sábado, 11 de fevereiro de 2012

Sobre o gosto doce das alegrias egoístas.

É bom quando a gente gosta muito de alguma coisa que todo mundo gosta. Aliás, é saudável gostar de coisas que outras pessoas do seu convívio também gostam, porque isso é legal. Você tem a companhia da sua amiga para ir a um show porque as duas têm a mesma cantora preferida. Ou um grupo de 5 amigos pode passar uma aula de física, no colegial inteira falando sobre Friends. E narrando cenas, onde todo mundo vai lembrar de todas, afinal, todos são viciados. Ou você pode falar por horas sobre Harry Potter, e fazer um post apaixonado após assistir o último filme, vendo que 90% de suas amigas blogueiras fizeram a mesma coisa. É muito bom gostar de algo que muita gente gosta. Mas é igualmente legal se apaixonar sozinha.

É óbvio que, a menos que você se apaixone por, sei lá, bater o dedinho no pé da cama (!), suas chances de ser a única pessoa no mundo a gostar daquilo serão mínimas. Mas é só você se adaptar ao contexto, e rapidinho descobrirá suas “alegrias egoístas”.

Por exemplo, o meu teatro. Dentro da minha escola de teatro eu passo horas conversando sobre ele, minha paixão eterna, e das pessoas que também estão lá, é claro. A gente respira teatro junto, e conversa junto, e não se cansa nunca junto. Mas aí eu chego em casa. Chego em casa depois de uma aula ótima, saltitando pelos cantos, sorrindo pra ninguém. Meus pais vão olhar pra isso, e o melhor: ELES NÃO VÃO ENTENDER! E aí eu começo a sorrir no meio do jantar, e eles podem até perguntar por que, e eu vou tentar contar, e eles vão ficar me olhando com uma cara de: “Ata, é só isso?” e eu vou ficar mais feliz ainda por só eu ter descoberto a alegria daquilo e poder guardar pra mim. Como meu tesouro.

Outro dia me encantei absolutamente por um par de sapatilhas cor-de-rosa brilhantes. Enchi a paciência da minha mãe pra ela me dar de presente e ela me deu. Aí ela chegou e eu tirei fotos dela. Coloquei no pé e fiquei olhando no espelho. Dei pulinhos. Saí com ela e me senti brilhando pela rua. Contei pra todo mundo que eu tinha a sapatilha mais linda do mundo. Quem viu, achou que ela é apenas uma sapatilha normal. Ninguém mais acha que ela é a sapatilha mais linda do mundo, mas ela é. E, caraca, só eu sei disso! E ela é minha! E eu fico tão feliz de só eu ter descoberto isso.

É aquele gostinho de engolir a alegria e pensar que todo mundo no mundo é bobo, e só você é esperto, porque descobriu a delícia de amar sozinho!

Posso falar dos livros também? Posso. A maioria de vocês vai me entender, afinal, se não gostassem nem um pouco de ler, pra começo de conversa, não estariam gastando o tempo com esse blog frufru de uma menina de 19 anos que acha que sabe escrever. Adoro ganhar um livro perto da minha irmã. Porque ela não gosta tanto de ler, então ela não entende o amor de pegar um livro novo na mão.  Eu pego. Abro, fecho, cheiro as páginas, faço carinho, analiso a capa por minutos a fio, passo para a contracapa. Começo a ler, e no meio da leitura, fecho o livro de novo, olho a capa de novo, cheiro as páginas de novo, e quem não entende faz cara de “han?”, e é aí que eu adoro. Enfio o livro no rosto com aquele sorriso escondido e aquele olhar brilhante e malandro de quem descobriu, mais uma vez, sozinha, alguma coisa muito boa. Se as pessoas não entenderam o que Clarice quis dizer quando disse que “não era uma menina com um livro, e sim, uma mulher com seu amante”, então eu não posso fazer nada! Só morrer de alegria egoísta, ué!

