terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Literatura brasileira



Eu amo ler, e isso não é novidade. Quando era pequena, amava os livros da escola, e achava bobo quem não gostava. A minha hora de ser boba chegou na 8ª série quando a professora colocou DOM CASMURRO na minha mão. Estava anciosíssima para ler, pra descobrir Capitu, que tinha sido nome de uma personagem de Laços de Família, e tals.. Comecei a ler, e o negócio não andava. Enrolava. Não saia do lugar.. E eu, mal imaginava que só tendia a piorar. Terminei o livro e nem lembro quanto eu tirei na prova. Fiquei com a conclusão única de que o livro era uma bosta e que Dom Casmurro era corno, coisa que aliás, arrancou risadas da minha tia, que disse, que, ao ler, teve uma percepção completamente diferente da minha.. Ano passado, deveria ter lido Iracema, A Moreninha e Amor de Salvação.. Neste último, li uma página. Dos outros, só o resumo, e consegui tirar 9 nas provas. Mas ai, voltou ao trono a antiga professora, e tão logo ela entrou na sala no primeiro dia, nós relembramos: A prova dela, é difícil de fazer até lendo o livro. Enfim, no primeiro bimestre ela me veio com Eça de Queiroz, o Crime do Padre Amaro. Outra "enjoança". Li do começo ao fim. Tirei 3 na prova. Quase desisti, mas segui firme. Li O cortiço, Quincas Borba, Cidades Mortas..
No seminário de Machado de Assis, teve um grupo que deveria ler Dom Casmurro. Leram, e apresentaram o trabalho. A professora, então, resolveu falar mais sobre esse livro, e foi quando eu fiquei chocada. A história fez os meus olhos brilharem, percebi ela todinha de outro jeito. Quando li O Crime do Padre Amaro, no fundo, sentia a mesma coisa. E cheguei à brilhante conclusão: As histórias são boas, os autores é que estragavam na hora de contar. A literatura antigamente enchia o saco, ao ponto de eu prometer que se Machado de Assis não estivesse morto, eu matava, assim como Newton com suas leis físicas. Só os professores os entendem.

Enfim, agora eu estou aqui, nos últimos minutos antes da estréia de Capitu, minissérie brasileira em 5 capítulos, baseada em Dom Casmurro. Espero conseguir assisti-la com os mesmos olhinhos brilhando, como quando eu finalmente entendi a história na voz da professora. Porque eles sempre gostam de complicar a nossa vida?
Grunf..

Desculpe por estar relapsa do blog nos últimos dias. Ainda tinha um exame pra fazer no inglês, e preocupada com ele, n tinha inspiração. Agora passou, e vamos que vamos!

26 comentários:

  1. Nossa amiga
    eu li Dom Casmurro e achava ele louco, só por causa de uma troca de olhares ele se entendeu por corno, e apssou a vida toda pensando isso, e pensando que seu filho nao era seu, ele era PIRADO!
    Pobre capitu!
    A moreninha eu comprei a mais ou menos 1 ano, li um pouco, é até bom, li vários livros no ano do meu vestibular, e agora estou pensando aqui qual vou te dar de Natal, já tenho algumas ideias em mente, depois vou te falar alguns nomes pra ver se vc já leu! ahahhaah
    Mas não vou falar o escolhido pra nao perder a graça!!!! Vi a minisserie ontem tambem, achei meio parecida com "hoje é dia de maria" não sei se vc viu, era legal mas tinha um fundo meio macabro!

    ;*

    ResponderExcluir
  2. Eu li isso pra passar no vestibular e sinceramente não lembro nadica de nada....hahahaha!
    Mas esse seu post me fez lemrar de uma coisa.......
    VOCÊ É MEU GORGULHOOOOOOOOOO!!!!
    kkkkkkkkkkk!!!
    Bjokas.

    ResponderExcluir
  3. nossa não creio que você não gostou do Dom Casmurro (escrito), foi um dos livros mais legais que eu já li, adoro a forma como o Machado de Assis escrevia. Dos livros que tive que ler os únicos que eu não gostei foram Iracema (acho uma enrolação só e muito fantasioso) e Sagarana (cansa ler ele)..
    Mas o Dom Casmurro é minha paixão, a forma com que o Bentinho manipula desde o começo pra acreditarmos na versão dele sobre a Capitu, ele fala dela como se na infancia ela já sabia que ia trair ele, é perfeito! e eis a eterna duvida, traiu ou não? impossivel saber!
    e a minissérie ficou bonita tbm, aquele ar teatral, as maquiagens exageradas, adorei!

    ResponderExcluir
  4. Brigadin pela visita...
    Volte mais vezes!!!
    Bjkas

    ResponderExcluir
  5. Sempre adorei ler...

