sábado, 19 de novembro de 2011

Vitrola da Cultura

Eis que o trabalho final de telejornalismo era montar um programa de estúdio. A professora falou, e então eu entendi um pouco sobre J. K. Rowling. Sabe, quando ela contou em milhares de entrevistas que a história do Harry Potter caiu inteirinha na sua cabeça, assim, poft, como se fosse mágica? Estou bem longe de receber uma entidade me contando uma história tão perfeita quanto Harry Potter, mas juro que o que aconteceu com o Vitrola da Cultura foi algo parecido. A professora falou: Montem um programa de estúdio. Eu virei pro lado e falei para os meus amigos: Venham aqui. Vamos montar o Vitrola da Cultura.

O programa apareceu montado na minha cabeça, como mágica. E aconteceu, cara. É tão bom sonhar com alguma coisa e ela acontecer. Melhor. Sonhar com alguma coisa e FAZER ela acontecer. Pois foi o que fizemos. Ignoramos tudo o que podia dar errado e fizemos. Nossa reportagem principal mesmo, tinha que ser filmada em um domingo. Era dia 6 de novembro, adiaram pra 13, véspera de feriadão. Dois amigos que iam comigo, sendo que uma ia ser a repórter, foram viajar. A PUC não empresta câmera filmadora aos domingos. Nem liguei. Passei a mão na minha Elizabeth, chamei outra colega pra ir, falei com meus amigos (era uma reportagem sobre o grupo de teatro voluntário de uns amigos meus!) e fui convidada para ir no carro deles, ainda por cima. Fui com eles cantando, nadando nas janelas, num espírito delicioso. Filmei a peça, mas infelizmente tive que excluir a primeira metade dela, pois os depoimentos de todos eles não iam caber no cartão da câmera! Quase chorei, mas tudo bem. Apaguei a primeira parte, gravei TODOS os atores e a diretora falando coisas sobre o processo, e até que tremi pouquinho! No final, tivemos uma conversa deliciosa, eles choraram, eu quase embarquei junto, minha colega se encantou pelo teatro, disse que agora me entende, e depois ainda me enfiei no carro deles e ficamos num barzinho até 22h30. Chato, né?

Depois a colega que foi viajar editou a reportagem, minha entrevistada in loco desmarcou pois teve um compromisso, e praticamente nos 40 do 2º tempo, meu colega de teatro me salvou ligando para o amigo dele, que também fez a peça, para ir lá dar entrevista in loco, e foi a coisa mais deliciosa! O programa foi uma delícia, eu me surpreendi com a minha calma pra falar na frente da câmera. (Eu e o Gus éramos os apresentadores, bafo, fala sério).

VC 009

Filmar foi fácil. A hora que o programa passar na sala de aula eu desmaio, mas aí são outros 500.

O Gus virou pra mim e falou: Se você estiver com vergonha de ser apresentadora de TV, finja que é uma atriz interpretando uma apresentadora de TV, ué. E aí, já sabem. Galharufa no pulso, paixão no peito, e tá tudo certo!

Eu, Gus e Rudi fizemos o primeiro bloco INTEIRINHO com uma tomada. Não erramos nenhuma vez. A diretora, dona  Rhaíssa, que ordenou que eu fosse de vestido e bota, e estava desfilando de terninho, ficou toda orgulhosa. Depois ficamos lá, batendo papo e dando risada no sofá, com a Nathy, produtora, que estava de câmera, até podermos gravar o segundo bloco, porque nosso entrevistado número 2 estava fazendo prova. Eu ainda tive um minuto de bobeira delicioso e falei:  “GENTE! Eu estou realizando um sonho”. Perguntaram o que era, e eu: “Quando eu era criança, eu morria de vontade saber o que o pessoal do programa ficava fazendo na hora do intervalo comercial. Agora eu sei. Dando risada no sofá”. Que delícia foi pensar isso, de verdade. Me aqueceu tanto o peito lembrar das minhas vontades de menina de 5 anos ali, quando eu estava com aquela roupa, aquelas botas, aquelas câmeras e aquele IPad na mão, pronta para chamar o segundo bloco.

Sei que foi uma delícia. Que deu certo, que o grupo trabalhou em sintonia mesmo, tudo funcionou, demos boas risadas, e saímos nos abraçando, com aquele orgulho delicioso de nós mesmos, que só sentimos no final de algo que foi muito gostoso!

