terça-feira, 31 de agosto de 2010

31 de agosto de 2010

Hoje faz 8 anos que me mudei pra o apê que eu morava em São Paulo. É estranho ainda chamar ele de apê que eu morava. Porque por muito tempo eu pensei que só sairia de lá quando não fosse mais morar com meus pais. Sempre imaginei meus filhos correndo naquele apartamento, chamando de casa da vovó. É estranho pensar nessa data sem estar morando lá. Porque tanta coisa ficou lá.. Foram quase 8 anos. No dia que fui fazer meu título de eleitor, a moça perguntou: Há quantos anos mora nessa residência? E eu respondi, sorrindo: 7 anos e 2 meses! Pensando em como era legal morar ali, e que eu ainda ia morar por muito tempo. Irônico pensar que foi exatamente nesse dia, algumas horas depois, que descobri que vinha morar em Curitiba. E de repente, no dia em que faz 8 anos que cheguei naquela casa, eu não estou mais ali. E pra falar a verdade, por mais que eu goste da minha casa nova, eu sinto falta daquela sala, daquela parede, daquele chão. Da minha escrivaninha azul, da janela atrás do computador. Não gosto de pensar que tem alguém morando no meu lar. Sim, porque aquilo foi muito mais que uma casa. Foi um lar. Nesse atual, engraçado… Talvez seja até uma forma de defesa, mas não consigo me imaginar muito tempo aqui. Não estou falando da cidade não, tô falando da casa. Ele tá super fofo, lindo, decoradíssimo. Mas não me entra na cabeça comemorar os 8 anos desse aqui. Pra falar a verdade, nem lembro do dia exato da primeira noite aqui. Repito: Não que seja ruim, porque não é MESMO. Mas aquele lá foi mágico.

15 comentários:

  1. Sensação estranha, né?! O maximo de tempo que ja morei no mesmo lugar foram 6 anos. Aliás, isso faz quase uma média. Passo +- 6 anos num lugar e me mudo. No começo sempre sinto essa falta do lar, mas depois me acostumo (eu acho). hehe

    Acho que vale contar que citei o seu blog num post sobre o 'Blog Day'. Foi uma das recomendações de blogs que fiz aos meus leitores ;D

    ResponderExcluir
  2. Faz sete anos que moro na minha casa atual e ainda não consigo chamá-la de lar.
    Na verdade, nunca tive muito apego a casa nenhuma, porque sempre me mudei muito rápido.
    Ainda não me acostumei com a minha casa, acho que é porque é muito longe de TUDO e eu não gosto dessa sensação de isolamento. E aqui, as coisas não tem muito a minha cara, o meu jeito.
    É triste pensar nisso! :T

    Beijo, Ana!

    ResponderExcluir
  3. É sempre ruim sair do lugar que a gente gosta né...mas faz parte da vida...a gente aprende a viver em qq lugar

    Bjks

    ResponderExcluir
  4. Engraçado como a gente se apega com certos lugares, né Analu? Eu morei num apartamento dois dois aos onze anos de idade e até hoje, por mais que eu goste do meu apartamento e vizinhança atuais, é lá a referência que eu tenho de casa. Sempre que sonho que estou em casa, sonho que estou no antigo apartamento.
    A cabeça da gente tem cada coisa...
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tem sempre um lugar pra onde a memória da gente volta, independente de onde estejamos no momento, né? Acho incrível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Lu,..

    Compreendo bem essa "defesa". Quando deixei a casa de minha mãe, hj eu consigo dizer assim, mas antes eu dizia minha casa.. mesmo depois de mais de 3 anos nao vivendo lá e sem esperanças de voltar...

    Tbm deixei de contabilizar tempo.. e deve ser uma defesa natural da gente. que fica nos dizendo.. (nao conta, depois tu vai ter que recomeçar a contagem)..

    Bjos menina!

    ResponderExcluir
  7. é extremamente difícil praticar o desapego.. em qualquer circustância. e há lugares em que nunca iremos nos identificar..
    estou um pouco sumida dos comentários por falta de tempo, mas estou sempre passando por aqui e acompanhando seus posts, viu?
    até o próximo, se Deus quiser!

    ResponderExcluir
  8. Entendo o que quer dizer, Ana Lu. Eu morei por 10 anos em uma dada casa, em uma dada cidade do interior e hoje, moro na capital - Belo Horizonte - em um apartamento que não é como se fosse meu. E isso já faz o que? 6 anos... As lembranças, os momentos de onde fomos verdadeiramente felizes e amados, nos acompanham.

    Um beijo, linda.

    ResponderExcluir
  9. Ana, te entendo TANTO quando você faz posts em relação à sua mudança de cidade. Eu sinto exatamente o mesmo que você em relação à minha casa antiga... Dá um nó no peito, né? É triste, às vezes, como é no dia 31 pra você, mas ainda bem que a gente sempre consegue, independente de qualquer coisa, ser feliz :)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Se apegar a alguns lugares é tão estranho né? fazem 11 anos que moro na mesma casa, e tenho os mesmos sonhos que você tinha com o seu lar.
    beijos!

    ResponderExcluir
  11. Eu entendo o que você diz porque também sou saudosa das coisas assim. Morei 27 anos na mesma casa e aí de repente me mudei para o meu apartamento. E tudo o que eu mais tinha medo era de sentir saudade da casa que já não era mais minha. Mas não. Agora eu penso que aquela foi a casa em que eu passei a vida, mas agora é a casa que eu vou passar todo o resto dela. E gosto das diferenças, gosto de ser um lugar novo, gosto de saber que não vou mudar tão cedo e gosto que tudo tenha a minha cara. Antes, casa dos meus pais. Agora, a minha casa. E é bom assim.

    Bonito aqui, gostei. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Eu me mudei vai fazer um ano esse mês para esse apartamento aqui, minusculo haha. E a minha antiga casa eu morei durante 11 anos, minha vida foi praticamente construída lá né. E o bom é que guardo ótimas recordações.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. as memórias sentimentais são mesmo as mais especiais!
    lindo post!

    ResponderExcluir
  14. Tem pedacinhos da gente que ficam em alguns lugares né?
    Talvez isso fosse até dolorido se não fosse bom!

    Pense assim: lá era tão querido que outras pessoas também vão poder conhecer o tanto que era delicioso estar lá.


    .. tem pedacinhos de lugares que ficam na gente também!

    ResponderExcluir
  15. Ana, nós nos apegamos aos lugares quando as lembranças que temos dali são muito boas! Pode ser que essa sua nova casa nunca se compare àquela outra. Mas pode ser também que te aconteçam aí algumas coisass fantástica, e que esse lugar torne-se especial demais...

    Um beijo!

    ResponderExcluir