terça-feira, 4 de janeiro de 2011

1 ano de livros

4 de janeiro e eu ainda falando do ano passado. Mas é que cometi um erro grave nas minhas retrospectivas e não falei de livros! Não há como falar de um ano e deixar os livros de lado. A Tary me indicou para um Meme literário, e então, juntando a fome com a vontade de comer, aí vai o post.

  • Os livros que li em 2010

O código da Vinci – Anjos e demônios – A sangue frio – A aventura da reportagem – Uma história crítica sobre o fotojornalismo ocidental – A prática da reportagem – A arte de fazer um jornal diário – A outra face – Plano perfeito – Romeu e Julieta – Fernão Capelo Gaivota – A cidade do sol – O caçador de Pipas – A hora da estrela – Orgulho e Preconceito – Casório – Melancia – Férias – O menino do pijama listrado – Gossip Girl – 1,2,3 e 4 – Dizem que sou louco – Os sofrimentos do jovem Werther – O guardião de Memórias – Manual do ator – Os 7 Harry Potters (reli)

Estão fora  de ordem, fui colocando à medida que fui lembrando e olhando no skoob, hahaha.

  • O casal literário mais fofo

Tariq a Laila, de A cidade do sol. Porque eles viveram um amor lindo na adolescência, e apesar de serem obrigados a sumir um da vida do outro, mantiveram essa paixão dentro de si. Menções honrosas à Elizabeth e Mr. Darcy, e à Rony e Hermione.

  • Virei a noite lendo

Virar a noite inteira assim eu não fiz com nenhum. Mas fiquei até altas horas da madrugada lendo A cidade do sol. Os Harry Potters também, e A sangue frio algumas vezes.

  • Soco no estômago

A cidade do sol. Porque é terrível imaginar que enquanto eu reclamo dos meus míseros probleminhas cotidianos as pessoas (principalmente as mulheres) passam tudo o que passam nesses países. É com certeza um livro que te tira do lugar comum, faz passar muita raiva, e ter vontade de chorar também. Menção honrosa: Caçador de pipas e o menino do pijama listrado.

  • Aquele em que chorei de soluçar

Não sou de chorar lendo, mas A sangue frio me deixou mal. Simplesmente porque é a história real do assassinato de 4 membros da mesma família. E eu lia, e olhava a foto deles e ficavam extremamente passada e com um nó na garganta. Parei de ler durante a madrugada porque ficava com medo, hahaha.

  • A maior decepção do ano

Acho que foi o Guardião de Memórias. Não por ele ser ruim, mas porque eu acho que acabei esperando demais dele. Demorei MUITO pra ler, sentia que ele não desenrolava. Mas a história é bonita =]

  • O mais chato

Uma história crítica sobre o fotojornalismo ocidental, e acho que nem preciso explicar porque né? Pra começar, é óbvio que não peguei isso e fui ler por conta própria, foi coisa da faculdade. Era muito detalhe e se atrelava por horas na mesma coisa. Lembro de pouquíssima coisa dele, pra provar como eu consegui ler com atenção..

  • Quase morri de tanto rir

Não consigo lembrar de nenhum em especial que me fez rir assim. Mas acho que os 3 da Marian Keyes foram bem água com açúcar e divertidinhos =P

  • Aventura, fantasia ou infanto-juvenil

Harry Potter, claro! Amei ter lido os 7 de novo. A cada página eu me lembrava como aquilo era perfeito e mágico.

  • Bate-bola de personagens

Personagem masculino apaixonante: Mr. Darcy, de Orgulho e Preconceito

Personagem feminina admirável: Mariam, de A cidade do Sol.

Personagem mais chato: Mrs. Bennet, de Orgulho e Preconceito.

Personagem mais legal: Os gêmeos Weasley, dos 7 Harry Potters.

Personagem mais perturbador: Rashid, de A cidade do Sol.

Personagem que mais me identifiquei: Elizabeth Bennet, de Orgulho e Preconceito.

  • O melhor livro que li em 2010

Não gosto da ideia de escolher um melhor entre tantos tão diferentes. Mas meus premiados do ano certamente foram: A Cidade do sol, Orgulho e Preconceito e A sangue frio. Os Harry Potters não vão contar porque foram relidos, eu já sabia que eram ótimos, hehe.

