terça-feira, 26 de julho de 2011

Doce mel

DSC05439

Eles chegaram bem antes de você. Por mais difícil que seja de imaginar, eles um dia nasceram, foram criança, brincaram de bola, se apaixonaram, namoraram e beijaram na boca pela primeira vez (!).

Conheceram o grande amor de sua vida, casaram, sonharam juntos. Tiveram seus filhos, que também foram crianças, brincaram de bola, se apaixonaram, namoraram, e beijaram na boca pela primeira vez.

Os filhos deles também sonharam, sonharam muito. Um dos grandes sonhos da vida deles certamente foi você. Eles sonharam, e quando virou realidade, todos te amaram ao mesmo tempo. Todos eles. Viram todos juntos a barriga despontar, e ansiaram roendo as unhas pelo seu nascimento. E aí, quando você nasceu gritando e os seus pais babavam em ti, eles gritavam aos quatro cantos que você finalmente tinha nascido, que tinha a boca do filho deles, o olhar da filha…

Os filhos eles amaram e curtiram, mas você, não. Em você eles se realizaram. Enquanto os filhos tinham que educar, eles só tinham é que amar! Quer obrigação mais gostosa? E eles amam. E como eles amam! Nos ensinam a amar, nos ensinam que abraços apertados são deliciosos e nos ensinam que não é errado comer biscoito na hora do jantar, desde que não contemos isso aos nossos pais.

Eles nos ensinam o valor do carinho, o valor das palavras, e têm, com certeza, o colo mais macio do mundo. Eles te fazem rir, sempre têm uma história pra contar, te defendem dos seus pais, encobrem suas travessuras e faz com que você morra de vontade de guardá-los em uma caixinha, para tê-los sempre ali ao lado.

E se a sabedoria popular gosta de dizer que eles são pais com açúcar, eu diria mais. Eu diria que eles são pais com mel. O mais puro mel.

DSC05438

Feliz dia dos avós pra todos os avós do mundo.

E aos meus 4, obrigada. Eu tenho muita sorte na vida por ter vocês.

27 comentários:

  1. Ana, me deu uma saudade tão, mas tão grande ao ler esse post! Não tenho mais nenhum dos meu quatro avós, mas felizmente conheci e convivi com todos. E amor de avós é tudo isso que vc disse, é sem limite, é puro e lindo. Minha vó, a que fui e sempre serei declaradamente apaixonada, nos deixou faz dois meses e deixou uma saudade dolorida, mas mais do que isso, deixou exatamente o título desse post da memória ˜Doce mel˜ todas e tantas DOCES e linas lembranças que daqui há muitos e muitos anos, eu tenho certeza que sempre estarão vivas dentro de mim. E eu, que até agora não consegui escrever ou falar muito sobre isso, senti vontade de fazer um post pra ela hoje, quem sabe...
    Aproveite muito a sorte de ter com vc suas jóias preciosas!

    ResponderExcluir
  2. Essa noite eu sonhei que meu avô morria, foi terrível. :(
    Meu outro avô eu não conheci.
    Minha avó materna só me mimou, a paterna sempre foi mais rigorosa e dava pitos.
    Avós <3

    ResponderExcluir
  3. Ah, que lindo!
    Eu sempre tive 3 avós só. Queria ter conhecido os quatro. Minha mãe nem teve pai porque o dela morreu quando ela tinha 1 aninho. Minhas avós são demais, amo tanto <3 Meu avô é muito na dele, nunca foi muito de crianças mas tem gente que é assim mesmo né?

    beijos

    ResponderExcluir
  4. Eles super merecem um dia todo pra eles!

    Parabéns às nossas jóias!

    ResponderExcluir
  5. Awn, Analu, eu vi seu comentário no twitter e sabia que ia resultar num post!
    Eu nunca fui muuuito chegada nos meus avôs, mas nas minhas avós, sim. De avô mesmo, só tive meu bisa, que morreu há uns 4 anos. Mas, faz muita falta. <3

    Mas, que gracinha essa declaração pros seus avós. Curta bastante eles por mim, viu?! Sou apaixonada por velhinhos, tenho vontade de morder! E os seus parecem ser o cúmulo dos fofos! haha!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. eu não sabai que era dia dos avós, vou ligar para os meus e dar parabéns atrazado.
    linda postagem e é estranho pensar neles como nós, crianças, adultos, adolescentes, mas eles já foram.

