terça-feira, 17 de julho de 2012

Com açúcar e muito afeto

Eu estava pensando sobre momentos que ficam, sabe? Estava pensando nisso porque minha tia disse que teve uma hora, no casamento de Lalá, que ela parou de dançar e ficou sentada na mesa assistindo a gente se divertir. Ela falou que estava tão bonito que ela poderia ficar assistindo por horas. A festa estava linda, mas nós ali com certeza éramos a melhor parte da decoração. Porque o que enfeita, pra mim, é amor.

E hoje, ainda totalmente inserida na vibe diabética do post anterior, eu estou aqui pra me declarar pra vocês. Porque amor é vivido e sentido, mas também pode ser falado. É bom às vezes. As coisas passam, os momentos mudam, os problemas aparecem e somem, e o que fica, no fim das contas, somos nós. São os sorrisos, os abraços, é a alegria, é o amor.

Sabe o que fica? O que fica somos nós sentados na calçada mais de 2 horas da manhã, tocando violão e rindo de bobeiras enquanto a minha mãe sai de pijamas pra reclamar do barulho e o Léo fala pra ela que ela está ficando velha. O que fica somos nós nos unindo para subir em cadeiras e vigiar se a vovó não vem enquanto roubamos da lata mais alta os brigadeiros reservados para o natal. O que fica são os banhos de chuva e o condicionador da Carol sendo usado pelo Alex para limpar o capô do carro, que obviamente precisa ficar sedoso. O que fica sou eu quebrando copos, é a tia Joana andando de avião e todo mundo na expectativa de saber se ela sobreviveu, é o Daniel imitando o meme, é a Madrinha Rejany fazendo fila pra dançar a música do cachorrinho da guirlanda de natal, é o tio Dênis picando a carne, é a tia Luciene fazendo desenhos sobre o significado das férias, é a Rafaela negoçando, é a síndrome de Peter Pan da tia Lú, é o Rafael sendo chamado de Fofinho, é o sanduíche que eu e Rafaela fazemos do João Augusto em todas as festas, é o Aparício pulando de dentro do vaso enquanto o tio Mário queria fazer xixi, são os homens tomando banho de piscina e bebendo todas até altas horas, quando, por volta das 22h, começou a chover e eles continuaram na piscina bebendo cerveja, dessa vez, erguendo um colchão de ar em cima dos copos pra não molhar a bebida. O que fica é o Vinícius jogando futebol com copo de cerveja na mão, ou o tio Elson dançando na chuva enquanto a tia Carmem falava que ele ia acabar gripado. O que fica são as Bussuletes fazendo show no Natal, a Helena helenando*,Maristela maristelando*, e o Dindo dizendo que a Bianca bebe por 2. O que fica, no fim das contas, é o Tche-tche-re-re-tche-tche Celminha Côrtes e você! O que fica é o fato de ter certeza que ninguém que ler isso aqui vai entender nada, mas vocês vão.

Às vezes primos discutem, um sobrinho pode responder a um tio, pais e filhos se desentendem e o vovô palpita dizendo que não deveríamos tirar o sapato na hora de dançar porque isso é feio. Mas o que fica mesmo é o tio João Carlos anunciando no microfone no meio da festa de casamento que quer os sobrinhos na beirada do palco, e de repente, nós saímos todos correndo, de onde quer que estejamos, desde o de 9 anos até o de quase 30, para ficarmos juntos lá na frente cantando a plenos pulmões e gargantas a música que um dia ele inventou que seria a nossa. O que fica mesmo somos todos juntos beijando a bandeira do Vasco e cantando o hino abraçados. O que fica é cada um de nós ficar um pouco parado observando a família que tem, e certamente, no meio da festa, ter aquele segundinho pra pensar e agradecer por ter vindo parar ali.

Porque sim. Isso é açúcar, é afeto, e é amor. E se alguém um dia vier perguntar pra mim: “E pra você, Ana, o que é amor?” Eu vou responder: “São 7 bilhões de pessoas no mundo e eu fui ter a sorte de nascer na família em que eu nasci. Isso é amor”.

Laís e Rafael 161

Somos mais do que mil, somos um!