Vai dizer que não é bom engolir e sentir descendo pela garganta aquele gosto docinho de uma alegria só nossa? Aqueles olhos brilhando só pra gente mesmo? O mundo que se vire tentando te entender, você sabe muito bem a delícia do que você ama, e isso basta! Afinal, você descobriu! Você é o esperto. Os outros, que dó, são apenas um bando de inocentes!

Piscina 017
E aí só te resta rir da cara deles, meros mortais!

E se você, que está lendo, não sorriu ao lembrar de nenhuma alegria egoísta, sinta-me sorrindo com olhos malandros pra cima de você e pensando: “Eu sei sozinha a alegria de ter uma alegria egoísta, e você não! Bobinho!”.

{Post dedicado à minha AMIGA com a qual uma conversa de msn acabou rendendo esse post. Dedico a ela porque: 1. Ela sabe apreciar o gosto de ter uma alegria egoísta. 2. Ser amiga dela é uma das minhas grandes alegrias egoístas, e agora eu vou sambar na cara de vocês que nem a conhecem! Bobinhos!}

15 comentários:

  1. Hihihi!
    Ela adora todas as suas alegrias egoístas!
    E diz que a recíproca é mais do que verdadeira!!!
    Beijinhos iluminados, pra combinar com a sapatilha!

    ResponderExcluir
  2. "acha que sabe escrever" ???? ainda bem que riscou viuu....aehuheuhaeuaehuea sua sem graça, voce acha?? que sabe escrever??

    a sra escreve bem e coloca bem nisso viu, tao cada vez maiores e parece q passam tao rapidos, que sempre fico com gostinho de quero mais linhas....=/ aehahahaha

    continua assim que é só sucesso pela frente viu loirinhaaa....=)


    bjaooo

    ResponderExcluir
  3. Não gosto nem um pouco de ler coisas "não técnicas". Mas eu perco meu precioso com esse blog ("de uma garota que acha que sabe escrever"). E digo mais: não me arrependo por um segundo se quer!
    Primeiro que me sinto perto da amiga que está longe. Mata um pouco a saudade.
    Segundo que a garota "que acha que sabe escrever" dá uma baita de uma aula e eu saio daqui sempre diferente.
    Sim... Tenho alegrias egoístas, mas nunca tinha pensado nesse assunto. E, à partir de agora, vou ver minhas alegrias egoístas de forma diferente e entender quando alguém as tiver.

    ResponderExcluir
  4. Amiiiiiiga, você SAPATILHOU NA CARA DO MUNDO. (PS: Quero patentear essa expressão, pode ser, produção?). Eu sei bem esse gostinho, sério. É A MAIOR DELÍCIA DO MUNDO. Lembro de uma vez, no teatro, quando fizemos uma coisa super boba e eu me senti realizada, feliz, incrível por uma coisa tão pequena. Ninguém entendeu, ninguém que estava de fora. Só o pessoal que fazia teatro sabia o quanto aquilo fazia bem. É incrível como coisas simples podem nos fazer felizes. ARRASOU, SAPATILHOU, LINDS! <3

    ResponderExcluir
  5. Sua sapatilha é linda e eu AMO o seu amor pelo teatro. Mesmo, de verdade. Acho isso a coisa mais linda do mundo. Eu tenho minhas alegrias egoístas... Eu sei que um monte de gente ama, por exemplo, o Atlético. Mas só eu sei como eu o amo e sorrio quando penso no meu time. Ou a alegria de ter um relógio vermelho lindo no meu quarto, ou a minha máquina fotográfica. hê.
    Amo você, bjs

    ResponderExcluir
  6. eu tenhoooooooooooo !!!!! hahahaha tipo gostar de mate com leite, de piano, de ballet, de yooooga !!! hahaha coisas que por mais que tenham outras pessoas que gostem no mundo, elas não são as com quem eu convivo :P é muito bom mesmo !

