quinta-feira, 30 de maio de 2013

Uma ode às Polainas

Acho que eu descobri o que era uma Polaina quando tinha lá meus 10 anos e saiu no mercado a “Segunda Mochila da Polly”. Vinha umas roupas da Polly dançarina, ou algo do tipo, e no meio das saias e collants de ballet, lá estava um par de polainas roxas, que achei super inusitadas. Esquisitíssima aquela meia sem pé, mas ficava bonitinha com a saia da Polly, e eu gostava de colocá-las na bonequinha.

Passou, e eu nunca mais ouvi falar no assunto, tampouco vi alguém usando. Até que me mudei pra Curitiba. E continuava sem reparar nelas, até o dia em que a fez um post, sobre manifestos, e entre eles, dizia que gostaria de sair manifestando na Avenida Paulista às 6h da manhã pela volta da moda das polainas, porque ela sentia frio nas canelas e gostaria de poder usá-las novamente. Foi o momento em que eu li e pensei que andava vendo muitas ultimamente. Polainas são moda em Curitiba.

Em Curitiba é frio. Sendo assim, tudo o que te esquenta, é moda. E se não for moda, é aceitável. E no inverno você veste tudo o que te aparecer na frente, e vai continuar sendo estiloso. Aqui a galera usa aqueles tapa ouvidos peludos. Usa gorros com pompom em cima. Usa meias de pelúcia dentro das botas chiques. E usa polainas.

Desde que a Rê disse que precisaria manifestar para poder usá-las eu comecei a me sentir uma herege em poder usá-las e não usar. E passei a reparar mais, em todas as pessoas, e nas vitrines das lojas, e morria de vontade ter um par, mas nunca tinha parado pra comprar. Até que minha amiga saracoteou e saracoteou, me dizendo que precisava encontrar um presente de aniversário pra mim que eu amasse, e quase 1 mês depois da data apareceu com uma sacolinha branca, com um laço dourado. E quando eu abri lá estava: Um par de polainas cinza-claro lindíssimo. E eu quase chorei de amor. Luana não podia ter acertado tanto.

Bailarina que é, sempre usa polainas. Desfila uma coleção delas. E saiu comprar uma cinza-claro toda trabalhada, só pra me dar de aniversário. E desde então as pessoas contam nos dedos os dias que me viram sem minhas polainas. Eu comecei a brincar discretamente, testando a vida, e usando embaixo das botas. Só aparecia a bordinha cinza por cima do cano alto. Até que comecei a abusar e colocá-las em cima da legging, usando tênis. E por fim, saí com as mesmas por cima da calça jeans, evidenciando meu all star vermelho.

E agora eu descobri que um mundo com Polainas é muito mais feliz. Porque elas colorem mais a vida. Elas tem um nome delicioso de se pronunciar, é quase uma “Poliana” que deu errado. Elas são fofinhas de se olhar, dão um ar despojadinho em qualquer roupa, e ainda por cima, vejam só: Esquentam as canelas!

polainas

Não sei como vivi tanto tempo sem essa maravilha

16 comentários:

  1. Amo/sou polainas. Mas só tive duas, uma rosa clara e outra branquinha pra usar dentro da bota. Tô com lãs agora pra tentar fazer umas de tricô nesse inverno também.
    O Erick tem duas que eu uso como polaina mas são aquelas meias de perna pro baby usar no inverno e não ficar com as pernocas de fora na hora da troca sabe?
    Sempre relacionei Polainas/Poliana. E, de fato, polainas são amor e alegria.

    ResponderExcluir
  2. Eu sinceramente nem sabia o que eram essas coisas. Sempre achei um charme, mas só descobri o nome agora com seu post AHUAHUAHAUAHU! Vou usar as suas quando estiver aí, adeus.

