terça-feira, 22 de março de 2011

Sobre Professores e professores

Eu sempre fui daquelas que gosta de ser amiga dos professores sabe? Passei a vida inteira sendo chamada de puxa-saco por muita gente, mas nem ligava. Eu simplesmente sabia, desde pequenininha, que eles podiam ser (e eram) algo muito além do que alguém que é pago para nos dar aula. Minha primeira professora foi praticamente uma mãe, a santa tia Suely. Gente, eu amava ela. Tem até um vídeo engraçadíssimo do aniversário de 2 anos da minha irmã, onde a Tia Suely, que obviamente havia sido convidada, chega na festa, e eu e Arianne (melhor amiga de infância, também aluna dela) vamos tão contentes recebê-la que praticamente derrubamos a pessoa no chão.

E pensem que eu liguei quando passei do Jardim I pro Jardim II e mudei de professora? Claro que não. Afinal, a tia Maria também poderia ser ótima! Lembro que na primeira semana de aula a Tia Suely foi fazer uma visitinha e perguntar como estávamos e eu, do alto de meus quase 5 anos virei e falei: “Pode ir embora, a nossa tia agora é a Maria!” Hahaha, um exemplo de doçura, vai falar? Mas é que eu queria o meu direito de amar a nova professora também, sem interferências, poxa vida.

Aí um ano depois veio o pré. Pausa: Gente, eu prometo que não vou relatar todos os anos do pré até a faculdade, mas essa introdução é necessária. Despausa. E no pré eu conheci um monstro. Era uma professora gigante. Com cabelo cacheado preto gigante. O nome dela era Zuleide. E ela era uma bruxa. Minha mãe jura que eu sonhei, mas eu tenho certeza que ela falava pra mim que eu era feia, que ninguém gostava de mim, e que minha mãe não ia aparecer pra me buscar na escola. E eu tinha pavor dela. Pra completar, eu não conseguia escrever o F cursivo de jeito nenhum, e ela sempre mandava eu escrever no quadro. Felizmente não durou muito, porque no meio do pré a escolinha faliu e eu e Arianne, minha fiel escudeira, mudamos para outra escola. E aí a professora era uma coisa fofa chamada Cláudia, também grande, também com  cabelo cacheado preto, mas muito mais parecida com uma fada do que com uma bruxa. Ela só me chamava de doce-de-batata-doce, uma graça!

Agora eu paro com a cronologia. Estou fazendo esse post porque ontem eu estava muito revoltada na aula de um professor horrível, e estava pensando pela milésima vez que tem gente que absolutamente não tem nenhum dom pra dar aula, e mesmo assim, o faz. Talvez porque não tenha conseguido nada melhor, talvez porque queira mesmo, mas enfim, não sabem o ofício. E isso me dá muita raiva, porque ser professor é algo muito importante, querendo ou não, a pessoa forma cabeças. E professores medíocres me irritam. Fica a minha mensagem para 2 atuais professores meus, que não vou citar o nome, mas que fazem com que eu tenha vontade de me atirar pela janela durante a aula. E também alguns outros que houveram nessa minha vida de salas-de-aula.

E também, claro, não posso deixar de mandar aquele abraço, e um eterno obrigada aos Professores, esses sim, com P maiúsculo, que eu tive a sorte de conhecer na minha vida. Muitos desses viraram muito mais que Professores, e sim, amigos e confidentes, como a minha querida Tia Suely, a amada Tia Nara (da terceira série), as Tias Carla e Maristela (da quarta), a fofa da Rosa (ciências), a minha amigona Priscila (de biologia), a doce Vera (de química), o parceiríssimo Reinaldo (de matemática), a novíssima Gab (de teatro). Finalizo a lista com uma vírgula, tendo a certeza de que faltaram alguns nomes, mas se eu fosse colocar todos, ia gastar um parágrafo inteiro com isso. Enfim. A vocês, Professores, o meu muito obrigada. Ser Professor é uma arte, e pra mim, vocês sempre foram exímios nela.

zglee

17 comentários:

  1. Ai amiga, me arrepio sempre que leio seus post e sei como é isso! Tive professores que marcaram muito minha vida, desde os momentos bons, até aqueles que eu não gosto nem de lembrar, que me fez ir até pra psicóloga! Até hoje eu também agradeço aos meus Professores! E sim, na faculdade, vix, nem dá pra comentar.. Temos Professores lá maravilhosos, mas uns.. :x E sempre nosso eterno agradecimento, mesmo, aos que nos mostram no dia a dia que ser Professor é muito mais que dar matéria e sim ensinar coisas da vida!

