quinta-feira, 26 de março de 2015

Amor é amor e um lance é um lance

Sabe aquela ideia de post que um dia vem meio pronta na sua cabeça e você começa a usá-la como um lugar seguro? É mais ou menos assim: vou deixar ela quietinha aqui e o dia que eu estiver sem inspiração, uso. Foi mais ou menos o que aconteceu com esse post de hoje.

Não é nem que estou totalmente sem inspiração não, mas é que estou para escrever ele há tanto mas tanto tempo que antes de finalmente fazê-lo joguei o título no buscador do blog pra ter certeza de que já não tinha escrito e estava pirando. Não, não vou analisar o amor, nem contar um causo romântico. Eu vou falar de comida mesmo. Se ajeitem aí na cadeira para receber com carinho o meu subtítulo.
A comida japonesa & eu

Não me lembro direito em que ano foi. Sei que a tal da comida japonesa de repente virou moda e todo mundo começou a viciar em peixe cru. Todas as pessoas eram descoladas e rycas e ao invés de sair na sexta-feira a noite pra comer pizza, saíam pra comer sashimi. Eu, como boa garota de vanguarda (Q) fechava a cara e não ia. Como assim peixe cru, gente, vocês estão todos malucos, não era pra gente gostar disso, não era pra isso ter virado moda. “Vai passar”, eu pensava. Nunca passou.

Uns anos depois eu me mudei pra Curitiba e estava na casa dos meus tios quando eles, meus pais e meus primos resolveram pedir comida japonesa em casa. Se tem uma coisa que primos sabem fazer bem é atazanar a nossa vida, de forma que se tem algo que eu não queira comer, a razão da existência de todos à mesa passa a ser, automaticamente, me fazer comer. Meu primo me tesou tanto a paciência que eu peguei um diacho de um sashimi de salmão pra comer e... deixei ele cair dentro do potinho de shoyo. Comi mesmo assim. O resultado foi catastrófico. Achei a experiência terrível, mas todo mundo disse que era só porque tinha shoyo além da conta no danado do peixe. Passou.

Um tempo depois eu estava de boa na minha casa comento pastel (magra sqn) quando minha mãe, minha irmã e minha prima resolveram que se entupir de japonês na janta seria uma excelente ideia. Pediram. E eu não sei por que, naquele dia me deu vontade de provar. Minha irmã ficou furiosa quando eu peguei um sashimi: “VOCÊ DISSE QUE NÃO QUERIA AGORA VOCÊ VAI COMER A NOSSA COMIDA E VAI SOBRAR MENOS PRA GENTE Ezzzzzzzzzz”. Tudo o que é proibido é mais gostoso. Eu não podia ficar comendo a comida delas, porque elas pediram pra 3 e não pra 4. E talvez tenha sido justamente por isso que aquele sashimi filho único de mãe solteira que eu havia surrupiado tenha me parecido tão maravilhoso.

Minha prima ficou tão empolgada com a novidade que me deu mais um e eu só pensava que queria comer aquilo pra sempre. Me ofereceram também um hot Filadélfia todo cheio de melado e eu só conseguia pensar onde eu tinha passado os outros anos e porque diabos não tinha comido aquilo antes.

Pouco tempo se passou e minha mãe, minha prima e minha irmã decidiram pedir comida japonesa novamente – dessa vez eu fui a primeira a pular no sofá e dizer: EU QUERO EU QUERO. Foi meu oásis no deserto. Depois da última vez onde eu só pude comer uns 3, dessa vez eu estava junto no pedido e pude deitar e rolar. Gente que maravilha o tal do peixe cru.

Menos de duas semanas depois, estava sozinha com minha irmã em casa numa sexta a noite e resolvemos pedir pra nós duas. Mais uma noite maravilhosa. Comi japonês até não aguentar mais, instagrei e tudo. Minhas amigas comentavam que eu comendo sashimi era uma quebra incrível de paradigma e eu estava realizada – agora era cool também.

Até que, da terceira vez que pedi, fui afoita até o meu preferidinho sashimi de salmão e...

