domingo, 12 de dezembro de 2010

(BE)ATRIZES

Porque eu demorei mesmo tanto pra começar a fazer teatro? Além de estar apaixonada por tudo o que envolve participar daquilo, ainda ficamos muito mais perto desse mundo. Essas últimas semanas estivemos completamente envolvidos com o Cena Hum. Quando não estávamos ensaiando ou apresentando, estávamos assistindo. Ainda não parei pra contar quantas peças da mostra de teatro eu vi, mas vi muitas. Só hoje foram 4. Mas foi essa, título do post, que me deixou mais encantada.

Beatrizes era a saga de 3 mulheres. 3 atrizes. 3 Beatrizes.

Maria Beatriz, interpretada por Bianca Pickler, era uma puta.

Ana Beatriz, interpretada por Raisa Iargas, gostava de dar ênfase aos movimentos do corpo.

Santa Beatriz, interpretada por Ângela Stadler, era uma menina do interior que queria tentar a vida de estrela na cidade.

A peça começou num teste de elenco, onde cada uma se apresentou e fez a sua apresentação de teste. O diretor não gostou de nenhuma, e as dispensava sempre dizendo: Obrigada por ter vindo. Enquanto faziam os testes, as 3 apresentaram performances hilárias, onde Ana queria mostrar como sabia se mexer direito, Maria queria ir é para o teste do sofá com o diretor e Santa achava que era um teste de dança.

Após todas serem negadas, acabam indo para a casa de Maria e choram as pitangas juntas. As Beatrizes então decidem elas mesmas montarem uma peça. E então começam a mostrar todas as dificuldades da vida de atriz, como por exemplo, o desespero para conseguir patrocínio, onde um dos possíveis patrocinadores disse na cara delas que só comédia é que servia pra teatro, os outros gêneros não.

Quando elas conseguem colocar a peça em prática, um dia antes da estréia Santa Beatriz diz que só vai estreiar e vai voltar pra sua terra, porque lá é que era a sua vida. Todas começam a tentar fazê-la desistir, mas sua decisão já está tomada. As três então começam a falar sobre a vida de atriz, e fazem assim com que a platéia, que começou rindo pra caramba, terminasse a ponto de chorar. Misturando as coisas ditas pelas 3, vou tentar fazer um resuminho das coisas que mais me emocionaram:

“Ser atriz é passar um fim de semana ensaiando quando seus amigos fazem churrasco. É ter que entender que seu parceiro não é obrigado a entender que você tem que beijar outro em cena. É descobrir que seu figurino limita seus movimentos, a alguns minutos da estreia. É se desesperar quando as coisas dão errado. É trabalhar pra caramba quando todos acham que isso não dá trabalho. E é, além de tudo isso, quando você diz que é atriz, ainda ter que ouvir: Sim, você é atriz, mas qual a sua profissão?”

Após isso, Santa Beatriz vai embora, e Maria e Ana se despedem dela dizendo: Obrigada por ter vindo.

Obrigada por ter vindo, porque é isso o que muito ator escuta MUITAS vezes na vida. E ainda assim, continua sorrindo. Viver, afinal, é saber sorrir a cada não.

O post já está se alongando demais. Eu só queria comentar que quando elas entraram no palco, minha amiga comentou: Só 3? E no final, saímos dizendo: E precisava de mais? Ângela, Bianca e Raisa deram um show. E viveram muita das agonias antes da estreia quando Carolina, outra integrante do elenco, teve que sair a menos de 1 mês atrás. E eu também tento imaginar a agonia que sentiu Carolina ao ter precisado sair assim. Ao fim, elas dedicaram a peça à ela. O que fechou a peça com ainda mais emoção.

15 comentários:

  1. Pois é, vida de ator não é fácil, e só quem tem uma vida dessas pode entender o que quero dizer, se não tem uma vida assim, fica só na imaginação, que não leva em conta muitos dos fatos citados pelas atrizes (e "recitados" pela Ana no post).
    Churrascos? Haverão outros, mas peça só tem uma, não há outras. Sim, seu parceiro(a) tem que entender que às vezes se faz necessário um beijo em outro(a), pois isso faz parte do pacote de "se relacionar com um(a) ator(atriz)". O figurino só limita seus movimentos quando você não o utiliza muito, porque com uso frequênte dele você se adapta. Não é necessário desespero, porque no teatro a Lei de Murphy funciona SEMPRE, então se esforce para que o menos possível dê errado, porque sempre alguma cosia dará errado. Trabalhar pra caramba quando se quer fazer um teatro à sério, não um "teatro-pastel", que é só fritar e está pronto: exige sacrifício e dedicação. MUITO das duas coisas. Qual é a minha profissão? Ser ator(atriz), e eu digo com orgulho que suo pelo meu trabalho. E você? Deve suar de ficar sentadinho numa cadeira, não?
    Bom, o comentário é crítico, mas me interesso muito por ver atores atuando com o foco no "como se atua", e espero sinceramente que não façam dessa oportunidade uma coisa piegas, pois isso só acaba criticando o próprio trabalho. Mas com trabalho duro, suor e força de vontade, toda montagem vira uma coisa original e faz o público rir ou chorar, porque teatro desperta essas sensações na platéia, é só descobrir o(a) ator(atriz) dentro de nós.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela sua escolha.
    Sou sua fã número 1.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Eu sou uma das poucas que acredito que ser atriz não deve ser NADA fácil e admiro muito quem é e quem é bom nessa profissão. (:
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Ser atriz é TUDO! Um dos meus maiores sonhos é continuar atuando, mas é difícil... Adorei o texto e essa peça parece ser interessante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Pra mim Teatro é uma coisa fantástica, embora eu seja preguiçosa o suficiente para não frequentar (Tem em Balneário e Itajaí).

