terça-feira, 17 de maio de 2011

Entre palcos

229337_10150192160591764_773756763_6931398_7962194_n

Quando eu comecei a fazer aulas de teatro pela primeira vez aos 16 anos eu juro que não tinha noção da proporção que essa simples decisão ia tomar na minha vida. O professor brincou logo na primeira aula que quando o bichinho do teatro te morde você nunca mais volta a ser o mesmo. Eu nem prestei atenção nisso. Imagine que eu, que na primeira aula quase saí correndo porta a fora com a simples menção das palavras: subir e palco colocadas na mesma frase.

Um ano de aula passou que eu nem percebi. No dia da minha primeira peça eu pensei que eu ia infartar. E pra falar a verdade, isso não mudou muito. Sempre penso que vou infartar antes de entrar em cena. Mas vejam bem, estou viva até hoje, a caminho da minha 4ª peça.

E aquele bichinho que me mordeu lá nas primeiras aulas realmente me deixou uma sequela. Uma sequela, ao meu ver, deliciosa e extremamente produtiva. Que me faz sair feliz do trabalho às 18h de um dia curitibanoo congelante só para me enfiar dentro do Cena Hum e ter mais uma aula de teatro.

Esse semestre foi uma coisa meio bagunçada, porque né, eu comecei de terça e quinta a tarde com a minha turma do semestre passado, consegui um estágio, e pluft, mudei pra turma de teatro da noite.

Era uma quarta feira. Cheguei na escola quase chorando. Abri o portão quase chorando, entrei na escola e quase desmontei. Sabe por que? Simplesmente porque não parecia o mesmo lugar.

Minha escola de teatro virou minha segunda casa desde o meu primeiro dia de aula lá, em agosto do ano passado. Eu chegava lá tagarelando, abraçando e pulando. E de repente entrei lá numa quarta feira a noite, numa escola LOTADA de alunos que eu só conhecia dos palcos (porque outra parte deliciosa é ver as peças de todos, tem tanta coisa legal gente…). O fofo do Humberto (coordenador) veio me abraçar e falar que ia ficar tudo bem. O George (diretor) também. E a Gab (minha professora do primeiro semestre) também. E ela gritou: Você vai amar sua aula nova, sua professora é fantástica.

Devo ter parecido muito esquisita na primeira aula, porque eu parecia um ratinho acuado no meio de uma sala com mais 13 pessoas. Mas eu sou um ratinho acuado de vez enquando, o que contraria a versão da de que eu sou uma pessoa extremamente popular, hahaha.

Mas aí as coisas começaram a fluir, e a professora, que como já havia dito a Gab, é realmente fantástica. E me abraçou tanto no primeiro dia (já falei que sou viciada em abraços?) que eu vi que podia dar certo essa brincadeira.

{Hoje a única coisa que me tira do sério é que desde que eu conheci mais sobre os professores da escola que eu tenho vontade de ter aulas com a Simone e com a Airen. E aí.. eu tive aula com as 2. No mesmo semestre. Pô produção, não queria dividir as aulas com elas, queria um semestre inteiro com cada uma, favor providenciarem, HAHAHA.}

Aí aqui estou eu. Apaixonada pela minha peça, trabalhando loucamente para montar uma Clara que seja à altura da imaginada pela Airen, comprando livro pra me inteirar mais do assunto, querendo que a aula dure até à meia noite, dando o texto sozinha enquanto ando do ponto de ônibus até o trabalho.. (louca).

Hoje eu dei uns cochilinhos esporádicos. Sonhei com o teatro em todos eles. Aí estou aqui de noite, coberta, com lençol térmico ligado no máximo, depois de um banho pelando, e fico pensando: Ah, que cama que nada, queria estar no teatro ensaiando, quem se importa com o frio?

Aí pensei na hora: Gente, deve ser doença isso. Tô viciada nesse teatro.

Mais alguns minutos e pensei: Não é doença coisa nenhuma. É paixão. E é tão, mas TÃO bom fazer alguma coisa pela qual você é apaixonada.. Podia viver o resto da vida assim, de um palco a outro, deixando passar por mim muita coisa que o público precisa saber. Porque é bem assim que funciona. Nos transformamos para passar alguma mensagem.

Como costuma dizer a nossa amada tia Airen depois de cada aquecimento: “Peguem vossos textos e me contem uma história.”

Eu estou amando participar dessa, e só consigo pensar que quero fazê-la para sempre. Enquanto penso, ao mesmo tempo: Que venham muitas, muitas outras!

“Aqueles que amam o que fazem são geralmente aqueles que fazem o que amam.”

15 comentários:

  1. Acho tão bonito o jeito que você fala do teatro que me dá até vontade de fazer, haha.

    ResponderExcluir
  2. Olha. Se eu não fosse tão problemática com falar em público e me relacionar com pessoas, depois desse seu texto eu ia pensar em fazer teatro. Mas como eu tenho problema, posso te dizer que sei o que você sente por causa da minha aula de dança. Que infelizmente aconteceram fatos que me fizeram parar, mas eu era assim também. Ia todos os dias, fazendo chuva ou sol. E o frio não me atingia, já que começava a dançar e ia tirando os casacos por causa do calor. Eu, antes mais dura que cabo de vassoura, descobri na dança uma paixão. E sempre que você fala assim com tanto amor do seu teatro, sinto uma dor no coração por ter tido que parar. Eu já estava na turma do Mestrado.

