segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Quando o TER quer roubar o lugar do SER

É só entrar no shopping para ir ao cinema que damos de cara com a nova vitrini da Kippling, e aí já bate aquela vontade de comprar uma bolsa nova. Você sabe que tem mais de 5 no armário, mas mesmo assim, aquela parece 'a' bolsa, assim como todas as outras pareceram na hora que você comprou.
Vontade de consumir, todos tempos. Os produtos estão ali, na nossa cara, implorando para serem comprados. Nós estamos (ou não!) com o dinheiro na mão. Mas.. realmente precisamos daquilo? A diferença entre consumo e consumismo entra bem aí.
A cada ano é lançado um IPod novo, e a gente já pensa: Puxa, o meu não tem graça perto desse. Mas vamos morrer se não compramos? Não.
Tem muita coisa mais importante na vida, como ouvir e cantar a sua música preferida do lado da pessoa que você mais ama.
O verdadeiro sentido das coisas está em como elas são vistas e aproveitadas por nós.
Podemos comprar mais um perfume, pra encher o nosso armário deles, ou podemos escolher um que deixe nossa marca, e que vai fazer aquela pessoa lembrar de nós sempre que sentir aquele cheiro.
O maior problema relacionado ao cosumismo, como se ele já não trouxesse muitos outros, é que as pessoas estão deixando de valorizar o SER para valorizar o TER.
Acontece, que as pessoas não são a quantidade de blusas que elas tem, e sim, a quantidade de sorrisos que dão, de abraços sinceros, de lágrimas derramadas.
Ser está muito além de qualquer outro verbo. E a sociedade quer deixar as comprar nos fazerem esquecer disso.
=X

19 comentários:

  1. Oi ti achei no blog de uma amiga minha, enfim vou começar a te segui-la pois curti mto o blog , venha conhecer meu cantinho e espero que me siga tbem ok
    bjs da lowkita ;*

    ResponderExcluir
  2. Oie!!! Conta Comigo é um 'must', must watch! Assista sim, tenho certeza que vai adorar! Depois volto pra comentar o post em si ;) Bjs e obg pela visita!

    ResponderExcluir
  3. Você tem muitas chances essa semana, viu? O seu post ficou original, legal e bem escrito.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oii Queridaa... amei seu texto, principalmente os jovens estão cada vez mais consumista, eu sou uma prova viva disso, mas fale a verdade... comprar é muito bom... só não podemos deixar que essa vontade se torne maior que agente, ai não dá...

    obrigada por passar no meu blog, continue indo lá, sempre será bem vinda !!!

    beejos

    ResponderExcluir
  5. Hehe , valeu ter ido visitar meu blog viu, gostei , sempre me verá por aqui, tbem quero ti ver por lá
    se não é minha seguidora ainda clica lá e vira , pq já sou sua ok
    bjs ;*

    ResponderExcluir
  6. Confesso que eu tenho esse lado meio consumista, que às vezes se apodera de mim. Mas eu continuo achando que eu sou mais sorrisos do que bolsas...

    =P

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  7. Lu
    Quando eu crescer quero ser igual a tu. rsrs

    É bom por aí, e assim vamos nos contruindo de forma mais consciente.

    beijo

    ResponderExcluir
  8. P-E-R-F-E-I-T-O! Adorei o post! Concordo com tudo! Eu tava nessa de sair comprando roupa e sapato e bolsa e maquiagem e perfume, mas agora chega! Já tenho tudo - e até mais - do que preciso, dinheiro não é pra gente sair torrando por aí não, temos que economizar pra coisas realmente importantes e também pra ajudar quem precisa. Ter tal roupa ou tal sapato não vai me fazer melhor que ninguém... O importante, como vc tão bem disse, não é ter, e sim SER!

    ResponderExcluir
  9. Hum, descobri o teu blog por acaso, e adorei! Achei de uma delicadeza, sem contar nos textos ótimos (adorei o "Dedique-se a conhecer seus pais").

    Mas vamos à última postagens. Admito que sou uma Becky Bloom da vida e fico descontrolada diante às vitrines do shopping. Porém, nesses últimos tempos, tenho me perguntado se realmente preciso ou não daquela blusa maravilhosa da vitrine. Acho que minha felicidade depende muito mais de sorrisos do que de bolsas caras...

    Beijinhos! Vou seguí-la, tá?

    ResponderExcluir
  10. O que você diz é totalmente verdadeiro. Às vezes sou um pouco consumista, mas me controlo. Acho que uma verdadeira amizade, por exemplo, vale mais que a loja da kipling inteira.

    ResponderExcluir
  11. Arrasou MUITO, no texto [como sempre!], parabéns.

    E concordo com você, andamos valoizando muito mais o ter do que o ser. Temos que nos policiar para evitar que isso aconteça, porque não é isso que define o caráter de uma pessoa.

    Mas que eu sou obsecada por bolsas, eu sou :x

    Beeeijo

    ResponderExcluir
  12. Uma coisa eu tenho que dizer... em alguns produtos sou totalmente consumista... quero 1, 2, 3.. sei lá.. o povo coloca na nossa cabeça que a gente tem q ter...

    Mas em eletro-eletrônicos eu sou tão de boa.. tenho o mesmo celular faz 5 anos... tenho MP3 e não Ipod.. nem ligo pra essas coisas xD

    gyagayuhahua

    beijinhos

    Por Sami

    ResponderExcluir
  13. Conheço tantas pessoas que pensam: vou comprar pq é melhor ter do que não ter e precisar depois! Mas nunca usam mais de uma vez os produtos comprados! Eu dou muito mais valor ao que as pessoas são de verdade, e não para o que elas tem!
    Adorei teu texto (:
    Bejin.
    Passa no meu novo blog (:
    http://www.aafilhadomeio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Ana..

    Esses dias estava conversando com uma amiga sobre isso.. esse dejeso compulssivo para compras, ainda mais por essa nova geração, estavamos fazendo esse paralelo, como nós que nao eramos tao afetados pela midia, pensavamos em ser, casar, feizes, carreiras..

    Hj, os jovens, alguns nao todos "ainda bem".. pensam em ser modelos, e comprar muito.. e nem sequer sabem de onde vem esse dinheiro e o esforço que é pra consegui-lo. Culpa de uma sociedade doente..

    Bjinhosss...

    ResponderExcluir
  15. bacana o texto e bacana saber que a sua geração já está sacando isso.
    A minha demorou mais tempo pra cair a ficha rs
    muito bom!
    beijos,

    ResponderExcluir
  16. Eu aindo preciso lutar contra esse bichinho que mora dentro do meu cérebro querendo que eu compre tudo. É assim e não adianta. Meu bichinho comunista interior dessa vez fala mais baixo.
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Concordo com tudo, e já me deparei diversas vezes na mesma situação. Ao me deparar com uma vitrine maravilhosa sentir a obrigação de comprar pelo menos uma pecinha pra mim. Mesmo que sem necessidade.
    O tal do capitalismo....
    =/

    Beijos!*

    ResponderExcluir
  18. As vezes esquecemos o bonito da vida e nos matamos por algo que necessariamente nem é tão importante assim *-*
    Ahh axei linda as tuas fotos no orkut da Rafa, ahh estava com saudades de seu blog! =)
    beijos

    ResponderExcluir
  19. pois é, nossa sociedade e cultura e são muito consumistas...é triste ver pessoas tão dependentes do consumismo, mas acho que a modernidade nos fez assim, né? ainda bem que sei me controlar :P
    bjo!

    ResponderExcluir