EXPECTATIVAS

EIKE DELÍCIA SASHIMI VEM NI MIM

REALIDADE

Q MERDA É ESSA

Engoli em seco. Todo mundo na mesa conversava e eu já estava sem graça com a possibilidade de perceberem que eu não estava comendo. Peguei mais um e enjoei na hora que aquilo bateu no meu estômago. Disse que não estava legal e resolvi migrar para o sofá. O que estava acontecendo afinal? Guardei a pulga atrás da orelha. Vai ver eu não estava bem no dia.

E então chegamos ao próximo momento onde resolveram pedir comida japonesa de novo e eu confessei pra minha prima: “Olha Bia, da última vez que eu comi não desceu de jeito nenhum, mas vai ver era o dia, né? Vou tentar de novo, tava gostando tanto!”. E assim foi. Quando a comida chegou minha prima me encarou com os olhos cheios de expectativa (drama). Eu peguei os palitinhos. Encarei a comida, pesquei o peixe, botei na boca e foi o fim.

Existem relações e relações. As duradouras e as relâmpago. As que são construídas com o tempo e as que são praticamente carnais, com aquela paixão que cresce do nada e às vezes vai embora do mesmo jeito que apareceu. Amor é amor e um lance é um lance, já dizia o ~poeta~ e o título desse post.

Eu e a pizza: amor eterno, casamento sólido, muitos filhos e chance total de bodas de ouro.
Eu e a comida japonesa: não é você, sou eu. Um dia espero que nunk a gente se esbarra.

15 comentários:

  1. HAHAHAHAHAHAHAHAHA! Adorei a analogia!
    Amiga, eu não consigo conceber você comendo comida japonesa. É uma ruptura muito enorme no universo, porque se tem uma coisa que não tem nada a ver com você, essa coisa é comer peixe cru. Fico feliz que o mundo tenha voltado pra sua ordem natural e as coisas estão de volta aos conformes, hahaha.

    Eu nunca tive uma opinião muito formada sobre japa. É o tipo de coisa que se tiver eu como (se não tiver outra coisa, hehe), mas que eu nunca vou sugerir pra comer. Tô precisando até fazer um teste recente, porque esses dias minha mãe chegou em casa com uma barquinha e eu comi horrores, inclusive fiquei chateada porque nao tinha mais. Será que o paradigma daqui se inverteu também?
    te amo <3

    ResponderExcluir
  2. HUAHUAHUAHUAHUA Adorei!

    Não entra na minha cabeça que alguém prefira uma comida dessas quando se pode ter uma pizza de frango, ou pizza de pepperoni, ou pizza de queijo, ou de brocólis, ou PIZZA. Nunca nem lance eu tive porque uma vez eu comi um sushi e eu pensei que fosse morrer de desgosto.

    Prefiro a pizza. Prefiro o xisão. Prefiro comida mermo.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amo pizza, porém tenho uma relação extra conjugal com Sushi rs. Tanto o Sushi quanto a Pizza tem que saber preparar o tal prato... Já comi muita Pizza e Sushi ruim por ai mas não desisto das minhas duas (de muitas) comidas preferidas.

    ResponderExcluir
  4. Cara, a sua criatividade, hahahahahah.
    Eu nunca vou entender como conseguem comer algo cru, frio, e com aquela aparência horrenda. Uma vez minha mãe me trouxe uma sardinha, SARDINHA, e eu que sempre pensei que isso fosse só para gatos, estilo o que vemos em filmes. Eu olhei pra aquilo,e era um peixei, com tudo, apenas um peixei dormindo numa lata envolto em um líquido. Só sei que minha irma comeu, minha mãe também, e eu só podia pensar em pizza. Pizza é a melhor coisa já inventada, nada pode competir, e por isso, eu acho que todas as sardinhas, comidas japonesas, e qualquer coisa crua, fria, e nojenta, deveria se sentir envergonhada por existir num mundo de pizzas, hahha.

    ResponderExcluir
  5. HAHAHAHAHAHHA morri de rir, melhor analogia da vida!

    O pior é que até curto sushi (mas sashimi não, an an, sem condições de eu colocar aquela coisa molenga na boca hahaha), mas prefiro mil vezes qualquer pizza da esquina congelada e descongelada 78 vezes. Faço das suas palavras as minhas: pizza amor eterno <3

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Hahahahaha adoreeeeeeeeeeei!

