quarta-feira, 22 de maio de 2013

A problemática da baliza ou apenas um desabafo

Eu comecei a fazer auto-escola em fevereiro do ano passado. Com isso eu quero dizer que foi nesse mês que eu fiz minha inscrição. Desde então, tudo correu rápido. As aulas teóricas, que não foram tão insuportáveis porque a turma era legal e porque a professora me deixava ler a biografia da Clarice ao invés de prestar atenção nas aulas de mecânica. Passei de primeira em todos os testes, incluindo o tal do psicotécnico, onde a maioria da turma reprovou. Eu ouvi um: “Sua memória é acima do normal”, enquanto sorria e pensava que já sabia disso. Eu sei até hoje os desenhos que estavam naquele quadrinho. Só, claro, preciso avisar que minha memória é realmente sensacional para coisas que não são importantes, tipo isso. Ok que na hora da prova era importante, mas hoje, 1 ano e pouco depois, é muito desnecessário lembrar da imagem. E eu já estou saindo do assunto.

As aulas teóricas passaram, a prova teórica passou, as aulas práticas começaram e começou o pesadelo. Porque eu comecei a ter pavor do meu instrutor. E ele brigava. E eu chorava. E olha que eu nunca fui barbeira. Meu problema era embreagem. Mas eu tinha tanto medo do cara que já saía de casa chorando em dia que tinha aula, respirava fundo e rezava uns 3 Pai Nossos. E eu tinha pânico de pensar no dia que eu fosse aprender a tal da baliza.

BALIZA. Todo mundo sabe o que é, e já tem medo desde antes de ter tentado. Porque todas as pessoas que já dirigem reclamam disso. Ou reclamam da prova, ou estacionam em outros lugares pra “fugir da baliza”. É claro que isso seria o pesadelo. E eu fui tentar fazer a minha. E acertei. E acertei. E acertei tantas vezes que meu instrutor, aquele, do qual eu tinha pânico, me perguntou: “O que aconteceu com você hoje que não errou nada ainda?”. Eu não sabia se era um elogio ou uma crítica, dei um sorriso enorme enquanto engolia o choro ao mesmo tempo. E foi assim. Eu fui treinando e errando pouquíssimas. Suei 2 horas embaixo de sol fazendo balizas, e não errava quase nenhuma. Nasci pra fazer baliza, pensei.

25 de setembro chegou e com ele a data da minha prova, e eu acordei tranquila. Minha mãe me desejou boa sorte e me deixou na porta da auto escola. Estava nublado e frio. Eu entrei no caso, fiz umas balizas, e fui dirigindo até o Detran. Dirigindo e tomando bronca. Meu instrutor deve ser formado em psicologia, só que não, e disse que eu não ia passar. Eu entrei na prova na certeza de que ia me ferrar no trânsito, só que da baliza, logicamente, eu passaria.

Entrei no carro e como Murphy me adora, meu avaliador estava sendo avaliado, e portanto, eu teria dois! Olha que delícia. Um fora do carro, um dentro, eu liguei o carro, andei pra frente, comecei a dar ré, o carro morreu, respirei fundo, entrei na baliza, respirei fundo de novo, puxei o freio de mão. O avaliador abriu a porta do carro e disse: “Belezinha, pode sair”. Você saiu da vaga? Não. Nem eu. Simplesmente não consegui mais sair do lugar porque o carro morreu 3 vezes seguidas, eu comecei a chorar e já levantei do banco.

Segundo round, 21 de janeiro, porque eu fugi 4 meses do assunto como o diabo fugia da cruz. Óbvio que a essa altura todas as pessoas do mundo que começaram auto escola junto comigo ou muito depois de mim já estão com carteira na mão, menos eu. E lá fui eu naquele 21 de janeiro ensolarado, fazer a prova de novo. Dessa vez com o dobro de pânico, porque, afinal, tudo bem reprovar na primeira vez, mas duas, não. O cara que me levou pra fazer a prova não era meu instrutor, porque o meu, olha que delícia (não é ironia) estava de férias! E eu fui dirigindo até o Detran, bem de boa, e o cara falou: “Eu te dava a carteira na mão, você tá dirigindo muito direitinho!” e lá fui eu fazer prova com o coração acalmadinho. Sentei no carro, fiquei vendo a galera errar a baliza e pensando em como aquela vaga era enorme, não dava pra errar. O meu avaliador chegou, entrei no carro, andei com ele pra frente, ele  morreu, tentei dar ré, e ele morreu. 3 vezes. E fim.