    ResponderExcluir
  2. Super vou fazer minha mãe ler depois! Ela é professora, acho que você já sabe, e sofre muito com a desvalorização. Tanto da parte dos alunos quanto da parte do Estado.
    Muito pertinente a foto do Mr. Schue! :D
    Também estou com problemas com dois professores medíocres e me irrito. Até vou fazer um post dia desses, eu acho.

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ah, nem me fala! Sofro muito com as pessoas que dizem que eu sou puxa-saco do professor, quando, na realidade, eu só quero ser amiga. Mas nem ligo :3
    Você gostava do Reinaldo? D: Eca. Enfim, a Verinha e a Pri são maravilhosas mesmo. E boa sorte com esses professores... Você vai precisar. ;)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Analu, te entendo perfeitamente. Não só em ser a ''amiga'' dos professores, mas também em ter professores que realmente não deveriam dar aula. Um exemplo é meu professor de física. Ele é grosseiro, não faz questão de ser simpático em momento algum, e não consegue explicar o conteúdo direito. Não suporto ele! Eu fico com vontade de jogar ELE pela janela durante as aulas... Mas enfim, mais uma dessas provações que a gente enfrenta na vida, vai saber?!

    PS: essa professora Zuleide era mesmo o bicho, ein?! Até eu senti a dor na pele! haha

    Um Beijo!

    ResponderExcluir
  5. ahh ja ia falar como assim voce nao citou a pri...AHAHAHHAHAA

    mais elas eram sensacionais...a pri e a vera...saudades daquelas aulas isso sim...ahahahaha até tenho saudades da vera me chamando de seu fiodas..AHAHAHAHAHA que comedia aquela mulher...=P

    agora esse ano tenho professores ótimo mais tem uns q eu compartilho com a sua ideia de seriamente me jogar daquele 6 andar da gazeta...AHAHAHAHA tensooo....

    mais com isso a gente vai vivendo né meu....professores bons e ruins sempre vai ter enquanto a gente tiver estudando...

    e ja ia ate me esquecendo de elogiar seu belo texto pra variar...=D

    sempre ótimos textos que me dao vontade de ler...outro dia estava lendo um livro da clarice e lembrei de vc sempre me falando como ler era bom....mais realmente tem textos que sao um verdadeiro porre, muito diferentes dos seus que sao um ótimo passatempo...sempre gostoso de ler...

    quando vc escrever um livro mesmo q ele for o dobro do senhor dos aneis certamente vou gostar de ler palavra por palavra pode ter certeza e vou querer seu autógrafo neh...=D AHahhahahaha


    caramba meu escrevi mtu dessa vez....=P e como é bom escrever ainda mais com o coração não é mesmo??

    se cuidaaa

    bjaooooo

    ResponderExcluir
  6. [...]"Talvez porque não tenha conseguido nada melhor". O Júnior mandou dizer que ficou putíssimo contigo e disse que falando assim você complica a situação da classe trabalhadora - "catiguria" professor. hahaha! Brincadeira.

    Menina, com esse post você apertou o meu botãozinho "comentário gigante".

    Comecei a fazer Pedagogia agora. E a dar aulas também. É incrível. Eu me realizo. No meu curso eu só tenho Professores com P maiúsculo. E olha que quando é pra reclamar, eu reclamo. Você sabe, né.

    Infelizmente o ser professor com P minúsculo está atrelado a muitos fatores. Nós discutimos muito isso na disciplina/laboratório de prática docente. E o primeiro desses fatores é a "facilidade" em se obter um diploma de licenciado. Não significa que formar-se professor seja fácil, mas hoje em dia só não faz uma licenciatura em uma UniEsquina da vida quem não quer. A EaD, por exemplo, tem seu lado bom, mas uma série de pontos negativos: As disciplinas pedagógicas são poucas, o conteúdo é fraco, mas... Faz jus ao preço: Baratíssimo. Muita gente faz só para ter formação acadêmica, sem qualquer reflexão sobre a importância do professor em nossas vidas. Via muito disso no curso de Sistemas de Informação: Os professores eram ótimos analistas de sistemas, mas pedagógicamente falando eram um desastre.

    E eu também era (sou) como você: Sempre gostei de ter amizades com os professores e sempre fui taxada de puxa-saco.

