domingo, 4 de janeiro de 2015

Eu e o mar

Pra quem não sabe, eu nasci em Vitória. Vitória é uma ilha. Uma ilha é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados. Eu morei em Vitória até os meus 7 anos e meio e passei a vida toda ouvindo que piscina era muito melhor que praia – tudo isso porque minha mãe odeia areia e água gelada.

Praia, em Vitória, é um tanto e areia e um tanto de água muito gelada. A gente, quando é criança, tem mania de repetir o discurso dos pais sem nem pensar muito a respeito. E foi assim que eu cresci dizendo que piscina era muito melhor que praia – e que a gente nem precisava ficar 2 horas no chuveiro tentando tirar a areia do útero depois.

Se durante os 7 anos que morei em Vitória eu fui 5 vezes na praia, é muito. Imaginem então o que aconteceu depois que eu me mudei pra São Paulo: minha vida praiana foi ladeira a baixo. Morando longe de qualquer possibilidade de praia e com pais que nunca gostaram do assunto, não foi àtoa que eu demorei um bocado de anos para perceber e resolver assumir publicamente o meu estado de espírito rebelde: Eu amo o mar – e eu acho que eu o prefiro às piscinas.

praia#ovelhanegra

O mar é gelado sim, mas depois que você dá o primeiro merguho, já acostumou. O mar tem movimento, ele te mostra que a gente nunca fica parado na vida ou que, pelo menos, não deveria. O mar te trapaceia, te dá uns caldos, é mais sujinho que a piscina da casa da tia, mas o susto tem sempre gostinho de sal. Até isso, no mar, nos aproxima mais da sensação de estarmos vivos. Sal na pele (e na língua) tem muito mais gosto de vida do que o cheiro do cloro que impreguina na nossa mente (isso sem falar no cabelo).

O mar tem toda a ambientação do caminho de areia fofa e da linha do horizonte. O mar nos aproxima de nós mesmos. O mar me parece um daqueles presentes da natureza que nem merecemos ter, mas temos, e além de tudo isso, não deve ter dor de alma que um banho de mar não ajude a amenizar – e a gente nem precisa ficar 2 horas no chuveiro tentando tirar o cloro do cabelo depois.

O mar é imenso e… azul!
NEMO, peixinho.

18 comentários:

  1. Eu moro em Florianópolis/SC. Florianópolis assim como Vitória é uma ilha. Uma ilha é um pedaço de terra cercado de água por todos os lados... E sempre que posso gosto de ficar em frente ao mar e acredito muito no Nando Reis quando ele canta "Quando a gente fica em frente ao mar. A gente se sente melhor. " Sobre a aguá salgada e o cloro fiz uma analogia entre o natural e o superficial como nós trocamos facil esses dois elementos ao longo da nossa vida...

    ResponderExcluir
  2. Ser do Rio é sempre um prazer, mas nenhum deles se compara ao de poder falar que eu nasci e cresci vendo o mar e passando muitas tardes dentro dele. Desde pequena que eu amo praia, e se é sempre um parto pra entrar na água gelada, é duas vezes pior pra sair. Amo o sal, amo a areia, amo pular onda e amo como a água fica quando o dia tá acabando. Não sei nadar (ironias da vida) e mesmo assim teimo com todo mundo que estar no mar é estar em casa. Tenho uma piscina no meu quintal, e adoro a água impa e o conforto que é não precisar tirar a areia de mim, mas que saudade que me dá daquela imensidão toda que o oceano tem.
    Seu texto ficou uma delícia de ler! Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. A-d-o-r-e-i a citação. <3 A~ÇSDLKFA~ÇSDKF

