terça-feira, 21 de setembro de 2010

Nem tão democrático assim.

urna-eletronica-mao-407
Brasil. Exemplo de modernidade nas eleições. Propagandas tratando as urnas como uma máquina maravilhosa onde você pode escolher o futuro. E veja só, todos podem ir usar essa máquina e decidir o futuro. Espera. Verbo errado. Todos DEVEM ir usar essa máquina e decidir o futuro. Temos aí uma grande falha da ‘democracia’ brasileira. O verbo.
Numa verdadeira democracia, as pessoas não são obrigadas a votar. Sendo assim, só vota quem quer. E pode virar bagunça? Pode. E dane-se! Porque é um direito da população não querer votar. Está abrindo mão de seus direitos como cidadão? O problema é da pessoa, foi porque ela quis que fosse assim. A obrigatoriedade do voto é um sistema que já deveria ter caído. Para uma utopia democrática essa seria a primeira lei a sumir. E nem estou falando por mim, porque, nessa eleições por exemplo, eu votaria mesmo que não fosse obrigatório. Ah, esqueci de comentar que eu não posso votar. Simplesmente porque me mudei pra Curitiba e não posso transferir o título porque tenho ele há menos de 1 ano. Claro que isso só me foi comunicado depois de mais de 3h que perdi em filas no TRE para fazer a transferência. Aí outra coisa atrasando a democracia. Sua amiga burocracia! Ê Brasil. Sentiram o drama? Gente que não quer votar é obrigada pela lei. Gente que quer, não pode. #Mereço.

22 comentários:

  1. Ai, Ana!
    Eu também acho errado esse negócio de voto obrigatório.
    Queria votar esse ano também, mas perdi a data pra tirar o título...
    Conheço pessoas (como meu professor de Sociologia) que não votam, nem justificam o voto, por não estarem contentes com a política brasileira e não verem oportunidade de melhora com os candidatos, daí só pagam uma multa de pouco menos de cinco reais.

    Enfim,
    beijo, Ana!

    ResponderExcluir
  2. A lei e a própria política brasileira estão podres de velhas, o que precisaria ser feito era uma mudança radical e geral. Mas brasileiro é acomodado, e só se revolta contra o opressor quando é atacado diretamente, se não, não está nem ai. O voto é uma manifestação individual, e ninguém deve ser obrigado a se manifestar, mas claro que fazer a sua parte é legal, pois ela pode fazer alguma diferença, mas essa manifestação tem que vir de cada um, e não das leis e do governo que manipulam cerca de 190 milhões de fantoches. Só nos resta esperar que uma boa parte desses fantoches perceba sua manipulação e corte suas cordas.


    Outro excelente texto Aninha, muito bom mesmo. Seria perfeito se não fosse pelo seu erro em "popualação", mas deixa quieto que o seu amigo aqui é detalhista chato pra caramba (e olha que ele admite!)

    ResponderExcluir
  3. Bah, grande democracia, né?

    E bem-vinda à Curitiba! Eu demorei pra acostumar, mas agora já me sinto em casa por aqui :)

    ResponderExcluir
  4. Tb acredito que voto não deveria ser obrigatório!!!

    Eu votaria de qualquer forma... fiz meu título logo que fiz 16 anos... tippo vontade louca de votar hahaha

    Por isso entendo vc... ficaria louca de raiva se o povo me tirasse o direito de votar =/

    Mas na próxima vc vota flor.

    Bjus

    Por Sami

    ResponderExcluir
  5. bom, concordo. Mas o sistema obrigacional do voto existe por uma razao. se nao fosse obrigatorio qntas pessoas vc acha q iriam votar? O problema nao esta no voto obrigatorio mas sim em quem se vota

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que o voto deveria continuar obrigatório, porque senão muito poucos votariam!
    SE a pessoa não quer votar, vota em branco! Agora a tal da burocracia é que é tensa! Boaa sorte! =)

    Beeijos!

    ResponderExcluir
  7. "Nessa eleições por exemplo, eu votaria mesmo que não fosse obrigatório".