    <3

    ResponderExcluir
  3. Não acho polainas muito legais, são esquisitas mesmo... Beijos

    Mundo de Nati
    @meuamorpravoce

    ResponderExcluir
  4. Nunca usei polainas, mas acho lindas e mega estilosas. Faz um post ensinando como usar! o/

    ResponderExcluir
  5. Sendo cearense, você pode imaginar a minha relação com Polainas (aka nenhuma).
    Mas acho lindo! Aliás, vi sua foto no instagram usando, e achei a coisa mais estilosa ever! Se Polainas não estão na moda, não quero nem saber que moda é essa.

    Vou cortar umas meias pra fingir que tenho, será que cola?

    Beijo!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  6. Vontade nível 1000 de sair de Belém (mais conhecida como cidade do calor) e me mudar pra Curitiba e começar a usar roupas de frio. Ah, sinto tanta falta de poder usar camisas de mangas compridas sem começar a suor três segundos depois de vesti-las. Sem falar que é muito mais fácil se vestir bem no frio, né?
    Acho polainas um charme, por favor, continue usando ;)

    ResponderExcluir
  7. Amei, amiga! Amei! Porque polainas são vida! Principalmente nesse inverno curitibano (que não sabe se faz frio ou esquenta)...
    Polainas, polainas, polainas! <3 <3

    Te amo!

    ResponderExcluir
  8. Eu acho as polainas a coisa mais fofa do mundo inteiro, sempre quis usar! E nem foi pela coisa de deixar as canelas quentinhas (aliás, nunca tinha pensado por esse lado), mas é porque eu tenho um pé lá em Dancing Days que ainda não superou essas modas. Eu queria mesmo era uma de lurex logo de uma vez!
    hahahaha

    E achei amor demais essa coisa de polaina ser tipo uma Poliana que deu errado. Tipo, mil vezes mais as polainas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não li o texto.
    Passei aqui porque lembrei de você ao ler sobre Oficina de Crítica Teatral - gratuito.
    http://erosimpuro.blogspot.com.br/2013/05/oficina-de-critica-teatral-gratuita-em.html?spref=tw

    ResponderExcluir
  10. Tive um par quando era mais nova, minha mãe fez para mim. Era uma delícia no frio. Lembro que minha mãe usava muito quando eu era pequena!

    ResponderExcluir
  11. Devo ter umas 5 polainas. Uso desde criancinha e não me imagino sem elas nesse inverno rigoroso do Sul.
    São uns amores, né? <3
    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. E o mais legal é que neste inverno elas voltaram à moda com força total! Estão vendendo polainas na Renner!!!! Rs! E ei...devolve pra Polly as polainas roxa vai? Sabia que tinha deixado em algum lugar mas não imaginava que era aí na sua casa!!!!;-)

    ResponderExcluir
  13. Oii Analu, que lindas né... eu nunca usei! =D

    ResponderExcluir
  14. Preciso comentar que: acho polainas altamente cafonas. Não consigo entender como as pessoas usam polainas em situações que não dança/atividade física. E olha que eu uso as roupas mais bizarras do mundo! Como gosto do fato de poder sair pelas ruas com as roupas que eu quiser, nunca falo mal das polainas alheias, mas é o tipo de peça de roupa que não me imagino usando. Porque como se não bastasse eu achar feio, não tenho frio nas canelas. HAHAHAHHAHAHAHAHAHA
    Mas, sendo sincera como estou sendo durante todo o comentário preciso dizer que: nem as polainas mais feias do mundo seriam capazes de estragar suas lindas pernas de bailarina desajeitada.
    Te amo <3

    ResponderExcluir
  15. Minha relação com essas peças é a mesma que a da Couth ali em cima. Aqui no Rio, só vi algo do tipo em pessoas vestidas para academia. E eu não consigo imaginar porque, já que 90% do tempo é calor.

    Tudo fica fofo em você, Analu. E deu vontade de ir pro frio só pra testar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  16. Que lindas *_______* Nunca usei polainas e também amo o nome! Vou dar uma olhada nas lojas daqui pra ver se encontro e me adapto porque sinto MUITO frio nas canelas.

    Beijos!

    ResponderExcluir