domingo, 8 de novembro de 2015

Alguns animais são mais iguais que outros

ou ainda: a sátira das richinhas da internet que imitam a vida

Eu nunca li “A Revolução dos Bichos”, mas esse é um daqueles livros que todo mundo sabe do que se trata antes de abrir para ler. Isso porque se trata de uma sátira política que, se a gente colocar em perspectiva, analisa fielmente a sociedade como um todo.

O ser humano, por definição, é viciado numa panelinha hierárquica. Vai dizer que não? Quantas vezes não se criam grupos dentro de grupos que surgiram dentro de grupos e assim por diante? Pode até parecer que é por afinidade (o que as pessoas mais alegam), mas não deixa de existir ali no fundo, assombrando, a ideia de que “vamos nos reunir aqui só nós porque somos melhores”.

Tá confuso né? Eu sei. Essa fagulha de texto saiu de mais uma conversa com a minha irmã gêmea (me jogo aos leões mas levo as colega junto) onde a gente debatia mais uma vez a questão da blogosfera, as confusões que rolam e talicoisa. Essa quote do Orwell veio como uma lâmpada na minha cabeça enquanto discutíamos porque, cara, faz todo o sentido.

Não é necessário dar nome aos bois mas vamos conjecturar: a blogosfera estava lá, agitadíssima e muito diferente daquela coisa deliciosa e pacata que ela era há alguns anos. Virou uma onda de comércio gigante, tem mais blogueiro de publi e blog monetizado que qualquer outra coisa. Nada contra, inclusive, que tudo isso role – só que não é o que EU gosto de ler.

Aparentemente mais gente começou a pensar assim e um belo dia surgiu um grupo que pregava a blogosfera oldschool. EBA, pensei, empolgadíssima. Tem gente tipo eu, que só quer ler sobre o que o amigo comeu no almoço, que bacana. Grupo de blogueiros vintages era o novo “os animais são todos iguais”.

Não demorou muito e o negócio superinflou. Eram centenas de pessoas agitadíssimas, links de posts para todos os lados e lá ia eu, inocente, conferir. O triste é que para a minha surpresa a grande maioria dos blogueiros presentes fazia tudo muito parecido com o que “não era para se fazer” na tal da blogosfera das antigas. Oi?

Se o propósito era reunir uma galera que ~rompia~ com esses padrões, POR QUE a maioria não era dessa vibe? Os animais já não eram tão iguais assim. Repito: nem melhores, nem piores, cada um bloga do jeito que quer, eu só não conseguia entender POR QUE estavam ali se não se encaixavam na proposta.

Enquanto eu morria de preguiça dessa metade dos links que não tinham a ver com o que eu gostava de ler, aparentemente a diretoria do tal do grupo começou a achar que “alguns animais eram, sim, mais iguais que outros” e decidir que mandavam na blogosfera. Essa blogosfera LEVE, que era pregada, deixava assim de ser leve, porque de repente tinha regras. E tinha donos.

kiding

Era um tal de “EU inventei elementos cor de violeta no layout do blog e ninguém pode fazer igual” ou ainda “EU postei sobre cachorrinhos e na semana seguinte fulana postou também”. Sabe uma vibe errada estilo Tati Feltrin que inventou a booktúbia (mas já respondeu TAG que eu criei no youtube SEM ME DAR OS CRÉDITOS)? Então.

really

A gota d’água pra mim foi a história do BEDA, movimento do qual eu já tinha ouvido falar há pelo menos dois anos e que DE REPENTE tinha sido “idealizado e patenteado” pelo grupo. Aham, Cláudia, sentem todos lá. O pior de tudo era ver MUITO blogueiro MUITO legal e verdadeiramente ~oldschool~ que estava lá, postando todos os dias de agosto… e ostentando o selinho do grupo que de criador do evento não tinha nada.

bye

Metáfora da vida, portanto, vamos repetir rapidão: tá tudo errado nesse mundo, vamos criar uma panela, gerir a coisa toda e transformar numa grande repetição do que era – mas agora somos nós que mandamos e tudo vai ser melhor. Aquela história do “ditadura é quando mandam e eu tenho que obedecer; democracia é quando eu mando e todo mundo obedece”. Ai, o ser humano. Gente, que tal se começássemos a ser melhores?

Assinado Ana Luísa
Blogueira underground que mal aparece no blog
e resolve botar álcool numa fogueira que já estava quase apagando.
Cavei minha própria cova?

11 comentários:

  1. Amiga, acho que você levantou um ponto válido com essa discussão, um desconforto que muita gente sentiu, mas não comentou. Aliás, acho que o principal ponto é que é mesmo muito humano acreditar ser mais igual que os iguais. Sem ver, acabamos nessa. A gente mesmo tem bastante teto de vidro nesse caso, e como a internet é só um prolongamento da vida real, a coisa acontece por aqui também. Então a gente quer impor nossas regras e fincar nossa bandeira em território livre quando poderia simplesmente deixar todo mundo blogar da forma como bem entender, ganhando por isso ou não, sem achar que o outro é melhor ou pior por isso, ou então militar, sim, pela despretensão, mas entender que querer que todo mundo se encaixe no nosso ideal é a maior pretensão do mundo.