    http://ternatormenta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Como cê já sabe, eu sou de Brasília e se nem sequer um lago natural a gente tinha pra chamar de nosso, imagina mar. Eu gosto muito daqui, sabe, gosto mesmo. Dessa cidade que é intensa como muita capital, mas que ainda mantém esse clima de interior onde todo mundo conhece todo mundo. É por isso que, sempre quando falo do assunto, digo que aqui só não é perfeito porque não temos praia, mas tudo bem porque não se pode ter tudo (e o Lago, apesar de meio sujo, é até boninitinho).
    Eu amo praia e sempre amei. Quando eu era pequena, minha mãe dizia que eu amava água daquele jeito por causa do meu signo (peixes). Eu, claro, adorava quando ela dizia isso, porque fazia com que eu me sentisse a própria Ariel, mas a verdade é que eu sempre me senti confortável demais na água. O problema é que eu cresci e aí comecei a ficar numa de "nossa, mas se tiver uma cobra nesse rio" ou "se vier uma onda e me puxar pra longe", esse tipo de coisa. E aí comecei com o discurso de que preferia mil vezes uma piscina. Não vou mentir, ainda tenho medo de entrar no rio da cidade da minha avó e acabar esbarrando com uma cobra (coisa que já aconteceu com meus primos e meus tios), mas na última viagem que fui pra Maceió, eu meio que fiz as pazes com o mar. Eu ainda tenho medo dele me puxar, ainda fico brava dependendo do caldo que eu levo, mas gente, que coisa maravilhosa, que presente divino é esse! Não tem nada que se compare ao balanço do mar, o gosto do sal e essa água que, ao contrário do cloro, faz até as vezes de laquê. Amo sentar na areia, amo olhar pra esse horizonte infinito e sentir a maresia que deixa meu cabelo oleoso mais rápido, mas que eu também não ligo porque é gostosa demais pra eu reclamar.
    Fiquei com saudade agora. Acho que já tá na hora de eu dar um pulo no litoral.

    Beijo, xará <3

    ResponderExcluir
  5. Também amo o mar. Até os 18 tive a sorte de morar perto do mar e do rio. Quando enjoava de um ia para o outro, me chamavam de Jane of the jungle ahaha. Mas desde que me mudei pra cá descobri que gosto mais especificamente do mar/oceano. Fui duas vezes até o mar mediterrâneo e esse negócio de praia sem onda não me agradou muito não! Apesar de ser muito bonito, claro. Para mim a água é a melhor maneira de nos harmonizarmos por inteiro com a natureza.
    E o que você fala sobre repetirmos o discurso dos adultos é verdade. Fico me perguntando se nossas mães eram tão frustradas assim... Só sei que se um dia tiver filhos, sobrinhos, afilhados, farei de tudo para dar a eles o prazer de um bom mergulho. Pouco importa quanto tempo eu passe depois aspirando os tapetes do carro :)

    ResponderExcluir
  6. Eu amo o mar. Sinto quase a mesma coisa. Mas tenho um problema enorme com areia. Não consigo passar mais de uma semana na praia porque minha pele fica um lixo, meu cabelo outro lixo. Encontro areia em tudo e me sinto suja.

    Ainda assim, amo o mar. Mas amo ele mais quieto. Porque minha vida às vezes é agitada demais pra eu querer mais agitação.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Banana da minha vida, mar é tudo de bom! Eu amo piscina (se for com A Gente então..melgor ainda), mas o mar purifica. E eu gosto da areia. E do milho verde. E de passar protetor. E de fazer castelo de areia com a afilhada. SDDS PRAIA, aliás. <3
    Te amo!

    ResponderExcluir
  8. Moro em Minas e nunca fui pra praia, mas ta aí uma coisa que planejei pra esse ano, conhecer esse marzão e encher o short de areia :)

    ResponderExcluir
  9. Eu de Santa Catarina, e só fui duas vezes para a praia, isso porque onde moro não tem, mas é frustante saber que vivo no estado com as praias mais lindas, e ainda assim não posso ir. Eu amo mar, amo mais ainda aquele ventinho de litoral, sou apaixonada pela areia fofa da praia, e aquela sensação de liberdade que só um dia a beira mar te traz. Eu definitivamente, nasci pra morar perto da praia, mas meu destino não entendeu muito bem o recado.
    Beijos

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Amiga, eu sou mineira e não sei se você sabe, mas mineiro acredita que o único defeito de Minas é não ter mar. Mesmo sendo ovelha desgarrada da minha terra (detesto admitir isso, mas Uberlândia é muito mais São Paulo e Goiás do que Minas Gerais), não consegui escapar dessa fascinação com o mar, com praia, com tudo. Ainda bem! Eu tive uma fase mais fresquinha, que eu reclamava de me sujar de areia, das alergias que sempre aparecem por causa da água salgada, do ritual pré e pós praia que sempre é um saco e tal. Mas hoje eu sou a louca da praia, e se eu fosse fazer uma lista das minhas 3 coisas favoritas no mundo e na natureza, o mar seria uma delas. É um presente mesmo, que a gente definitivamente não merece, mas que bom que ele existe <3

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Que lindo, que lindo :~~ <3
    A vontade que deu foi correr pro mar aqui de Recife (com aquele cuidadinho extra pra não ser atacada por um Tutu).

