domingo, 22 de agosto de 2010

Sonhar ou não?

Pra falar a verdade essa é uma pergunta que nunca passou pela minha cabeça. Porque pra mim não existe o ato de não sonhar. E se eu não conhecesse uma pessoa que diz pra mim que prefere não sonhar, eu não acreditaria que isso existe. Mesmo. Porque sonhar é uma parte muito importante da minha vida. É o que eu faço antes de dormir, quando estou no carro, quando ouço música, quando estou no meio da aula chata e não consigo prestar atenção..

Acho que sem os sonhos a vida seria incompleta. Porque eu acho que só a realidade não é suficiente. Porque às vezes a realidade é simplesmente dura e chata, e os sonhos podem ser uma fuga gostosa. Lógico que não dá pra viver de sonhos. Mas eu acho também que não dá pra viver sem sonhos. Há que existir um meio termo.

Vi uma frase uma vez que diz: ‘Sobre sonhos, antes o desespero de não os ter realizados do que o enorme vazio de não tê-los.’ E eu concordo em gênero, número e grau. Posso ser radical nesse assunto, mas acho mesmo que uma pessoa que não tem sonhos tem um grande vazio por dentro. Algo que eu não quero experimentar nunca. Porque o dia que eu parar de sonhar, é com certeza porque parte de mim morreu.

10 comentários:

  1. Concordo plenamente! Como será que alguém consegue viver sem sonhos?

    ResponderExcluir
  2. Que post lindo e verdadeiro!!!!! Genuíno! Ontem mesmo eu estava me perguntando, Ana, como posso ser tão sonhadora. Eu vivo no mundo da lua... fico me policiando cada vez mais em tornar estes sonhos reais e não ficar só na "sonhação" rsrs.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Achei lindo o que você escreveu e totalmente verdadeiro, não há quem não sonhe. Só que as vezes existem momentos que a gente fica fraca demais até pra perceber que os sonhos nos ajudam a "fugir" um pouco da realidade.
    Beeijinhos, se cuida.

    ResponderExcluir
  4. Adorei aqui, o texto, o blog, tudo, parabéns!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Você disse tudo, Ana!
    Acho que tem gente que prefere não sonhar por medo.
    Mas cabe a cada sonhador, saber manter os pés no chão, para que não haja grandes frustrações.

    Beijo

    ResponderExcluir
  6. Linda a frase! Completamente verdade... Sou muito apaixonada pelos meus sonhos, mesmo eles sendo nem pé nem cabeça às vezes. Falo dos sonhos literais, de noite após noite, não somente das minhas aspirações.

    Uma noite que eu passo sem sonhar passa tão rápido, tão rápido que parece que eu acabei de deitar quando acordei...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Deus o livre viver sem sonhar!!! rsrsrs! Concordo plenamente com vc gorrrrr.....sonhar é essencial!!! Eu também sou dessas que vive com um pézinho nas nuvens....delícia!!!

    ResponderExcluir
  8. Ana Lu, penso feito você. E o sonho me ajuda a viver, me impulsiona...mas estou sempre me planejando para tentar realizá-los, claro, no que depende de mim.

    beijo

    ResponderExcluir
  9. Poxa, eu também vivo sonhando...
    É realmente difícil imaginar alguém que vive sem sonhar, porque são os sonhos que movem a gente.
    Eles são a gasolina do nosso carro, o que nos faz ter forças para continuar!
    Mas... As vezes é bom parar um pouco de sonhar demais e prestar mais atenção nas coisas que acontecem agora, principalmente porque elas podem ser pré-requisitos para aqueles nossos grandes sonhos, podem ser oportunidades perdidas. Então... é bom sonhar, mas também é bom manter os pés no chão!
    Como para tudo na vida, é importante encontrar o equilíbrio.

    ResponderExcluir
  10. Analu, querida, você já deve saber o quanto eu adoro citar meus favoritos, então como dizia Cazuza: "quem tem um sonho não dança!" Ou seja, quem vive a vida sonhando nunca se dá mal porque o sonho traz esperança. Beijo!!

    ResponderExcluir