    (Engraçado que eu hoje fiquei o dia todo lendo/escrevendo sobre a formação de estruturas de poder e como isso se reflete na comunicação e na hora que você me pediu uma quote eu imediatamente quis falar de Habermas porque é MUITO LOUCO como esses véio das humanas consegue estudar o século XVIII e essas caralha ainda fazerem sentido hoje, MAS VOU TE POUPAR DESSE INTERLÚDIO)

    Posso fazer um marshmallow na sua fogueira?
    te amo!

    ResponderExcluir
  2. Pensei que não precisava comentar, mas preciso. Eu conheci esse mundo em 2010, eu tinha uns 15 anos e resolvi criar um diário virtual (literalmente), eu escrevia sobre tudo, mas dois anos depois eu acabei abandonando tudo e "queimando" as velhas páginas, mas acabou que ano passado eu senti falta de escrever e ter um canto pra chamar de meu e criei um novo blog, e quando fui explorar a blogosfera.......... "Que raios aconteceu aqui?". Parecia que todos os blogs eram iguais. Eu senti falta da conversa na varanda. E aí veio o BEDA e segurei a língua até hoje mas como.assim.criaram.o.beda.se.ele.já.existia (!). Pra mim BEDA sempre foi uma versão escrita do VEDA, what the hell?! Então eu comecei a questionar essa ideia de grupo das antigas e fujo pra bem longe nas colinas pq prefiro ler sobre batatas do que posts prontos sobre qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente hoje em dia muitos blogs surgiram e surgem todos os dias com a intenção de monetizar. São poucos os blogs pessoais mesmo que achamos hoje em dia e isso faz falta. Eu acompanho vocês meninas da Máfia porque adoro a proposta de blog de vocês e vocês sempre me lembram o "porque eu criei um blog". Eu tive alguns contra-tempos na minha vida e pensei que nunca mais ia bloggar até que depois que vi a proposta do BEDA resolvi fazer um BEDO (porque outubro é o meu mês favorito do ano) para reanimar o meu blog e ter esse gostinho de que as coisas que consideramos "bobas" no nosso dia-a-dia dão boas histórias e bons posts. Aliás obrigada por ser uma das que me inspirou.

    Mas no fim é isso. Já perdi a conta de quantos grupos de blog participei que a proposta era "vamos voltar a blogosfera old school" e sempre acabaram da mesma forma, com apenas ideias de posts automáticos para "salvar" o blog dos outros.

    ResponderExcluir
  4. Cavou sua cova não, moça. Acontece que é um fato que muitos sentem mas, assim como eu, poxa, não há o que fazer. Aliás, fazemos nossas parte com o que gostamos, com quem e para quem gosta, simples e puramente. Mas que tudo isso incomoda, sim... Vamos ver no que dá, assim como muitas coisas são como um ciclo vicioso, outras mudam tão rápido que já está ficando exaustivo acompanhar.

    xoxo

    ResponderExcluir
  5. Amiga você é maluca, mas que sorte que eu amo demais gente maluca. E olha, não acho que você esteja cavando a própria cova, muito pelo contrário. Como bem disse Anna, você levantou um ponto que já incomodava muita gente (e a gente meio que sabe disso), só que ninguém até agora teve coragem de comentar, pelo menos não dessa forma. E eu acho que é importante falar sobre isso, não pra causar polêmica ou criar barraco, mas eu sinto que muita gente se sentia presa ao que o tal grupo pregava, sendo que, caras, não. A internet é um lugar livre, enorme, e você não precisa seguir religiosamente o que um punhado de pessoas disse que é o certo e fugir como o diabo foge da cruz do que essas mesmas pessoas disseram que é errado.“Ditadura é quando mandam e eu tenho que obedecer; democracia é quando eu mando e todo mundo obedece” resume bem, e meu deus, chega a ser assustador o tanto que isso é palpável.

    TE AMO E OBRIGADA POR ESSE POST <3

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ana!
    Eu sou a Juli, a que respondeu sua TAG, que você achou sem querer, lembra? hehe
    Eu gosto muito da Tati, mas eu achei bem mancada ela responder sua TAG e não dar créditos. Tanto fiquei meio assim que avisei nos comentários, mas né? Pra quê dar bola pra uma booktuber "menor"?

    Mas tocando outro ponto: esse seu post serve tanto pro mundo blogueiro como pro booktube (dos youtubers nem falo mais nada porque já virou um comércio aquilo lá). É incrível como as pessoas estão fazendo panelinhas e se colocando na frente de muitos outros, só porque começaram antes! Eu sumi do booktube um pouco por conta disso, estava cansado minha beleza.
    Seu post é algo para se refletir muuuito.

    Aliás, adoro seus posts, mas sinto saudade dos seus vídeos também (apesar de você não ter oficialmente um canal, hehe).

