segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Se não for pra brincar direito nem desça pro play (oi?)

Quando eu tinha 7 anos e era uma criança pedante ligava o computador para escrever textos ao invés de rabiscar no Paint, a minha primeira estória demorou meses para ser escrita e tinha 10 páginas. Dez. Acho que nem meus pais aguentaram ler – mas a minha tia tinha muita paciência e até me deu toques narrativos: “querida, não use tanto ‘aí’ na hora de começar as frases”.

Uma vez, quando eu estava na 7ª série e minha professora de redação entrou de licença maternidade jogaram uma outra no lugar que não tinha a menor paciência pra coisa. Acostumada que estava com a disposição da Alessandra para ler qualquer coisa que eu escrevesse, cheguei faceira e orgulhosa para a substituta, no dia da entrega de uma lição, com minha mais nova obra de 4 páginas. Qual não foi o meu choque quando ela se recusou a ler. Me empurrou o caderno de volta e disse para eu aparecer com algo de tamanho decente no dia seguinte. Poucas vezes me senti tão humilhada na vida e isso poderia ter me afetado profundamente mas curiosamente não afetou: fiquei boladona, fiz uma porcaria de 1 página pra entregar pra ela na outra aula e voltei a escrever meus textões numa boa depois.

pergaminhoPodia ser o seu papel de trouxa mas é só a minha redação

Curiosamente, nunca tive problema em me enquadrar nas dissertações de vestibular: o povo sofria pra chegar nas 20 linhas, mas eu dava conta numa boa (diminuindo um tanto a letra porque ninguém é de ferro, afinal de contas). Tenho pra mim que é mais fácil lidar com o que sobra do que com o que falta. Reduzir uma argumentação ou outra não tirava o brilho (poética) do que eu queria dizer; difícil seria ter que encher linguiça.

De redação gigante em redação gigante chegamos até aqui: um blog que eu cismo em atualizar só de textão em textão, me sentindo uma fraude completa quando posto algo com menos de seis ou sete parágrafos grandes e deixando passar batido assuntos que não renderiam tanto mas poderiam ficar registrados. Um diálogo engraçado? Legal, mas não dá texto, né? Então não posto.

O problema é que esse vício de colocar ~sustança~ no texto (mesmo que às vezes seja um punhado de abobrinhas) acaba dando aquele atraso na vida. Sabe a mania do perfeccionista de não fazer nada se não for pra fazer direito e aí… acabar não fazendo nada mesmo? Então. É tipo isso: só desço pro Play se for com 5 amiguinhos e eu não tiver hora pra voltar, senão não tem graça. Pra que descer se eu só puder escorregar uma vez? Pra que deitar no sofá se eu só puder cochilar 10 minutos?

Acontece que cochilar 10 minutos pode sim dar uma revigorada na tarde e uma escorregadinha só já é capaz de diminuir o tédio do dia, né? É. Eu e minha eterna companheira de textões e ciladas, Anna Vitória, decidimos que íamos tentar, ao menos por um período de tempo, aprender a “ser dessas”. Aprender a brincar mais. Aprender que nem sempre precisa ser postão pra valer a pena.

É assim que nasce, hoje, a nossa famigerada Semana de Anedotas. De amanhã até segunda-feira que vem faremos um post pequeno por dia, falando rápido sobre alguma coisa, contando alguma situação, anyway, o que passar pela cabeça. Se vai dar certo? Não fazemos a menor ideia. Eu tenho 0,5 ideia e ela até onde sei não tinha nenhuma. Mas vamos que vamos. Quem quer anedotar com a gente?

10 comentários:

  1. Amiga, amo semana de anedotas que começa com textão hahaha Se bem que o da Chica foi até bem reduzido pros padrões dela.

    Tava falando agora lá em casa que tenho um poder de síntese invejável, conseguia responder questão de prova em 3 linhas fácil, mas felizmente nunca tive problema com tamanho mínimo de redação. Vai entender. Estou ansiosa pra ler vocês todos os dias.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  2. Comentei (curtinho, porque às vezes meus mimos viram textões) que é muito bom ter vocês de ~volta~ na timeline. Lerei todos. Não desistam.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, que saudade tava daqui.
    O BEDA acabou com minha saúde, sumi de tudo e de todos. :(
    Amo demais seus textões, MESMO! Mas vou adorar ver você tentar escorregar uma vez, diminuir os caracteres e ver que você é brilhante em tudo que faz. <3

    ResponderExcluir
  4. Dei uma risada enorme com a foto das redações: também escrevia horrores quando era criança, amiga, e também sou do seu time que consegue cortar tudo. Mas no blog né, vivo de escrever em 5 laudas coisas que bastavam em uma linha.

    Te amo e estou ansiosa pela semana!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, me explica 01 coisinha: onde estávamos na infância uma da outra? Porque eu era exatamente essa criança que ligava o computador pra escrever no Word, e nos primeiros anos de redação da escola (na época chamavam de produção de texto) eu sempre escolhia o caderno mais bonito pra essa aula, porque era o que eu usava com mais amor e muitas muitas muitas folhas preenchidas. Não acho tão fácil assim lidar com o que sobra, tenho a maior dificuldade de cortar meus textos depois de prontos, mas também prefiro ter que administrar o excesso do que a falta de ideias.
    Estou bastante curiosa pro resultado dessa nossa semana. I have no idea what we're doing, mas se der tudo errado pelo menos vamos escrever um TEXTÃO sobre como nossos planos são uma piada, combinado?
    te amo! <3

    ResponderExcluir
  6. Que maravilhosas, vocês!!

    Sabe que eu sou desse time também? Amo/sou textão!
    Apesar de vez em quando tentar resumir alguma coisa lá no blog (o último post foi uma tentativa de ser sucinta, rs).

    Vou adorar ler vocês essa semana, uhuuu!!

    Beijo beijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi amada,
    Ansoosa por ler seus textos, sempre. Sejam eles textinhos ou textões.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. OI, CHEGUEI

    Que coisa maravilhosa saber que vou ler vocês a semana inteira. Depois de fazer o papel de chata do rolê e não parar nunca de encher o saco, acho que eu mereço mesmo encontrar post por aqui todo dia essa semana (lçaskdçlkasçdlklçaskd aquelas). Fiquei gargalhando aqui com essa foto porque é TÃO a cara da turma do textão (eu inclusa) e aff, vou repetir mais ou menos o que falei pra Anna: secretamente, ficarei muito feliz se essas anedotas casualmente virarem textos de dez parágrafos. Risos eternos. Já ansiosa pra amanhã.

    TE AMO <3

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de post pequeno. E também gosto de textão. O blog é seu, e eu vou ler textão e textinho.
    Já passei por isso de redação grande demais na escola. Isso também não me abalou, e sempre escrevi mais do que devia "professora, pode usar o verso tbm?"...

    ResponderExcluir
  10. Awn, que linda a ideia *-* Vou ler todas as anedotas, inclusive fiquei meio surpresa de entrar e ver um monte de post que não li, aí voltei até onde tava o último que eu li e vi isso aqui <3

    ResponderExcluir