Na minha primeira prova eu entrei na baliza e não consegui sair. Na segunda eu não consegui entrar e só de pensar nessa palavra eu começo a chorar. Quer me assustar? Diga BALIZA. Diga RÉ. Diga CARRO MORRENDO. DETRAN. AUTO ESCOLA. O qualquer coisa que o valha. Eu sempre fui Nerd. Dificilmente reprovei em alguma coisa que me prestei a fazer na vida. E essa porcaria virou meu pesadelo. Faltam exatamente 19 dias para a minha próxima prova. Eu vou passar nem que eu viva 19 dias em função de balizas e me entupa de floral. Porque senão, eu vou comprar uma bicicleta e utilizá-la pelo resto da vida. Esse atraso de vida não é de Deus e eu não aguento mais engolir seco toda hora que passo na frente de uma auto escola.

22 comentários:

  1. Ai moça, entendo tão bem seu sofrimento! Tenho passado por maus bocados há anos por causa de Detran, Auto-escola, e todas essas merdas:

    Comecei meu processo de obtenção da CNH em maio de 2010. É, três anos atrás. Desde o começo tive um medinho: minhas impressões digitais são falhas e sempre deram problema para ser registradas em leitor biométrico. Mas tentei ser positiva: "ah, não vai dar problema lá, não!" Mas, só consegui registrar apenas dois dedos (com muito sacrifício).

    Até aí, tudo bem: passei na psicotécnica (com nota boa também), fiz as aulas no CFC, mas... minhas digitais não passavam nem ferrando e, apesar de não ter faltado em nenhuma aula e feito as provas teóricas, eu praticamente não tinha presença porque não conseguia registrar as ditas cujas sem as digitais. Precisei brigar com Deus e o mundo dentro do Detran para conseguir uma exceção digital pra regularizar minha situação, e todo mundo me tratava com a maior má vontade. Aí o dono do CFC onde fiz aulas conseguiu liberar meu cadastro no sistema e consegui fazer a prova teórica (onde me saí super bem). Mas, chegando à parte prática, me deparei com o mesmo problema de antes: eu fazia as aulas de volante, mas não conseguia registrá-las. O tempo foi passando e ninguém conseguia me dar a maldita exceção. Deu um ano e meu cadastro fechou de vez no sistema. Tive de entrar com processo judicial contra o Detran, o Ciretran (da minha cidade) e a Prodesp (que cuida do sistema digital). Depois de muitos trâmites processuais (thanks God meu marido é advogado), minha audiência foi ontem. Finalmente aqueles filhos da mãe reconheceram meu problema, assumiram que eu não deveria ter de refazer todos os passos da CNH (já que o caso não era negligência minha) e agora, depois desse tempo todo, vou poder finalmente terminar minhas aulas práticas e fazer a tão temida baliza. Depois disso tudo que passei (foi muito stress), não vejo a hora de chegar na prova prática, affemaria. Ver todo mundo tirando CNH e eu ficando para trás por incompetência dos outros é uma das piores sensações do mundo! :(

    Boa sorte pra você nessa próxima prova! Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Não entre em desespero ainda Aninha, você vai passar, eu sei! Acho que a única coisa que me fez passar de primeira foi o meu sangue frio, porque eu não me lembro de nunca ter ficado nervosa em nenhuma prova. Eu acho que na hora do "vamos ver" é isso que conta mesmo (isso e o examinador anjo que não me reprovou quando eu passei da velocidade permitida - vulgo falta eliminatória). Faz uma meditação aí que eu tenho certeza que você consegue.
    Aí pelas suas bandas é um examinador só? Aqui são sempre dois, um dentro do carro e um fora durante a baliza, e um na frente e um no banco de trás no resto da prova.
    Voltando ao que importa, eu sei mesmo que dessa vez você vai conseguir. Vou torcer daqui e te enviar muitas energias boas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Sei bem. Minha primeira reprovação em alguma coisa na vida também foi numa baliza. E ainda recebi um grito do examinador porque subi na calçada. Que ódio, chorei tanto. Na segunda vez passei, mas meu pavor de dirigir se manteve por muitos anos. Hoje dirijo pra todo lado mas não me fale em baliza, pelamordedeus. Sou capaz de ficar horas rodando com o carro em busca de um estacionamento ou de uma vaga enorme que não me exija nenhum contorcionismo. E é isso. Baliza, essa desgraçada que quase arruinou minha vida, eu a odeio.
    Boa sorte, Aninha. Você vai conseguir, tenho certeza. E será mais uma a entrar para o clube dos odiadores de baliza. Bj