    Beijins!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo, você tá de volta! E já chegou destruindo tudo haha.
    Achei bastante sensata a sua colocação, desconhecia esse lado obscuro do "projeto" porque não participo do grupo e tal (sou uma reles leitora), mas agora que você mencionou isso percebi que muitos blogs maravilhosos que antes participavam de algumas blogagens coletivas abandoram de vez a prática. E que bom, né? Ninguém é obrigado a seguir cartilha alguma para ser aceito, especialmente no quesito blog - que na minha concepção é algo extremamente pessoal pra ser regido à 1001 regras.
    Muitíssimo obrigada por esse post, acho que é algo que tava precisando muito ser trazido à tona, fiquei indignada com a conduta desse povo meio ditador, credo.
    Beijos, continue blogando maravilhosamente! <3

    ResponderExcluir
  8. Vi um retweet do teu post lá no twitter e fiquei: MAS COMÉQUI EU NÃO SIGO ESSA GURIA AINDA? hahahaha Enfim, isso não vem ao caso. O que vem ao caso é que: guria, tu tá certíssima.

    Eu ando bem de saco cheio desse grupo em específico, dessas pessoas que querem ser donas da blogosfera e de grupinhos no geral, na verdade. Parece que agora a polêmica é que quando o tal grupo entrou em hiatus outras pessoas fizeram outros grupos com uma proposta semelhante e aí tá todo mundo berrando THAT'S WHY YOU CAN'T HAVE NICE THING. E, poxa vida, eu posso ter coisas boas, sim! Ter coisas boas não é fazer trocentos publieditoriais por mês, ser paga pra blogar e blablabla. Acho que, inclusive, não há nada de tão bom na blogosfera quanto a união que ela proporciona, as amizades que fazemos, os desabafos, as risadas... E tem gente querendo acabar com isso.

    Outra coisa que me irritou é que: esse grupinho em específico tem 2 anos. Tão mimimi porque tem outros grupos agora e AI, NOS COPIARAM. E né? Há uns 7, 6 anos eu tava lá no orkut nas moderações do Bloínquês e do Blorkutando que eram dois grupos GIGANTES que faziam basicamente a mesma coisa desse - e desses, porque há vários agora: reunir blogueiros, dar teminha, todo mundo lendo tudo do outro, eba. Decidimos parar com isso lá por 2012 - ou 2013, sei lá - e tá tudo bem, ninguém fez mimimi por conta disso. Mas e se eu e meus amigos desses grupos quiséssemos fazer polêmica lá dizendo: CÊS QUE NOS COPIARAM, CALEM A BOCA? Não, né? Porque é ridículo. Parâmetros, caramba.

    Há trocentas mil pessoas na blogosfera. De vez em quando uma terá uma ideia super parecida com a outra. E TÁ TUDO BEM.

    ;*

    ResponderExcluir
  9. Ana, eu acho que você está bem certa, viu!? Eu fiz parte desse grupo e em pouco tempo já não queria mais fazer por causa dessas coisas. É bem triste ver as pessoas agindo dessa forma em um espaço que tinha tudo para ser lindo. A blogosfera é um lugar tão maravilhoso e, como em todos os outros, as pessoas conseguem estragar tudo.
    Não sei bem quais foram as tretas porque me cansei logo e passei a nem acompanhar mais nada, então não posso opinar muito (e nem acho que eu deva, sabe?! rs). O importante para mim é ver que tem gente como você, sendo linda APESAR DE. <3 hahaha
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Miga, finalmente voltei pra comentar, desculpa. Cê sabe que cê tá certa, mas como Chica já falou ali em cima, temos muito telhado de vidro também. Acho que nós, seres humanos, ainda temos muito o que evoluir enquanto espécie, e a gente vê isso em todos os lugares. Você só falou o que muita gente já sentia, mas muitas outras pessoas ainda não enxergaram. No fim, acho que é também muito uma questão de perspectiva, às vezes quem faz não enxerga realmente aquilo que está fazendo. E não estou tirando "culpa" de ninguém, muito pelo contrário: refleti bastante no dia de ontem e acho que todas nós, pessoas, precisamos tomar muito mais cuidado e prestar muito mais atenção no que fazemos na vida. Mas a gente tá sempre crescendo.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  11. EU QUERO IMPRIMIR ESSE POST E COLAR NOS POSTES TUDO, POSSO?
    Se você resolveu acender essa fogueira novamente, saiba que eu estou dançando em volta dela e fazendo um ritual sagrado. Nunca cheguei a comentar nada a respeito porque seriam muitas pessoas contra mim, provavelmente, mas lá em 2013, quando o tal grupo foi criado, eu fiquei super empolgada e fiz tudo o que era requerido para ser aceita no grupo fechado do Facebook e poder começar com meus posts bacunados também.
    E ai que depois de eu ter feito tudo o que pediam, não aceitaram minha solicitação para entrar no grupo. Fiquei chateada no inicio, mas depois descobri que tinha até blogueira da Capricho no meio da coisa (nada contra, se a pessoa ganha a vida dela assim eu acho é bom mesmo porque quem não queria viajar sempre e ser pago pra isso? Mas eu apenas não chamaria essa pessoa para um churrasco na minha laje, por exemplo) e percebi que me livrei de um relacionamento abusivo, sabe?
    Essa mania de superioridade do ser humano mata :~

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir