sábado, 21 de novembro de 2009

A vida é como uma ponte pencil.

Daquelas que as vezes a gente tem medo de encarar...
Tem gente que logo que a vê, já enche o peito de gás, e sai correndo. Com pressa, com sede.
Já tem gente que prefere ir devagar, segurando nas bordas.
Tem pedaços dela em que a gente pisa mais fundo. Tem partes em que ela balança muito; em alguns, parece até que ela vai desmoronar, mas conseguimos segurar firme e continuar a caminhada.
O importante é saber que sempre existe o outro lado. O final da ponte simbolizaria o final da vida. O começo de uma nova jornada, de um outro mundo.
Vivendo da forma que cada um vive, a única certeza é que chegaremos do outro lado. O final da ponte chega. Pra todos.
Jamais queira atropelar os outros para dar os seus passos. Há lugar para todos.
Mas se vir alguém caindo, pare para ajudá-lo a se levantar e continuar a dele.
No meio da ponte, com certeza encontramos pessoas que a gente tem vontade de parar, para caminhar ao lado dela. Algumas, em algum momento, vão começar a dar passos diferentes dos seus, e aí, você conhecerá outras, que querem andar no seu ritmo. As que ficaram mais para trás, a gente vai lembrar pra sempre. De preferência, com um sorriso, e quem sabe, não damos de cara com elas de novo mais lá pra frente?
Não viva com medo de cair. Assim é complicado demais de dar os passos, e a gente pode não ver de verdade o que cada um deles nos reserva.
Não viva com pressa demais. O fim pode querer chegar mais cedo.
Balanceie. Assim como a ponte balança no vento.
Se segure nas bordas quando precisar. Corra quando sentir vontade. Sente e respire quando sentir que está perdendo o fôlego.
Mas nunca desista de continuar a caminhada. Pular para o mar no meio do caminho é perder as surpresas que todo o resto da ponte têm para nos mostrar.
E ela pode mostrar muitas coisas. Muitas boas, muitas ruins. Sempre virão risos e lágrimas. Mas o importante é estar ali em cima, pra vivenciar cada uma dessas coisas.
A vida talvez não tivesse sentido se fosse como uma ponte de concreto. As nuances são necessárias. Os momentos de incerteza também são necessários. Se tudo fosse uma linha reta, talvez não tivesse graça.
O que seria do passeio na ponte sem os sustinhos pelas pisadas em falso?

15 comentários:

  1. HIHI
    Gstei da compração.
    Acho que, até agora, estou no início da escada. Percebo que ainda nao corri com tudo.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto!
    Parece que eu ja andei km's dessa escada, ja encontrei tantas pessoas com tantos passos diferentes, umas quantas deles querendo me derrubar. Mas hoje, achei uma pessoa que quer andar ao meu lado e vai me proteger sempre destas.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. adorei o blog e estou seguindo ! bjs ;*

    ResponderExcluir
  4. Ana, adorei o post. E em tempos de fim de ano, cai muito bem, claro. Acho que estamos amadurecendo de forma consistente quando nos damos conta de que nem sempre poderemos manter o equilíbrio em cada pedaço da ponte, quando conseguimos aceitar que esses "desequilíbrios" ocasionais fazem parte da caminhada. É só não deixar que eles - os desequilíbrios - virem o foco do caminho.
    Um cheiro grande e boa semana, tá?
    ^^

    ResponderExcluir
  5. Ótima metáfora!
    Me deixou sem palavras!

    :*

    ResponderExcluir
  6. AMEI a metáfora! Muito bem pensanda :)
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Infelizmente, não é sempre que conseguimos ter essa clareza de pensamentos. Não é sempre que conseguimos colocar diante de nós a possibilidade de completar uma travessia. Talvez não seja assim tão importante fazê-lo enquanto atravessamos uma etapa, enquanto subimos 5 ou 30 degraus. Acho ainda mais importante que saibamos perceber quando vencemos cada obstáculo do caminho. O sabor do triunfo dá força para novas vitórias. Saber que a gente é capaz traz a idéia de que seremos capazes de novo...

    ResponderExcluir
  8. Oi Analu, eu faço essa mesma reflexão, mas mudando a ponte por uma corda, - corda-bamba te lembra algo? rsrs - enfim, a vida é isso mesmo.. por mais que a corda/ponte balance, por mais que os ventos soprem, por mais que venhamos querer olhar pra tras, desistir.. o que esta por vir é sempre melhor.

    Beijocas moça!

    ResponderExcluir
  9. Esses sustinhos são tudo de bom no fim das contas, né?!

    O sarbor da vida... Ahh amei o texto.. uma comparação simples, mas muito bem feita

    Parabéns!!

    Bjão

    Por Samara Correia

    ResponderExcluir
  10. adoreeei a comparação e achei ela muito inteligente, já que mostra realmente a vida como ela é, com seus tropeços e momentos de calmaria.
    LINDO! *-*

    http://colunadacary.zip.net

    ResponderExcluir
  11. Muito boa essa "receita simbólica", Ana Lu!
    Bjooooooo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Ah, que metáfora mais perfeita. É tão real que surpreende. A gente reclama dos pisos em falso e dos desequilíbrios, mas depois que atravessa, vê que não teria a menor graça sem eles, pois eles que te ensinaram a caminahr direito.
    Beijoos.

    ResponderExcluir
  13. Adorei! Super alto astral esse texto, eu fiquei realmente animada com ele e concordo com tudo! ótimo mesmo! Lembrei de uma música de engenheiros do hawaii "se fosse fácil achar o caminho das pedras, tantas pedras no caminho não seria ruim" =)

    ResponderExcluir
  14. Voltei!
    Você sabe que quando eu volto pra internet bato cartão aqui né? E como sempre, nunca me decepciono. E adorei o post, principalmente agora que está acabando o ano, é uma boa época pra se pensar.

    Beijinhos*

    ResponderExcluir