    Pois é, quando pessoas de outros lugares do mundo sabem dessa nossa obrigação ao voto ficam impressionados, e como você mesma disse, o termo democracia não se encaixa em nada nesse contexto!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Analu, sempre pensei nisso! Toda eleição e eu me questiono sobre o mesmo: se há a democracia, porque existe a obrigatoriedade? Não faz sentido! Até porque quem não quer, não faz diferença nas eleições, já que anula seu voto! Enfim, muita coisa nese país poderia ser diferente, sim! Enquanto não muda, eu marco meu ponto! ¬¬

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Disse tudo. Voto obrigatório? Pra quê? Eu já posso votar, mas não vou. Não quero me envolver num lixo - porque é isso que virou a política - de circo. Porque ligar a tv e assistir ao horário político é mais engraçado do que assistir a qualquer programa humoristico e, ainda mais deprimente. Exemplo da ignorância. Adorei o post, beeeijos :*

    ResponderExcluir
  10. brasil eh foda mesmo....proibindo pessoas que querem, e mandando quem nao quer ir la votar...verdadeira palhaçada...

    só os candidatos já são uma comédia a parte e a tal da burocracia eh outro caso...

    sem comentarios

    auhauha

    belo texto

    bjsss

    ResponderExcluir
  11. Hum, sei lá. Discordo quanto a não-obrigatoriedade do voto, acho que é um tanto injusto, mas não acho errado.
    Esse semestre eu estudei Teoria Política e deu pra entender muita coisa da política e do Brasil, coisas que a gente não valoriza. Ok, jamais direi que é perfeito e que não tem como melhorar, eu não sou tão ingênua. Mas existem muitas coisas boas e... bem, enfim, você entendeu.
    Eu não entendo como as pessoas podem não querer votar... Sabe, já se dizia que o único momento em que somos completamente livres é esse único dia em cada 4 anos em que escolhemos quem nos representa (ok, é a cada 2, mas tudo bem). Por mais que a mídia tenha transformado a política e a democracia em uma palhaçada escrachada, é um negócio sério e extremamente importante... Ao invés de tornar o voto optativo, seria mais proveitoso campanhas regionais (porque ninguém presta atenção no Lázaro Ramos em uma propaganda) de conscientização eleitoral...

    Bem, é um assunto bem contraditório e que da pano para muuuuitas discussões. ;P

    ResponderExcluir
  12. Que coisa você não poder votar! Nossa, achei péssimo.
    Realmente, num país em transição para a democracia a primeira lei a cair seria a da obrigatoriedade do voto.
    Concordo com tudo no seu post.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Ah, Ana, acho isso uma coisa tão complicada. O povo brasileiro às vezes é tão desinteressado em relação ao próprio futuro que caso o voto não fosse obrigatório, muita gente ia deixar de votar por puro descaso. E, obrigando, não há garantia de que alguém que preste vá ser eleito. Acho que o defeito não está só na democracia, mas em quem a constroi - nós mesmo e o nosso nada senso de política ideal. Fazer o quê, né.

    ps.: esse ano eu vou viajar 400km de ônibus porque não consegui transferir meu título, mesmo ele tendo mais de um ano. Burocracia é uma beleza, mesmo.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  14. Seria trágico se não fosse cômico. Mas ainda tenho esperança de isso mudar um dia.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  15. Acho que votar é um ato de Cidadania e que todos os brasileiros não deveriam ir votar com o sentimento de obrigação, até mesmo porque, voltando alguns séculos na História, ou seja, aos quadros que remontam à Monarquia, ao Coronelismo e a recente Ditadura; este é um direito que muito batalhamos para vivenciar em sua plenitude. Pena que os candidatos pioram a cada eleição.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  16. No fim, fazer as pessoas votarem porque é obrigatório acaba gerando o que é o mundo hoje 'ah, vota em qualquer um'

    Bom final de semana
    ;*
    Marina

    ResponderExcluir
  17. Concordo com essa coisa de achar errado o voto obrigatório, vinha pensando sobre isso esses dias :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  18. os olhos não brilham só quando estamos tristes =D

    ResponderExcluir
  19. ahhh soory comntario no post errado...

    ResponderExcluir
  20. Você pode votar aqui sim!!!
    Tem um tal de "voto em trânsito" que transefere seu direito de voto para a capital do Estado em que você estiver, assim você pode fazer cumprir seu direito nestas eleições também!
    E vamos mudar o Brasil! Viva!
    (eu amo política)

    ResponderExcluir
  21. Eu tbm queria votar, mas perdi o prazo pra transferencia do meu titulo..

    "analfabeto pode votar, mas nao pode se canditar..."

    ResponderExcluir
  22. É, Ana, nosso país é cheio de paradoxos... aqui em SP o Tiririca se candidatou à Deputado. O Supremo Tribunal Eleitoral disse que não há irregularidades nem no fato de ele ter se candidatado, nem na campanha dele (que é uma palhaçada), por causa da liberdade de expressão e dela - ela mesmo, a democracia. Ficou banalizada.
    beijos!

    ResponderExcluir