    Na faculdade nós fizemos um trabalho de Sociologia sobre os meios de comunicação e o grupo que ficou com o Teatro como tema fez uma análise crítica bem legal, afirmando que ele, por meio dos atores/atrizes é acima de qualquer coisa um meio de expressar sentimentos e de denúncia da realidade. Inclusive deram como exemplo Curitiba, que é tida como capital da Cultura. Morro de vontade em assistir os famosos teatros de rua que tem por aí e, claro, as peças teatrais convencionais. E como peças principais deste cenário, a profissão de atriz/ator merece, para começar, muito respeito.

    ResponderExcluir
  6. Não é nada fácil mesmo! Como em qualquer outra profissão, se é dedicada, fará um ótimo trabalho e colherá bons resultados. Mas, no cado de ator ou atriz, acredito que as emoções sempre ficam à flor da pele, pois se dedica ao máximo, se mostra e se joga de corpo (literalmente) e alma.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto mto da interpretação, mas nao sou tao fã de teatro, sou fã de cinema, da ficção hehe

    beijoss

    ResponderExcluir
  8. AH, Analu, tava doida pra te contar essa: entro pro teatro no semestre que vem =D Acho que você, como ninguém, entende a minha animação e quanto eu vou me sentir realizada. Pelo menos uma coisa eu já tenho certeza que vai dar certo na minha vida ano que vem, hahaha. E muitos posts felizes como esse seu virão por aí =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ana, gostei muito do post! É porque te lendo assim, posso sempre entender um pouquinho mais desse mundo que me fascina: o dos atores!

    Como diz o trecho selecionado, ser atriz deve ser muito difícil. Tirando os grandes atores que são paparicados e recebem reconhecimento por onde passam, os demais têm que ralar muito e não recebem o mínimo de reconhecimento (e às vezes) respeito que merecem!

    Bom ver gente apaixonada pelo que faz como você; e com certeza, também seus colegas de palco!

    Um dia, quem sabe, o Brasil dará à arte seu devido valor e a vida de tantas "Beatrizes" será um tantinho mais fácil!

    Beijo grande e boa semana, querida!

    ResponderExcluir
  10. Você assistiu aquela série que passou na globo, Ana?
    E o título do post, claro... me lembrou a música: Beatriz. Na voz da Ana CArolina ou do Milton. Do Milton é mais linda!
    beijos!!!!

    ResponderExcluir
  11. Já fui atriz - como lhe dissera. E, não apenas na arte como também na vida (que imita a arte) ouvi muitos nãos. O que é absolutamente normal e compreensivel, visto que recusamos muitos tambem em nossas vidas.
    Atuar foi a melhor das experiencias artisticas pelas quais passei. podia ser quem eu quisesse.
    E sou muitas ainda.

    ResponderExcluir
  12. Eu imagino como deve ser difícil ser atriz profissional. Quando se olha os poucos que vingam na tv, até parece fácil, mas quando a gente presta atenção nos milhões batalhando no teatro sem reconhecimento a gente começa a ter uma dimensão mais real.

    Morro de saudade das aulas de teatro, estou pensando em voltar ano que vem. Como se eu tivesse tempo... Mas quem sabe, né?

    A peça parece linda!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Sabe, eu acho teatro uma arte incrível. E admiro muito os atores. Já fiz algumas peças (mas aquelas pequenas, de escola mesmo) e fiz teatro alguns meses quando era pequena. E eu te digo: se eu achasse algum curso de teatro que não fosse do outro lado da cidade, eu com certeza faria. O jeito, a sensibilidade, os amigos, A VIDA dentro desses cursos deve ser inexplicável mesmo.
    Eu gostei da parte no post em que você disse "e precisava de mais?". É verdade. A melhor peça que já vi contava, também, apenas com a presença de três atores e se chamava "O homem da cabeça de papelão", era um drama. Os três eram tão bem resolvidos, tão soltos, tão claros, tinha tanta expressão, tanta firmeza... que prenchia o palco! E para um espectador, não precisa de mais de um ator, desde que esse consiga prender a atenção do público.
    E quanto as Beatrizes, deve ter sido uma peça divertido, no mínimo. Eu gosto quando, na peça, existem sentimentos mais "exagerados", como um choro, uma gargalhada ou uma briga, por exemplo.
    Parabéns Analu, por ter escolhido esse mundo.

    ResponderExcluir
  14. Ah, sabe, não tenho o costume de assistir a peças, ir ao teatro e talz. Sei que deveria, mas não tenho esse hábito. COMOFAS?
    Acho que é por que eu estudo no CAC e a galera de Artes Cênicas é vista como loucos drogados pela maioria das pessoas, rs.
    Na verdade, eles meio que dão medo, com seus cabelos coloridos e talz. Mas eu realmente preciso ir mais oa teatro. :P


    Bj, linda!

    ResponderExcluir
  15. Essa peça tem um caráter reflexivo muito forte, não é memso? Eu saí muito emocionada dela, de verdade. Porque é verdade, por mais cruel que seja, é verdade.
    Agora, pra descontrair um cadinho...
    A que fez a Santa Beatriz, vc não achou ela parecida com a Jessie, do Toy Story? O Jefferson me falou isso no começo da peça, toda hora que ela aparecia eu morria de rir! haha

    ResponderExcluir