    ResponderExcluir
  7. Eu teeeenho! *-* Muitas, mas são só minhas, nem vou compartilhar, porque tenho ciuminho! HSAUIHDIAUSI

    ResponderExcluir
  8. Sou especialista nessas alegrias egoístas flor,e confesso que adoro sair por aí sorrindo pra nada e pra ninguém e receber olhares tortos em resposta. É tão deliciosamente divertido!

    Compartilhar alegrias é uma delícia, mas descobrir certas outras sozinhas... Ah *---*

    ResponderExcluir
  9. Ah, essa tal felicidade clandestina...... adoro! E também tenho muitas!
    Aninha, mas e as fotos da sapatilha??? Não seja tããão egoísta, vai...
    Beijos.

    Ah! Veja lá o layout q a Tary fez pra mim!Amei! :-)))

    ResponderExcluir
  10. Analu xuxu, acho que essa é uma das primeiras vezes que eu não concordo com você. Não acho essas alegrias egoístas tão legais assim, porque quando eu gosto de uma coisa, eu gosto de falar sobre ela até cansar e é muito raro eu ter a chance de fazer isso. Meus melhores amigos são todos muito diferentes de mim. Minha melhor amiga não gosta de ler, não gosta de Beatles e o filme preferido dela é Piratas do Caribe. E eu amo ela do mesmo jeito, e a gente se diverte e conversa sobre tudo, mas eu sinto falta de poder falar com ela sobre as coisas que eu gosto, de poder falar sobre aquele livro que eu tô amando e sentir que ela tá realmente interessada naquilo e vai procurar ler o livro o quanto antes. Lembro quando uma grande amiga minha começou a gostar de Los Hermanos. Foi a glória! Eu não tinha nenhum amigo que amava a banda como eu, e agora é TÃO LEGAL ter alguém para quem eu possa mandar todos os vídeos, e recomendar músicas, e compartilhar fotos do Amarante sabendo que ela também ama, que ela vai surtar comigo e que também vai entender!
    Também queria que meus pais gostassem mais das coisas que eu gosto, porque sinto falta de comentar com eles sobre o que eu tô lendo, o filme que eu vi, sobre a MÁFIA <3, sem que eles me olhem torto achando que vocês estão me fazendo de boba.
    Tô muito acostumada a ter prazeres egoístas, e tem hora sim que eles são legais, mas acho que nada se compara a ter alguém pra dividir nossas paixões.
    Um beijo enorme!

    ResponderExcluir
  11. eu adoro as alegrias egoístas!!! com filmes, livros, músicas...
    mas muitas vezes acontece de eu ficar triste por não conseguir compartilhar alguns dos meus gostos...!
    e eu tb fico com essa cara malandra, como se tivesse descoberto o mundo e o resto do povo é que fosse tonto hehehe!!!
    beijos, lindinha!

    ResponderExcluir
  12. Ana Luísa,
    Amo os seus textos filosóficos.
    Estou me sentido vitoriosa por conseguir comentar no seu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho muitas alegrias egoístas, mas ao contrário de você, as compartilho com a minha mãe! Ela não entende nada, mas os olhos dela sorriem ao me ver feliz e saltitante por uma coisa aparentemente boba e eu acho isso fantástico! Só que as vezes isso cansa, como a Anna Vitória disse, as vezes dá vontade de ter amigos que gostem das mesmas coisas que você e que aceitem ficar falando horas a fio sobre isso...
    Eu tenho amigos que gostam das mesmas coisas que eu, mas como tenho gostos diversificados preciso de vários grupos de amigos, assim cada um gosta de uma coisinha que eu gosto e eu tenho com quem conversar sobre aquilo e fico radiante!
    E essa sua foto tá linda! E suas sapatilhas também! E eu faço as mesmas coisas com os livros! E... BEIJOS <3

    ResponderExcluir
  14. Que texto fofo. Mas acho tão chato quando algo que a gente ama, e fica super empolgada, não empolga mais ninguém! Rs! Gostoso mesmo é compartilhar os gostos como você falou lá no começo do texto!
    Beijo

    ResponderExcluir