domingo, 22 de maio de 2011

Caio F.

caio

Não lembro exatamente quando foi, mas sei que de um dia para o outro esse nome começou a aparecer na minha frente. Era em posts, homenagens, RTS, nicks de msn. Eu não dei muita bola, apesar de começar a achar suas frases bem bonitinhas. Confesso, comecei a achar cada vez mais que elas eram bonitinhas, mas ainda assim, sem dar nenhuma bola.

Quando mudei de turma no teatro (sempre o teatro, aiai, ahhaha) a Airen veio toda querida me explicar o que seria a peça, para eu me inteirar no assunto. Ela me contou que seriam misturas de histórias de vários autores, e também de textos dela, falando sobre o amor.

Quando ela chegou animada na sala falando que tinha o nosso texto inteiro escrito e colocou aquelas 21 folhas na minha mesa, eu já sabia que teria Tennessee Williams, Milan Kundera e Virgínia Woolf, mas não lembrava de Caio F. Abreu. Olhei ali na parte de autores esse nome, e continuei folheando desesperadamente o texto pra encontrar (e grifar de roxo) cada uma das falas que tinha um ANA na frente.

Na página 11, eu tomei um susto quando encontrei o meu nome, seguido de 2 pontos, e 13 linhas na frente. T-R-E-Z-E linhas. Tomei um susto quando li. Era tão.. poético e bonito, pesado e meigo ao mesmo tempo. Juro que pensei muitas e muitas vezes que não daria conta. Me preocupei, me desacabelei, ensaiei, ensaiei, ensaiei, e finalmente, um dia a Airen olhou pra mim com um sorriso fofo e falou que tinha funcionado: “Nasceu né, flor?” Ela disse. E ali eu pensei que é, talvez eu conseguisse dar conta desse texto.

Em um domingo qualquer, conversando com uma amiga querida no msn, ela me mandou um link de um texto. Eu tomei um susto quando cliquei e “tchanam” era o meu monólogo com mais algumas linhas.

Foi ali, com aquele simples link, que descobri, tardiamente, que aquelas tais 13 linhas tinham sido escrito por Caio F.

Li o texto inteiro umas 15 vezes, me apaixonei, e ainda tive a cara-de-pau de ir pedir pra Airen pra colocar uma frase a mais lá, imagine. Agora ando respirando Caio, twittando Caio, colocando Caio no nick… e pensando que tenho que fazer valer a confiança que a professora teve em mim ao me colocar pra interpretar texto de Caio em cima daquele palco.

Ganhei mais um ídolo, e agora ele está na minha cabeceira. Muito prazer, Caio F. Você pode morar há anos nesse prédio, mas foi só agora que te encontrei pela escada.

Como disse a Gab pra mim na quinta feira:

“Personagens não aparecem para nós por acaso, Aninha.

Eles nos encontram. E na hora certa.”

8 comentários:

  1. Tem personagens que surgem na nossa vida pra mostrar que podemos ser mais do que somos. Eles mostram que também sentimos. Maioria das vezes, eles se tornam eternos.

    Tenho certeza que o Caio F. vai se tornar inesquecível pra ti também. =)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Ah, Aninha, eu nunca vou poder dizer como eu fico feliz em ler um post assim. Pode parecer que eu sou fã ciumenta, mas acima disso, tenho um sentimento de satisfação enorme quando Caio F. consegue tirar alguém do mundo das frases de msn e colocar tal pessoa no seu mundo de palavras que, como você vê agora, é lindo. E fiquei super curiosa pra saber mais sobre a sua peça - lembro que vi o título, que achei lindo lindo lindo. Nossa, não tem ela digitalizada, não? hahaha (nem quero nada). Ao menos o trecho de Caio F. aí, vai, fiquei mesmo muito curiosa!
    Enfim, tenho pena de quem não tem a sorte que nós temos, de entender de fato o poder dos textos dele. Tenho pena de quem não o ama pelo que ele escreveu.

    ps.: Jesus, se eu for falar sobre Caio, não posto esse comentário nunca, hahaha.
    ps.²: Tenho esse livro da Paula Dip, É LINDO! Mostrei até no meu vídeo, porque a diagramação dele é uma das mais perfeitas que eu já vi.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Hoje no meu facebook coloquei uma frase dele. Sempre que leio frases dele gosto muito. Nunca li um livro.

    Seu texto mais uma vez me emociona, não só pela escrita, mas pelo seu momento e sua forma de ver, sentir e viver a vida. beijo

    ResponderExcluir
  4. Que bonito, Ana!
    Eu tenho birrinha de Caio, sabe? A mesma coisa que rola entre Clarice e eu, mas ao contrário da Clarice, pro Caio eu quero dar uma chance, haha.
    Seu monólogo vai ser lindo! Um dia vou ver você atuando, ah se vou!

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Own, que texto lindo! Não faz muito tempo que conheço Caio, mas tbm super me identifico com muita coisa que ele escreve. Quero ler o livro que vc está lendo. Ele é mesmo fantástico. Adorei seu post, rs.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Sempre li frases e trechos do Caio, sabe como é, pelo twitter e o tumblr da galera... E passei uns dois anos procurando por "Morangos Mofados". Consegui achar no mês passado, e não precisou de muito pra me identificar. É incrível! Parece que ele tem uma palavra, uma frase ou um trecho pra cada pessoa e pra cada momento, né? Tô viciada no livro, porque sinceramente parece que são todos os meus sentimentos misturados em poucas folhas.

    Agora quero ler esse que você tá lendo, que a Tary indicou no blog dela. Quase comprei semana passada!

    Beijos, Analu!

    ResponderExcluir
  7. Eu também sempre vejo frases do Caio F. Abreu por ai e sempre acho os textos e frases bem bonitos, mas nunca parei pra ficar lendo e procurar livros dele, mas parece ser muito bom.
    Esse que tá ali no seu blog parece ser bom, vou por na minha listinha hahaa.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Amiga, acho que você sabe que eu sou um tantinho ciumenta, mas é um prazer dividir Caio com você! E ainda dividimos o Caju, olhe só! Nossos queridos sempre nos acalentando, sempre presentes em nossas vidas. Ah, como é bom ter as palavras deles sempre ao alcance, não é? Assim nunca, nunca nos sentiremos sozinhas! Beijo!

    ResponderExcluir