terça-feira, 25 de janeiro de 2011

457 velinhas

spa

- É grande demais! Disse uma de minhas avós. 
– É violenta demais. Disse a outra avó.
– É poluída demais. Disseram vários outros.

Sei que dos 8 aos 18 anos eu tive foi tempo de descobri que podia ser poluída, violenta e grande demais, mas que também era colorida demais, viva demais, agitada demais. Eu descobri que era simplesmente demais. E que não seria difícil amar demais.

Se dizem por aí que meu nascimento foi em Vitória, eu concordo e não nego as origens. Mas meu coração é paulistano. Foram 10 anos. Quando eu cheguei ali e me vi perdida e triste em meio a prédios e céu acinzentado, São Paulo só estava assoprando suas 446 velinhas. 10 anos pode não ter mudado muita coisa pra cidade. Mas pra mim, mudou. Eu posso não ter mudado nada na história dela, mas com certeza mudei a história de muita gente que nasceu ali, assim como eles mudaram e muito a minha.

Em 25 de janeiro do ano passado, meu post tinha um tom diferente. Era meio, desesperado. Completamente angustiado. Eu me mudaria pra Curitiba 3 dias depois. Agora já vai fazer 1 ano que eu me mudei. O tempo passou rápido, São Paulo girou muito rápido sem mim. A Avenida Paulista continuou lá, a Rua Turiaçu também. E claro, um enorme pedaço do meu coração.

Cidadezinha estranha, essa. Que nos faz odiá-la às vezes, e amá-la outras. Mas que sempre faz a gente sentir. Porque quando se está ali, não se vive em São Paulo. Se vive São Paulo. Simplesmente.

Parabéns, cidade querida. Que as luzes de sua madrugada estejam brilhando ainda mais no dia de hoje, mesmo eu não estando aí pra olhar isso pela janela.

15 comentários:

  1. Não nasci em São Paulo apenas por escolha da minha mãe, que na época morava lá, mas veio para Sorocaba nas últimas semanas de gestação para que eu nascesse aqui. Mas foi lá que eu morei até os três anos, e durante toda a vida visitava frequentemente.
    Foi pra lá que eu voltei quando iniciei a faculdade. Não amo São Paulo e costumo usar muito as primeiras frases, que você escreveu, Ana. Minha pele costuma ficar pior por conta da poluição, e meu coração, mais acelerado pela violência que já presenciei. Ainda assim não posso dizer que ela tem tons de cinza, porque trouxe e trás muitas cores para meus dias, e lá vivi a melhor fase da minha vida. É mesmo um caso de amor e ódio. E de qualquer forma, parabéns pra essa cidade tão contrarditória! Rs
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. São Paulo é minha cidade do coração também, eu amo Americana, lugar onde vivo e nasci, + sempre que posso escapo pra Sampa e sou uma pessoa bem mais feliz. haha

    Parabéns SP! :D

    ResponderExcluir
  3. Ana Lu,
    Linda homenagem a "Sampa". Eu também amo estar em São Paulo. Acho tudo de bom aquela cidade. Você sabe disso, pois inúmeras vezes ali estive em sua casa. E desde que mudaram, só pisei em aeroportos, naquela terra.
    PArabéns São Paulo, e continue me acolhendo sempre.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que gracinha esse post, Ana.
    Acho que eu nunca vou conseguir escrever nada assim da minha cidade, mesmo tendo nascido aqui e tendo morado em uma cidade mil vezes pior por uns três anos.
    Nunca tive a oportunidade de conhecer SP, morro de vontade! *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. que bonito o sentimento pela cidade. sabe, eu adoro a minha também. ainda não conheci São Paulo, mas pretendo visitar. um beijo

    ResponderExcluir
  6. Estar em São Paulo e comemorar esse dia com a cidade é muito emocionante. Parabéns para nós, paulistanos, que fazemos essa cidade. Seja ela boa ou ruim, é o reflexo do trabalho de muita gente.

    Te amo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pra São Paulo! E que bom que você nao está mais desesperada por morar em Curitiba! Garanto que em breve vc vai estar dizendo que uma parte de ti é daqui também! hahah

    ResponderExcluir
  8. Ana Lu, envia para algum jornal, gostei muito.

    abraço

    ResponderExcluir
  9. um dia eu vou a SP, mas qndo eu tiver mto dinheiro pq aí é lugar pra comprar, e cara, sinto que vou morrer aí com apoluição pq aqui no DF o céu é liiiiiiiiiindo e limpo!

    ResponderExcluir
  10. Que bonito. Nunca morei em São Paulo e por isso tenho só a impressão de "violenta e poluída"... Mas, pelo que parece, as pessoas que mora lá amam, né. Beijo.

    ResponderExcluir
  11. São Paulo é exatamente isso, uma mistura de amor e ódio o tempo inteiro. Nunca sabemos se devemos levar o casado ou o guarda-chuva, temos os climas misturados e a cidade nunca respeitou as estações do ano.
    Paulistano e amo São Paulo, sempre que viajo para o Nordeste fico feliz nos primeiros dias, afinal, as cidades são mais tranquilas e as filas são menores, passa-se uma semana (no Máximo) e começo a sentir falta. O mal necessário, sabe?!

    (E eu que me peguei lendo sobre como o blog surgiu e sua história... Legal como tudo começou, só fiquei curioso com a matéria da revista, você tem a reportagem?! Se tiver postado ou algo assim, depois me passa o link?)


    Beijo, Analu! (Agora descobri que gosta que as pessoas a chamem assim...)

    ResponderExcluir
  12. Oi Ana! (: Tudo que você falou sobre Sampa é verdade. Estou aqui só há 18 anos, rs. Tinha feito um post sobre a cidade uns dias antes do dia 25, vê lá depois. Ah! Te deixei um selo na minha página, pega lá, ok? Beijos guria.

    ResponderExcluir
  13. Não conheço muito bem São Paulo. Tive a oportunidade de conhecer, mas foi um dia e muito corrido. Tenho muita vontade de voltar e explorá-lo, principalmente o lado cultural que ele tem. Parabéns para ele! :)

    ResponderExcluir
  14. Sou suspeita, amo São Paulo de paixão apesar de estar a 600km de distância dela.
    Um dia ainda vou morar um tempo na terra de garoa, v vê-la sendo parte efetiva da minha história.
    beijo

    ResponderExcluir
  15. São Paulo é um elemento ímpar no mapa do nosso país. Tem personalidade, sim. E não tem outra igual.

    Tem meme pra vc. Bjos.

    ResponderExcluir