sábado, 14 de novembro de 2015

Alguma coisa acontece no meu coração...

... quando aparecem cenas da Lapa na televisão.

Confesso que não é muito condizente com os meus princípios repetir nome de post, ainda mais nome clichê com trecho de música, mas não tive como. Não tive como porque quero ser vendida o suficiente a ponto de usar O MESMO título que usei para me declarar para São Paulo para falar do Rio de Janeiro - mas não se preocupem que não vai ser uma declaração gigantesca, só um chorinho de saudade, até porque embora eu tenha furado o ishquema ontem, ainda estamos em semana de anedotas por aqui. 

O fato é que começou uma novela nova das 7 e eu, que estava órfã desde o fim de Verdades Secretas (um mês e meio sem novela nenhuma é muito gente, acreditem) resolvi me agarrar à novidade com unhas e dentes - até porque ela tem total uma vibe Malhação, um passatempo diário dos meus 13 anos do qual eu sinto profundas saudades. ENFIM.

Sei que no segundo capítulo menina Marina Ruy Barbosa fugiu de casa pegando carona com um caminhoneiro e foi parar no Rio de Janeiro, mas não apenas no Rio de Janeiro e sim no olho da Lapa, onde mora menina Paloma, que foi minha anfitriã por dez dias em setembro. 

Nesses dez dias eu aprendi que os cariocas (pelo menos os jovens) andam muito à pé por aí, mesmo de noite, e têm bem menos medo de violência do que eu pensava. E isso porque eu saracoteei com ela de cima pra baixo - e curti altos passeios turísticos na Lapa. Me senti totalmente inserida no processo de carioquização quando, assistindo uma novelinha inocente e observando Marininha perdida-da-silva, pude olhar em volta e pensar "olha ali os arcos da Lapa", "olha ali a escadaria Selarón", "olha ali a rua Riachuelo finada Mata Cavalos onde tudo juro começou"!

E só tenho a dizer que ao mesmo tempo que fiquei feliz por me sentir pertencendo ao contexto fiquei boladona de saudades de tudo e louquinha para voltar um milhão de vezes até o dia em que eu possa ir de vez. 

quem nunca foi turista né gente

7 comentários:

  1. E a pessoa clichê aqui já lendo o título cantando! Hhuehuehueh sou dessas!
    O único dia que vi essa novela ( pq estudo de noite e nesse dia não tive aula) foi bem nessa cena aí, e eu toda toda dizendo pra meu pai noveleiro: "Olha painho, o nome desse lugar é Lapa oh os arcos alí" Isso porque aqui em Salvador tem um lugar chamado Lapa que não é nada parecido (rsrsrsr não é dos meus lugares favoritos na minha amada cidade ♥) . Apois, fiz esse comentário com meu pai, mas eu nunca estive na Lapa do Rio, me sinto dos lugares mesmo sem ter ido lá imagina você que curtiu tudo de pertinho?! Deve bater a saudade mesmo!
    E essa foto de turista aí tá bem bonita! Vem turistar aqui em Salvador! heheh
    Um abraço!
    D'cifrando

    ResponderExcluir
  2. Essa escadaria é muito amor. Tô com sdds do Rio e umas das lembranças que tenho de lá, é sair pra tomar umas cervejas na Lapa, enquanto via os cariocas correndo (!!!!) as 9 da noite no calçadão em pleno sábado a noite, hahaha.

    ResponderExcluir
  3. Resolvi acompanhar essa novela também (nem lembro da última vez que fiz isso, sério, e olha que já fui BEM noveleira), confesso que fiquei interessada justamente por essa vibe que tu cita e também porque vi que iria ter uma personagem editora chefe de revista e de alguma forma eu achei isso bem empolgante.
    Deve ser ótimo ver na tv uns lugar que você ame!
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Amiga, que engraçado isso. Eu acho que minha relação de amor com o Rio vem principalmente por essa sensação de reconhecimento. Lembro da primeira vez que fui lá e fiquei encantada por ver ao vivo os lugares que passei anos conhecendo pela televisão, como se eu já tivesse estado lá bem antes. E aí, depois de tudo, ver a cidade pela TV é reconhecer tudo de incrível que ela já fez por mim. E sobre ficar pra jantar e ficar pra sempre, por favor, que seja logo. Rio de Janeiro, nosso país. <3
    te amo!

    ResponderExcluir
  5. Acho lindo amor assim, de sentir parte de um lugar no mesmo instante em que se pisa lá pela primeira vez. Ainda não conheço o Rio mas, claro, morro de vontade. É um cenário que faz parte do nosso imaginário, querendo ou não a gente cresce na beirada dessas praias, na luz do sol de lá. É lindo de ver de longe, acho que se eu ver de perto, desmaio. ♥

    ResponderExcluir
  6. E eu não consigo me apegar a novela nenhuma, nem seriado, nem nada... devo ter problema!
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu fui na escadaria Selarón em julho! A primeira vez em 36 anos de carioquice. :) Muito bom ser turista sim!

    ResponderExcluir