quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Olá, 2014

Qualquer cético pode fazer as honras de atirar a primeira pedra na tela do computador e fazer toda a força do mundo para esfregar vossa chatice na cara da sociedade comodista que adora abraçar uma ilusão e dizer que viradas de ano mudam alguma coisa. Eu sou um membro convicto dessa sociedade iludida, é claro, e serei apenas mais uma a fazer um post para falar sobre o assunto.

A mais ou menos uma hora atrás eu estava na piscina, só com a cabeça de fora, olhando a vida acontecer e escutando meu tio falar das estrelas. O cenário não era tão poético quanto o que as linhas sugerem, mas finjamos que era, porque no meio disso o meu tio falou o seguinte: “É, 2014! Pensem num ano bom, que não desapontou ninguém ainda!”

E foi aí que eu pensei que, veja então, toda a questão das viradas é basicamente isso aí! Uma pessoa nova que você conhece e que não fez nada ainda. Entrou ali, crua, singela, e tudo bem que tudo o que ela vai te dar é na verdade de acordo com a forma com que você se relacionar com ela, mas você ainda não a conhece. Ela ainda não teve tempo de te decepcionar, nem de fazer você se decepcionar consigo mesmo. É um caderno com linhas brancas nas quais você ainda não teve tempo de escrever bobagem. E aí você liga com força renovada aquele botãozinho no seu coração escrito “Fé”, que andava meio xoxo, e pensa que tem páginas novinhas em branco.

Não que elas não existam todos os dias, em todos os meses, em qualquer tempo. Mas o tempo desgasta a gente. A gente acaba dezembro com os olhos cansados, a cabeça pedindo um tempo e o coração pedindo arrego. E essa questão do fim do ano, se não tem o poder de levar embora o cansaço e a tristeza, ao menos tem o poder de levar embora a atualidade dessas questões. Como diz a minha amiga, o tempo não cura nada, mas tira muito bem o incurável do centro das atenções. E só de poder dizer que “aconteceu no ano passado” e não “está acontecendo agora” a coisa já perde um tanto de carga.

Divaguei, perdi a linha, mas deixei registrado um pouco do que eu penso. Que venha 2014, em branco, e que seja cheio de dias bons e de coisas boas às quais eu não queira esquecer e nem tirar o foco. E principalmente: Que ele seja muito mais que essa madrugada de começo de ano me prometeu. Ano, vamos lá. 14 é meu número da sorte, e eu juro que finjo que se a vida der mais certo eu faço de conta que as primeiras horas dele nem aconteceram.

7 comentários:

  1. Será bonito, amiga. Nós merecemos isso, depois do tanto que fomos mal tratadas por 2013, né?

    Desejo que seu ano seja maravilhoso e quero muito que possamos nos encontrar bastante porque morro de saudade de você.

    Feliz 2014! Te amo muito!

    ResponderExcluir
  2. Me apaixonei por essa filosofia do seu tio, Bananinha. 2014 acabou de chegar e vamos lhe dar o benefício da dúvida até onde seja possível que ele trará tudo de bom que 2013 ficou devendo, né? Nossa carteira de motorista, muito amor e paz nessa vida. A gente merece. Você merece demais.
    E por favor, cartões bichas e muita bichice e creicisse na vida real! <3 Tô sentindo que nesse ano a gente rola na areia e fica louca! Imagina só!!!
    Beijão. Te amo demais! <3

    ResponderExcluir
  3. Eu estou confiante nesse novo ano...Quero que esse ano me surpreenda!

    ResponderExcluir
  4. Eu tô tão imune nos primeiros dias.. Meu coração ainda tá vermelho vibrante e determinado a ser feliz esse ano. E espero que isso dure por bastante tempo.

    ResponderExcluir
  5. Amei a filosofia do seu tio, Analu! Gostei demais do jeito que você abordou essa questão de recomeços e faz todo o sentido do mundo! :)
    Espero conhecer vocês no encontrão esse ano ♥ nhai

    Toda a sorte, o amor e as coisas boas que 2014 pode trazer pra nós!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Também gosto de pensar assim, Analu. Uma vez, vi um desses pôsteres de Tumblr com a arte bonita escrito algo assim "não é maravilhoso pensar que amanhã é um novo dia com nenhum erro ainda?". Achei amor, levei pra vida. Vale pro ano novo, com muito mais força porque são 365 dias. :) Que os seus sejam maravilhosos!

    ResponderExcluir
  7. Me identifico com esse pensamento todo-dia-é-um-novo-dia-e-um-novo-ano-não-muda-nada-mas-muda-tudo que não é muito fácil de expressar. mas você conseguiu!
    Um 2014 fantástico pra você :D

    coelhosdechapeu.blogspot.com.br

    P.S.: ainda não conhecia o blog e adorei!

    ResponderExcluir