    ResponderExcluir
  4. Assim, o seu instrutor merecia um chute no saco. Só dizendo. Eu tive aulas com uma mulher, mas nem por isso foi uma experiência amena. Não sei se eles detestam seu trabalho ou se fazem guerra psicológica pra pagarmos ~aquele extra~ e passar ~de boa~.

    Mas pensa: tirar carteira é tão necessário a ponto dessa ansiedade toda? Sei lá, eu desisti quando reprovei da segunda vez e não sinto falta. Carro, pra mim, não é uma urgência; dá pra se virar sem. O transporte público (em SP, né) não é a oitava maravilha, mas também não podemos considerá-lo a terceira grande guerra.

    Enfim, se você realmente quer tirar sua habilitação, com certeza conseguirá! A vontade é o grande segredo :)
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  5. Ninguém merece instrutor assim, ein? Eu tive uns quatro instrutores por causa da minha organizadíssima (sqn) auto-escola e teve um que me tirou do sério. Não porque ele agia feito o seu, dando carão, mas sim porque ele resolveu que eu queria ser assediada e acariciada na perna. Foi o pior dia do meu ano! Chorei tanto, mas tanto! Me senti tão impotente que nem consegui contar aos meus pais, só fiz rezar para que ele fosse trocado - e foi.

    Eu passei de primeira em todas as provas, mas fiquei incrivelmente nervosa na prática também. Aliás, quem não fica? Acho que dei sorte porque meu carro tava caindo aos pedaços e o instrutor da prova teve pena de mim. Haha. :P

    Mas, ei Ana, se acalme! Respira fundo e tente treinar o máximo que você puder. Se você conseguir esquecer que tem um cara te olhando, fica bem melhor. Ou melhor, tenta lembrar do instrutor bonzinho que foi com você da última vez. Vai te dar mais confiança.

    P.S: Hoje compreendo o porquê da baliza ser o apocalipse do trânsito porque, não vou mentir, já não faço mais ideia de como se faz uma baliza.

    Boa sorte na próxima prova! ;*

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca vou dirigir na minha vida por motivos de: não tenho NOÇÃO do espaço de um carro. Sério. Entro em pânico só de me ver frente a um volante e imaginar a cena de eu sendo o maior terror no trânsito matando um monte de gente.
    Mas essa sou eu. Pra você, desejo toda a sorte do mundo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Nossa amiga, você devia ter pedido pra trocar de instrutor logo no começo! A ~química~ entre vocês é muito importante pra todo o processo. Lembro que no início das minhas práticas eu me estranhei com o meu, aí abri o jogo com ele e disse que se ele continuasse falando comigo daquele jeito, eu só ia ficar mais nervosa ainda e errar tudo. Felizmente, ele mudou e eu consegui me adaptar, mas quando isso não acontece a gente tem que mudar mesmo.
    E eu sou o contrário de você, na rua eu sou ótima, mas não me pede pra fazer baliza que eu choro. Nem é medo ou insegurança pela prova, é porque eu não consigo controlar o volante e manter os pés no lugar certo ao mesmo tempo. É muito complexo pra mim! HAHAHA
    Minha prova vai ser daqui uns dias também e tô aqui torcendo pra você ficar serena e leve durante a sua prova, porque quero andar de Mr. Darcy com você no comando, hein? #estímulos #chantagens

