terça-feira, 18 de junho de 2013

Vem pra rua que a luta é sua

Eu não sou um ser muito politizado, e não, não me orgulho disso. Sou dessas que voto pra deputado e esqueço pra quem votei, e aprendi ouvindo os meus pais que “Graças a Deus não dependemos de políticos”. Realmente, eu tive sorte nessa vida. Nunca precisei contar com sistema de saúde público, nem com escola pública, com o transporte sim porque uma hora os pais cansam de levar a gente de carro pra tudo quanto é lado, mas isso não vem ao caso.

Sempre ouvi dos mais velhos que minha geração não fazia nada. Viva a coca-cola e a pipoca na frente da televisão! Já lutaram antes pra resolver nossa vida. Afastaram o cale-se, tiraram o Collor, agora tá tudo bem. Só que não está.

Não está e eu também escuto isso há muito tempo. Só que nunca adianta fazer nada, né? Meu Deus, é um absurdo essa corrupção, ninguém nunca vai acabar com isso? Meu Deus, olha  o estado da educação nesse país! Ninguém faz nada? Mas será possível!

E já falei muitas dessas frases sentada no sofá, e depois disso, larguei de mão e fui ler um livro. Só que um belo dia a minha geração resolveu levantar a bunda do sofá e fazer alguma coisa. E podem vir falar pra mim que isso é mais bagunça que qualquer outra coisa, que minha geração gosta de uma curtição (!) e que vai pras ruas com a cara pintada pra zoar. Podem falar que não adianta nada manifestar, aliás, que falem o que quiserem. Porque eu estou acreditando.

Fiquei emocionada com essa comoção, com a galera indo às ruas pra gritar pelo que interessa. Se vai mudar alguma coisa lá em cima? Não sei. Mas já tá mudando a gente. Tá mudando porque até ontem eu fui dormir pensando que “bacana esses manifestos”, mas hoje eu tomei vergonha na cara e pensei que eu não posso olhar, daqui há 15 anos, na cara de um filho meu e dizer que em 2013 a minha geração tomou juízo e eu estava na aula de Artes Circenses fingindo que não era comigo. É claro que é comigo.  É com você também.

E por isso eu ignorei a aula, coloquei uma blusa branca, levantei um cartaz e fui pra rua com meus amigos. E a gente apitou, corneteou, gritou pelos direitos da população e cantou o Hino Nacional Brasileiro no meio de Curitiba. A gente andou pela cidade cantando que era brasileiro com muito orgulho e com muito amor, e como foi bom gritar isso fora de Copa do Mundo. Se eu vou gritar na Copa? Claro que vou, não sou hipócrita. Mas gritei ali, do lado de outras 10 mil pessoas. E ali naquele momento eu acreditei que as coisas podem mudar, porque devolveram a nossa coragem, acordamos pra vida, e resolvemos começar a bradar pelo que queremos.

pátria

A humanidade é desumana, mas ainda temos chance.

11 comentários:

  1. Graças a Deus que você resolveu dizer no grupo do Whatsapp que não poderia dizer aos seus filhos que você estava na aula de Artes Cênicas, porque foi essa fala que me fez perceber que eu não poderia estar na aula de História do Direito também. Cheguei lá e minha professora disse que eu devia mais era ir pro protesto mesmo. Vê?!

    Amiga, pode ser que não dê em nada. AGORA. Mas dará em algo. Eu tenho certeza. Porque finalmente estamos mudando e gritando que basta.

    Amo você!
    Clara já está orgulhosa da mãe dela.

    Beijo <3

    P.S. 11 dias. I get the chills.

    ResponderExcluir
  2. Muito orgulho de tudo isso viu?! Orgulho de vc tb, Analu! Aqui o manifesto também foi bonito de se ver. Não pode estar no meio de tudo isso, mas estou orgulhosa! Realmente o Brasil acordou!

    ResponderExcluir
  3. Amei essa última frase, principalmente a parte de que devolveram a nossa coragem (apesar de eu achar que ela foi é reencontrada). Tá que eu não participei da movimentação, mas... me dá um desconto, tô com o pé quebrado. E moro nos cafundó do Judas também, o que não ajuda. Mas, enfim.

    Só fico triste de não poder dizer para os meus filhos (ou sobrinhos) que eu também estava lá.

    ResponderExcluir
  4. Queria muito ter conseguido dizer agora não pra minha prova, mas final de semestre é uma merda. Mas estou orgulhosa que vocês conseguiram. Demais. O que está acontecendo é surreal. Lindo texto, amiga. Te amo e #vemprarua!