    Hoje não consigo ler com a frequencia que eu gostaria, e sinto taaaaaanta falta.
    Mas voltarei...
    Na infãncia e adolescencia li quase toda a Série Vagalume, publicada pela editora Ática. Livros maravilhosos.
    Ler é tudo...


    Beijão

    Neo

    ResponderExcluir
  6. apanhei mto do primeiro livro dele q li(dom casmurro)imagina uma criança vagabunda nata com 11 anos tentando ler ele...rsrsrs...

    mas enfim...no fim das contas...o q conta é q o trabalho da globo tá excelente...ao menos em figurino e textos...é mto magico,e facil de todas as pessoas,de todas as idades gostarem...

    adorei seu comentário,e fico feliz por vc ter lido e gostado do livro(alguem tem d faze-lo né...rs...)

    evd

    p.s.:eu tinha perdido seu blog dos meusfavoritos...mas ovu acompanhar d vez agora...^^

    fui

    ResponderExcluir
  7. Eu amo a forma como M. de Assis escreve, portanto sou suspeitíssima pra falar. Mas, no fim das contas, ler é muito mais sentir que um processo racional, então acho que vc deve mesmo buscar tentar conhecer as estórias através da forma que te toque mais, teatro, uma pessoa contando, tv. Bjin !!!

    ResponderExcluir
  8. eu gostei da capitu no livro, mas achei a história um porre...
    a minissérie? bom, não sei mto o q dizer, mas não tô gostando não
    =)

    ResponderExcluir
  9. huHAuuHUHAUHUA a escola acaba com as nossas percepções sobre Machado de Assis...nunca tive vontade de ler novamente, acredita?! =X hUahHAAH

    Beijão e obrigada pela visita ;)

    ResponderExcluir
  10. Noossa.. Dom Casmurro eu li na 8ª tbm pra um seminário.. eu gostei muito da história apesar de que em algumas partes eu não entendia muito.. Capitu, a eterna P. de Machado de Assis.. hehe

    Mês passado eu li Carcará de Ivan Bichara, um livro ótimo e semana passada ganhei do meu namorado Crepúsculo, li em 3 dias.. me assustei com isso xP

    Ler é muito bom, mas tem uns autores que dificultam nossa vida xD

    Adoorei seu blog *-*
    Voltarei sempre!
    Beijão :*

    ResponderExcluir
  11. Como assimmmmmm?
    Machado é um dos melhores autores da língua portugues - senão o maior.
    A primeira vez que eu li, também odiei. A linguagem era muito rebuscada, antiga. Me deram para ler muito nova e eu não pude fazer a interpretação devida. Hoje, amo Dom Casmurro, e fico triste com essas minisséries que não tendem a retratá-los da maneira que deveria.
    Afinal, nós leitoras assíduas, sempre preferimos o livro à qualquer interpretação.
    Tenta ler de novo mais pra frente.
    É genial.

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Mas é sempre assim, meio que parado a literatura, mesmo com nomes consagrados.
    Quer um literário que é um perrengue.rs
    Leia Vidas Secas, o livro simplesmente fala da seca do nordeste, e você se emociona mais é com a cachorra, do que com os protagonistas..

    A serie capitu é bem interressante, acho que depois da séri vou ler o livro, já ai não sei qual dos dois vai ser o melhor.rs

    mas acho que o seriado..hehe

    ResponderExcluir
  13. Eita,então tá todo mundo de olho nessa minissérie ¬¬'
    Nunca Li Dom Casmurro e sei lá,nunca tive uma certa vontade,mas acho que tá na hora de começar a ler livros desse tipo.

    beijos
    ps.: a fotografia desse filme é tão linda *-*

    ResponderExcluir
  14. Ah eu semprei amei ler, quando criança começei com os gibis *-*
    Mas literatura brasileira ? Ah, não gosto não! Nem entendo o_o'
    Porque eles gostam de complicar nossas vidas [2] - Não sei pra que ser tão formal á ponto de ter que ler o livro com o dicionário do lado xD

    - Posto o desafio assim que postar o outro que recebi xD

    Beijão'

    ResponderExcluir
  15. Assino embaixo das duas indicações. São livros que todo mundo deve ler, mas fazendo várias leituras ao longo da vida, É impressionante como a percepção acerca do texto se transforma.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olha, vou ti dizer viu!
    Tu pelo menos lembra com detalhes, os livros que mandaram vc ler na escola, pior sou eu que so me lembro do unico livro que li em todos esses anos letivos de minha vida:
    O auto da barca do inferno!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Ow livro peba!!
    Só li mesmo porque era mais fino do que um dedo mindim!!!
    Aqui na minha cidade era bom demais fazer prova de literatura porque sempre tinham peças de teatro sobre alguns desses classicos e sempre ia assistir pra não ter que ler nenhum deles justamente por esse motivo que vc falou:
    esses autores antigos gostavam muito de "enfeitar" e não tinha paciencia pra ficar tentando decifrar aquilo nao oh!!
    Tava louca pra assistir Capitu, mas por causa desse maldito horario de verão, nunca chego em casa a tempo!!
    So assisti o primeiro capitulo!!
    Bosta!!
    =D