É isso! Agora eu estou lendo Crime e Castigo, que está sendo o primeiro de 2011, embora eu tenha começado no final de 2010.

27 comentários:

  1. MeuDeus! Eu não conseguiria fazer essa restrospectiva literária, acho que li pouco em 2010, porque estava com esse hobby meio adormecido.
    Chegou hoje meu Orgulho e Preconceito, junto com Garotas que Dizem Ni. Estou lendo o Garotas agora, porque já fazia alguns anos que eu morria de vontade de ler.
    Enfim, obrigada pela torcida pelo meu primo, ele ainda está no hospital, saiu ontem da UTI...

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Você me deixou morrendo de vontade de ler a Cidade do Sol huahuahuahua, vou colocar na minha lista ;D


    bjus

    Por Sami

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu amo "A Cidade Do Sol". Leio e releio e daqui uns dias vou sair recitando trechos do nada. Laila e Tariq são a coisa mais linda e a relação dela com a Mariam me emociona sempre.
    Também amo "O Caçador de Pipas", e "O Menino do Pijama Listrado" já dei o primeiro de presente pra duas amigas.
    E ando lendo "O Guardião de Memórias", que realmente tem um enredo bonito, mas fica monótono em algumas partes =/

    Adorei o meme. Pena que quase não tenho mais tempo de ler livros não-científicos :(
    ;*

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post! A Tary me indicou também, vou postar minha retrô amanhã... ;)

    Esse livro que vc falou 'A Sangue Frio'.. nunca tinha ouvido falar, mas fiquei curiosa..! Nossa, deve ser barra a história! :O

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Eu também li o ano passado "O Guardião de Memórias", como no início a história estava fluindo bem, esperei também mais do final. Já li "A cidade do sol" e super concordo que é um soco no estômago.
    Eu nunca li "Orgulho e Preconceito", mas já vi o filme. Sim, o Mr Darcy me seduziu! hahaha

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua retrospectiva, haha! Bem, pra começar eu amo de paixão todos os livros de Harry Potter e meu casal preferido é Rony e Hermione. Devo mencionar também Rudy e Liesel - um quase casal - de A menina que roubava livros, que por sua vez é o livro da minha vida, depois da saga HP. Li gossip girl 1 e tô muito curiosa pra ler os outros volumes porque eu amei! O caçador de pipas, tô com ele na prateleira pra ler mas estou totalmente sem tempo, haha, enfim. Adorei o tema da postagem, beijão :*

    ResponderExcluir
  7. Analu, brigada por responder, adorei! Adoro A Cidade do Sol, é uma história muito perturbadora e que fica na sua mente por anos! Nunca vou esquecer o sofrimento daquelas mulheres. E você me deixou com mais vontade ainda de ler A Sangue Frio, afinal é o marco do jornalismo literário, ramificação da nossa área que MUITO me interessa. E HP é unanimidade, né? Impossível não se apaixonar e morrer de saudades depois da última página do 7. E Ron & Mione/ Lizzie & Darcy são muito fofos! Amo casais gato e rato! Beijo

    Mandei o comentário anterior no login da minha irmã! Hahaha!

    ResponderExcluir
  8. Um lista bem interessante de livros. Me deixou com uma pontinha de inveja, ando preguiçosa para ler, começo e não termino.

    abraço, e mais leituras este ano, e o amor. rsrs

    ResponderExcluir
  9. Meninaaaa
    Adorei sua retrospectiva!! Quero ser igual a vc qdo crescer...rsrsrs
    Estou lendo 1808...estou adorando, pois adoro história!
    bjks

    ResponderExcluir
  10. Ana Lú,
    Vc sabe que adoro ler. Já fui muito mais assídua. Hoje, fico mais em revistas semanais, jornais, etc. Mas, quero agradecer o incentivo que me deu, quando em férias, em sua casa, e vc me "fez" ler 4 livros em 20 dias.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Esse meme me serviu para fazer uma listinha dos livros que preciso ler. haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. ler é uma delícia, né?
    obrigada pela visita (:

    ResponderExcluir
  13. A cidade do Sol é um livro perfeito mesmo. e sua lista de leitura foi muito proveitosa (: beijo e estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  14. Todas nós nos apaixonamos por Mr
    Darcy em 2010? rs....
    ótima lista, flor!
    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Aaahh que bacana, a Tary também me chamou pra esse meme!!!
    Huhuhuhuh, realmente é complicado escolhermos mas vi que tu escolheu bastante "A cidade do sol"!
    Eu já escolhi mais vezes "Querido John" Hehehehe.
    E nossa, MARIAN KEYES é a rainha da comédia romântica, AMOOO!!!
    \o/
    Era pra eu ter lido "Tem Alguém Aí?!" ano passado, não deu tempo, sou lerda e fica pra esse ano. Fora o "Cheio de charme" que já foi lançado... :x

    Enfim, muito bacana!!!

    Beijos!
    xoxo

    ResponderExcluir
  16. Nunca li A cidade do Sol e nem O caçador de pipas (são do mesmo autor, não?)mas de tanto que Cidade do Sol apareceu na tua lista deu vontade ler hauahuah e Mr. Darcy entraria também na categoria "personagem mais gostoso" ahuahauha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Livros, meus livros, muitos livros.

    Pode fazer mais posts assim, viu, dona Analu? Já li vários dos livros que você citou, mas alguns eu não conhecia e fiquei com vontade de ler.

    Feliz 2011. :)

    ResponderExcluir
  18. A cidade do sol é incrivel mesmo, *_* morri de chorar quase o livro todo, pode? uhasuhuhsauhs =x pois é, sou uma manteiga derretida =x
    beijos
    bom fds.

    ResponderExcluir
  19. AAAH , quero muito ler Plano Perfeito, Orgulho e Preconceito que sem dúvida é o próximo que lerei quando acabar o que estou lendo no momento, e Romeu e Julieta :)

    Mr. Darcy sempre apaixonante né ? Lindinho demais isuaisuaisa.
    Besos !

    ResponderExcluir
  20. Parabens pelas leituras. Ler, é uma manifestação do Conhecimento
    Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo Agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Se tiveres tuiter, e desejar, é só deixar que agente segue.
    Um abraço e fique com DEUS.

    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Engraçado como depois que a gente entra na faculdade, a nossa lista belíssima e literária tem que ceder espaço à livros chatos da bibliografia. Pff.
    Cara, não acredito que você está lendo Dostoiévski! Apresentei um trabalho uma vez sobre Crime e Castigo e sua relação com A Hora da Estrela (que eu vi que você já leu também) na UFPE. Depois tenta fazer uma relação entre os dois, é o máximo!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Grande parte dos livros que você leu esse ano eu já li também, não esse ano, mas enfim, e partilho de quase as mesmas opiniões. Achei O Guardião de Memórias beeeeeeem chatinho, fiquei mexida demais com A Cidade e o Sol, como não ficar?
    beijos

    ResponderExcluir
  23. Nossa!

    Muito bom fazer esse levantamento! rsrs

    Confesso que fiquei até com vontade de ler quase todos os livros que vc citou,menina! rsrs

    beijinho***

    @livinhainacio

    ResponderExcluir
  24. Adorei o meme, acho que vou fazer, mas no fim de 2011, com relação aos livros que andei lendo nesse periodo.

    Sim, Mr. Darcy é apáixonante e eu também me identifico um bocado com Alizabeth Bennet.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. Incrível como toda lista de estudante de jornalismo tem "A arte de fazer um jornal diário", gostei muito quando li.
    "Cidade do Sol" é um soco mesmo, a única parte mais bonitinha é o romance, mas é um sufoco durante todo o resto.
    E como assim o personagem mais chato é a Mrs Bennet? Mr. Collins é O insuportável, na minha opinião :P

    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Mr. Darcy *-*
    Gosto também de OeP, muito inspirador, e sim, também me identifico com Elizabeth Bennet.
    Gostei do post ;)
    Até mais
    Beijo

    ResponderExcluir
  27. Meniina, creio eu que assim como você sou uma apaixonada por livros, da sua lista eu li também todos os Harry, e o Guardião de memórias, que concordo com você ele era muito lento uma bela história, mas que demorou demais para se resolver. Amei seu blog, adorei me identificar com os posts, aguardo você no:

    organizadabagunca.blogspot.com

    beiijos

    ResponderExcluir