terça-feira, 8 de março de 2011

Jogatina!

Quando eu era criança eu adorava pegar a caixa de baralho da minha mãe e mexer naquelas cartas todas. Quando aprendi a ordem do baralho, adorava guardar tudo organizado, o que deixava os meus pais doidos todas as vezes que iam jogar e se deparavam com um jogo nada embaralhado.

Acho que ainda nessa idade eu já aprendi a jogar paciência no computador. Alguns anos depois a vovó resolveu me catequizar na coisa e me ensinou a jogar mexe-mexe, jogo pelo qual ela é apaixonada. E é engraçadíssimo: Ela fica extremamente rabugenta quando vê que vai perder.

Em duas férias, no hotel fazenda, um monte de jovens juntos e uns monitores engraçados. Sempre acabávamos as noites e as tardes de tédio nos enfiando no baralho. Aquela mesa com quase 30 pessoas e váááários baralhos juntos rendiam as partidas de mau-mau mais engraçadas da história. Isso sem falar em quando resolvíamos jogar tapão e um dos monitores chegou com um pedaço de madeira gigante, se propondo a jogar também.

Depois eu conheci a Rafa, e me acostumei com o fato de que, dentro da bolsa gigante que ela carrega de um lado pro outro, além de celular, carteira e óculos escuros, sempre tem uma caixa de baralho.

Por que esse post sem pé nem cabeça? Porque baralho é uma delícia, ué. Com 52 cartas na mão dá pra fazer de tudo um pouco. Tem os jogos mais sérios, os mais engraçados, os que se joga de 2, de 4, de 10, e até sozinho dá pra se virar com aquelas cartinhas. Não tem o que fazer? Saca um baralho e pronto.

cards

20 comentários:

  1. E eu, que não sei jogar nem pife? :(

    ResponderExcluir
  2. Hahaha! Acho que só sei jogar 21 e "Rouba Monte", viu. Prefiro mesmo um joguinho que por aqui se chama bozó, é um jogo com dados muito divertido. Aliás, esse seu post me deu uma saudade dos tempos em que a gente jogava baralho, bozó, Perfil, Imagem & Ação... Todos os primos e amigos reunidos jogando. O máximo! Beijo :*

    ResponderExcluir
  3. baralho sempre é bom..qualquer hora...=D adoro também...ahahaha

    um truquinho, um poker sempre é legal...aahaha

    =D

    ResponderExcluir
  4. Eu queria muito saber jogar cartas, mas acho que não nasci pra isso. Nunca consegui aprender! hahaha :(

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro baralho. Gosto muito de Pife, Rouba Monte, Canastra, mau mau, etc.
    Só não sei jogar Poker, mas queria muito aprender! :D
    Baralho é a solução para o tédio!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Baralho me faz lembrar meu avô! Ele tinha um monte em casa, sempre quando eu chegava lá tinha alguém jogando, mas eu nunca soube jogar nada. A única coisa que aprendi foi organizar as cartas, que nem você, e a deixar meu pai louco de raiva. Até hoje faço isso, mas acho que é porque tenho TOC ;P

    PS: Que lindo os seus envelopes! As cores combinam com o blog, reparou? Uma fofura *-*

    ResponderExcluir
  7. Ótima idéia para espantar o tédio. =)

    ResponderExcluir
  8. Minha experiência com baralhos não se estende muito, já aprendi vários jogos, mas me lembro de muito poucos. Mas a minha família tem uma conexão firme e forte com as cartinhas, é difícil um encontro em que elas não apareçam. No meio disso tudo, tenho que concordar totalmente com você que não há nada como um baralho em momentos de tédio!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Eu acho baralho uma coisa bonita. E se eu te contar que até hoje tenho toc de arrumar as cartas na ordem, ninguém acredita. Gosto bastante de jogar mas não gosto de perder e já tive várias histórias de jogos de baralho que eu saí chorando quando era criança. Hoje eu continuo gostando de jogar e não saio chorando mais, mas por continuar não gostando de perder, eu passo aqueles jogos sérios de buraco que o pessoal é viciado e cada um joga do próprio jeito e sai briga no final porque você não jogou direito e fez sua dupla perder. Sabe? rs

    Fui eu que comecei a te seguir lá no twitter, viu? Eu não sabia seu twitter antes, perguntei por lá e ninguém respondeu. Daí eu vi a Anna Vitória falando com você e te achei. xD

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Nossa! Tenho várias lembranças ótimas da minha infância/adolescência me acabando de jogar mau -mau na praia até altas horas! E além de baralho eu adorava jogos de tabuleiro tb, tipo Ludo, Dama sabe? Ai que delícia esse passatempo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. NUNCA aprendi a jogar! Sei, no máximo, jogar porco, que é uma vergonha sem tamanho pra uma pessoa que frequenta uma faculdade onde mais se joga truco que se assiste aulas!
    Ainda vou aprender!

    (Lembrei de "O dia do Curinga" lendo seu post. Você já leu? Vai gostar...)

    ResponderExcluir
  12. kkkkkkkk você é o máximo mesmo, com as ideias, com as palavras.

    Adorei!!!

    Passei um tempo que sempre que viajava levava baralho e dominó, fazia parte da bagagem.

    abraço.

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana... parabéns pelo blog, resolvi segui-lo tb!! Já jogou poquer?? É excelente!! bjs!

    ResponderExcluir
  14. Não sou muito fã de baralho. Já tentei jogar alguma coisas, mas não curto muito. Mas gosto de jogos de cartas, tipo UNO...kkk.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Sempre me ensinam jogos de carta mas meu lado boa moça comportada que se nega aos vícios não gosta muito, não.
    Pra mim, a melhor utilidade das 52 cartas é usá-las como marcador de páginas.

    ResponderExcluir
  16. Amei!
    Post delicado e engraçado!

    ResponderExcluir
  17. Analu!!! Você tinha sumido da minha lista de blogs preferidos e eu só percebi agora!!! De repente me deu uma saudade dos seus posts... "Ué, cadê a Analu que não posta mais??". Que nada! Eu é que não tinha te colocado depois que mudei meu layout... sorry!
    Mas agora já está lá! E eu estou colocando minha leitura em dia...
    Beijoca, lindinha.

    ResponderExcluir
  18. Ah, é sempre bom ter uma bolsa grande por causa disso. Mas baralho é uma maravilha mesmo. Acho que foi a melhor invenção do homem. Dá pra fazer tanta coisa com poucas cartas...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Anaa :D
    Então na minha escola era proibido jogar truco e todo mundo ama truco mas era necessário um vigia, eu como boa truqueira virei vigia hahaa

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Sou a classicona que só joga truco e ponto final. hahaha

    ResponderExcluir