    ResponderExcluir
  7. Ai gente que post lindo e maravilhoso *-*
    Avós são tudo de bom MESMO!
    Eu não tenho mais nenhum :( Mas guardo as melhores lembranças do mundo deles, foram as pessoas mais especiais que já conheci na vida e realmente dá vontade de tê-los numa caixinha pra abrir e poder abraçar a todo momento! Tem coisa mais deliciosa do que uma boa conversa com os avós? Acho que não, hein. E as comidas MARAVILHOSAS que só as avós sabem fazer? Sem comentários. Avós são amazing <3
    Aproveite bastante os seus, viu? Muito muito muito mesmo!
    Mas hein... Imagine seus avós no primeiro encontro deles? Sempre tive dificuldade com isso e meu avô me contava cada história... haha
    Parece que nossos pais e avós já nascem grandes, né? Eu não consigo imaginá-los novinhos hehehe
    Enfim, beiinhos!

    ResponderExcluir
  8. lindo post!
    realmente os avós são pessoas que Deus colocou nas nossas vidas pra nos ajudar e guiar.
    tenho sorte de ainda ter uma avozinha linda viva, que ficou mega feliz com a chegada do bisnetinho.

    bjbjbj

    http://maeporacaso.spaceblog.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Então. Eu sempre tive 3 avós só. Mesmo assim, um deles não era de sangue e eu já escrevi no blog sobre isso. E mesmo depois de mais de 30 anos eu posso te dizer que pelo tempo que ele durou, me amou e me mimou muito mais do que se tivesse todo o meu sangue e todos os genes que eu pudesse herdar. Por outro lado, minhas avós não são o que se pode dizer de pessoas doces. Ninguém na minha família é. Mas eu agradeço por todos os momentos estranhos e divertidos, que mesmo sem terem sido assim dos biscoitos escondidos antes do jantar, foram por todas as outras muitas vezes que, no geral, eu dei risada com elas. Das muitas trapalhadas, principalmente. :)


    Sobre esse e o post anterior: você não mudou nadinha. Nem na cor do cabelo, nem na expressão nos olhos, nem na ruguinha na testa. E mais: mentira que você tem só 4 anos na foto do post passado. Eu podia jurar que você tava comendo margaridas já ali!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Amiga, aproveite muito seus "pais com mel". Eu só tenho uma avózinha, meus outros avós já são falecidos. Sofri muito com a partida deles, especialmente meu avô paterno com quem eu convivia mais, quando ele morreu eu tinha 13 anos e fiquei muito abalada. O importante é que me deixaram milhões de ensinamentos e lembranças queridas. Tenho um bisavô de 102 anos e vai fazer 103 em novembro, acredita? E ainda é super lúcido, dizendo que eu quis ser jornalista só porque gosto de viajar e me mandando tomar cuidado pra não me machucar quando for cobrir as guerras, hahaha! Lindo esse post, você tem um coração enorme e temos sorte por poder ler sobre a sua família tão bonita. Te amo, amiga!

    ResponderExcluir
  11. Ai meu deus, esse post me fez ficar super nostálgica. Só tenho meus avós por parte de pai. Só eu sei como foi ruim perder os outros, principalmente a bisavó e o bisavô por parte de pai. Doeu pra caramba e eu sei que nunca vou esquecer o quanto eles foram importante na minha vida e o quanto me ajudaram a ser o que eu sou agora. Mesmo quando eu não tiver mais nenhum vô e vó comigo fisicamente, no meu coração eles vão estar sempre.
    Comentário meio desabafo, mas tava precisando.
    Beijo Ana. :)

    ResponderExcluir
  12. Que homenagem linda, Analu!
    E sua foto quando pequena, uma graça! Carinha de compenetrada...
    Também adorei seu post sobre os olhos claros. Meu filho tem olhos verdes (dos avós, só pode ser) e todos babam nele. Mas Vinicius está naquela fase blasé... Já Marina tem olhos de jabuticaba, como seus pais! Viva a genética!

    Analu, lembro de vc ter falado de uma amiga sua que elaborou seu novo layout do blog. Ela faz isso como trabalho? Estou querendo mudar o meu, tenho algumas ideias, mas sou completamente analfabeta para mexer com isso. Se vc souber de alguém que esteja disposto a me ajudar lhe agradeço muito! (Obviamente o serviço é para ser cobrado!)
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Eu conheci meus quatro avós, mas não tive muuuuuuuuuuuuuuuuuuita proximidade com eles, infelizmente!
    Mas pra mim o mais curioso é que uma das minhas avós faz aniversário do dia da avó! :)

    ResponderExcluir
  14. ai Ana que post mais lindo!
    e que delícia de sorte a sua de poder ter os quatro assim, juntinhos de você. aqui embaixo só tenho uma, os outros três estão lá em cima, limpando os obstáculos do meu caminho e deixando minha estrada mais doce.

    beijoca!