    É tão bom fazer uma coisa que a gente ama, né?

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Ai, que coisa linda! Tão bom fazer algo que você ame, né? Eu era feliz assim quando trabalhei no Museu aqui da cidade...mas infelizmente não deu certo, por causa de terceiros. Enfim, que bom que você está tão contente, isso é o que importa. Eu jamais daria pra ser atriz, não mesmo. HAHA


    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Analu, adoro quando as pessoas encontram paixão em alguma coisa sabia? Sou apaixonada pelas paixões das pessoas e fico feliz que teatro seja a sua.

    Que pena que vc está tão longe, senão eu juro que ia te assistir na proxima peça.

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
  5. Te contar que esse ano eu tenho pensado muito em começar a fazer teatro. Sempre gostei de ver, e admiro muito quem faz. Deve ser o máximo. Nem preciso dizer que o teu post me fez ter mais vontade ainda. (:
    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Ah, o teatro... Não ter voltado ainda é um dos meus maiores arrependimentos. Mas assim que eu terminar o colégio, a primeira coisa que eu vou fazer é me enfiar em um estúdio e só sair de lá quando eu estiver matriculada. Sinto tanta falta! Queria muito, muito, MUITO ir assistir a sua peça nova ): Só o título e o seu futuro monólogo já me encantam.

    Pede pra alguém gravar e mandar pra mim, por favor?

    Te amo, linda!

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca fiz teatro, mas acho bem legal e queria fazer. Todos os professores do meu curso falam pra fazer pelo menos um ano. Tomara que você continue feliz fazendo o que gosta, porque nada melhor do que a gente fazer aquilo que agrada né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Aninha, é bom demais ver essa sua paixão pelo teatro! O que eu queria mesmo é te ver nos palcos! Acho que já te disse que sou apaixonada por teatro. Não sei ainda o porquê nunca ingressei numa escola... talvez por timidez! Então, o assunto me interessa demais e é inevitável eu te ler e me imaginar aí, fazendo parte de tudo isso!

    Um beijo, querida!

    ResponderExcluir
  9. Ai, Aninha, seu texto só me deixou com mais vontade de fazer teatro. Fiz pouquinho tempo, mas realmente é uma coisa tão boa que a gente se recusa a faltar de qualquer jeito, né?

    Quem sabe com essa força sua eu me anime de vez?
    Também queria assistir sua peça, só pelo nome.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Essa é a minha garota!
    Feliz com suas escolhas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Vc está no caminho certo minha flor!!! É lindo te ver atuando!!! Como diz a Ré, ainda vou te ver em Malhação! kkkk

    ResponderExcluir
  12. Ana Lu, inspirador seu texto. Muito bonito ver uma paixão pelo teatro. Sabe, seu texto me fez refletir... que ultimamente nada está me dando essa vontade apaixonante de fazer algo! Preciso mudar isso.

    ResponderExcluir
  13. Há um tempo atrás a minha terapeuta da época me indicou aulas de teatro para melhorar a timidez. Não fiz. Me arrpendo até hoje! Porque acho que provavelmente teria sido uma experiência marcante, afinal todo mundo que conheço que faz teatro adora! E que bom que vc se sente feliz e realizada fazendo essa atividade. Sei não mas será que algum dia veremos AnaLu atuando nas novelas da Globo??? Rs! Beijos querida

    ResponderExcluir
  14. Sinto exatamente o mesmo, teatro é uma paixão... E fica marcado pra sempre. Sinto tanta falta de subir no palco, vc não tem ideia.

    Sucesso.

    Bjus

    Por Sami

    ResponderExcluir
  15. Eu chorei desesperadamente enquanto lia esse texto! Você me emociona bastante e te desejo a maior felicidade que conseguir, porque sei que o teatro é mesmo toda essa loucura aí, é muito maior do que todos pensam, faz parte das nossas vidas e imaginar viver sem ele é pior do que perder todos os amores que você já teve.
    O teatro é a melhor coisa que existe e sendo assim, não importa se a peça, a professora, a turma são diferentes e nos deixam desconfortáveis às vezes, fazemos o que gostamos e só por isso fazemos bem, com a maior vontade do mundo e nos sentimos leves e extremamente felizes quando vemos aquele teatro lotado em pé nos aplaudindo, tudo vale a pena.
    Não vejo a hora de presenciar essa sua nova peça, realmente estou curiosa! Desejo a você uma boa prévia hoje, prepare-se porque a estreia tá chegando e eu estarei na cadeira sete chorando desesperadamente ao te ver toda linda lá no palco, falando para mim um texto do querido Caio F. Não vejo a hora.

    ResponderExcluir