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  8. Eu passei na segunda vez. Na primeira é difícil mesmo porque é muito nervosismo envolvido. Na segunda fui tranquila. Baliza nunca foi meu problema, sempre fiz de boa. Tirei minha carta e ela ficou pra sempre sendo utilizada como RG até que ela venceu! Nunca dirigi porque tenho medo do trânsito, mas que tirei a carta, ah isso tirei!!! Boa sorte na próxima Analu. Beijos

    ResponderExcluir
  9. Nossa, parece que li a minha historia!
    Tive três instrutores diferentes, um para cada prova que fiz.
    Na primeira fiz a baliza lindamente, na hora de sair pro percurso eu simplesmente ESQUECI do freio de mão. O carro foi engasgando e eu parei pra abaixar. 2 pontos. Na hora de sair de novo, o cara cismou que eu não olhei o retrovisor(mas eu olhei). Mais 2 pontos. Reprovada.
    Na segunda marquei só três aulas porquê achei que ainda lembrava de tudo. Na semana da minha prova o instrutor PEDIU DEMISSÃO e eu não fiz o último treino. Fui fazer sem confiança nenhuma. Derrubei a baliza, comecei a chorar, fim. Reprovada.
    Na terceira marquei vários treinos, o instrutor era um doce. Faltava um mês para vencer meu processo, última chance. Apesar da pressão e do medo de reprovar pela terceira vez fui tranquila e passei zerada =)
    Enfim, tenho certeza que você vai passar, a terceira é a da sorte! haha
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
  10. Meu amor de Analu, te acalma, não deixa essas filhos da puta te assustarem tanto. E por que tu não trocou de instrutor, guria? Mas credo que ia deixar um bostinha me xingar. HAHAHAHA.
    Eu ainda nem comecei a auto-escola, mas nas madrugadas da vida eu ando ilegalmente pela cidade com meu namorado. Foi assim que eu aprendi. Mas eu sei que mesmo quem já sabe, chega na auto escola e se rala por causa do instrutor ou por causa dessa maldita pressão que se tem para conseguir um papelzinho que diz que você pode dirigir. Então desde agora já estou tomando meus florais [adoro].
    Vai na calma, vai tranquila que tu vai passar!
    Beijo. <3

    ResponderExcluir
  11. " Eu vou passar nem que eu viva 19 dias em função de balizas e me entupa de floral."

    história da minha vida HAHA

    ResponderExcluir
  12. Eu tou enrolando até pra COMEÇAR minhas aulas práticas porque tenho medo de várias coisas, e também por acreditar que não tenho coordenação motora necessária pra dirigir um carro totalmente mecânico hahaha mas boa sorte Nalu! E lembre-se third time is a charm! Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Nas aulas da autoescola, também me julgava como mestra da baliza. Nunca errei NENHUMA! Aliás, eu dirigia muito direitinho. Aí acabaram minhas aulas da autoescola e eu viajei. Passei um mês fora, e quando voltei, estava burra, não sabia mais nem ligar o carro. Pra completar, no dia de fazer a prova, erraram o meu carro! Fiz todas as aulas num celta e no dia da prova, num uno. Na hora da baliza fiquei nervosa, suei frio, e bati o carro atrás. Voltei pra casa querendo morrer, e um tempo depois refiz a prova. Dessa vez, consegui! Tirei a carteira!

    E viajei. E passei mais um mês fora. Voltei, passei outro mês fora.
    Desaprendi a dirigir. Toda vida que ia sair entrava em crise existencial, suando, chegava nos lugares mais cansada do que se tivesse ido de ônibus. Fui deixar o Marcelo em casa (3 quarteirões) e o carro morreu na preferencial mil vezes e eu não conseguia sair do pare. Pânico.

    Conclusão: odeio dirigir e não dirijo tem mais de um ano!
    Pfvr, precisamos melhorar isso, né?

    Amo você!

    ResponderExcluir
  14. Nossa que instrutor grosso! Pede pra trocar menina!

    Tive sorte porque a minha era uma mulher super simpática e chegou a me dar um papelzinho com regras de como fazer baliza e assim nunca errei, nem no dia da prova. Mas teve um PORÉM.

    O avaliador no dia da prova era um senhor já idoso, mal humoradíssimo, chegou no carro dizendo pra eu ir o mais rápido possível que estava de "saco cheio" PODE ISSO?!?!

