sábado, 24 de janeiro de 2015

Tamo rezando, vó.

Avós tem conexão direta com o divino, certeza. Não sei se é por tempo de vida, se é por merecimento ou se é o santo que é forte mesmo, mas o fato é que elas tem. Aprendi desde pequena que se houvesse alguma coisa que eu quisesse muito na vida era só pedir: vó, reza?

“Rezo, filhinha, e se for pro seu bem, vai acontecer”, responde ela. Então reza logo, vó, porque vai ser pro meu bem sim e vai acontecer, mas Deus te escuta melhor do que a mim. Quero passar no vestibular vó, reza? Quero tirar carteira vó, reza? Quero arrumar um namorado vó, reza pro Santo Expedito, protetor das causas impossíveis? Vó, pelo amor de Deus reza porque fiz exame de sangue e tô morrendo de medo do resultado. Esse tipo de coisa.

Não dá, é claro, pra ficar pedindo pra vó rezar pra gente ganhar na mega sena. Tudo tem limites.  Vó só pode rezar pra coisa séria, senão queima o cartucho. Minha avó tem muito filho e muito neto, e ela reza, tá? Todo santo dia. Entra no quarto depois do banho, com os cabelos molhadinhos, toda perfumada, com um livrinho de orações e o terço na mão. Vó, reza? “Rezo, filhinha, todos os dias, por todos vocês”.

Antes de ontem minha avó teve um piripaque. Estou usando essa palavra porque acho que ela dá um tom de leveza para o assunto – que eu ando me recusando a levar a sério. Tem alguma coisa a ver com coração, ela está internada e vai ter que operar, mas graças a Deus está tudo aparentemente sob controle. Não que ela acredite nisso: a algumas horas de sua segunda noite no CTI, a bichinha não sossegou até que a enfermeira deixasse minha tia levar um terço pra ela lá dentro. Parece que consigo ler seus pensamentos: eu estou ótima, ruim vão ficar os outros lá fora se eu não puder rezar por eles. Tá certa, vó. Você tem créditos e mais créditos com Deus, vai ficar boa rapidinho. A gente é que vai estar em maus lençóis sem a senhora pra pedir por nós.

Mas olha só, fica quietinha aí e acalma seu coraçãozinho pra ele ficar bom logo. Vai ficar tudo bem com você, porque tá na nossa vez de rezar, e nós tamo rezando, vó. Não temos o seu crédito, mas somos muitos. Vai ficar tudo bem com a senhora. E está tudo muito bem conosco, porque temos você.

Livremente inspirado nesse texto aqui, que não parou de martelar
minha cabeça desde que soube que vovó estava internada.

17 comentários:

  1. Ai amiga <3

    Fiquei com o coração na mão quando cê contou que vovó tinha tido um piripaque porque sei o quão desesperador é ver nossos velhinhos numa situação dessas. Mas ela vai ficar boa logo. Deus tá aí e vai tirar ela dessa rapidinho e daqui a pouco vovó Bussular já vai estar enchendo a casa com o cheirinho dos pãezinhos que você tanto fala e que me deixam com fome só de imaginar.

    Tô aqui rezando. Vai dar tudo certo <333

    ResponderExcluir
  2. Ai Aninha! Vó e vô é um treco tão bom de ter, sinto muita falta dos meus, mas acredito que até hoje estão os três olhando pela neguinha deles (no caso, eu ahah), eu não sou muito de rezar, mas vou pedir pros meus santos e orixás cuidarem bem da sua vó pra ela ficar boa logo e poder rezar por todo mundo no conforto da casinha dela!

    Fica despreocupada e tenha fé em Deus amiga, ele não falha (:

    beijos <3

    ResponderExcluir
  3. Eita, Analu! :( Nunca fui muito apegada à mãe do meu pai, mas sou grudada que só com a mãe da minha mãe, e só de imaginar essa situação meu coração fica todo apertadinho. Melhoras pra sua vó, vai ficar tudo bem com certeza. <3
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. Bem coisa de vó né Analu. Achei tão fofa quando descreveu sua avó indo rezar, até chorei aqui :'( eu perdi meus avós tão cedo...

    E minha vózinha era dessa lindinhas da reza....
    o meu Deus esse post me fez chorar!

