quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Os problemas da $ociedade do dinheiro

Dinheiro. Dinheiro. Dinheiro. O mundo é movido por essa pequena palavra, que causa loucuras em algumas pessoas. No mundo capitalista em que vivemos, não há como ficar completamente alheio a isso. Que atire a primeira nota de 100 aquele que nunca pensou que um pouco mais de dinheiro lhe faria mais feliz. Sim, porque todos quase todos sabemos que dinheiro não traz felicidade. Mas sabemos também que pode comprar várias coisinhas que trazem. Numa sociedade onde o ter quer cada vez mais roubar o lugar do ser, comprar parece ser o verbo favorito de muita gente. Acumular bens e contas na suíça parece algo mágico. Só que uma hora, esse vazio de espírito cansa. Uma hora há que se dar conta de que o que fica pra sempre é o que você foi, não o que você teve. O dinheiro pode sim comprar muitas coisas que te dêem a sensação momentânea de felicidade. Mas quem tenta moldar a felicidade em cima de objetos, vai sempre precisar de mais um. Já quem é feliz apesar dos objetos, vive bem melhor. O dinheiro é um mal necessário sim. Se não fosse, não teria ninguém morrendo de fome. E esse é o maior o problema. O tal do dinheiro fica concentrado em poucas mãos. E essas poucas mãos enriquecem cada vez mais, enquanto as que precisam realmente dele, continuam sem. Dinheiro não seria um problema se fosse bem divido. Também não seria um grande problema se não tivesse virado um vício. Um vício que faz com que quase ninguém se sinta plenamente satisfeito financeiramente. Um vício que nos mostra um mundo onde as pessoas estão sempre querendo mais do que tem. O que seria uma ambição saudável, se, claro, houvesse limites. Ter dinheiro demais não é um problema. O problema está no uso em que se faz dele num mundo onde muitos não tem nada. Dá pra conceber um continente inteiro vivendo em condições precárias enquanto um casal gasta mais de 1 milhão de reais na festa da filha? E aí muitos dizem: Não dá pra julgar pois se eu tivesse dinheiro talvez fizesse o mesmo. E o pior é que é verdade. Se tivésses esse dinheiro, talvez fizéssemos o mesmo sim. E é aí, repito, que está o grande problema do dinheiro. Todos fazerem sempre o mesmo.

19 comentários:

  1. Ana Lu,
    Sem mais nenhuma palavra. Vc disse tudo muitíssimo bem. E pensar na sua pouca idade, me dá um ar de esperança num futuro melhor para a humanidade.
    Te amo por isso e por tudo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Dentre meus verbos preferidos, comprar só não está antes de comer.
    Enfim, isso tudo me lembrou uma frase, acho que do Bob Marley, que diz mais ou menos assim: "o homem gasta toda sua vida para conseguir dinheiro, e ao final dela, gasta todo o dinheiro para tentar recuperá-la."

    Beijo, Ana!

    ResponderExcluir
  3. Ana, eu queria sim ter um pouco mais de dinheiro! E quem não quer? Mas sei que é pra poder satisfazer vontades fúteis, alguns luxos, porque graças a Deus tenho tudo (e até mais) o que preciso! Assisti a um filme nesse fim de semana chamado "O Livro de Eli", você já ouvir falar? E no filme, que se passa num futuro, Denzel Washington diz que as pessoas vivem com muito mais do que precisam para sobreviver, exatamente como você mencionou.
    Ainda que eu tivesse muito, gastar tanto dinheiro numa festa de aniversário me deixaria realmente mal, com peso na consciência! Eu poderia até gastar um pouco sim, mas penso que ajudaria muita gente! Não suporto ver a fome!

    Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  4. A questão do dinheiro é meio obvia, a gente meio que "critica" algumas atitutes alheias quando nao estamos na mesma situação, pq se tivesse agiriamos igual!!

    ;)

    ResponderExcluir
  5. Por outro lado, não acho que uma simples divisão total de todo o dinheiro resolveria o problema... o ditado piegas "o trabalho enobrece" não se fala apenas de enobrecer o espírito, saca? meritocracia, eu acho, é o melhor que existe.

    falar de dinheiro é tão complicado quanto falar de religião... cada um defende o seu até a morte. ;(

    ResponderExcluir
  6. Querida querida, seu texto está muito bom!!!!! Gostei muito. Argumentos consistentes e muita lucidez. Parabéns!!!!
    beijos

    ResponderExcluir
  7. muito bom o texto...e realmente eh assim mesmo...