    Resultado, fiz a prova correndinho, o carro morreu uma vez, fiz a baliza mais rápido que um piscar de olho e cheguei no final da prova tremendo de tanto nervoso e ele gritou comigo "argh! você passou tá?!" o_o'

    Se eu tivesse que fazer de novo não iria conseguir porque peguei um trauma disso! Como pode esse pessoal querer trabalhar assim, assustando os alunos, nós pobres coitados que só querem uma carta?!

    Ai ai... Mas, relaxe no dia D ok? Ignore tudo que estiver acontecendo e faça apenas PRA VOCÊ! Boa sorte e sei que agora vai conseguir a sua carta!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Morro de medo de carro. Meu coração para cada vez que o motorista do veículo onde estou ultrapassa um caminhão ou algo do tipo. Faço 18 no final do ano, e sei que terei que encarar a bendita auto escola - querendo ou não, é algo importante.
    Medinho.
    Enfim, minha mãe teve problemas parecidos com os teus para tirar a carteira dela. Só resolveu quando ela relaxou 100%. É uma dica bem merdinha, mas a única que tenho para te oferecer HUDAHSD Além de um boa sorte :D

    ResponderExcluir
  16. Cara, não tem como você mudar de instrutor? Tipo, sei lá, diz que seu horario mudou e agora vc não pode mais fazer com ele e tem que fazer com outro? Que cara babaca. Irk.
    E, bem, só pra tentar te tranquilizar: na auto escola eu sabia fazer baliza, eu passei no teste de primeira. Só dirigi uma vez depois disso e quase bati o carro 6 vezes, deixei morrer ~~15~~ e decidi que só vou me aventurar de novo quando forem me ensinar a dirigir na estrada, porque dirigir na cidade é algo que tô passando.

    ResponderExcluir
  17. Amiga, seu instrutor deveria ser mandado embora. Apenas isso. Inadmissível ele te tratar desse jeito porque te prejudicou e te fez aprender com medo. Minha sorte é que o meu é meu primo. Ou seja, se ele me maltratar, vai se ver com meu pai. HAHAHAHA!

    Amore, vai dar certo. Eu sei que vai. Tô rezando por você <3

    ResponderExcluir
  18. Nossa, chorei litros porque é a primeira vez que vejo um desabafo sobre essa porcaria de baliza ser tão engraçado!
    Comecei as aulas de baliza hoje e já agarrei um ódio tremendo...Mas como o pesadelo só começou, ainda resta 10 aulas de esperança para que tudo mude e eu passe na prova. Caso não dê certo, tem um lado bom : mais uma para andar de bicicleta...kkkkkkk
    Beijos e boa sorte para todas!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Nossa ,tenho pavor de Baliza .To na auto-escola ,meu exame é dia 06 de setembro ,e até hoje não consigo acertar baliza .Quando vou pra auto-escola só de pensar em baliza ,dá vontade de voltar pra trás.Mas eu sou bem calma , e isso conta muito .Espero ter sorte no dia .E claro se for da vontade de Deus ,vai dar tudo certo.

    ResponderExcluir
  20. Você conseguiu expressar como me sinto em relação ao assunto. Já passei duas vezes pela auto escola e nada... sempre perco, não dirijo bem, fico ansiosa, nervosa, chorava nas aulas, ficava deprimida e chorava antes do horário... Me sentindo uma completa idiota. Assim me defino hoje.

    ResponderExcluir
  21. Ola pessoal eu tbem estou na auto escola mas cheguei ao final das aulas praticas e na hora da baliza erro tudo a minha prova e dia 24.10 estou um pouco com receio mas acredito que Deus vai me ajudar valew ate a proxima

    ResponderExcluir
  22. Nossa pensei que era a única anormal,,,rrsrrsrsr estou na 12 aula e agora que com dificuldade estou acertando, coisa super chata essa baliza me coloca no transito e desenvolvo agora na baliza já passei ate por cima da coitada!!! Mais sou guerreira e não vou desistir e creio que com fé, DEUS me fará passar de primeira.. Fiquem na paz e sorte para tosos nós!!

    ResponderExcluir