quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Die Welle

a_onda_cartaz1

Foi um dos filmes que minha professora de português mandou assistir nas férias. Eu vi nas férias mesmo, mas hoje, conversando sobre o filme na aula, resolvi comentar algo sobre ele aqui. Nem vou fazer uma sinopse, só vou contar o básico pra poder comentar em cima disso, hehe.

Bom, pra quem não assistiu, o filme conta a história real de um professor que, dando aula sobre ditadura, pergunta aos alunos se eles acham ser possível um reestabelecimento da mesma. O filme se passa na Alemanha, mas a história real foi nos EUA. Enfim, a classe diz ao professor que é claro que não. E então o ele resolve fazer uma ‘brincadeira’ de simular uma ditadura. Só que essa simulação passa a fugir do seu controle.

O filme é interessante, pois mostra como a união, seja para o bem ou para o mal, fortalece as pessoas. Me lembrou o filme Vida de Inseto, onde os gafanhotos sempre ameçam as formigas porque são maiores, e então, as formigas, que são muitas, resolvem se unir, e enfim, conseguem vencer. É aquela velha história do: Você é grande, mas não é dois. A união realmente é capaz de muitas coisas, e muitas pessoas são capazes de loucuras para manter a força de um grupo. E as pessoas mais carentes (de afeto mesmo), são as que mais perdem a razão ao lutar pelo seu grupo. Fiquei pensando em como realmente não é difícil uma ditadura acontecer, e confesso que me assustou um pouco, haha, mas acredito que se, um dia, realmente conseguissem reestabelecer um regime autoritário, haveriam mais pessoas do outro lado. Pessoas conscientes de lutar contra a ditadura, mas unidas igualmente ao ‘outro lado da força’.

Acho que viajei legal no post, mas tentei passar o que andou passando pela minha cabeça desde que vi o filme…

10 comentários:

  1. esse filme é ótimo! também foi sugerido por minha professora de português e fiquei muito pensativa sobre o poder da influência sobre as pessoas...
    um excelente final de semana pra você!
    beijo e até o próximo post :*

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esse filme. É surpreendente nos final das contas. Fala de anarquia, de como a união pode se juntara para o bem e para o mal e em como uma mesma situação tem dois lados sempre: ônus e bônus. E eu prefiro encarar a vida assim... sendo sensata e analisando os pontos positivos e negativos, porque nada é conto de fadas onde os personagen são totalmente bons ou totalmente ruins...

    ResponderExcluir
  3. Legal, Ana! Gostei da sua crítica sobre o filme e me chamou a atenção, eu não assisti ainda.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Me interessei por esse filme! Vou tentar ver se acho pra assistir! Valeu pelo comentário no meu post :)

    ResponderExcluir
  5. Oi Analu!!
    Nossa, deve ser interessantíssimo...bom resumo vc fez!! E as voltas alas? Já está com saudades das férias? rsrsr
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito desse filme, e o que mais me impressionou foi com o fato de que, quando a gente pensa em ditadura e regimes totalitários, ficamos pensando: como esses movimentos ganham força, se promovem tantas coisas ruins? E aí um filme é um exemplo prático de como as pessoas são fáceis de manipular, em sua maioria, e o que um grupo é capaz de fazer.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. eu já assisti a esse filme, na verdade, ele mostra a força do cpto de grupo, como as pessoas se transformam qndo estão com outras, é um ótimo filme, já fiz um trabalho sobre ele e tirei 10! Ele é muito usado na disciplina de psicologia grupal!

    ResponderExcluir
  8. Nunca vi esse filme, mas fiquei com vontade!! Vou brocurar, parece ter um bom argumento.

    Ahhh vc é das minhas, fico fazendo mil teorias quando assisto filmes hahahah

    bjus

    Por Sami

    ResponderExcluir
  9. Certamente um dos melhores filmes que já assisti, super recomendado o filme, aliás a descrição está muito boa!

    ResponderExcluir