sábado, 17 de julho de 2010

O que seria do azul…

… se todos gostassem do amarelo? Ouço essa frase desde pequena, e o pior é que ela é muito verdade. Ou pelo menos, deveria ser. Desde que o mundo é mundo as pessoas tem opiniões divergentes. E vamos combinar que se não fosse assim ia ser bem chato. Acontece que, cada vez mais, as pessoas vem ficando intolerantes quando se trata de gosto alheio. Essa, aliás, é uma atitude de péssimo gosto. Porque se você quer ter seu gosto respeitado, que respeite o gosto dos outros. Mostrar argumentos contra, numa discussão, é uma atitude saudável. Todos também tem o direito de desgostar, e de explicar o porque disso. As coisas perdem o rumo quando uma, ou ambas as partes da discussão, começam a se atacar. Ou mesmo, defender e criticar cegamente o ídolo/olivro/oprograma, enfim. Discutir é saudável. Se atacar, não. A falta de razão é que torna a situação ridícula. Do mesmo jeito que uns gostam de ACDC, outro gostam de Justin Biber, e eu, não gosto de nenhum dos 2. E é assim que as coisas funcionam e vão continuar funcionando. Brigar por motivos de gosto alheio, isso sim, é um péssimo gosto, que eu acho, deve ser atacado.

11 comentários:

  1. Concordo com você. Além do que, muitas pessoas (e preciso me incluir, devo falhar também), numa conversa, não escutam direito, interrompem, mudam o rumo da conversa...e chegam a esse extremo de agraderim quando discordam de algo.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Já dizia um carinha chamado Will Shakespeare... Só recorre aos gritos quem não consegue vencer com a razão.

    Discutir é saudável. Brigar, não. Você disse tudo. (y)

    ResponderExcluir
  3. Também sempre achei besta brigar por diferenças, somos diferentes e pronto e se o outro respeitar minha opinião viveremos felizes para sempre rsrs...
    seu blog tá lindo querida!!

    ResponderExcluir
  4. O pior não é nem 'partir pra ignorância' quando se discute, mas a banalidade das discussões. Ficar defendendo ídolo, eu sinceramente acho a coisa mais estúpida que tem. Não leva a nada, não muda nada pro ídolo, então por que a obsessão em defender ou criticar? Aff.
    Eu costumo dizer "respeito a sua opinião, mas discordo totalmente" e apresento argumentos. Não é só "eu discordo porque não acho legal", quase nunca isso funciona. Acho que essa diferença de atitudes também tem a ver com maturidade...

    Gostei muito do seu blog! Mais ainda quando descobri que você estuda jornalismo, como eu! :D
    Beijo, bom final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Pois é. Achei muito legal o que escreveu. É bem verdade que as pessoas podiam se respeitar quanto ao gosto de cada um.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Eu sei que é errado, chato e insuportável, mas eu sou intolerante com gostos alheios.
    Por isso que eu nem discuto gostos.
    Você ouve Luan Santana? Bom pra você, mas pra mim já não presta.
    Duas das minhas melhores amigas têm gostos BEM diferentes dos meus, eu respeito. Se temos que escutar uma música, escolhemos algo que agrade todos os lados.
    Enfim, eu sou intolerante quando a coisa tá perto de mim. A pessoa pode ser quem for, se me falar que gosta de Fiuk já perde meu respeito...
    Como diz meu professor de Sociologia, não existe gosto melhor ou pior, existe o diferente.
    Não acho que o que eu gosto é o melhor (assim, é o melhor pra mim), mas tem coisas que realmente não me passam.

    Enfim, desculpe a intolerância.
    Beijo, Ana

    ResponderExcluir
  7. Arranjar briga por causa do gosto é o cúmulo da falta do que fazer, né?
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Tá aí uma coisa que eu faço: respeitar a opinião alheia. Mas pra isso acontecer, também preciso ser respeitada. Odeio ataques de qualquer tipo. Ou tentativas de impor uma opinião. Ignoro. Faço carão. Brigar por besteira é puro desperdício de energia.

    ResponderExcluir
  9. "Discutir é saudável. Se atacar, não."
    Você realmente disse tudo. As diferenças é que dão todo um toque especial ao mundo, porque tudo seria realmente muito chato se todos gostassem de só uma coisa.
    xxx

    ResponderExcluir
  10. Realmente, discutir gostos e opiniões é saudável, mas brigar por eles já é muita besteira e ignorância. Respeito é bom e todos gostam.

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho uma regra simples sobre isso: "Não critico seu gosto se você não criticar o meu". Ninguém venha me questionar sobre as músicas que eu gosto, livros que leio, séries que vejo. Porque pode ter certeza que eu entro na briga.

    ResponderExcluir