    outra coisa valeu pelo comentario..auhahahua primeiro comentario do meu blog da minha musa inspiradora...=D

    sucesso pra vc tb...e quando estiver lah falando num certo jornal as 20hr numa certa emissora de tv, não pode dizer que eu nao avisei de onde vc estaria...

    lembre-se disso

    um dia tenho ctz q vou te ver lah e outra coisa eu como futuro publicitario terei um contato lah dentro...aauhhuahua =D


    bjsss

    ResponderExcluir
  8. Adorei o texto, Ana Lu. E concordo plenamente com você, sabe. E o pior é que o problema nem é o dinheiro...se as pessoas não acreditassem que aquilo vale alguma coisa, não valeria. O problema está em achar que o ter supera o ser...
    Lamentável. Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Acabei de ver seu comentário! Hahaha! Sabia que todo mundo ia ficar curioso: é o Luan Santana, acredita? Xiiiu! Hahaha! Tenho maior medo das fãs histéricas acharem que tenho o msn dele, ou algo parecido, como já aconteceu com umas amigas minhas. Beeeijo :*

    ResponderExcluir
  10. Gostar de dinheiro não é o problema. O problema maior é gostar tanto e tornar-se capaz de impedir que o outro tenha. A ganância me incomoda. Fere os sentimentos. Desigualdade social me magoa, me faz lamentar pelo mundo ser assim...

    ResponderExcluir
  11. Nossa, parabéns, você disse tudo!
    Obrigada pela visitinha, volte sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não, não dá pra conceber que um continente inteiro passe fome enquanto um casal gasta 1 milhão não com a filha, mas com o cachorro.
    Causa inquietação pensar nisso, mas e aí, o que se faz com isso, Ana? Doar? Bem na cara que não resolve nada. Eu realmente não sei o que fazer depois que se pensa tudo isso.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Ana.

    Dinheiro é necessário, mas não pode mesmo ser a coisa mais importante na vida de uma pessoa. Eu gosto de dinheiro, obviamente, e adoro comprar. Mas o dinheiro só vale se é usado para nos tornar mais humanos, estreitar nossos laços, não para nos afastar das coisas que trazem real felicidade.


    BJBJBJ

    ResponderExcluir
  14. Tá, eu até me senti culpada agora por ter jogado na mega sena. rs. Eu não sou tão ligada a dinheiro assim, só acho que se as coisas fossem mais justas tudo seria melhor. Porque pra mim o problema está em querer mostrar que vc tem mais que o outro. Está naquela pessoa que deve mas mora em um bairro chique pra poder sair falando. Sabe? Acho que não custa nada as pessoas ganharem salários compatíveis com o trabalho. Acho que a gente podia pegar os milionários e dividir a grana deles entre a gente. E eu não ia gastar um milhão de reais na festa da minha filha não. Porque fui criada aprendendo sobre o valor do dinheiro. E isso me fez foi muito bem.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. Eu vejo a minha vida como ela é, o chão caindo sobre os nossos pés... (8) rsss! Boa sorte no Blorkutanto. '-'

    ResponderExcluir
  16. Ana Lu,
    primeiramente venho agradecer a sua presença sempre no meu blog e me desculpar pela demora. Falando no seu post, todas as palavras bem colocadas! É assim e sempre será, acho que isso nunca vai acabar. Não adianta nós pensarmos que vamos extinguir pessoas com tais pensamentos do planeta, porque isso não existe. Mas se nós refletíssemos um pouco, cada um ganharia pelo menos um pedacinho de noção. E talvez tudo seria melhor. Beijo, adoro seus posts :*

    ResponderExcluir
  17. Não sou consumista, mas não vou ser hipócrita ou ponto de dizer que não me encaixo em um mundo exatamente como o que você descrever. Infelizmente você tem razão, Ana. Esse é um daqueles crimes em que não existe aquele que não está condenado.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Dinheiro é uma questão delicada mesmo, todo mundo sempre quer ter mais do que tem e alguns mesmo sabendo que já tem o suficiente. Apenas não acho válido quem passa por cima das pessoas e destrói o planeta para ter sempre mais.

    ResponderExcluir
  19. O dinheiro é um mal necessário, certo. Meu professor passou seis meses na África, na parte mais pobre. E que saber eles são felizes, felizes ao extremo. Mesmo morrendo de fome as mães amam seus filhos, os abraçam, eles catam, jogam, brincam, são hospitaleiros.
    Dinheiro traz felicidade sim, mas só pra quem não se contenta com o que tem.
    Beijo, até mais. (:

    ResponderExcluir