêem serem um pouco Alices. E eu sempre quis ser Alice, gente.

10. Capitães da Areia.
Eu já li o livro e amo. Amo. Amo com força e não sei o que eu estou fazendo da vida até agora que ainda não li outros Jorge Amados. Mas enfim. Sempre que eu vejo/ouço/lembro desse título eu imagino uma pureza sem fim. Meninos de uns 8 a 12 anos, com chapéu de soldado de jornal mesmo, empunhando espadinhas e brincando em cima de dunas. Como verdadeiros capitães da areia.

11. Gabriela, cravo e canela.
Eis o primeiro livro da lista que eu ainda não li. Eu juro que ando tentando ser imparcial ao longo de toda lista, mas esse com certeza ganha prêmio de imparcialidade, porque eu não estou vendo a novela, não sei exatamente do que se trata, e… não gosto desse nome, Gabriela. As Gabrielas que me perdoem, mas gente, eu apanhava de uma Gabriela quando eu estava no ensino fundamental, peguei trauma! Gosto de Isabela, Manuela, Rafaela, mas não consigo gostar de Gabriela. O único lugar em que amo esse nome é nesse título. Acho que ele se encaixa tão perfeitamente ali, com o cravo e a canela, que nenhuma outra Ela funcionaria. Pensem: “Manuela, cravo e canela”. É óbvio que não colou, né?

12. Lolita.
Lo-Li-Ta. O título parece tão brincalhão, cara-de-pau e carregado de falsa-inocência, que, jogando de lado a imparcialidade, apesar de eu gostar do título desde antes de ler o livro, acho que só compreende LOLITA quem leu. Principalmente o comecinho. Não é não, Anna Vitória?

13. A cidade do Sol.
O livro é deslumbrante e doloridíssimo. Virei madrugada com o livro no colo, mas tive que fechar algumas vezes pra poder refletir e dar uma respirada. E aí eu encontrava alívio no título. Porque o título me conforta. Porque as coisas podem ser difíceis, mas ainda assim, a cidade é de Sol. E com Sol, pensando poeticamente e não num calor infernal, de repente, todos os problemas parecem solucionáveis. Serei eu muito infame ao revelar que na hora que fui escrever solucionáveis eu vi que começava com SOL e quase escrevi SOLucionáveis?

Agora preciso fazer pequenas observações: Foram os 13 primeiros que vieram na minha cabeça, e certamente lembrarei de outros assim que postar e chorarei. Portanto, esse post não é passível de ser editado. Além disso, é importante esclarecer que a ordem dos fatores não altera o produto. Se já foi difícil escolher 13, imagina escolher uma ordem entre os 13.

A observação final é sobre as regras. Afinal, regras são divertidíssimas quando podemos criá-las! A Anna criou o meme, me indicou antes de ter postado, e portanto aqui estou eu! Eu, única e exclusiva sim, porque estávamos afim de causar e decidimos numa singela reunião de cúpula que dessa vez a brincadeira é complicada e só pode ser indicado para UMA pessoa. UMA! Não é divertidíssimo? Cada um indica um e somente só! Prevejo tremedeiras na hora de escolher o indicado, e correrias na hora de descobrir quem te indicou. E as postagens serão em fila indiana! Um indica o outro, que indica o outro, que indica o outro, e teremos assim um caminho de meme! Tenho TOC, beijo! Ah, sim, eu vou ser uma pessoa nada óbvia agora e indicar quem vocês nunca desconfiariam que eu indicaria! Rupem os tambores.

7 (2)

Taryne, flor, a bola é toda tua!

9 comentários:

  1. "Para sempre teu, Caio F." é de longe o meu título de livro preferido. Sou louca pra colocar esse nome num livro meu. Pena que o genial do Caio já o fez, haha. Os outros são lindos também. Principalmente o do Cazuza. Mas ah, Caio arrasou. Não dá. Adoreeeeei esse meme! haha