    Cheiro!

    ResponderExcluir
  12. "Felicidade é um fin de tarde olhando o mar"
    Eu não entro no mar, mas adoro a sensação de sentar na praia e observar o mar, pegar sol, sentir a brisa! Muito bom! Sempre um passeio a praia vale a pena. Visual incrível

    ResponderExcluir
  13. Que lindo, Nalu!

    Eu como boa paulistana que sou, nunca gostei de praia... Fui pouquíssimas vezes com meus pais que também não são muito fãs de areia e cismam que vão ficar doentes se entrarem no mar. Descobri depois de 20 anos que a causa do meu desgosto de praia era a companhia. Meu namorado não só é de aquario (signo de água haha) como cresceu indo à praia e ama e passou isso pra mim, tanto que vamos agora no final de semana e eu to contando os dias.

    Amo o cheiro de mar, amo o barulho da maré quebrando na praia ou contra as pedras e depois de 20 anos, amo a sensação de paz e a limpeza na alma que só o mar nos proporciona. Ainda amo piscinas, mas AH o mar <3

    beijo :3

    ResponderExcluir
  14. Menina, tu tem poesia nos dedos.
    Descreveu o mar pra mim, assim como eu o vejo.

    Beijos!
    Livre Leve Livro

    ResponderExcluir
  15. Sempre amei o mar e tanto o meu nome quanto o nome do meu blog são uma homenagem a ele. Apesar disso, também não entro muito, sou mais de olhar. E olha que aqui no Recife a água é bem quentinha.

    ResponderExcluir
  16. Amo praia! Cresci passando todo final do ano na Praia Grande que é uma das mais sujinhas do litoral de São Paulo, mas eu nunca fiquei dodói lá! Sempre brinquei na areia, comi pastel, queijo coalho, peixe frito, tomei raspadinha e agora caipirinha! Mas tenho um pouco de medo do mar. Gosto de ficar no raso e amo quando não tem ondas. Tenho medo de me afogar, sei lá. Pior é que sou filha de Iemanjá e mesmo assim tenho medo! Mas acho o mar uma das coisas mais lindas e calmantes do mundo. Olhar o mar acalma mais que Maracugina!!
    Te amo! Beijos

    ResponderExcluir
  17. Não sabia que você é capixaba!! <333
    /que texto lindo. Eu moro no ES, mas lá no interior, e os momentos mais felizes da minha vida era quando eu ia pra Vitória/Vila Velha tomar banho de mar. Com o tempo acabei perdendo o gosto um pouquinho, principalmente pelo sol e porque quando a gente cresce a gente fica meio chato, mas todas as vezes que vejo a imensidão azul - imenso e azul - eu fico de boquiaberta!
    As vezes arrisco tomar um banhozinho de mar, principalmente no fim da tarde, e olha, concordo contigo, não existe coisa ruim que o mar não leve, nem que seja por algumas horas. A sensação pós mar é incrível.
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Como a senhora escreve muitíssimo bem, quase consegue me convencer, mas sou e vou ser sempre team piscina. Não sou muito dada a "piscinas naturais". Criei esse medo bizarro de rios, lagos, cachoeiras e... mar. Acho que foi um pouco por conta daquela superproteção de quando a gente é criança. Sou estabanada e meus pais sempre acharam mais seguros me manterem longe de qualquer lugar onde eu possa escorregar/cair e bater a cabeça, entre outros ferimentos graves. Gosto da piscina porque gosto de vida mansa. É fácil nadar em piscina, principalmente pra quem passou boa parte da infância ganhando medalhas de natação (sdds Dani atleta). Mas o mar sempre me põe um medinho e uma preguicinha, além de eu só gostar de água fria quando o tempo está muito quente - e eu nunca vou à praia nos meses mais quentes. Gosto de praia pra passear, pra sentir o cheiro, pra ver o pôr do sol, pra caminhar com os pés na água, mas acho que não tomo um banho de mar há anos. Quem sabe na próxima viagem à praia (inclusive, novamente, sdds), eu não me lembre desse teu post? <3

    ResponderExcluir