    Mas, então, continuando... Eu acho que Deus escuta mesmo mais as orações das avós, deve ser por causa do amor que elas expressam, tipo o amor que Deus sente pelos filhos, porquê avó sabe o que é amar um filho e amar o filho do filho!

    Beijos Analu, estou na corrente pela melhora dela!

    PS: Adoro sua forma de escrever.

    ResponderExcluir
  5. Ai Ana... Avós tem mesmo créditos com o divino acho que o acumulo de experiencias tem alguma coisa a ver com isso. Vai dar tudo certo! também estou rezando aqui. :)

    ResponderExcluir
  6. Reza de vó é forte mesmo, né? Mas a nossa também é, então tenho certeza que Vovó Banana vai ficar boa rapidinho e colocar todas as rezas em dia. Em dia não, porque duvido que estejam atrasadas, mas vai poder rezar de casa que é mais confortável. Pode ficar tranquila que dessa vez estamos é todos nós rezando por ela.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  7. Analu, estou rezando pela melhora da sua avó. E vai ficar tudo bem com ela sim, coração de vó é coração de mãe ao quadrado! Não há nada que ele não suporte! Beijos para você e para sua vó, que logo logo vai ficar bem :)

    ResponderExcluir
  8. Com certeza Deus está com sua avó. E todas as orações que vocês estão fazendo serão atendidas.

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  9. Mas que texto mais lindo, fiquei encantada! Quanta coisa bela e todos nós estamos rezando pela sua avó, vai ficar tudo bem.
    Fica com deus e tudo de bom, você é demais, aliás.

    Beijão,
    www.garotaroyal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olha que coisa, hoje mesmo conversei com minha avó e pedi pra ela rezar por mim. Sempre boto mais fé nela, vós são pessoas tão incríveis que tenho certeza que Deus ouve com mais clareza. O que não costuma falhar também é pedido sincero, urgente e cheio de amor, coisa que eu tenho certeza que deve estar rolando em profusão com esse monte de Bussular pedindo por ela (e os agregados também, porque Vovó Banana está nas minhas orações) (sou sua agregada, se é que você não sabe disso ainda). Vai ficar tudo bem e logo logo vovó estará linda de avental, cheirando a pão saindo do forno e segurando firme todos vocês <3
    fica bem.
    te amo <3

    ResponderExcluir
  11. Todo mundo torcendo aqui pela sua avó! Lindo post, desejo de todo o coração que tudo acabe bem. Amor de vó não tem igual <3
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Quem dera os avós fossem eternos, né? Meu amor de Analu, eu to aqui acreditando firme que vovó banana vai ficar bem e logo vai estar rezando por todos. Fica bem. Fiquem bem.

    ResponderExcluir
  13. Lindo texto Ana, recentemente minha vó também teve um piripaque sabe, e ela mora no interior o que deixa o coração mais apertado ainda. Mas tudo correu bem e ela já esta melhor, to orando pela sua vó também, vamos aumentar os créditos dela para que ela se recupere o mais rápido. Força aí!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Ai que texo, Ana. :') Meu pai também teve alguns piripaques nesses últimos dois anos, e eu meio que sei o que tu tá sentindo. A gente tenta aliviar pra não deixar cair no desespero. É complicado, na maioria das vezes. Lembro que na época eu nem pensava direito e parecia que tava vivendo uma realidade alternativa.

    Mas vai dar tudo certo. Cê vai ver. :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Estamos aqui rezando pela sua vovó. Mas tenho certeza que vai dar tudo certo e ela ainda vai rezar muito por vocês todos!
    Por vontade de Deus não tenho vó há 15 anos e sinto muita saudade de poder dizer "reza vó". Posso pedir sua vó emprestada quando precisar de algo muito urgente????

    Beijos pra vc, pra vovó e vamos seguir nas orações!
    Love!

    ResponderExcluir
  16. Espero que sua vozinha ja esteja melhor, Ana. Avos sao seres especiais mesmo, ne?

    ResponderExcluir
  17. Sempre fico mimimi com textos sobre Vovós e Vovôs.
    Tudo o que tinha de vô e vó se foi com a Vó Dete em 2007 e ver que ainda há tantas e tantas pessoas apegadas - Graças à Deus - a estes pedaços de céus, me faz sentir a minha um pouco mais perto.

    Obrigada por isso amiga e saúde à beça pra sua Vovó! ♥

    ResponderExcluir