    ResponderExcluir
  5. Ei, Analu!
    Já há algum tempo eu venho percebendo a necessidade de me posicionar quanto a realidade de nosso País. Me colocar em uma posição além de observar. Pensei até em começar a publicar coisas do tipo "APOIO O MANIFESTO NAS RUAS" nas redes sociais, mas acho que só falar, isso os políticos já fazem.
    Seu Post veio em uma excelente hora e, quando li a palavra CURITIBA eu confesso que ri de susto!
    Curitiba passa a impressão de que tudo é tão perfeito para o restante do Brasil, que nunca pensei ver ou ouvir falar que haveria manifestos nas ruas dessa cidade.
    Aqui no Rio a gente tem visto muitos ataques policiais contra os manifestantes, ataques da pesada mesmo! Isso me deixou um pouco temeroso de comparecer, mas, como você falou, eu também não posso (e não quero) olhar nos olhos das gerações futuras e dizer que eu estava em casa enquanto minha geração lutava pelos nossos direitos.
    Prometo comparecer a uma manifestação e também vou compartilhar no meu Blog a experiência.
    Só com seu texto você já fez toda diferença. Saiba disso!
    Abraços calorosos!
    Doug

    ResponderExcluir
  6. Eu já disse pra Milena o quanto eu a acho fantástica e o quanto eu aposto nela. Agora eu tenho que dizer pra você também. Não só pelo fato de você ter ido pras ruas, cantado o Hino, protestado pelo nosso futuro. Não, não é só por causa disso. Porque eu também não sou um ser politizado (ou não era) e confesso que ainda estou pensando seriamente se vou ou não na manifestação que vai ter aqui em Russas. É que às vezes (e eu não vou mentir dizendo que é sempre) um dos seus posts me pega em cheio e muda a forma como eu enxergo as coisas. Como se a mão que digitou esse post me desse um tapa (às vezes na cara, às vezes mais como um soquinho no braço) e me acordasse pra algo importante que estava passando despercebido. E eu agradeço muito por isso, Analu! Obrigada por fazer parte da minha vida, por me tornar melhor com suas opiniões, seu teatro, suas margaridas e o cacto que você ganhou no outro dia. Obrigada por me fazer apreciar as auroras, por falar tanto em FRIENDS que eu já tô quase começando a assistir, por compartilhar as fotos fofas dos nenéns mais mordíveis do planeta! Mesmo se eu não for pra manifestação, eu vou contar pros meus filhos que a tia Analu tava no meio daqueles que lutaram por algo melhor pra gente. E eu acho que eles já vão te amar só por isso ;)

    ResponderExcluir
  7. Lindo! Muito já foi feito, muito ainda tem de ser feito. A "geração alienada" cansou. E não é fácil tirar nossa geração do sério. Foi preciso MUITO...mas eles se esforçam cada dia mais e mais.
    Cansei de marchar com 25 pessoas na Paulista e nem sequer aparecer numa chamada num canal universitário qualquer....
    Não lutamos só por 20 centavos, não lutamos só contra a corrupção. Lutamos por VOZ. Lutamos por REPRESENTAÇÃO. Chega da "democracia do silêncio". Queremos um governo que pare de achar que somos imbecis cegos e alienados.
    Dói ver as pessoas sem escola, sem saúde, sem transporte, sem acesso a uma universidade, sem moradia enquanto, do ônibus, vemos pela janela uma Mercedes com placa oficial de governo. Nosso dinheiro sendo desviado e roubado numa proporção descomunal. Sei que não existe um pais totalmente livre de corrupção, sei que isso é utópico...mas no Brasil eles exageram. Riem da nossa cara. Tiram sarro de todos nós, todos os dias.
    Infelizmente o governo tem que ter medo da população, já que respeito não existe...
    Esse é só o começo. Como vimos em centenas de cartazes pelas ruas de todo o Brasil "O GIGANTE ACORDOU". Quem sabe agora eles lembram do povo que lutou contra a ditadura, contra a opressão e passam a respeitar quem paga os salários deles. Afinal, para aprovar lei de "cura gay" e limitar a atuação do MP eles são excelentes. VOZ, REPRESENTAÇÃO e RESPEITO, só isso.... é pedir muito? o.O

    ResponderExcluir
  8. Que linda, Analu! Tudo isso me dá uma sensação ótima de que as coisas estão, aos poucos, entrando nos eixos. Claro que é preciso ter foco para que as manifestações não fiquem só no auê, mas é ótimo de ver tanta gente se unindo por uma causa em comum. Confesso que ainda me sinto um pouco pessimista, pq não vejo uma liderança forte emergindo disso, mas torço pra ser surpreendida. É lindo de ver essa mobilização, me arrepia e encanta. <3

    ResponderExcluir
  9. Analu, que coisa linda, que orgulho de você, que orgulho desses dias!
    Não sei no que isso vai dar, e confesso pra você que hoje comecei a ficar com medo das consequências desses atos, tenho medo de que seja em vão. Mas mesmo que se apropriem de uma luta tão nossa, tão genuína, surgida de um jeito tão bonito, vai ficar essa lembrança do dia que levantamos do sofá. Isso é precioso e histórico, e agora é tocar o barco pra frente.
    O importante é que, de um jeito ou de outro, começou, enfim.
    E que foto MARAVILHOSA! <3

    beijo

    ResponderExcluir
  10. Liiiinda! Amei o 'paz' na testa. Tô que nem a Annoca, sabe? Morrendo de medo disso tudo desvanecer e ficar sem sentido. Porque a vontade de me envolver mais renasceu em mim e eu não quero que isso suma nunca mais. Não quero que roubem minha coragem de novo. Estou orgulhosa de você, minha manifestante <3

    Te amo demais!

    ResponderExcluir
  11. É isso aí, temos que ir para as ruas, fazer ouvir nossos gritos de indignação. Não dá mais para ficar em casa, passivo...

    ResponderExcluir