terça-feira, 10 de novembro de 2015

Abaixo ao conservadorismo das cores

Estava meu afilhado feliz da vida com um copinho azul da Peppa, bebendo sua água, enquanto seu pai, também feliz da vida, comenta:

- Que bom que acharam um copo azul da Peppa, já não aguentava mais esse menino andando por aí com corpo cor-de-rosa na mão.

Silêncio. Até que de repente a Nina, minha priminha de 3 anos, resolve se meter na conversa:

- Mas a minha pofessola disse que menino e menina pode usar azul e rosa que não tem poblema nenhum, que todo mundo pode usar todas as coles.

E eu, com o peito estufado de orgulho:

- TOCA AQUI NINA!

Criança mal saiu das fraldas e já é mais esperta que muito marmanjo que eu conheço.

É rosa
É azul
É rosa
SÃO SÓ CORES GLR ACEITA QUE DÓI MENOS

Fica no ar, inclusive, a vontade de dar um abraço na professora e dizer que ela tá fazendo o serviço dela direitinho. 

>Você estranhou o tamanho desse "texto"? Acha que entrou no blog errado? É, eu também estranhei. É, também acho que to no blog errado. Mas quase tudo nessa vida tem justificativa, eu juro.

18 comentários:

  1. Está uma palha assada esse sistema de comentários do blogger, mas vamos lá DE NOVO: amei essa história quando você me contou, acho terrível PAIS que tem vergonha do copo ROSA DA PEPPA (pfvr melhorem), e essa professora está fazendo muito certo. Acho lindo vestido azul em menina.

    (e lembremos sempre da minha tia, que quis lutar contra esse binarismo e vestiu minha prima de MARROM, o que foi terrível, porque é uma cor horrorosa)

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu detesto essa coisa de azul é pra menino, rosa é pra menina. Primeiro porque nunca vi cor ter gênero, segundo que azul é minha cor favorita e isso não me faz menos menina, terceiro que essa divisão me fez lidar com muito homem usando rosa pra pagar de machão cheio de certeza da masculinidade, típico: "uso rosa pra provar que me garanto como homem, que não sou viado, que vocês chamam rosa de cor de menina mas eu tô provando que não é". Sabe? Seje menas, migo, é só uma corzinha, isso não quer dizer nada, não precisa ficar se autoafirmando o tempo inteiro, etc.

    Quando eu era pequena, lembro que a minha mãe quis porque quis pintar o meu quarto de verde, porque ela achava lindo e dizia que era delicado, coisa de menina mesmo. Meu pai não curtia muito, porque era VERDE, cor de homem (????), sei lá. Acabou que pintamos de branco e depois de azul (<3), porque depois dessa ~discussão~ eu peguei bronca de verde. Risos.

    ResponderExcluir
  3. Fico assustada como isso ainda é propagado. Mas, que bom que essas crianças e professoras maravilhosas estão aí pra mudar esses pensamentos <3 esse ano meu priminho de quatro anos virou pra mim e: "manu, você sabia que meninos podem fazer balé e meninas podem fazer judô? Eu já fiz balé na minha escola" <3 <3
    Nina e Vinícius deveriam se conhecer para desconstruir alguns paradigmas por aí hahaha =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nina, sou sua fã!!

    por uma nova geração mais legal, antenada e consciente!
    Estamos trabalhando nisso ;P

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Amei sua primeira anedota, amiga, ficou delicinha.

    Quero tocar aqui com Nina também porque ela arrasou. Eu era menino no útero, tive quarto verde a infância todinha e to viva. Comé que o povo ainda não enxerga como é absolutamente ridículo essa história de que cor tem sexo?

