sábado, 23 de janeiro de 2016

Todo mundo adora uma história de amor

Parte 1: long story short do que veio antes

Uma coisa importante que vocês já devem saber sobre mim é que eu passei a infância inteira assistindo filmes da Disney - e uma boa parte da adolescência dividida entre as comédias românticas e livros que descreviam belíssimas histórias de amor. Não sei o que essa avalanche de utopia faz com a cabeça das pessoas normais, mas acho que sei bem o que fez com a minha.


Foram infinitas noites em claro, das sonhadoras às desesperadas: tinha hora que eu imaginava o cenário perfeito do primeiro encontro e hora que eu tinha certeza que nada nunca aconteceria comigo e eu ia acabar morrendo seca. É, acho que também assisti novelas de época demais durante a trajetória.

Outra curiosidade aleatória é que, quando eu era pequena, tinha em mente que os 16 anos seriam um marco. Sempre que eu me imaginava no auge da minha adolescência, tendo longos cabelos lisos, unhas compridas e um namorado bonitão, isso acontecia aos 16. Pois bem, os 16 vieram, passaram, me deixaram comendo fumaça e nada de história de amor.


Ainda outra coisa que vocês podem aprender sobre mim é que eu levo tudo a sério demais. Eu não sei "ter um casinho". Se eu conhecia alguém que eu achava interessante, antes mesmo do ser humano perceber a minha presença eu já estava testando se nossos sobrenomes combinavam com os nomes que eu sempre planejei para os meus filhos. Nunca consegui experienciar isso que as pessoas chamam de se divertir com os errados. Eu ficava com alguém. Ficava uma. Ficava duas. Ficava três vezes no máximo e já estava querendo escalar o Everest só para fugir da enrascada que era insistir em ficar com um garoto que não estava fazendo a minha vida virar de ponta cabeça ou o meu coração querer sair pela boca. Eu sou assim. E passei anos achando que tinha vindo com defeito de fabricação.

Fui achando algumas amigas no meio dessa caminhada que entendiam exatamente o que eu sentia porque, pasmem, sentiam a mesma coisa. Então pelo menos eu não era a única - não que fosse legal pensar nas amigas sentindo os mesmos desesperos e a mesma vontade de fugir para as colinas. No início de 2015 acabou caindo nas minhas mãos o livro Never Have I Ever, a autobiografia de uma moça de 25 anos que nunca tinha tido um namorado, ou melhor, nunca tinha conseguido passar nem do segundo encontro. Eu ria e chorava ao mesmo tempo enquanto lia: gente, pessoas assim, elas existem.

Me conformei abraçada com Katie, a autora, logo no prólogo: tem pessoas que são farol, tem outras que são triângulos das bermudas. Na concepção dela, os faróis são aqueles seres humanos que são sempre vistos, sempre cortejados, sabem flertar e estão, curiosamente, SEMPRE namorando. Na minha cabeça essas pessoas sempre foram um mito a ser desvendado. Eu olhava para uma prima minha ou para uma das minhas amigas que sempre emendava um namoro no outro e ficava pensando: MAS COMO. Assim, se eu, em todos esses anos, estava achando tarefa impossível achar UMA pessoa, como é que elas conseguiam tantas? Fica o mistério no ar.


Pois bem, voltando à definição dela, à parte dos faróis está a categoria na qual eu me encaixo: os não tão famigerados Triângulos das Bermudas. Segundo Katie os triângulos das bermudas são os locais aos quais nenhum navegador consegue/quer chegar. Com isso, acaba que quando algum desavisado chega ali por acidente o triângulo não faz a menor ideia do que fazer com a visita inesperada, reagindo de forma inapropriada e estragando tudo. Sempre. No fim das contas ela deixa no ar uma mensagem de esperança, para ela mesma e seus possíveis leitores triangulares: um dia vai, né? Tem que ir. Tem horas que é fácil acreditar nela. Tem horas que é difícil. Até que de repente, de fato, vai, e você, quase sem fôlego, nem consegue explicar direito como as coisas aconteceram. Mas vou tentar.

17 comentários:

  1. E tem gente, amiga, que é doido pelo misterio, e vive obcecado por descobrir o que tem atrás dos triângulos. E aí tem o Gabriel que tropeçou nele, e não teve medo de saber o que tinha do outro lado, né?

