sábado, 28 de março de 2015

Bibbidi Bobbidi Boo

Vou começar dizendo que sou meio contra a expressão Guilty Pleasure. Se é prazer, não deve ser culpado, punto e basta. Não tenho a menor vergonha de gostar de nada do que eu gosto, e isso vai desde pipoca com leite condensado a ouvir um sertanejo de quando em quando. Se eu tiver que dançar Valesca Popozuda numa festa no meio de um monte de eruditos, assim eu farei.

No entanto, acho que a tal da denominação do prazer culpado serve bem pra gente gostar bastante daquilo que é meio torto por definição. Não estou falando de algo que te deixaria com vergonha, e sim algo meio errado mesmo. Por exemplo: meu homem favorito de Friends é o Ross, podem tacar quantas pedras quiserem. Eu sei que é errado. Eu sei que ele é mimado, maníaco, chato, machista, ciumento e ignorou a carta de 18 páginas frente e verso da mulher da vida dele. Mesmo assim eu amo e torço do começo ao fim para que toda vez que eu assista a série de novo eles terminem juntos – vai que dá alguma merda no meio do caminho? Melhor torcer para previnir.

Pois então, esclarecimentos feitos, chegamos à parte que eu digo para vocês que a minha princesa favorita da Disney sempre foi e sempre será a Cinderella. Conheço todos os defeitos sim. A Bela ama ler, se sacrifica ficando em um castelo perigoso no lugar do pai e se apaixonada por um mocinho nada convencional. A Mulan luta para defender seu país. A Ariel é meio cabecinha oca, mas foge completamente da sua zona de conforto para reencontrar o homem amado. A Branca de Neve passa o dia cantando e sonhando com o amor de sua vida e a verdade dolorida e plena é que a Cinderella do desenho é uma alpinista social.

Sofreu, coitada, claro que sofreu. Mas enquanto sofria, passava as noites em claro em seu sótão olhando pela janela e sonhando com o Castelo. Quando consegue ir ao baile e dança com um homem que nem sabe quem é, seus olhos brilham e mesmo assim o que é que ela faz quando dá a meia noite? Diz pro moço que precisa embora porque seu tempo acabou e deixa bem claro para ele que ficou chateada por não ter conhecido o príncipe. Dane-se o amor, dane-se a dança e os olhinhos brilhando: tudo que não fosse o príncipe era pouco para Cinderella.

É triste e errado? Completamente. Amo mesmo assim? Com toda a certeza. Meu sonho de criança era ser a Cinderella. Tenho bonequinhas da Cinderella. Meu vestido de formatura é azul e brilhante. Quando eu entrei no Magic Kindown, aos 15 anos, paralisei na frente daquele castelo. E é por isso que eu acabei de sair de uma sala de cinema completamente atropelada e encantada por um filme que, segundo c e r t a s p a s s a r i n h a s pode ser facilmente considerado um “sessão da tarde mid-90’s”.

cinderellagif

Para não parecer que só falarei das flores, vou começar com um defeito que me deixou meio órfã: as músicas. Não mantiveram nenhuma. Nem Bibbidi Bobbidi a direção teve a consideração de manter. Não é como se Helena Boham Carter precisasse de fundo musical, mas gente, Bibbidi Bobbidi sabe. Desculpem-me frisar nessa música que virou título e que eu citei 2 vezes no mesmo parágrafo, mas é que meu coração já estava doendo quando não tocaram A dream is a wish e nem aquela música dos ratinhos costurando. Inclusive, melhor avisar desde já que os ratinhos não costuram nada, tá? Eles estão lá e são fofinhos, mas só cumprem tabela.

{A partir daqui vai ter spoiler às pencas, tá bom? Sei que todo mundo tá cansado de saber como é a história, mas se quiserem guardar o filme em suspense é melhor voltarem quando tiverem assistido e não digam que eu não avisei.}

Passado o drama das músicas e dos ratos, pra mim o filme não tem mais nenhuma falhazinha sequer. Ok, talvez as sobrancelhas da Cinderella (me mostrem uma loira de nascença com uma sobrancelha escura como aquela e eu penso em levar a proposta a sério) mas de resto, nada. Casaria com os roteiristas só por eles terem realizado mais que o meu sonho com esse filme: eles redimiram a menina.

No filme ela não é alpinista! Não sonha com o castelo! No filme ela aprendeu com a mãe que tudo o que você deve fazer na vida é ser gentil, ter coragem e acreditar em magia.  Com essas três coisas nada tem como dar errado. No filme ela se apaixona pelo príncipe quando se encontram no meio da floresta e ele não diz quem é. No filme ela só quer ir ao baile para encontrar com esse moço que ela acredita ser um funcionário da côrte. No filme ela dá um soco na cara de todo mundo quando diz que não é porque algo é sempre feito de determinada maneira que o certo seja fazer dessa maneira.

A Cinderella do filme pediu para a fada madrinha que não lhe desse um vestido novo – ela queria usar o da mãe para que sentisse a presença dela no castelo. Pode parecer, depois de tudo o que eu disse, que ela é uma chata piegas, mas juro que não. Ela é uma pessoa de coração bom e que tenta fazer o melhor possível com a sua vida, mesmo deixando de acreditar quando a barra pesa demais.

Como se já não bastasse terem feito tudo o possível para que eu estivesse quase de joelhos na cadeira do cinema de tão apaixonada, ainda me presentearam com o ensinamento incrível de que a magia pode sim nos auxiliar, mas para terminar de resolver a vida temos que ser nós mesmos, e que talvez esse seja o maior desafio para um ser humano: se mostrar sendo quem realmente é.

Cinderella encontra o príncipe sem sapato nenhum na mão, sem vestido, com cabelo despenteado e o rosto sujo de cinzas – e pergunta se ele a ama e se casaria com ela mesmo assim e, prestem atenção, mesmo se o sapato por algum motivo tivesse deixado de caber.

Sei que a cena dele calçando o sapato nela é totalmente emblemática e que não é fácil para um roteirista ou diretor cortar uma imagem dessas mas, assim, já tinham cortado as músicas e os bichinhos ajudantes, sabe? Não, eles não cortaram a cena. Mas teria sido a escolha perfeita para fechar um filme com escolhas tão acertadas. Quando ela perguntou se o príncipe a amaria mesmo se o sapato não coubesse, ele sorriu e disse que sim – mas ajoelhou e calçou o sapato. Fosse eu a roteirista e o  príncipe teria colocado o sapato na mesinha de centro e dado um beijo na menina de uma vez. Para que comprovar se cabia se isso já não era mais importante?

Bom, depois disso vocês sabem o que acontece. Eles se casaram e estão vivendo felizes para sempre enquanto eu saía flutuando da cadeira do cinema, feliz da vida por terem transformado Cinderella numa pessoa tão maravilhosa. Amarei a do desenho para sempre, mas agora eu tenho uma para amar sem nenhuma culpa. Ela tem sobrancelhas esquisitíssimas, mas um sorriso lindíssimo. Me permitem um último spoiler, já que vocês chegaram até aqui mesmo? Desafio qualquer um a assistir o filme e não se apaixonar pelo olhar do príncipe. Acreditem em mim, I’ve been there na sala de cinema com uma tela gigante e digo pra vocês que não tem como não se abalar com aquele olhar.

cinderellapNo matter how your heart is bleeding
If you keep on believing
A dream that you’ll wish will come true

16 comentários:

  1. AI AMIGA

    Nem assisti e já não sei lidar com os FEELINGS!11!11! Porque ai, como eu esperei por uma adaptação legal, que soubesse dosar inovação com a história original. Me decepcionei de leve com Alice, chorei de raiva com Branca de Neve e quis tacar botinas em Malévola, tudo isso porque as pessoas insistem em mexer no que tá bom, no que deu certo, e começam a aparecer com um monte de firula desnecessária. Eu tô ainda com muito medo de assistir Cinderela e acabar com minhas expectativas no fundo do poço, porque Malévola muita gente amou etc etc e no final eu acabei odiando. Mas me deixe confiar no seu gosto hoje. Se tudo der errado, pelo menos vou ter esse príncipe maravilhoso pra olhar (o elenco é todo incrível, mas me deixe falar só dele). Sdds Robb Stark <3