    Beijos. :**

    ResponderExcluir
  7. Muito linda a homenagem feita aos mestres.
    Vcé 10+
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu já estudei muitos, MUITOS anos nessa vida. Quase todos, pra ser mais sincera. E mesmo assim, agora que estou sem estudar porque os recursos financeiros estão focados em arrumar a casa, sinto falta. Sinto falta não só de estudar (porque eu sou do tipo que só estuda para as provas de véspera) mas sinto falta das mentes brilhantes de muitos (felizmente!) professores sensacionais e inesquecíveis que tive nessa vida. Gente inteligente, gente que tem prazer em ensinar, gente que formou minhas opiniões, meus gostos, minha profissão. Realmente são seres especiais que passam por nossas vidas e a gente nunca mais esquece né? Eu gostaria muito-muito que um dia os professores fossem valorizados e que tivessem salário e oportunidade de fazer cursos e atividades que melhorassem cada vez mais seus conhecimentos e suas visões sobre o mundo, porque essa sim é uma profissão que deveria ser muito valorizada mesmo.

    PS: Eu acho O CÚMULO ver tv e saber que um aluno bateu, cortou o dedo, jogou carteira em professor. Penso que alguma coisa está errada nesse mundo. Na minha época não era assim. :(

    Beijo

    ResponderExcluir
  9. Lu, eu sempre afirmei - e acredito ter plena exatidão no que digo, que ensinar é um dom. Amo meus professores - mesmo aqueles cheios de defeitos!
    Pretendo começar nessa profissão, pois irei fazer História. Espero que eu seja uma boa professora, espero que meus alunos gostem de mim.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  10. Ah, também acho. Professores são fundamentais e não é qualquer um que consegue, não!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Ahhh, que post mais lindo!!!! Dei risada sozinha com seu relato da mudança de professora no jardim. Essa semana, parei na porta da sala dos meus ex-alunos e alguns deles me mandaram embora dizendo que eu era a professora velha. kkkk. Mas eu adoro tudo isso. As meninas são sempre meigas e queridas, onde me encontram me abraçam, dizem que estão com saudades. Esses dias uma dela perguntou quando vou ser prof dela de novo. É sempre muito gostoso todo esse carinho. E quanto a mim, também sempre fui puxa-saco, viu?! Sempre amei minhas professoras e elas fizeram tanta diferença na minha vida que acho que é um dos motivos de eu ter me tornado uma, rs. E sabe, no colegial eu era amiga mesmo. Aliás, sabe minha amiga de Marília? Amiga-irmã, que eu vivo postando sobre ela no blog?! Pois é...ela foi minha professora de redação no primário e depois minha professora de Literatura nos 3 anos do colegial. E hj é minha amigona! Amiga mesmo!!!

    Adorei o post! =)

    beijocas!

    ResponderExcluir
  12. Essa Analu é muito fofa! Hahaha! Como assim você se lembra de tantos nomes, menina? É muito carinho - ou trauma, né, no caso da professora bruxa, juro que até eu fiquei com medo dela! Poxa, sempre tem aquele professor que marca, não é? Aqueles que nunca nos esquecemos e sempre pensamos vezenquando. Você foi falando e fui lembrando das minhas professoras amadas e fiquei emocionadinha aqui, hehe... E morrendo de vontade de passar na minha antiga escola só pra dar um beijão nelas! Ficou um doce esse post, florzita! Mais ainda por ter terminado com uma foto do Will. Esse sim é um exemplo de professor envolvido e idealista ^^ Um beijo :*

    ResponderExcluir
  13. Comentário único: MEMÓRIA DE ELEFANTEEEEE! KKKKK

    ResponderExcluir
  14. Gostei do blog ja estou a te seguir sempre estarei por aqui a te ler e comentar bjos de bom dia.

    ResponderExcluir
  15. Ser Professor é uma arte, e nem todo mundo nasce para ser artista. Tem gente que não gosta de ensinar, não gosta de alunos e definitivamente não nasceu para isso. Por que essas pessoas insistem em mostrar suas carinhas na sala de aula ano após ano é mais um dos mistérios e contradições da vida.

    Mas um bom Professor é realmente uma benção!
    Bjos

    ResponderExcluir
  16. Eu também era super amiga das minhas professoras quando eu era pequena! Hoje em dia, só faço amizade com aqueles professores que demonstram ser abertos à amizades, sem acharem que estamos apenas querer puxar o saco, mas tenho muita vergonha de chegar e conversar sobre algo não relacionado à escola com algum dos meus professores.
    De qualquer forma, vim comentar porque estou pensando seriamente na possibilidade de ser professora, será que você poderia, sinceramente, me dizer se tenho "jeito" para tal coisa?
    Obrigada Aninha!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  17. concordo com a Bia, o memória em, rsrsrsrsrsrsr
    bjinhos

    ResponderExcluir