quarta-feira, 11 de novembro de 2015

O dia em que a cidade de vovó foi parar no noticiário

Cês sabem que eu nasci no Espírito Santo (ELE EXISTE) mas só morei lá até os 7 e pouco, né? Então. Agora pensem numa criança de quase 8 anos que se muda pra São Paulo e tenta explicar, para os coleguinhas e para as professoras que passa todas as férias em Baixo Guandu. TEMPO NO VÍDEO.

- Baixo Guandu.
- Como?
- Baixo Guandu.
- Que que é isso?
- Interior do Espírito Santo, onde a minha avó mora, 29 mil habitantes blablabla.
- Humn

Anos e anos assim. No imaginário das pessoas eu passava as férias escolares em uma cidade fantasma. Um dia uma coleguinha teve a pachorra de me perguntar se lá tinha televisão e telefone. Mas hein? É só interior, não é fim do mundo. E a vida seguia: as pessoas ouviam falar da cidade através da minha boca, faziam cara de espanto e a vida continuava. Até que segunda-feira uma amiga me disse:

- Lembrei de você! Estava ouvindo falar sobre Baixo Guandu no noticiário, sua família está bem?

E pouco depois eram outras duas janelas do whatsapp subindo com a exata mesma frase. Sou hipócrita e egoísta o suficiente pra dizer que, antes daquele segundinho de consciência onde eu lembrava o porquê da cidade de vovó ter virado notícia, eu sorri em cada uma das vezes que as pessoas me perguntaram. Agora Baixo Guandu existe, está legitimado. Mas aí logo depois do sorriso o motivo cai feito uma bomba no meu colo, né.

Se você não estava passando a última semana em Nárnia sabe do causo da lama maligna que foi derramada em Mariana, invadiu o Rio Doce (já estão constatando, inclusive, a morte do rio, gente, muito triste) e está causando o maior tumulto nas cidades por onde ele passa ou deságua, sendo Baixo Guandu uma delas. A família está bem, graças a Deus, mas o abastecimento de água da cidade foi cortado e ouvi boatos de que vovó está tomando banho de bacia, tadinha, a essa altura da vida, porque obviamente não sai mais água do chuveiro e está todo mundo em modo hard de economia gastando o que restou no reservatório da caixa d’água.

Ansiosa para que Baixo Guandu desapareça dos noticiários de novo porque ficou tudo bem. E que os responsáveis por essa palha assada (NÃO FOI ACIDENTE) deem logo um jeito de consertar a situação.

5 comentários:

  1. Nossa amiga, eu estava acompanhando bem por cima as notícias sobre o rompimento das barragens, até que hoje fui ler umas coisas que fui juntando pra quando tivesse um tempinho, e cara, que desespero. É um troço que me deixa mal o bastante ao ponto de querer ser ridícula e fingir que não tá acontecendo, sabe? É um crime muito grande e absurdo, tantas pessoas e animais prejudicados, que horror, que horror.

    Baixo Guandu merecia uma notícia melhor de destaque, tipo ser o reino da familia mais legal do Brasil, etc. #prayforbaixoguandu #forçavovó
    te amo <3

    ResponderExcluir
  2. Ai amiga! Por aqui tá todo mundo meio pasmo ainda por causa dessas barragens. Imagina, uma enchente de lama. LAMA. Ninguém consegue nadar na lama, ela vem e te atropela, atropelou um distrito inteiro, animais, moradores, Igrejas históricas em direção ao rio. Mal mal se tem água hoje em dia, agora então, água enlameada, que tal?
    Aqui em BH não é o Rio Doce o principal para o abastecimento, é o Das Velhas, que também beira mineradoras com sede infinita de produção e lucro. NÃO FOI ACIDENTE de jeito nenhum e ainda tem lá outra barragem ainda MAIOR. Espero que estejam fazendo algo para que ela não rompa, além de falarem "a lama não é tóxica".

    Nessa altura da vida, vovó tomando banho de bacia. Aonde estamos chegando. Que triste fim. :(
    Que bom que no geral estão bem!

    Prometo vir ler os que deixei passar essa semana!
    Saudade enorme. <3

    ResponderExcluir
  3. Eu devia estar em Nárnia sem saber, porque aqui foi o primeiro lugar que vi falando sobre isso! Gente, que situação oO

    ResponderExcluir
  4. Confesso que sou um pouco parecida com a Anna e sou meio ridícula, daí fico fingindo que não ta acontecendo e não vou a fundo em assuntos que eu sei que mexerão comigo, egoísmo eu sei. Então to acompanhando as coisas bem por cima e tudo o que vi até agora me deixou tão triste que nem parar pra ler, assistir jornais eu to parando. Na verdade, é inevitável ficar muito triste, perder um pouquinho da fé nesse mundo, mas depois a fé volta um pouquinho quando vejo o tanto de gente se juntando pra ajudar quem ta precisando. Espero sinceramente que as coisas melhorem e não somente a cidade da sua vó saia dos noticiários, mas todas as que foram atingidas por essa nojeira. To aqui na torcida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Amiga, Baixo Guandu merece coisas boas e ser lembrada de modo feliz. Faz alguns anos que conheço essa pequena cidade de onde vem minha banana preferida (<3) e estou muito triste com tudo que ta acontecendo por lá. A pergunta foi genuína e a preocupação também.
    Espero que fique tudo bem.
    Te amo <3

    ResponderExcluir