terça-feira, 1 de junho de 2010

Das amizades

Li uma vez que o sentido de amizade está banalizado. Não acho. Acho apenas que as pessoas andam confundindo o vocabulário.. Dentro da categoria de pessoas existem os conhecidos, os colegas e os amigos. Muita gente desconsidera a existência do termo do meio, e sai por aí dizendo que todos são amigos. Não acho errado, mas acho que é o que querem dizer quando falam da banalização da amizade.
A amizade nunca poderá ser banalizada, porque sentimentos não podem ser banalizados. E a amizade vem em vários tipos. Ou você tem um tipo só de amigo? Sempre existe aquele em que você confia mais, aquele com o qual você se diverte mais.. E nem por isso um é melhor que o outro.
Amigos são tesouros, que guardamos pra sempre no coração.
E pra mim, e olha que eu julgo ter experiência no assunto, não é que a amizade sobreviva a distância. É que quando realmente há amizade, simplesmente não existe distância!
Milhas e milhas não é o que eu considero distância entre mim e meus amigos. Distância, pra mim, pode existir sem precisar de meio metro. Distância existe quando duas pessoas estão perto uma da outra, e não estão juntas. Por isso eu reafirmo que amizade não sobrevive à distância simplesmente porque ela não deixa a distância existir. E que quando se trata da cumplicidade que existe entre 2 pessoas, longe é realmente um lugar que não existe.
Quando me mudei de cidade as 2 vezes, chorava do medo da saudade que eu ia sentir, e não do medo de perder meus amigos. Porque eu sei que a gente não perde.
A prova está nas conversas, nas risadas, nas cartas, nos e-mails, nas fotos, e porque não, nos abraços de reencontro?
Já falando do tempo, eu acho sim que ele é um fator cruscial para a sobrevivência de uma amizade. Mas não o tempo que ficamos sem nos falar, mas sim, o tempo de qualidade que dedicamos a cada uma das pessoas.
Minha amiga de infância, eu fiz com 4 anos. Mudei de cidade 2 vezes desde então. Já temos 14 anos de amizade pra mais. Deve ter uns 3 anos que eu não vejo ela cara-a-cara. Mas a gente tá sempre se falando, e eu sei que quando eu encontrar com ela de novo, vai parecer que a gente nunca esteve longe. Vamos rir das mesmas piadas. Vamos falar e reclamar das mesmas coisas.
O que pode colocar fim em uma amizade é um dos dois, ou mesmo os dois, deixarem de querer que ela exista, e deixarem de dedicar-se a ela. Porque dedicação, é a palavra chave. Acho que em qualquer relação, e não seria diferente nesse caso.
Como já diz aquele sábio clichê: A plantinha precisa ser regada sempre. Senão, morre. Não pelo tempo, nem pela distância. Mas por descuido.

11 comentários:

  1. Concordo com tudo!
    E adorei ser citada! ahahaha :D
    Bjs amiga.

    ResponderExcluir
  2. Amizade é uma base. Pra tudo!
    Pena que ando meio decepcionada com isso! :T

    Beijo

    ResponderExcluir
  3. menina, vc arrasou! sério mesmo. o texto tá ótimo ;)

    ResponderExcluir
  4. PARA de escrever bem HAUSUHAS'
    lindo o texto, beijos ♥

    ResponderExcluir
  5. Uma palavra para um texto: Maravilhoso!

    ResponderExcluir
  6. Olá...

    Gostei muito do escrito e concordo com ele todo. Cada gotinha de pensamento que você riscou!
    .
    'por descuidado, tudo que fenece, é pelo descuidado'

    ResponderExcluir
  7. Eu já disse que adoro teus textos? (:
    Depois que eu li, fiquei pensando. Creio que não tive dedicação suficiente para manter amizades a "distancia". Morava em Florianópolis e agora moro de novo em Porto Alegre, e os amigos de Floripa, ficaram lá e virara meros conhecidos. Fico triste quando penso nisso, pois sei que foi por falta de dedicação de ambas as partes. Agora eu tenho um amigo que mora em outra cidade, e parece que ele mora ao lado. Estranho pensar nessas coisas.. Enfiim, meu comentário também ficou bem grandinho, mas é porque eu queria muito compartilhar minha história. hihi.
    Beijo Ana. (:

    ResponderExcluir
  8. Perfeito seu texto!!! Concordo plenamente com tudo que escreveu. Principalmente quando diz, que a amizade é banalizada, quando as pessoas não sabem realmente o significado, não sabem diferenciar: coleguismo, conhecidos, com amizade de verdade.
    Minha melhor amiga também tá distante de mim, mas é como você mesma disse: quando a gente se encontra parece que estivemos sempre por perto.
    Amizade é mesmo um tesouro de raro valor!

    ResponderExcluir
  9. Concordo, Ana. Tenho amigos que vejo muito, muito pouco, e converso pouco também, mas quando a gente se encontra, é como se nos tivéssemos visto no dia anterior.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. concordo plenamente, e acho que mesmo que por motivos diversos, você se afaste de um amigo, isso não significa que não foi amizade, que não foi importante...
    tem pessoas que marcam a nossa vida, e que fazem parte de nós, independente do tempo que não as vemos, nunca estará completamente perdido.
    Um beeijo!

    ResponderExcluir
  11. gostei do teu blog! vou te seguir!
    segue-me também?

    http://ncavalcante.blogspot.com/

    beijos querida!

    ResponderExcluir