    ResponderExcluir
  17. eu já tentei ler quincas borba, bom crioulo, don casmurro, o alienista... mas no final das contas eu terminava o livro sem ter prestado atenção em nenhuma linha do que eu li.
    minha professora um dia passou o filme memmoria postumas de bras cubas, e no final das contas eu amei a historia! mas o livro... e muiito cansativo!
    estou fazendo o mesmo que vc com a minisserie capitu! é linda e muiiito mais facil de prestar atenção do que as paginas bolorentas do livro da biblioteca!
    mas eu não desisti!!!
    tem livros de literatura(não só brasileira, mas a q a prof faz vc ler) como Auto da barca do inferno e as poesias de gregorio de matos que são muito faceis de ler!

    bjks

    ResponderExcluir
  18. Vou ter que discordar. Acho que nós ainda não estamos preparados pra uma linguagem totalmente diferente. Eu pela primeira vez que li Dom Casmurro achei um saco e nem terminei. Depois li de novo com outros olhos. Acho que para se gostar de ler não dá pra encarar Clarice Lispector logo de cara, tem que ir de mansinho. O que mais me encanta em Dom Casmurro é justamente o jeito como Machado escreve, sabe usar as palavras, efeitos de linguagem que nos faz dançar ao ritmo da história. De deixar qualquer Crespúscolozinho no chão, haha. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Li Dom Casmurro há muito tempo atras, lembro que na época eu odiei o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Fico feliz em sabê-la, já olhando com outros olhos os escritores brasileiros. E, principalmente, gostando de Machado de Assis, que como lhe disse é um dos maiores da nossa língua portuguesa.
    Quanto ao trabalho da Globo, estou achando maravilhoso. Tenho observado td. É uma mescla de teatro com filme. Bom, como não sou crítica, fica só a minha admiração de telespectadora.
    Estou ansiosa por 20/12.
    Bj

    ResponderExcluir
  21. rsrs.. tu és uma das minhas!

    Eu sempre amei ler, e na escola sempre escolhi os livros maiores para os trabalhos, pq acreditava que qto maior o livro,.. melhor a historia..

    Minhas amigas sempre escolhiam os que tinham mais figuras..

    Dom Casmurro, eu ja li faz mais de 11 anos, considerando que eu tenho quase 27! (ceus como estou envelhecendo).. e eles ja davam trabalho sobre os classicos da literatura brasileira que nao se renovam..

    Depois dos 18, eu tive quedas.. e andei a ler Paulo Coelho (juro.. sao bons.. o que eu mais gostei foi As Valkirias).. e depois no tem de facul so tive tempo para os livros tecnicos, e hj eu leio qualquer coisa que me digam que é bom, e eu comece a ler e tbm ache!..rsrs

    Ler é bom.. muito bom!

    Bjoooo, bom final de semana ..

    (Já leu Crepusculo.. é oteeeemooo!)

    ResponderExcluir
  22. vc que é feliz em goatar de ler...eu estou me esforçando mais é difíííícil...rsrs

    beijocas

    ResponderExcluir
  23. esse livro eu tenhu pra ler em casaa,mas naum gosto dessas obras antigas sabe, com palavras difíceis e com histórinhas clichê!
    mas machado de assis é um classico neh

    bejoos

    ResponderExcluir
  24. Machado tem vários livros, Ana. Acho que o problema é que os professores indicam os mais "complicados" pros alunos ainda muito jovens. Só fui gostar de Machado quando li "O Alienista". Aí, voltei minha atenção pros outros livros dele. Mas, no caso dos brasileiros, meus favoritos são Lima Barreto e Rubem Fonseca, principalmente os contos.
    Bjooooooooooooooooo!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  25. KKKKKKKK... olá! Bom, devo confessar que sempre adorei esses livrinhos, mas há um em especial que você citou que eu nunca consegui terminar: O Cortiço. E já comecei a ler tantas vezes que sei de cor o início da primeira frase... "João Romão foi dos treze aos vinte e conco anos de idade..." rs rs rs... mas eu sei que em geral eles não agradam muito. Sempre me achei anormal por isso...
    Um cheiro grande.
    *tentei comentar lá em 101 Casos-Juliana e não consegui, você sabe por quê?! É que estava sem PC e só agora regressei ao mundo dos blogs...*

    ResponderExcluir