    ResponderExcluir
  2. Analu, nossa sintonia mafiosa é tão enorme que você já citou vários que estariam facilmente na minha lista: Lolita (dã!), Éramos Seis (acho sensacional) e Para Uma Menina Com Uma Flor (Vinícius, pfvr!). Todos incríveis e otimamente escolhidos.
    Adorei que você escolheu o "Clarice,", porque acho incrível que tenha uma vírgula no título. Amo vírgulas.
    Agora sobre Jorge Amado, Gabriela eu acho incrível, mas sempre tive preconceito com Capitães da Areia justamente pelo título, acredita? Só li por causa do vestibular e obviamente quis me esconder embaixo da cama e não sair nunca mais só de lembrar que podia ter preconceito com um livro tão incrível. Mas o título, bem, até hoje acho meio boring.
    Longe É Um Lugar Que Não Existe tomba com todos. Mesmo se você não conhece o livro, já tem vontade de morrer ali no canto só com o título. Não precisa dizer nada, sabe? Mata assim de cara. Amo.
    Ah, e por fim, pra você não dizer que não dei atenção aos seus amores, todos os títulos da sua trinca sagrada são igualmente ótimo. Espero ler todos um dia. <3

    Obrigada por me acompanhar nessas loucuras e sempre passar o carrinho na frente dos bois.
    Amo você!

    ResponderExcluir
  3. Esse meme é mais difícil do que o das músicas. Anna Vitória só cria meme difícil. SO-COR-RO. Sou viciada em livrarias, jamais conseguirei escolher treze - isso se alguém me indicar pq nao sie o que se passa na máfia desde que facebook me trolla - curti suas escolhas <3

    ResponderExcluir
  4. Escritores são aqueles seres aparentemente comuns,que possuem a misteriosa habilidade de traduzir os sussurros do Vento...

    ResponderExcluir
  5. Trocando Olhares! Ai, ai...
    Agora, jamais imaginei que você colocaria "Gabriela, cravo e canela" na lista. Não sei porquê. Os outros títulos, achei sua cara :) e me interessei por alguns! Adoro memes literários, sempre descubro um livro bacana que ainda não li.

    Espero que alguém me indique *-* apesar de saber que vou sofrer horrores pra escolher meus títulos (e chorar sangue depois de publicar a lista e me lembrar de outros).

    ResponderExcluir
  6. Preciso TANTO ler Preciso Dizer que Te Amo! Tanto, tanto!

    Florbela também é necessidade!

    Tenho toda Mafalda em PDF, mas ainda quero a edição física dele, hahaha!

    Eu comecei a ler Éramos Seis uma vez, quando tava na sexta série, também, mas não continuei, nem me lembro o que tava achando...

    Apesar de nunca ter lido, também acho Longe é um lugar que não existe um título lindíssimo!

    Para uma menina com uma flor, Capitães da Areia <3

    Eu simplesmente ODEIO Gabriela, Cravo e Canela. Detesto. Birra infinita.

    Enfim, adorei o meme! :D

    ResponderExcluir
  7. FAVOR ALGUÉM ME INDICAR!
    Esses títulos realmente são muito lindos, Nalu. Deu vontade de (re)ler todos agora mesmo. Babando pelo Toda Mafalda que é meu sonho de consumo desde que eu o li pela primeira vez. "Longe é um lugar que não existe" você deu de presente pra Tary, né? Achei fofo ^^ E "A Cidade do Sol", si, sí, meu xodó!

    (Tira esses gatos careteiros!)
    Beijo, chefa

    ResponderExcluir
  8. "Vou indicar quem vocês nunca adivinhariam que eu indicaria", hahaha! Que fofa! <3333 Amei a indicação e quero muito fazer. Pega no meu pé pra eu postar amanhã. É que tá meio chato ficar no computador porque meu óculos tá arrumando e ficar o dia todo de lentes cansa demais a vista =/

    Curti muito as suas escolhas, amiga! Muito mesmo. Sou apaixonadíssima por todos esses títulos. Talvez meu favorito seja mesmo o "Lolita". Porque é um nome feminino, coisa que adoro, e ao mesmo tempo diz TUDO sobre a história. E é verdade, só compreende quem leu. Mas sabe outro que eu não conhecia e gostei demais? Trocando Olhares.

    Quero tanto ler Florbela <333 "Longe é um lugar que não existe" é outro dos meus preferidos. Nem preciso dizer o motivo, né? Além de ser um grande título, ainda é símbolo da nossa amizade! (bichona, eu?)


    Só pra completar a fofura você ainda colocou uma foto minha que eu adoro, sua flor!

    Beijos, te amo!

    ResponderExcluir
  9. Wе stumbled оveг here by a dіffегent wеb
    ρage and thought I may aѕ well сheсκ things out.

    I lіke what I seе so і am ϳust folloωing yοu.
    Loοk forwaгd to looking over your web pagе уet аgaіn.


    my weblog ... www.sfgate.com

    ResponderExcluir