quinta-feira, 13 de junho de 2013

Sobre as aspas que os outros tem de nós

Ultimamente eu vivo pensando que é engraçado como cada ser humano é um universo, e em como cada pessoa que conhecemos conhece apenas uma parte disso. Algumas pessoas uma parte bem maior, claro, mas mesmo assim, uma parte. E outras pessoas, tão pouquinho.

Lembrei da Rafinha falando que tudo na vida é uma questão de aspas. Tudo é uma fase, tudo é uma citação. E pensei que é isso que as pessoas tem de nós. Citações do texto inteiro que somos.

Lembrei que no dia que tiramos foto para o convite de formatura eu fui toda maquiada trabalhar, num “Diva Way of Life” que eu não carrego nos meus genes. Como já estava maquiada, aumentei os brincos, escolhi cuidadosamente a roupa e resolvi tirar o dia para sambar na cara da sociedade. Todas as pessoas que já me conhecem perguntavam que diabos era aquilo, e no fim do dia já estava até chato responder. Mas o engraçado é que tive uma reunião de trabalho aquele dia com uma pessoa de fora, e de vez em quando paro pra pensar na faceta de mim que aquela moça conheceu.

Se ela é como eu, que analisa as pessoas e se lembra delas por um bom tempo, ela, que estava de calça jeans, tênis, e sem uma gota de maquiagem no rosto, deve ter pensado coisas engraçadas. Ou que sou exagerada, ou que sou uma diva, ou coisas do gênero, que é o que eu geralmente penso das pessoas super arrumadas. Mas com certeza ela não sabe que sou exatamente que nem ela, louvo os all stars só passei a abrir mão das jeans de cada dia quando descobri que as leggins (ainda menos estilosas) são muito mais confortáveis.

Lembrei também da senhorinha que trabalha na floricultura do cemitério pelo qual passo todos os dias indo para o trabalho. Na época de Vamos Falar de Amor, minha personagem brincava com margaridas, e eu passei algumas vezes na lojinha dela para comprar vasos de margaridas. Ela devia pensar que eu amava as flores. Um dia ela não tinha troco, e me deu uma rosa de presente. E eu amei. Mas calhou que aquela foi a última vez que precisei comprar o vaso. Então, eu continuo passando por ali todos os dias, mas nunca mais comprei as margaridas. E eu fico pensando se ela não pensa que fiquei brava por ela ter me dado uma rosa em vez do troco.

Hoje eu estava andando com pressa na rua e ignorei uma mulher que distribuía panfletos de dentista. Geralmente eu pego, penso que não custa. Mas hoje nem olhei na cara da moça e fingi que não era comigo. Fiquei com 10 segundos de peso na consciência pela grosseria desnecessária, e fiquei pensando que pelos mesmos 10 segundos ela pode ter ficado pensando que eu era muito metida, e que não custava pegar o papel que ela estava entregando a trabalho.

E sabe, nós somos um texto muito grande. E tudo o que os outros conhecem pelo caminho são meras citações. Algumas são mais legais do que o texto todo, algumas bem mais chatas. Mas são citações.

21 comentários:

  1. Sei lá, mil conexões. Hoje enquanto vinha pra casa tava pensando num texto que escrevi sobre não compreender as metáforas alheias e sobre como hoje eu estava o oposto. Tava querendo que alguém entendesse minhas metáforas, mas como, infelizmente, isso é impossível.
    Somos citações fora de contexto pra maioria das pessoas. O livro todo é só nosso, né?
    Amei a problemática e a confabulação final. As usual.
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  2. Eu sempre saio daqui com vontade de escrever, sério. Quanto esse negócio dos panfletos, eu sempre pego porque tenho dó das pessoas que estão trabalhando ali, sabe? Me chateio quando eu acabo não pegando, sei lá. E é isso amigo. Nós somos um livro e as pessoas nos conhecem por citações. Algumas conhecem praticamente todas elas, quase o livro inteiro. Acho que o bom é quando alguém se mostra disposto a não ver apenas os pedaços da gente e sim o conteúdo todo. Gosto quando alguém se dispõe a saber mais do que eu mostro. Amei, como sempre!

    ResponderExcluir
  3. Amei, achei gênia, achei tudo!
    Fiquei com dó da senhorinha, e acho que você devia comprar flores um dia, só para alegrar a sua casa. E ela te deu uma rosa! Que fofa. Sei lá, já me apeguei, hahaha.

    Tenho muitas facetas, também, e acho que a maioria das pessoas tem. Quem vive só bonito e maquiado, e que não pode sair em público sem demonstrar a mesma máscara o tempo todo deve cansar, né? Me acho tanto do direito de sair feia, sem maquiagem, descabelada, e nos outros dias sair absolutamente linda... E fico feliz quando as citações que os outros pegam de mim são justamente as que eu queria que elas vissem (?). Me dói quando alguém do colégio me vê chegando do trabalho descendo do ônibus descabelada.

    E concordo com a Mi, pode ser que tenha algumas pessoas que se importem com o conteúdo e tenham lido o nosso livro completo, mas só quem consegue entender 100% é a gente, mesmo <3

    Beijos!
    Amei o texto, e amo você!

    ResponderExcluir
  4. E eu gosto das aspas que abro aqui, lendo um pouco de você. Por isso sempre volto ;)
    Pra variar, adorei o layout.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. As vezes nem a gente sabe realmente quem somos...

    Blog atualizado
    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  6. Amiga, essa conclusão é absolutamente sensacional!
    Não sei o que comentar porque não saberia dizer diferente o que penso, porque THIIISSSSSSSS piscando em neon rosa pink.
    Sei lá, eu gosto tanto de ter amigas geniais e divas.
    amo amo amo você!

