segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sobre porque eu amo livrarias

Tava pensando hoje que desde que me mudei pra Curitiba que não ‘visito’ uma livraria. E quando eu digo visitar eu não digo entrar, comprar um livro e sair, porque isso, claro que eu já fiz aqui. Quando eu digo visitar eu quero dizer sair de casa pra isso. Muitas vezes sem nem pretensão de realmente coprar. Simplesmente de passear. Ir de estante em estante descobrindo coisas interessantes, mesmo que o assunto não te interesse minimamente. Eu gosto do estilo de livrarias hoje em dia porque a maioria dos livros não está lacrado. A minha livraria preferida é a Livraria Cultura do Conjunto nacional, em São Paulo. Aliás, esse é um lugar que deveria ser obrigatório a todos os amantes da literatura. Porque lá é enorme. Tem muitas estantes. E muitos puffes, onde você pode deitar e ler a tarde toda se quiser.. Eu faria isso com certeza. Porque eu amo o clima de uma livraria. Aquele silêncio cheio de borburinhos. Aquele barulhinho gostoso de pessoas folheando páginas. Parece que ali todo mundo se entende. Mesmo que seja apenas com as palavras. É um bom lugar também pra se tomar um café. Ou no meu caso, um chocolate quente. Só tome cuidado para não derrubar em cima do livro, claro. ;)

Mudando de assunto, como eu estou de férias, vim de mala e cuia com a minha prima pra Florianópolis. Ela mora aqui. Ainda não sei se vou ficar 1 semana ou 15 dias, depende da vontade dela de me devolver para os meus pais, hahaha. Sei que o cilma estava convidativo até agora a pouco, mas acabo de olhar pra porta de vidro e constatar que o sol foi embora. Vamos ver o que dá pra se fazer por aqui. Só de estar num lugar diferente dá pra sentir o tédio diminuir um pouco. ^^

11 comentários:

  1. Eu também amo visitar livrarias. A Cultura do Conj. Nacional é mesmo demais. Eu moro pertinho dela, então volta e meia dou uma passada lá só pra olhar as estantes e tal. Outra que eu adoro é a Livraria da Vila. É super gostosa também.
    Que delícia, Floripa! Aproveite aí :)
    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Vou à livraria todo domingo. É de lei.
    É tão bom passear dentre as estantes. Quase uma terapia!
    Olhar livro por livro, CD por CD...
    "Parece que ali todo mundo se entende." é mais ou menos isso, mesmo!

    Boas férias! Eu ainda tenho um vestibular essa semana. Morra de inveja! :b
    Adoro Floripa! Aproveite por mim!

    ResponderExcluir
  3. Adoro livrarias! Adoro ainda mais aquelas que deixam agente folear os livros. Essas super stores fazem com que as livrarias/cafés tenham um charme extra!!! Aqui em BH tem uma que chama Status!!! Minha perdição! Amo!

    beijo

    ResponderExcluir
  4. Adoro livrarias, mas sempre tenhho tão poucas oportunidades para visitar. Adoro principalmente por causa do cheiro de livro novo, ay, eu me realizo naquele mundo, haha;



    Bruna Rodrigues

    ResponderExcluir
  5. adorei muito esse teu post. é exatamente isso que qualquer leitor aficcionado (eu! /o/) sente quando está numa livraria.

    pessoalmente, eu prefiro comprar livros em sebos... talvez por serem mais baratos ou por terem uma história toda por trás. ainda assim, eu não abro mão de uma livraria.

    ainda mais aquelas que tem gente sentada no chão olhando para os livros que estão na prateleira bem de baixo. *-*

    não conheço muitas livrarias em curitiba, mas tem as livrarias curitibanas, que sempre fazem promoções maravilhosas. se puder conferir, confira. senão, vai em uma fnac por mim. ^^

    ResponderExcluir
  6. ah livrarias tem um clima agradavel, algo que cada pessoa tem a sua opinião, mas uma paixão em comum, lêr.
    é,eu não tenho livrarias aqui onde moro, então fica meio dificil, de se achar livros.
    Boas férias de julho para vc rsrs.
    só de sair, da sua cidade, ja muda totalmente o clima né.

    ResponderExcluir
  7. Agora entendi pq escreve tão bem...é uma exímia leitora!! Q bom!! Isso é tão raro hj em dia!! Curta suas férias! Tô te esperando lá no Blog
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Eu sou louca por livrarias e amo de paixão a Cultura do Conjunto Nacional! É gigantesca, a gente perde a vista e eu posso passar mil horas por lá que vou sair com a sensação de que deixei coisas por ver.
    Como aqui tem poucas livrarias bacanas, sempre que vou ao shopping fazer alguma coisa, dou um jeito de ir um pouco mais cedo, com tempo, pra perder uma meia hora na livraria, passando a mão pelas lombadas dos livros, bem bobona mesmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Você falando, percebi que nunca saí também para ir a uma livraria, mas acho que isso tem um certo charme, também: dá um tom de surpresa quando você chega lá, sem saber porque foi, e descobre o livro da sua vida - isso sim já aconteceu comigo. Nunca fui em Sampa, mas pude conhecer a Cultura de Recife e essa é minha preferida. Sempre uma boa pedida ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Ameei o post!
    Acho que todo Ser maníaco que gosta de ler curte uma livraria (ou qualquer outro local em que se tenha muito livro pra, pelo menos, ver).
    Minha cidade, por ficar nas catacumbas do Universo, não tem livraria! Assim como também não tem cinema, shopping, McDonalds e qualquer outra coisa pra me deixar menos (ou mais) alienada.
    Pra você ver como eu sofro! haha

    Muito bom mesmo o post, AnaLu :)*

    ResponderExcluir
  11. Eu moraria na Livraria Cultura sem precisar pedir duas vezes! rssss
    Faria minha cama ali na frente das estantes, entre a Literatura Estrangeira e Literatura Nacional.
    Dica de lugares que eu também não conheço, mas sei que são ótimos: Livraria Sobrado, em Moema e Livraria da Vila, na Vila Madalena.
    beijos!

    ResponderExcluir