    ResponderExcluir
  2. hahahaha eu acho que nunca assisti ao desenho da Cinderella sabia? Sabia todas as músicas da Branca de Neve, as falas de A Bela Adormecida, tudo sobre Mulan (melhor princesa! <3) mas não lembro de ter assistido Cinderella porque sentia preguiça? E só conheço mesmo Bibbidi Bobbidi porque né? QUEM NÃO CONHECE?

    Quero ver o filme porque acho incrível quando transformam alguma animação em live action, e parece mesmo ser um filme incrível! Então fico feliz que você tenha gostado e que eles tenham redimido sua princesa favorita Nalu!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Preciso ir ver o filme... mesmo que a minha princesa favorita seja a Bela, a Cinderela é um clássico que tem que ser visto!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adoro o jeito como você começa com uma proposta, e no desenrolar do post acaba falando do imprevisto. Eu pessoalmente, nunca gostei muito da Cinderella, e nem sabia porquê, mas agora que você expôs os defeitos dela, eu entendo, haha.
    Sobre não ter vergonha do que gosta, posso dizer que já fui bem encanada com isso, hoje admito que adoro uma boa e velha música gauchesca, e que um Sertanejo meloso é a melhor pedida quando bate a saudade.
    Já sobre o filme, eu ainda não vi, mas parece ser mágico (e tem que ser, certo?). Beijos <3
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
  5. Eu já te disse, né? Saí do filme pensando em você, porque poucos filmes no mundo são tão você quanto esse. Ele terminou e eu fiquei pensando: Banana vai sair da sala e escrever um texto. Aí cheguei em casa e dei de cara com isso aqui. Eu amei o filme também, amei, amei, amei, mas justamente porque ele me pareceu tão inocente e ingênuo, e isso não foi um defeito. Ele me lembrou o filme que eu via quando era criança, e achei linda a perspectiva dele diante da magia, da gente acreditar nas coisas, e ter esse coração quentinho de magia Disney na nossa vida, sabe? Eu nem lembrava que a Cinderela do desenho era alpinista social (HAHAHAHA) e isso teria passado despercebido não fosse pelo seu texto, então mais pontos pro filme.

    Só fiquei chateada de você ter falado mal das sobrancelhas da Lily James, porque acho ela maravilhosa e sou #talifã. Se emende.

    beijos
    te amo!

    ResponderExcluir
  6. Que texto mais mágico, Analu! Nunca fui muito fã da Cinderella (é, minha favorita é a Bela), mas estou morrendo de vontade de assistir a esse filme desde que comecei a ver as imagens de divulgação. A Lily James é uma linda e desde Downton Abbey que simpatizo com ela, parece ser uma queridinha. O príncipe é um espetáculo a parte, haha, ele como Robb Stark (barba!) é pra morrer de amores. Li o post todo, mesmo com os spoilers, pq não me segurei (sua escrita é muita gostosa), mas amanhã minha sessão já está marcada e espero me encantar com a história tanto quanto você. Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. Acabei de voltar do cinema e tava pensando em escrever um texto sobre esse filme, mas você e Anna já emendaram todos os pontos que eu queria cobrir.

    Que. filme. mágico. i can't even

    Cinderella nunca foi minha princesa favorita e, como disse a pônei, nem tava no meu top 5. Mas esse filme tá uma coisa tão próxima da realidade que fiquei apenas batendo palminhas com as atitudes dela e querendo amar Cinderella pra sempre. Tudo no filme encanta e não senti falta das músicas (não sou muito fã de músicas hehe). As cores, a bondade, a magia, o príncipe (OS OLHOS OS OLHOS), o rei, o vestido, o sapato, O TATAUUUUUUU!!! Tava todo maravilhoso, né? Ai, Disney <3

    E a madrasta...meu deus, nunca senti tanta raiva, mas não vou me estender muito porque acho que vou escrever um texto sobre isso. HAHAHA

    Amei seu texto, amiga <3 Esse filme quero mostrar pras minhas filhas no futuro.

    beijos <3

    ResponderExcluir
  8. Amor meu, demorei mas cheguei, me ama ainda? Então agora que já li seu texto todo, deixa eu me explicar, e advogar pela minha cinderella.