    TE AMO, e tô aqui do lado de fora do triângulo, com todos os meus ships heheheheh

    ResponderExcluir
  2. ISSO NÃO É JUSTOOOOOOOOOOOOOO. Amiga, publica logo esse trem plmdds. Você quer matar a blogosfera toda de curiosidade. ACHEI QUE GOSTASSE DA GENTE (brincadeira).

    Achei linda essa analogia aos faróis e triângulo e óbvio que já peguei a indicação do livro, néam?
    Amiga, essa coisa de esperar a pessoa certa aparecer parece U M A E T E R N I D A D E, mas quando chega é uma doidera, né? Vira tudo do avesso e uns sentimentos bem loucos que a gente nem sabia que podiam existir estão lá. É bom demais estar apaixonado. Essa é minha sensação sempre que preciso encarar o aeroporto seja pra ir ou pra buscar quando vejo meu boy. É uma sensação deliciosa. Pode ser culpa das comédias românticas ou não, mas se for....que culpa maravilhosa. Pior coisa do mundo é estar com alguém que não desperte o mínimo de entusiasmo.

    Tô muito feliz por você ter encontrado alguém que te faça se sentir assim.

    Toda sorte e amor do mundo.

    <3

    ResponderExcluir
  3. Certeza que sou um triângulo das bermudas, porque é exatamente assim que eu me sinto em relação aos relacionamentos. Sinto que estou em um lugar em que as pessoas não querem chegar. E acabo largando a fase de "imaginar o relacionamento perfeito" pra a "o que tem de errado comigo" em 5 segundos sempre que vejo um farol por aí...
    Estou aqui esperando o meu momento "vai". Enquanto não chega, vou procurar esse Naver Have I Ever pra ler.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  4. Analu: eu também sou um Triângulo das Bermudas!!!

    Super me vi no seu texto e ouso dizer que em todos os aspectos. Da infância assistindo filmes da Disney (e animes românticos), aos livros dos amores impossíveis e fantásticos. Fiz isso tudinho e acho que alguma coisa aconteceu com meu cérebro. Também não consigo ser casual e fico (sim, ainda fico) pasma com essas pessoas que emendam um relacionamento após o outro e é sempre o mesmo questionamento: COMO essas pessoas conseguem? HAHA, é rir pra não chorar.

    Mas assim, ainda bem que essa neura não é pra sempre. Cedo ou tarde algum barquinho se perde e, aos trancos e barrancos, vamos descobrindo como lidar com a novidade.

    Um beijo! <3

    ResponderExcluir
  5. Ai amiga, que analogia sensacional essa! Que bom que existem os desavisados que chegam no triângulo, que bom que eles ficam!
    Por favor, ja poste a segunda parte, obrigada.
    Te amo e to muito feliz com a tua felicidade, amiga! <3

    ResponderExcluir
  6. Amiga, eu não sei o que escrever porque não só sei de tudo isso, mas nossa história tem muito a ver com essas noites em claro (aliás, cadê o nosso ship que ainda não criamos? PALHA ASSADA ISSO) e você sabe muito bem como eu me sinto. Por isso fiquei tão feliz quando as coisas pararam de nunca acontecer e finalmente aconteceram, do jeitinho que tinha de ser. Amo você, shippo, torço SEMPRE e mal posso esperar pela continuação.
    <3

    ResponderExcluir
  7. Vai tentar se eu não te der um tiro até lá, sua creiça. Eu sei que eu acompanhei tudo em primeira mão, mas ainda assim acho muito feio fazer essas coisas. No próximo vou ser citada, né? Quero meus créditos de patrona.

    Mas o que importa é que eu fico muito feliz que você esteja feliz, e vocês são maravilhosos.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  8. (Eu vou ser obrigada a te matar. Teje avisada.)

    Acho muito engraçado que nossa ~vida amorosa~ foi bem diferente, mas que nossa ~origem~ foi muito parecida (Disney! príncipes encantados! romances! etc) e fico muito muito muito feliz de te ver vivendo isso agora. Tinha que acontecer, né?

