sábado, 14 de agosto de 2010

Sobre Modigliani, amor, alma e olhos.

modigliani

Eu sempre achei que os olhos dizem muito sobre as pessoas. E eles são os órgãos mais sinceros que temos. Porque se a boca quer mentir, ele vai lá e desmente. Não adianta dizer que você não está apaixonado se seus olhos brilham à simples mensão do nome daquela pessoa. Não adianta dizer que está feliz da vida se a falta da alegria pode ser vista nos seus olhos. E hoje lembrei muito daquela frase que diz que os olhos são as janelas da alma. Eles, então, têm muita resposabilidade, e por isso, Amedeo Modigliani, autor da obra àcima, não pintava os olhos da amada, e sim, deixava esses buracos no lugar deles. Uma vez ela perguntou o porque, e ele disse: ‘Quando eu conhecer sua alma, pintarei seus olhos’. Essa frase me marcou demais, e me fez pensar em como são realmente complexos os “tais dos olhos”. Que nos fazem ver, e permitem que os outros vejam o que realmente acontece em nosso interior. Ah, antes de morrer, Modigliani venceu um concurso de pintores. O quadro vencedor era também um retrato da amada. Dessa vez, com os dois olhos perfeitamente desenhados. Quase chorei. Só o verdadeiro amor consegue compreender tão bem a alma. E os olhos.

7 comentários:

  1. Que liiindo! Adorei o post.. Olha, os olhos dizem muito. mas no meu caso as bochechas falam DEMAIS também. As minhas, claro. Quando eu fico com vergonha, eu posso não falar NADA e estar de olhos fechados que ela me condena. Fica vermelha e quente ahhahah meu próprio corpo me trai! As vezes eu preciso falar que estou com febre pra não poder me condenar ahhahaha

    ResponderExcluir
  2. Que coisa mais linda, Ana!
    É a puura verdade!
    "Porque se a boca quer mentir, ele vai lá e desmente." Essa observação foi muito boa!
    Amei!

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Lindo!! Nossa, texto perfeito. Falou tudo. Amei!

    ResponderExcluir
  4. Bom, adorei sua postagem. Diferente das minhas você consegue trazer algo desconhecido, pelo menos para mim. E enfim, adorei o quadro e a história por tras dele. Semestre passado fiz uma cadeira de História da Arte, mas não me apresentaram tal artista. Então é isso. Beeijos e bom fim de semana :)

    ResponderExcluir
  5. Pobres olhos... tem que carregar um fardo tão grande, de nos mostrar como realmente somos. E também de ver os outros, é óbvio.
    Também tenho um fascino imenso pelos olhos de qualquer pessoa. Achei linda essa história dele não pintar os olhos da amada, só no finalzinho.

    ResponderExcluir
  6. É, também acho que os olhos dizem tudo que a gente tenta esconder...

    ResponderExcluir
  7. Conhecer pessoas interessantes é também obter conhecimento e tive o privilégio de, entre um papo e outro, uma cerveja e outra conhecer a história de Amedeo Modigliani, sobre os olhos da amada.

    ResponderExcluir