    A animação da cinderella foi meu filme da disney favorito a infância inteira, e continuo amando. Não acho a cinderella uma alpinista social. Eu acho que ela admirava o castelo e o povo que vivia nele como a gente admira nossos famosos de hoje. Você se consideraria uma alpinista social se tivesse a chance de ir a uma festa que algum ídolo foi e ficaria chateada por não conseguir nem dar uma espiadinha no dito cujo? Não sei como isso diminui a noite dela com o sujeito-que-ela-não-sabia-que-era-o-príncipe, mesmo porque se ela fosse interesseira, ela não desviaria o foco do alvo principal pra passar a noite com qualquer um. Eu acho realmente que ela era só uma menina normal como eu e você, que trabalha pra caralho e queria ter uma noitezinha em que ela pudesse vestir uma roupa bacana, se acabar de dançar e dar uma bizoiada no ídolo. E é por isso que eu gosto dela.

    Passando para o filme. AQUELAS SOBRANCELHAS ME INCOMODARAM TANTO PELAMORDEDEUS. E uma retificação: meu comentário que você citou foi muito mais pro visual e pros efeitos, e só um pouquinho pra história. Afinal "sessão da tarde mid-90's" não é nada mais do que a definição de qualquer plot de filme de princesa da disney.

    (PAUSA PRA FAZER MEU POST SOBRE O ASSUNTO)

    Eu gostei do filme, sim. Mas queria muito ter me apaixonado completamente. Vou até tentar assistir de novo, e nem vai ser nenhum sacrifício. Talvez toda a cafonice visual (pra que aquelas borboletas nos sapatos?) tenha afetado um pouco o meu julgamento.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  9. Oiii, amiga!
    Eu não lembro nada do desenho da Cinderella, mas achei pesado esse lance de alpinista social HAHAHAHA Tadinha! Curti a defesa de advogada Passarinha. Acho que faz sentido essa coisa de ela ser uma xovem em uma festa de celebridades. Só não podemos negar que tem muita coisa errada do mundo mágico da Disney.

    Annoca me falou que não tem música, mas com eu não lembro de NADA, duvido que isso será um problema.

    E, olha, já me considero perdidamente apaixonada pelo príncipe por motivos de: ele é o Robb Stark de Game of Thrones <3 Aqueles olhinhos azuis são meus velhos conhecidos!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Terceira vez que comento sobre o filme hoje e, bom...não sou muito de Contos de Fadas! Quando assisto prefiro que seja no formato desenho. Mas não é minha preferência.
    Achei fofo que vocês (vc, Anna e Passarinha) assistiram o filme praticamente juntas e que bom que você amou, já que é sua princesa favorita!

    Te amo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei ler os pontos de vista teus e da Anna Vitória. Então, Rob Stark como príncipe foi um baita acerto, hein? E Cinderela como uma Crawley de Downton Abbey combinou melhor ainda. Nossa, amei. Estou no auge da curiosidade pra assistir esse filme, o desenho marcou muito a minha infância, apesar dela não liderar a minha listinha de princesas favoritas, ela deve ocupar o top 5 no mínimo. Essa madrinha do desenho é muito emblemática, gordinha e fofinha e desconfio que não vá me apaixonar tanto pela atuação da Helena. Não sei explicar, não sou fã dela ;~ e deve ter sido muito estranho não ter bibidibobidibum, isso é quase um hino <3 Não assisti ainda, mas já compactuo com a tua dor, https://www.youtube.com/watch?v=XV2B59wTijQ de qualquer forma, no filme como um todo, acho que tbm me conquistará, já que só no trailer já fiquei emocionada. :*