    Cara, não consigo comer comida japonesa. Acho ruim, estranho, tudo tem gosto de shoyo! Mas é aquela coisa né, todos os amigos super legais tentam te obrigar a comer e amar aquilo acima de toda comida (inclusive da pizza, que heresia), fica difícil. Um dia eu vou ter que dar mais uma chance pro sushi, mas estou adiando esse momento o máximo que posso!

    ResponderExcluir
  7. Amiga do meu cuore, jamais vou entender essa relação apenas porque nunca provei japonês, e acho bem que não tenho coragem de provar. Ainda bem que voltasse pra pizza, assim não fico só nesse mundo de gente uncool. Venha ser dorky comigo, te garanto que a gente vai ser mais feliz com a nossa pizza quentinha que esse povo com peixe cru e frio.

    Amo você <3

    ResponderExcluir
  8. HAHA! Adorei a forma que você descreveu essa relação que, como tantas, chegou ao seu fim. Isso poderia ser uma metáfora para a vida toda!

    Eu amo comida japonesa desde que experimentei pela primeira vez e já faz um bom tempo. Foi até antes de ser cool e eu nunca enfrentava fila nos restaurantes. Bons tempos! Comida japonesa é praticamente a única coisa que as pessoas postam no Instagram e eu solto um "puuutz, agora eu quero". Dizem que vicia né... Eu acredito.

    http://yellowevershine.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. (estou mimando brava, mas mimando com amor)

    HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA AMO SUA RELAÇÃO DE AMOR E ÓDIO COM O PEIXE CRU.

    Amiga, cê sabe que eu amo comida japonesa. É minha comida preferida da vida, adoro rolar num peixe cru, me banhar no shoyu e lambuzar meu corpo no teriyaki etc, mas se eu não estiver no clima, não rola. Ou se alguma coisa estiver meio errada. Se o peixe não estiver do jeito x eu não como, e se eu forçar vou ficar com aquele bolo horrível na garganta, segurando a ânsia pra não passar vergonha. Momentos. Ainda torço pra que você volte a andar de braços dados com o sr sashimi por aí porque PRECISO DE AMIGAS PRA ME ACOMPANHAREM NAS ORGIAS JAPONESAS mas se não rolar, tudo bem, a gente faz a pizza de calabresa de escudo e ficaremos felizes assim mesmo.

    te amo <3

    ResponderExcluir
  10. Apenas sim pra esse post (e pra essa analogia!) AHAHAHAHAHAHA
    Nunca fui muito fã de nada que vem do mar, então é de se esperar que a minha relação com peixe cru seja de puro ódio, já que nem quando ele tá frito e todo trabalhado no tempero eu consigo comer de boas. Por isso, nem tento enfiar nada dessas coisas na boca.
    Tenho um amigo que diz que é questão de hábito, que você tem que ir comendo até se acostumar, porque no início é ruim mesmo. Gente, não dá pra defender essas comidas que esperam que você odeie e continue tentando, firme e forte. Pra mim tem que rolar faísca logo na primeira vez, se não acaba ali.
    Uma vez fui de acompanhante num restaurante desses com uns amigos que adoram porque eu teria que passar pela rua do tal lugar e a minha companhia ainda não tinha chegado, e a gente sentou quase do lado de fora, porque só o cheiro me enjoava. Um dos garotos que estava lá comeu um treco de arroz enrolado numa alga verde e dura que ele ficava enchendo de shoyo e gente.............................Limites.
    Apoio MUITO esse casamento com a pizza, inclusive providenciando o meu. Adorei o post, beijo grande!!

    ResponderExcluir
  11. Analu,

    Já tive três lances com a comida japonesa, mas não me apaixonei. Todo mundo diz que a primeira vez é realmente ruim, e que depois você acaba se acostumando... eu eu pensava: - Mais que raio de comida é essa que a pessoa precisa "se acostumar" pra comer! Mesmo assim tentei três vezes!

    Tentei ser Paulista metido a besta, tentei ser cool, chique e ryco mas não rolou! Ainda encaro o Hot e coisas não cruas, mas o peixe cru não vai rolar!

    Vou ficar no meu feijão com farofa, na pizza Toscanna, no MCDonalts mesmo.

    ResponderExcluir
  12. AHAHAHAHAHAHAHA! Rindo muito desse final de post!