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha pensado nisso, amiga. Que genial!
    O que será que as pessoas pensam de nós quando só conhecem uma citação nossa, né? Espero que a maioria das pessoas que tenham passado por mim tenham uma citação bem bonita guardada.
    Te amo, sua gênia. <3

    ResponderExcluir
  8. AI MEU PAI AMADO DO CÉU, MEU JESUS CRISTINHO, O QUE EU DEVERIA COMENTAR NESTE TEXTO MARAVILHOSO???????? Tô no chão, apenas. Eu nem sei o que dizer. Esse sim é um daqueles que eu sinto vontade de imprimir pra deixar na cabeceira.

    Te amo por inteiro, amiga. Você é uma grande citação na minha vida.

    <3

    P.S. 14 days.

    ResponderExcluir
  9. Ai, que texto maravilhoso, amiga <3 Tem um filme que eu amo demais chamado "Minha vida sem mim", no qual o personagem do Mark Ruffalo diz que quando você olha para uma pessoa, você pode ver 50% de quem ela é, e querer saber o resto pode estragar tudo.

    Eu sempre achei essa quote genial, mas acho que não dá pra conhecer tanto só de olhar bem. Acho que nem 5%! Hahaha! Porque somos todos feitos de detalhes que nos tornam especiais. Por isso que eu sou tão apaixonada por detalhes, mas disso você já sabe...

    Você é foda, Bananinha! Te amo!

    ResponderExcluir
  10. Analu,

    O que dizer? Sem palavras!
    Mais uma vez repito: ADOROOOOO quando você escreve assim, filosofando.
    Bjs da tia que te ama e admira muitoooooooo!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Nossa! Você conseguiu me emocionar com sua forma de ver a vida!!
    Sinto falta de ser assim.. Acho que, enquanto cresci, me fechei um pouco para compartilhar minha própria vida (sem reservas), sabe? Tenho só 22 anos mal completados, só que me sinto como um velho de 89...
    Adorei seu texto e prometo voltar mais vezes por aqui!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Meu texto favorito. Texto leve e que diz muita coisa como cada um pensa. Sou assim também. Faço juízos de valor bem rápido, mas faço sobre o que as pessoas devem pensar sobre mim.

    ResponderExcluir
  13. Analuuuuuuu, que texto lindo. Tão natural e tão verdadeiro. Eu nunca tinha pensando dessa forma... claro que nunca saberemos tudo sobre os outros e sobre nós mesmos, mas foi bom ter lido esse texto. Acho que vou ficar pensando assim agora quando sair na rua, hihi.


    E sobre o livro, uma vergonha né????? HAHAHAHA
    Mas um dia eu termino, não vou desanimar o/
    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Por vezes uma pessoa de fora, lhe vê em uma determinada situação e lhe resume por aquele momento. Mas, somos bem mais do que um instante... só a verdadeira arte da convivência para revelar quem é, cada um e sua essência.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  15. Analú do céééu! Que chá foi que vocês tomaram essa semana de inspiração plena e completa, que texto mais maravilhoso! Eu algumas vezes já parei pra pensar na impressão que eu deixo nas pessoas mas nunca de maneira tão profunda e direcionada como você fez hoje. Que texto lindooooooooooo! Cheio de leveza e tão... tão cheio de verdade.

    Eu sempre fui muito sua fã, mas hoje eu sou muito mais ainda!

    ResponderExcluir
  16. Descubro então que assim como eu, você se importa e é por isso que percebe as aspas.

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca tinha parado pra pensar dessa forma e, caramba, você achou uma grande resposta para uma pergunta que eu ainda nem havia feito a mim mesma, sua linda. ♥

    Amei esse texto, tá super caprichado, verdadeiro e leve. <3 Já salvei aqui na pastinha pra não esquecer nunca.

    Você é genial! =))

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  18. Acho que aí cabe aquele bom e velho ditado que diz que "a primeira impressão é a que fica!" Às vezes estamos em um dia péssimo, com cara de bundinha e conhecemos alguém diferente. A pessoa deve achar que somos um porre! E pode acontecer o oposto em dias em que estamos felizes. O fato é que só nos conhecem verdadeiramente as pessoas que nós permitimos. Aquelas que confiamos e deixamos que entrem nas nossas vidas. Para as outras seremos sempre "as aspas" que eles terão de nós!
    Lindo texto (como sempre!)
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Calma que tenho que me recuperar da fofurice do layout! Mr. Darcy e Lizzie! Tão lindinhos, óin. E fofo também seu texto, que não poderia ser mais verdadeiro. Essa metáfora sobre as citações foi genial, e super real. Ninguém nos conhece por inteiro, nem aqueles com quem vivemos diariamente. Como diria Raul, somos sempre uma metamorfose ambulante. (:

    ResponderExcluir
  20. Posso dizer uma coisa? Esse texto é LINDO! Amei mesmo, essa coisinha de mesclar personalidade com palavras é um jeito tão meu! Se eu já fico caracterizando personagens com pessoas de verdade, seria mais emocionante ainda quando se fala sobre citações.
    E realmente a gente nunca conhece as pessoas 100%, acho que nem 10% passa né? Mas esse que é o legal de viver, sempre se surpreendendo com jeito, costumes e modos diferentes de descobrir.

    E pode apostar que esse texto vai ser mais um dos meus guardados pra um dia eu poder voltar e reler!

    Beijinhos, Lu.

    ResponderExcluir
  21. Verdade, Analu. Eu penso isso sempre. Faz tempo que aquele dito "a primeira impressão é a que fica" deixou de ser verdade pra mim. Em geral nunca fica e a gente se surpreende e muito. É só dar uma chance :)

    ResponderExcluir