    ResponderExcluir
  12. Começamos muito bem, porque odeio a ideia de guilty pleasure, você bem sabe. Mas compreendo o conceito de algo torto por natureza. E preciso confessar que a Cinderela era um grande nada na minha vida antes de você. Mas aí A Gente aconteceu e você ainda resolveu formar com aquele vestido. Hoje a Cinderela é você. E não tem filme que me convença do contrário.
    Mas já estava mesmo na hora de fazerem uma versão melhorada dessa história. Era bem incômoda. E bem, queria que você fosse roteirista desse filme, de todos os filmes e da minha vida. Aposto que estaria MUITO BEM.

    Ah, te falei que esse semestre tô fazendo uma matéria sobre contos de fadas? Acho que você adoraria.

    Beijo <3

    ResponderExcluir
  13. Ainda estou aprendendo a lidar com essa bichisse não programada que foi vocês tudo terem assistido esse filme no mesmo dia (?) e terem lotado minha timeline de posts sobre dona Cinderella. Obrigada, migas. Agora estou aqui, morrendo de vontade de assistir um filme que eu já tinha certeza absoluta que seria uma merda. Eu nunca fui tãããããão fã assim da Cindy (risos) e mesmo que meu aniversário de 4 anos tenha tido esse tema, com direito à mini Ana vestida de princesa, tenho certeza que isso foi muito mais pela minha mãe do que por mim. Cinderella não entraria sequer no meu top 5 de princesas preferidas, mas veja só, parece que tem tudo pra entrar no meu top 5 de adaptações live action. Ainda não assisti, tá? Mas pelo só pelo o que vocês andam falando, eu passei a ter um pouquinho mais de fé na vida e nessas adaptações. Alice foi ok, mas muito longe do que eu esperava. Branca de Neve foi o horror, mas aí veio Malévola pra pisar no meu coração e eu perdi toda a esperança. E aí vem você falando tudo isso e: preciso. quero. sem mais.

    Se tudo der errado, pelo menos vou ter esse príncipe maravilhoso pra olhar por algumas horas. Vlw flw.

    te amo <3

    ResponderExcluir
  14. Vi e amei também! Achei que fizeram um ótimo trabalho de adaptação! E sabe que não me incomodou a falta das músicas tradicionais não? Porque a proposta era outra, né? Se eles vinculassem a música, talvez fossem "obrigados" a manter muitos traços do filme original também.

    Agora, você viu que a Emma Watson vai ser a Bela no próximo filme?

    ResponderExcluir
  15. Agora que assisti ao filme, posso comentar seu maravilhoso post... tenha coragem e seja gentil... parece que realmente tudo fica mais fácil se encarado desse jeito. Em magia eu não consigo acreditar de jeito nenhum mas coragem e gentileza são coisas que só dependem de mim.
    Eu gostei muito do filme e tive até uma certa "simpatia" pela madrasta porque, bem no final do filme, quando ela "rouba" o sapatinho de cristal, ela foi honesta.Ela falou que se casou, as 2 vezes, somente por interesse e, se não era digna de compaixão, pelo menos foi fria o suficiente para "contar a história dela".
    Enfim... também sai do cinema com uma certa sensação de infância resgatada.
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  16. Não tinha parado pra reparar que na animação a Cinderella só quer o castelo e o que ele pode lhe dar por ascensão social, mas ela nunca foi uma das minhas favoritas. Pra mim ela não tinha nada de especial, mas o filme me fez amá-la. Desconstruiu esse negócio de que ela tava só a espera do seu sonho acontecer, no filme ela gentil e bondosa porque ela realmente acredita de que é assim que tem que ser, então ela não dá a aparência de menina piegas e sonsa, me fazendo acreditar totalmente na personagem. Achei tudo lindo e foi a primeira vez que não julguei a personagem. Amei seu post.
    Abraço!

    ResponderExcluir