    Eu não gosto de comida japonesa! Aí o povo vem e fala: Já experimentou? MANO! Eu não quero experimentar porque simplesmente tenho ~~nojo~~ de peixe cru! Não tenho curiosidade, não me faz falta e simplesmente não tô a fim! Não sei por que as pessoas têm essa mania de querer que a gente goste de um tipo de comida que a gente não quer gostar. Me deixe oxe!!!

    Acho que foi bom você ter tido esse lance com a comida Japa mas, honestamente, não sai por aí traindo a Pizza tá? Ela já te jurou amor eterno e não acho justo que você a faça sofrer! Tome tento! :-)

    Beijos amada e saudades infinitas

    ResponderExcluir
  13. Roleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeei com esse seu post!

    Eu também tinha birra com peixe cru que não basta ser peixe cru, tem que ser caro feito a peste. Não, obrigada. Até que minha prima me levou em um restaurante japonês. Ela toda louca pra comer sushi e eu, louca pra comer sobá ou yakisoba. Seguimos assim, cada qual com seu pedido. Decidi experimentar um sushi? Decidi. DEUS ME LIVRE E GUARDE, QUE TROÇO RUIM DA POMBA! Não, valeu, não quero mais.

    Um bom tempo passou (um bom tempo mesmo) e dois amigos estavam aqui em casa. Era meu aniversário, queríamos fazer alguma coisa e eles sugeriram o restaurante japonês. Tem sobá? Tem. Tem yakisoba? Tem também. Então fechou. Decidi experimentar sushi de novo e JESUS CRISTO, QUE TROÇO DE SABOR ESTRANHO É ESSE. Não deu certo.

    Dei uma chance. Dei uma segunda chance. Chega, né? Chega.

    No ano seguinte meu amigo ia se apresentar - ele toca na noite. Empolgadíssimos, perguntamos onde seria, que horas seria, etc, e o local era, veja, um restaurante japonês! Ok, fomos. Eu no meu bom e velho sobá, meu amigo numa barca gigante de sushi. Olhei pro peixim, peixim olhou pra mim, foi aquela troca de olhares e uma simpatia aparentemente mútua. Meu amigo percebeu que tava rolando um clima e intercedeu por nós, perguntando se eu tava afim. Me fiz de difícil, falei que não queria, mas a paquera continuou e acabei roubando sorrateiramente um sushi da barca.

    Sabe quando anjos tocam à sua volta? Quando tudo fica da sua cor favorita? Quando o coração bate mais forte? Então. Foi amor. Eu sabia que era amor. Simplesmente aconteceu!

    Mas o nosso relacionamento é complicado. Não podemos nos ver sempre porque o preço continua alto, mas quando nos encontramos... aaaahhhhhh <3333 Até teve uma vez em que eu fui ao restaurante e tivemos uma DR, não tava assim tão legal, mas depois disso voltou a ficar bom.

    Só sei que, hoje, existe um lugar especial para o peixe cru no meu coração.

    ResponderExcluir
  14. Hahahahahha!!! Adorei! Eu não curtia muito japonês, mas sabe que passei a curtir aqui? Meu marido então é fanático, e olha que ele detestava peixe, ainda mais cru. Mas tem uns anos que uns amigos nos levaram num restaurante e foi a maior farra pra fazer o marido comer. Depois de três visitas, ele gamou de vez e hoje vamos pelo menos uma vez por semana. Uma amiga minha aqui disse que leva um tempo, pelo menos 4 ou 5 vezes pra você se acostumar e depois viciar. E, olha, aqui é baratinho! ;)

    ResponderExcluir
  15. Não sei porque mas esse link tá aqui salvo nos meus favoritos! Vai ver que o título chamou atenção, o subtítulo ainda mais e eu não pude ler na hora. Aí hoje achei aqui!

    Ana, você não imagina o quanto eu AMO comida japonesa!
    Amo de desejar! <33

    Mas é assim mesmo, as vezes a gente gosta de algo temporariamente, carnalmente (ou peixalmente) e depois passa.
    Agora, acredita que ando bem enjoada de pizza?

    Meu amor eterno é por arroz e feijão, e por macarrão. ♥ ♥

    Beijão!

    ResponderExcluir