    ResponderExcluir
  15. Seus avós são uns lindos, né Analu? Eles tem que ter lido isso, sério, muito linda a homenagem à eles s2 Perdi meu avô materno há dois anos e sinto falta, mesmo não tendo sido tão próximo dele esse tempo todo. Aliás, queria ter sido próximo de todos os meus avós, eles parecem detestar os netos... Triste :/

    Beijo :*

    ResponderExcluir
  16. Olha, eu não tenho esse carinho todo com avós. Já tive quando criança, depois mudou. Questão de frieza de uma parte, e da minha também, que provavelmente herdei deles. Mas sim. Tem muitos avós por aí que deveriam ser guardados em caixinhas de cristal.

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Sua fofucha, haha :)
    Avós são uns dos maiores tesouros que podemos ter! *-* Pena que só posso conviver nesta fase maravilhosa da minha vida com minhas vozinhas queridas!

    beijinhos, ótima sexta!

    ResponderExcluir
  18. Que legal que você tem seus 4 avós! Eu também tenho e agradeço todos os dias por isso. Mas dá um aperto no coração ver o tempo passando e eles ficando mais velhinhos ainda... :(

    Sério mesmo que perguntaram o nome do seu cachorro na entrevista do visto? Morri de rir... Hehehe

    http://thaisacorrea.com/b/

    ResponderExcluir
  19. Que post mais fofo! E que lindo você ter os seus quatro avós! Não conheci o meu avô materno, meus avós paternos faleceram quando eu era bem criança. Tenho só a minha avó materna, mas ela faz um ótimo trabalho pelos outros três.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Que homenagem mais linda *-* Meus quatro avós são vivos, maaaas, sou muito apegada com minha avó materna e muito distante da minha avó paterna :(

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  21. não tenho mais nenhum :(
    talvez, por isso, fique tão feliz de ver essas fotos e esse amor :)

    ResponderExcluir
  22. Que lindo, Ana! Realmente, ser avó ou avô não exige que você eduque, apenas ame. Bateu uma super saudade dos meus avós agora, lindo post. Um beijo!

    ResponderExcluir
  23. Ahh, você ainda tem seus 4 avós? Que feliz!
    Eu tenho o meu avô materno e minha avó paterna - que é muito importante na minha vida, por que ela e minha tia que cuidaram de mim quando eu era criança.
    Avó é aquela coisa, né? :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  24. Ai que lindo, Analu!! Aproveite mesmo seus 4 avós, eu já não tenho mais nenhum, só ficaram as lembranças maravilhosas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Chorei Ana! Não tenho mais nenhum avô vivo ))):
    Bateu uma saudade deles agora y.y
    Mas o texto é lindo <33

    ResponderExcluir
  26. Eu moro com a minha vó materna desde que eu nasci, então ninguém melhor que eu pra falar sobre a preciosidade que são esses velhinhos na nossa vida! Meu avô materno morreu dez meses antes de eu nascer, daí que eu só conheci meu avó paterno. Agora no finalzinho de agosto vai fazer um ano que ele também morreu e embora a gente nem morasse na mesma cidade e o contato fosse pouco ele era meu velhinhO preferido de todos os tempos. Ele me deixava passar horas pegando na orelha dele! Cê tem noção, eu uma cavalona dessa sentada num banquinho com meu vô do lado com aquela orelha molinha e só pra mim? haha Ainda tô me acostumando com a ausência dele, mas né? É difícil.
    Agora que eu só tenho avós eu consigo perceber as diferenças monstruosas entre elas (só pra você ter uma ideia, a minha vó materna podia ser MÃE da minha vó paterna! É muito estranho, isso!). Eu não sou muito ligada a minha vó paterna, não. Acho que é porque eu herdei a frieza característica da família do meu pai,rs. Minha vó materna é um bebê! Ela tem 91 anos e é meu xodó. Não tem um momento da minha vida em que ela não estivesse presente. Acho que a amo mais do que minha mãe, mas isso é um segredinho, tá? rs.

    Lindo post, NaLu ^^

    ResponderExcluir
  27. Que fofo! Infelizmnte não tenho mais nenhum dos meus avós por perto, os quatro foram morar com Papai do Céu, mas dá uma saudade...

    ResponderExcluir