quinta-feira, 3 de julho de 2014

Te passei Copa

Já falei nesse blog algumas vezes sobre como eu acho que a paixão é um troço sensacional. De toda essa blogosfera cheia de textos bacanas, de longe os que mais gosto de ler são aqueles apaixonados: por uma banda, por um livro, por um hobbie, por uma pessoa. O efeito que a paixão causa em quem a sente é sensacional, e por isso mesmo não deixa de ser interessante para quem lida com pessoas apaixonadas.

Uma vez eu li um texto que dizia que a gente só deve se apaixonar por uma pessoa cheia de paixões próprias, e eu achei brilhante. Cada pessoa é, realmente, um universo, e é isso que é divertido. Compartilhar paixões.

E eu pensei em escrever isso e deixar registrado nessa semana de crônicas da Copa porque eu assisti o tão falado jogo Brasil X Chile com 3 amigas e garanto-lhes que duas dentre elas, no início da Copa, mal queriam saber do assunto. Milena já tinha dito, inclusive, que Copa para ela era como os dias de chuva em Cuiabá: como ela mora no Rio, não podia se importar menos com as alterações pluviométricas do Mato Grosso e era exatamente assim que se sentia a respeito do mundial. Giu tinha ficado com estafa do assunto depois de tanta polêmica em torno dele. O fato é que nenhuma delas estava se importando com os homens correndo atrás da bola até que, no dia das oitavas de final, estavam de pé, comigo e com Paloma (que já era entusiasta do assunto desde o início, como eu), enrolada na bandeira do Brasil no meio de uma lanchonete, rezando para a bola balançar a rede.

Paixão é vírus, gente. Do bom. Não tem outra explicação. Só gente apaixonada consegue motivar os outros e da mesma forma que já li livros só porque alguém apaixonado me indicou e ouvi músicas só porque algum outro apaixonado me deu um toque, elas só estavam ali pulando GOL de mãos dadas porque eu passei um pouco de Copa para elas. Achei divertido. Venhamos e convenhamos, passar paixão é muito melhor que passar gripe.

torcida
Isso muda o jogo

8 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nisso, sabia? Mas é pura verdade. A paixão é o que move o mundo, né não?
    Que linda a imagem na minha cabeça de Mimi e Giu torcendo na Copa <3
    Amo vocês.
    Te amo.
    <3

    ResponderExcluir
  2. Paixão pela copa é muito contagiante! Confesso que eu não tava esperando nada assim tão forte, mas aí veio o twitter. E eu achei que ia ser uma coisa tipo Oscar ou final da novela das 9, mas tá sendo muito maior! Não sei se minha timeline é privilegiada, mas não vi NINGUÉM reclamando do flood na hora do jogo. E tá grande no twitter, no face (com mil dias de atraso claro), na rua e meudeus passei um almoço inteiro conversando com vovó sobre futebol (ela é quase a presidente do fanclube do Neymar). ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  3. Gêniaaaaaaaaaaa! Nunca pensei nisso também, Analu! Apesar de sempre achar que textos escritos com paixão me impactaram mais. É sempre melhor, não tem nem como comparar porque a gente sente que aquilo fez diferença na vida das pessoas. Eu, por exemplo, só passei a escutar The Killers depois de ler post da blogueira do Borboletando porque ela puxava uma história que vinha da adolescência e traçava todo um paralelo com a vida daquela e sobre como aquilo era bom e maravilhoso. Xonei também. HAHA

    E acho que li esse mesmo texto que você. Se não me engano foi no Casal Sem Vergonha. haha

    Ah, e você, Giu, Paloma e Milena. <33333333333333 pelamor né. Suas lindas.

    beijos <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa ideia, Banana. De se passar Copa pros outros como quem passa uma gripe. Eu era a única pessoa animada com a Copa aqui em casa, e fico feliz que até minha mãe andou vendo uns jogos por vontade própria, mesmo eu não estando em casa - sendo que no começo ela ficava horrorizada por eu achar de bom tom acompanhar não só os jogos do Brasil, mas todos os outros. Estamos vivendo um clima muito bacana nessa Copa, principalmente aqui na internet e no Twitter, e acho que quem está se privando disso (sejam os motivos nobres ou insignificantes) está perdendo uma festa muito legal.
    Melhor doença contagiante.
    (e tipo, nosso encontrão no hospital prometido pra esse ano - SDDS HORÓSCOPO - pode ser um encontro metafórico pra tratar essa doença de Copa? #tumdumtss)
    te amo <3

    ResponderExcluir
  5. Achei incrível essa sua visão. É bem isso mesmo, Analu. Como é bom conhecer algo, após ver os olhos entusiasmados de alguém que admiramos e temos respeito. Paixão transmite mesmo. Não tem nada melhor que isso.

    ResponderExcluir
  6. Ai Ana! Confesso que apesar de sempre ter amado Copa, você me contagiou também! Você e a Anna!
    Tive que desinstalar o Twitter do celulito, daí não tô acompanhando as narrações de vocês mais...
    Mas vocês me contagiaram, ainda mais!

    ResponderExcluir
  7. hahahah Verdade, Paixão É vírus!!! Os mais anti-copa são o maiores torcedores rsrsrs Vejo isso aqui em casa, com meu irmão que comprou uma camisa da Seleção depois de "torcer" para o Brasil ser eliminado na primeira fase. Mas não tem jeito. Foi infectado! Beijos!

    ResponderExcluir
  8. E não é que é verdade? Em 2009, quando entrei na faculdade, eu nem queria saber de futebol. Não sabia o que era tiro de meta, impedimento, centroavante, enfim. Com a copa de 2010 e os meninos lá da faculdade assistindo todos os jogos durante as aulas e os intervalos, aprendi muita coisa, inclusive a gostar de futebol. Ano passado, surtei com a copa das confederações. E mesmo não acompanhando todos os jogos agora, é impossível não amar essa copa! Tá tudo tão incrível que esse vai ser o tipo de coisa digna de contar para os filhos e os netos. Esse bichinho da Copa mordeu todo mundo, e tá sensacional isso <3
    Tomara que a FIFA não demore outros 60 anos para trazer a copa pra cá de novo. Minha mãe, que nem liga pra futebol, tá me deixando surda de tanto torcer! hahahaha beijos :***

    ResponderExcluir