terça-feira, 11 de junho de 2013

Eu passarinho (ao menos tento)

Foi no começo de 2012 que li um texto no antigo blog da Isadora, cujo título era “2012 passarinho”. E eu já achei o título divertidíssimo e leve, porque, gente, PASSARINHO é uma palavra genial. Chega fazer cosquinhas na boca, ao mesmo tempo que dá aquela acalentada. Passarinho. Nem pássaro, nem passarão, nem passará. Passarinho.

Ao ler o texto, me apaixonei ainda mais pela história, porque ela falava de seu desejo de um ano leve, bem passarinho, e ao fim do post, colocou um trecho famoso e belíssimo de Quintana, que até então eu (desinformada) desconhecia. E esse trecho diz:

“Todos estes que aí estão
atravancando meu caminho.
Eles passarão. Eu passarinho!”

E pronto. Nunca mais eu esquecerei disso na minha vida. Porque, gente! Eles passarão, eu passarinho! Não existe filosofia de vida melhor que essa, veja bem. As adversidades estão pesadas? Seja leve. Não há nada melhor pra lutar contra o peso do que a própria leveza. Sendo assim, tudo passará, mesmo que grande. Enquanto eu, passarinharei, leve e pequenina, por cima de tudo isso batendo minhas asas.

“Vamos ser leves, vamos passarinhar”! É lindo na teoria, mas chega a ser hipocrisia eu sair disseminando uma ideia dessas. Porque, vejam bem, ao contrário do que muitos imaginam, eu sou um ser pesado. Eu passo bem a ideia de leveza, porque eu vivo saltitando ao invés de andar, e adoro sorrir e falar com voz doce. Só que o peso que eu vivo cismando em inserir na minha própria cabeça, meus queridos, não está no gibi. Eu já até ousei contrariar Sartre nesse blog, dizendo que o inferno não eram os outros, e sim eu mesma, porque o que eu faço com  a minha cabeça ninguém mais é capaz de fazer. Eu insisto em colocar um peso bem errado dentro de mim mesma.

Por isso tudo, quando a Tary disse que estava afim de mudar o layout dela (e o meu, por tabela, que sou abusada e sempre ganho um quando ela muda o dela), eu logo pedi: “Faça o meu com passarinhos”. Porque quero entrar aqui todo dia e dar de cara com a leveza. Vou passarinhar um pouco no layout pra ver se aprendo de uma vez a levar pra vida. Com Mr. Darcy e Lizzie Bennet pra completar a paisagem, vamos torcer para que haja muita leveza e aquela dose extremamente correta de romantismo!

13 comentários:

  1. Esse verso está gravado num banco junto com a estátua do Quintaninha aqui no centro de Porto Alegre, bem pertinho da onde ele trabalhava [Correio do Povo]. E o banco, inclusive, é onde ele sentava todos os dias e ficava conversando com as pessoas. Minha mãe conheceu ele! Nunca vou superar isso. MAS ENFIM. Eu acho que "passarinhar" é muito difícil, porque eu também sou um ser muito pesado e na minha cabeça não tem nada de passarinho, não. No máximo uns morcegos. Hahahahah. Mas com o tempo a gente vai aprendendo a ser mais leve. Vai ter um tempo que eles passarão e nós passarinho!

    Amei o layout. Quando vi o da Tary, vim correndo ver o teu porque eu sabia que tinha mudado também. hahahah
    Beijo, meu amor de Analu. <3

    ResponderExcluir
  2. Amiga, eu também só conheci isso no blog da Isadora, mas amei! Dá vontade de pintar passarinhos por aí, mas, como você, seria hipocrisia minha também. Se todo mundo pudesse ver o peso que coloco nas minhas costas, acho que chorariam. Sinto muita inveja de quem consegue ser passarinho...

    Amei o layout. Achei a sua cara!
    (E vai ser uma delícia entrar aqui todos os dias e dar de cara com Bennet e Darcy <3)

    Te amo!

    ResponderExcluir
  3. Mas que texto gostoso, gente.
    Mesmo que você se intitule como "um ser pesado", a tua escrita é tão leve e fluida que chega a ser triste quando o texto termina. Já tinha lido outros textos aqui do blog, mas nunca tinha percebido isso tão explicitamente. Vai ver o passarinho acendeu um luz na minha mente.

    Enfim, parabéns pela escrita, pelo blog, pela tentativa de passarinhar...

    ResponderExcluir
  4. Acho que meio que nasci sabendo esse verso, amiga! Tenho uma queda por escritores gaúchos, você sabe. Caio, Erico e Quintaninha <3 E minha avó era professora de português, eu tinha o acervo pra fuçar, hahaha!

    É fantástico e, assim como você, sempre tento ser passarinho, apesar de não dar muito certo em algumas fases.

    Amei o texto!

    ResponderExcluir
  5. Acho essa frase simplesmente genial: "eles passarão, eu passarinho!" Tem razão Nalu, passarinho é mesmo uma palavra deliciosa! O layout ficou lindo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Passarinho é demais uma filosofia de vida pra mim, sempre foi, mesmo antes do poema. Tem dias que a gente acorda blackbird e não dá pra fugir, mas até o passarinho preto voa para a luz na noite escura e não é a gente que não vai se sustentar num pézinho só ali na fiação da rua.
    E eu amei esse layout. Amei demais. É um dos meus preferidos, se não for o que eu mais gostei em toda essa nossa vida de vizinhança. Achei cheio de mistérios e romances, um paradigma Analu mulher. Amei! Tary arrasa!

    Que você voe bastante por aqui <3

    Te amo!

    ResponderExcluir
  7. "Não há nada melhor pra lutar contra o peso do que a própria leveza." Acho que o universo pode providenciar uma vida bem leve pra mim, só pra contrabalancear com meu peso inerente. Porque não sei ser leve, nunca fui, nem por um dia. Eu sou blackbird e vocês mesmas já sabem. Mas vamos tentando dar uma voadinha por aí.
    Você é passarinho, sempre será. Mesmo com dias de preguiça pesada nessa terra estranha.
    E esses layouts me matam, né? Tary vem com Celine e Jesse, você com Lizzie e Darcy. Quero morar num layout desses.
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  8. Não sou muito dada a poesias e poemas (ganhei um livro do Leminski de aniversário, vamos ver se as coisas mudam) mas essa do Quintana de passarinhar por aí é muito genial mesmo né? E eu bem que tinha notado algumas mudanças no blog, mas não tinha certeza do que haha, adorei Nalu! E compartilho seu drama de ser pesada, mas eu, ao contrário de vossa excelência não sei nem fingir ser leve.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Demorei muito tempo para entender esses versos do Quintana. Quem me dera ser uma pessoa leve, Analu! Também gostaria de passarinhar. Se você aprender e tiver uma receita, compartilha com a gente. :)

    ResponderExcluir
  10. Ah, e devo dizer que sempre achei que você passarinhava. Você passa essa imagem pra gente. (:

    ResponderExcluir
  11. Analu,
    Lindo! Simples assim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Sempre amei essa citação do meu poeta favorito (Mario Quintana)!
    Mais uma vez fiquei emocionado ao ler seu Post!
    De verdade.. Você me traduz! Quer casar comigo?! rsrsrs...
    Brincadeira!

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Para você gostar mais do autor Mario Quintana,aconselho você a ler um livro que se chama "Eu Passarinho". No livro você vai encontrar vários poemas de Mario Quintada um deles é esse que você gostou tanto o "Poeminha do Contra" e outros...

    ResponderExcluir