    (AGORA PELO AMOR DE DEUS VOLTA COM A SEGUNDA PARTE PFVR NÃO FAÇA ISSO COMIGO SUA HORROROSA)

    TE AMO (mas vou te matar) <3

    ResponderExcluir
  9. Adorei.
    Me impressiona a clareza da sinceridade. Mesmo já tendo ouvido de você algumas vezes essas coisas, ler com essa riqueza maior de detalhes é bem impactante.
    Sou cada vez mais grato por ter te conhecido e por termos acreditado na gente.

    E no mais, acho que VC deveria renomear os capítulos com os nomes dos filmes de star wars, olha que imponente:

    Todo mundo adora uma história de amor, parte 1: Uma Nova Esperança.

    te amo

    ResponderExcluir
  10. PELAMOR DE DEUS ANALU EU PRECISO LER O RESTO!!!111111!!!!!!!!!!!!
    E nunca tinha lido sobre essa ~metáfora~ dos Triângulos e agora eu entendo porque tanto dos meus possíveis-relacionamentos não foram pra frente: faltava o coração batendo forte e faltava o... ir. Mas uma hora foi. E grazadeus eu destruí todas as minhas outras possibilidades antes, porque nunca teria ido com a pessoa certa.
    Mal posso esperar pelo resto da história e fico contente de ter sido uma das pessoas que pediu por favor escreve sobre isso. Me sentindo realizada e tudo o mais.
    Beijão!

    ResponderExcluir
  11. Que intro maravilhosa Nalu! Dá pra transformar em livro hein?
    Eu já(já?) tenho dois ex-namorados na conta, mas nem precisei ler as definições pra saber que sou Triângulo das Bermudas! Agora to aqui perdida no meu próprio caos esperando o próximo corajoso ou desavisado que aparecer haha

    beijo!

    ResponderExcluir
  12. Ai amiga, só queria dizer que: dromedários e camelos.
    Tô esperando pra ler essa história desde o primeiro dia, quando você disse que o post ia se chamar "O dia que fui pedida em casamento pelo Tinder". Ou melhor, tô ansiosa por essa história desde AQUELA conversa, porque você merece.
    te amo!

    ResponderExcluir
  13. Analu, eu simplesmente amei esse post e me senti abraçada por tuas palavras.
    Implicitamente deu pra sacar algumas coisas e, menina, fiquei feliz demais por ti. Enviando mentalmente todas as energias positivas que tu merece. Quero mais posts dessa série <3

    "Eu olhava para uma prima minha ou para uma das minhas amigas que sempre emendava um namoro no outro e ficava pensando: MAS COMO. Assim, se eu, em todos esses anos, estava achando tarefa impossível achar UMA pessoa, como é que elas conseguiam tantas? Fica o mistério no ar." EU ME IDENTIFIQUEI TANTO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  14. HAHAHAHAHA, adorei! Na minha cabeça fantasiosa de criança que não sabe de nada, com 21 anos eu já estaria noiva do amor da minha vida, com tudo ok pra lua de mel no hawaii e planejando meus dois filhos. Oi (??????). Na vida real, com 21 eu tava vivendo a desilusão amorosa mais incrível (fodida) da minha vida (até agora). Btw, me vi muito nesse negócio de triangulo das bermudas, e logo lembrei de várias amigas como "farol", é a vida.

    ResponderExcluir
  15. Que texto maravilhoso! Eu também sou um Triângulo das Bermudas! Passei anos pensando que havia algo de muito errado comigo. É muito bom ler seu post e saber que não estou sozinha nessa e que há sempre esperança! Parabéns pela escrita! <3

    ResponderExcluir
  16. FINALMENTE saberei de fato como tudo aconteceu. Já peguei a pipoca miga, porque sabe como é né, não tava sabendo viver com o resumo de 140 caracteres que você me deu um tempo atrás.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  17. Acabo de descobrir que sou um triângulo das bermudas! Muito obrigada por isso! hahahaha
    Eu também me sinto da mesma forma e penso da mesma forma. E fico pensando como tem pessoas que de um relacionamento já partem pra outro enquanto eu não consigo engrenar nenhum hahaha. Que bom é saber que existem pessoas que nem eu!
    Beijo!

    ResponderExcluir