VC 016

Rudi é o entrevistado mais fofo da cidade, eu de vestido roxo e botas, Nathy-produtora-contra-regra-de-moletons, Gustavo com seu cabelinho, Fer sentada no nosso amado chão que pensamos que não íamos conseguir comprar, Rhai diretora metida de terninho verde, Alan entrevistado que tocou violão no programa e tudo, Helô e Gleize que tiveram que ir apresentar trabalho de outra matéria mas ficaram ali em pensamento, e de pé, atrás, professora toda orgulhosa, que não fica junto na gravação, mas chegou no finalzinho pra elogiar o cenário e dizer que está doida pra assistir.

14 comentários:

  1. Ai que super isso!! Adorei o cenário, muito legal haha, e eu também sempre quis saber o que os apresentadores faziam durante o intervalo! O trabalho deve ter ficado muito legal, a professora vai adorar com certeza e eu quero ver também ;)
    (você ali super achando que pode com aquele IPad na mão e pose de apresentadora ;p haha) Beijoos

    ResponderExcluir
  2. Arrasamos e temos tudo pra tirar uma boa nota! Tudo deu certo no final das contas, graças a Deus! Nosso cenário ficou lindo, imprimimos os scripts na BR, você tava linda, Rudi muito amor e Allan uma gracinha! Mandamos muito bem e seu texto tá muito mais bonito que o meu :P Amo você, beijos!

    ResponderExcluir
  3. Quando um sonho se realiza agnt fik bobo até com a realidade que criamos, a partir do nada uma ideia se torna fato, slgo concreto!

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que tenha dado tudo certo :)

    ResponderExcluir
  5. Que legal! Você estava toda chique de vestido e bota hein? Parecia apresentadora da Rede Globo!!!! Parabéns! Nada como fazer algo com dedicação e amor! Aí não tem como dar errado!

    Olha... se puder eu quero sim voltar para a Máfia no FB! Infelizmente não posso garantir assiduidade durante o dia, porque o FB é bloqueado na empresa onde trabalho, então só consigo ver pelo celular. Mas prometo ficar atenta a tudo o que rolar, nem que seja só à noite! :o)

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ana Luísa,
    É preciso dizer o orgulho que sinto quando a vejo crescendo na vida?
    Fátima Bernardes e Patrícia Poeta que se cuidem....

    ResponderExcluir
  7. Tem eu ver esse programa? hahaha.
    Que demais Analu. Meu sonho ainda é o jornalismo, não tem jeito.
    Tu ficou lindona de vestido e bota. hahaha
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. AnaaaaLúúú, adorei a ideia do programa e você (mulher das paixões) parece realmente ter amado a experiência, o que faz toda a diferença.

    Adorei o nome do programa! Mesmo.
    E que saudade do tempo em que a faculdade me empolgava assim. Enfim, estou terminando e apresento meu tcc (é um livro reportagem! é lindo!) está nascendo. É um orgulho que há mto não sentia.

    beijucos

    ResponderExcluir
  9. Ahhh, quando eu vi a foto que a Rhaíssa postou no grupo da Máfia eu fiquei pra lá de curiosa e agora estou mais ainda! Vocês duas precisam mostrar o programa pra gente!

    ResponderExcluir
  10. EU QUE FALEI PRA ELA IR DE VESTIDINHO E BOTA. IHIHIHIHIHIHIHIIH

    ResponderExcluir
  11. nossaa que legal meu....=D curso de comunicação é oq há...muito bom, mais meu acho muito válido esse programinha ae ir pro youtube hein...=D querooo verr...=D beijaoo muito sucesso sempre

    ResponderExcluir
  12. QUE LINDA NALUUUUU! Mesmo, até me inspirou/motivou esse post. Já disse o quanto acho encantador sua forma de falar sobre as coisas? rs. Mesmo, lindo lindo. E fico feliz por tudo ter dado certo, por você ter mantido o pensamento positivo desde o começo... Por tudo!

    Queria eu ver seu programa :P

    ResponderExcluir
  13. Que delicioso realizar um sonho ou fazer as coisas acontecerem assim, com as próprias mãos! Não tenho nada além de "orgulho" a te dizer :D

    ResponderExcluir
  14. QUE LEGAL!!! Quando eu era pequena participava da tv da cidade e fazia vários programas, era super divertido! Tv é uma delícia! Mas eu acho que é uma delícia nessas coisas de apresentação, não tiro da cabeça que fazer novelas deve ser um tédio só e é por isso que detenho-me ao amado teatro enquanto sonho com o cinema amazing! Belo trabalho dona Analu e faço questão de assistí-lo! Beijinho!

    ResponderExcluir