* Helenar: Ato se de auto-fotografar em frente ao espelho
** Maristelar: Ato de fotografar os pratos de comida

13 comentários:

  1. PQP, Ana Luísa. Que post lindo foi esse? Meus olhos ficaram marejados! Porque esse seu amor pela sua família é uma das coisas que eu mais admiro em você, de verdade. E foi tema da nossa primeira conversa no msn, você lembra? Claro que lembra! A gente rindo das nossas famílias lindas, amorosas, divertidas, engraçadas. Essa cena dos seus tios bebendo sem parar enquanto morrem de rir eu já presenciei milhões de vezes aqui na varanda de casa. Os protagonistas, meus tios e duas tias. Poxa, se tem uma coisa que nos faz sortudas são as nossas famílias mesmo. Porque são pessoas que você sabe que pode contar. Que te conhecem desde que você se conhece por gente e sempre estão ali por você.
    Lendo seu texto, fiquei com vontade de conhecer cada integrante da sua família, sabia? E decifrar o 'dialeto' Bussular! E assistir alguma apresentação das Bussuletes! Ah, amiga, não ficou diabético não. Ficou verdadeiro, ficou a sua cara e eu amei de paixão.

    <3

    Te amo! Nunca perca esse seu jeito, nunca! É assim que você conquista as pessoas (:

    ResponderExcluir
  2. Ana que lindo, ter uma família assim, ter amigos, ter tudo isso que você tem e ainda o dom de colocar em palavras tudo o que sente. Imagino que esse casamento foi literalmente mais que maravilhoso..
    Que felicidade, seu post ficou lindo!

    ResponderExcluir
  3. Pra variar ficou lindo!Amei,adorei e também pra variar, chorei....rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Olá Ana. Tudo bem?
    É minha primeira vez por aqui e já me encantei. Eu acho lindo pessoas que sabem valorizar a família. Lendo seu post muitas vezes imaginei a minha. Também somos mais ou menos assim. Bateu saudade de muitos momentos. Assim como você também tenho sorte de ter nascido na família que nasci e de tudo aprendi com eles, principalmente a amar. Nossas famílias parecem um exemplo vivo do que é o amor, o carinho e amizade. Que essa linda união dure por muito tempo e que você continue transmitindo todo esse amor.

    Beijos,
    Ju.

    ResponderExcluir
  5. Só uma coisa..chorei chorei chorei chorei..da primeira linha ate a ultima palavra..Na festa tbm tive esse momento, de fechar os olhos e agradecer a família q eu tenho..
    amo vc, amo todos..!!!!!

    ResponderExcluir
  6. De nada vale uma festa linda se as pessoas não estão lindas. E não são as roupas, sapatos e belas maquiagens, é como tu disse, o amor, a alegria, felicidade...
    E família é isso aí, sempre tem as brigas, as discussões, mas no final é todo mundo se divertindo e as boas lembranças.
    :* bezo!

    ResponderExcluir
  7. Maristela Haddad Bussular4:54 PM, julho 17, 2012

    Ana Luísa, amei o post lindo demais.... Realmente só quem vive estes momentos entende..... E é como eu te disse aquele dia na festa, nossa família é tão abençoada por Deus, que não existe lugar para as brigas, nós todos ficamos tanto tempo longe durante o ano, que quando nos reunimos, queremos mais é ser felizes, amar e curtir... Beijos da prima.

    ResponderExcluir
  8. "No dia em que eu saí de caaasa, minha mãe me disse filhoo vem cáa. Passou a mão em meus cabelos olhou em meus olhos começou falar, por onde você for eu sigo com meus pensamentos sempre onde estiver e em minhas orações eu vou pedir a Deus que ilumine os passos seus. Eu sei que ela nunca compreendeu os meus motivos de sair de lá,mas ela sabe que depois que cresce o filho vira passarinho e quer voar, eu bem queria continuar ali, mas o destino quis me contrariar, e o olhar de minha mãe na porta eu deixei chorando a me abençoar."
    Certeza, um dos momentos mais lindos da festa e de todos os natais quando ele resolve chamar todo mundo pra cantar. Nossa família é "MARA" s2

    ResponderExcluir
  9. Menina, quase chorei! Sério! Minha família é pequena e quase nunca temos algum momento como esses que você descreveu :(
    Como diria a Rachel, estou 90% feliz por você e só 10% com inveja.

    Beijoooooooo <3

    ResponderExcluir
  10. Analu, queria muito ter uma família gigante. Muito, muito mesmo. E você é a principal responsável por eu querer isso, porque não dá pra não querer lendo um texto tão lindo e cheio de amor como esse. Mesmo. <3

    ResponderExcluir
  11. Que post mais lindo, Analu! Preciso dizer que simplesmente amei o: "Porque sim. Isso é açúcar, é afeto, e é amor. E se alguém um dia vier perguntar pra mim: “E pra você, Ana, o que é amor?” Eu vou responder: “São 7 bilhões de pessoas no mundo e eu fui ter a sorte de nascer na família em que eu nasci. Isso é amor”."
    Sério, puro amor... <3

    ResponderExcluir
  12. Analu,

    O texto é pura emoção. Do início ao fim.
    Bjs

    ResponderExcluir