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  6. Tava pensando nisso esses dias, meio chateado. Visitei a sobrinha de 4 anos e ela quase entra em desespero com essa coisa de azul é de menino, rosa de menina, bola de menino, boneca de menina.
    Como eu sou um tio ausente, não tenho como ajudar muito. Então tive que deixar ela me maquiar :P

    ResponderExcluir
  7. Ao poucos temos que mostrar pra todos que as cores são apenas cores, tirar esses padrões idiotas de cena. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Nina rainha demais <3
    Pra gente ver que criança nasce entendendo mais do mundo do que a gente imagina, aí os adultos vão lá e estragam tudo. De qualquer forma, boto muita fé na geração que está vindo aí, se nossos agentinhos não pegarem um mundo melhor, tenho certeza que vão nascer fazendo muito barulho pra transformá-lo. <3
    te amo!

    ResponderExcluir
  9. Quero dar um abraço na Nina e na professora dela.
    É o fim da picada esse conservadorismo de cores.
    Sim! Estranhei o tamanho do texto, mas a qualidade continua a mesma, Analu.

    ResponderExcluir
  10. Isso aí!! Dá até uma esperança para a próxima geração. É tão tosco a gente se definir por cores né? Pior que isso é bem mais comum do que se imagina. Esses dias mesmo eu tava em um supermercado e vi umas senhoras comprando uns potinhos e falaram: não tem azul, até parece que vou dar treco rosa, meu sobrinho não é viado.
    Ai, ai né?
    P.S: vestido azul, melhor de todos <333

    ResponderExcluir
  11. Nina arrasou demais e QUE MARAVILHA saber que existem professoras por aí que ensinam isso em sala. Me dá uma esperança de que essa geração vai ser bem melhor e viver num mundo bem mais bonito. Inclusive, tenho pavor de quarto rosa pra bebê menina e como sou apaixonada por azul bebê, não duvido nada que o quarto dela (Olívia? Helena? ~Hanna? brinks) seja azul, coisa que provavelmente não vai acontecer se eu tiver um bebê menino. Paciência, sou do contra.

    BEIJO TE AMOOOOO <333

    P.S: Informação aleatória: sempre preferi a versão azul do vestido da Aurora e me irritava muito quando a Flora (é a Flora?) ficava transformando ele em rosa. Momentos.

    ResponderExcluir
  12. Sempre que leio esse tipo de coisa me dá um quentinho no coração em pensar que as próximas gerações serão muito melhores, ai <3 Palmas pra professora, e pra sua priminha, hahahaha.

    ResponderExcluir
  13. O que dizer das suas priminhas que nem conheço mas admiro tanto?!
    Nina (tá na lista de nomes pra filhas, inclusive.) <3

    'Pofessola' da Nina, cê tá fazendo isso MUITO certo!
    Afinal, são só 'coles'.

    ResponderExcluir
  14. Sabe uma coisa que eu sempre quis perguntar?
    Se rosa é de menina e azul é de menino, roxo é território neutro ou proibido pra ambos?

    (A professora da Nina tá fazendo um excelente trabalho ♥)

    ResponderExcluir
  15. Amei esse post. Acho tosco essa coisa do rosa azul e realmente o único lugar que isso deveria ser admitido é no desenho que esse gif ilustrou tão bem <3

    ResponderExcluir
  16. ABINHO arrasa!
    Somente.
    Preciso comentar mais alguma coisa? Não.
    Te amo!

    ResponderExcluir
  17. Tem muita gente escrota nesse mundo, mas ultimamente tenho percebido que a conscientização tá sendo grande por parte dos adolescentes e crianças, o que é o tipo de coisa que faz a gente sentir esperança diante do que vemos no dia a dia.

    ResponderExcluir
  18. Adorei! <3 Que vontade de dar um abraço nessa professora. E acho que minha reação teria sido bem parecida. Menina esperta! ;)

    (PS: Sou nova por aqui e PRECISO comentar que AMEI a ideia de colocar as frases da Taylor na coluna dos gadgets ali ao lado. Eu costumo dizer que a gente pode encontrar uma frase de uma música da Taylor perfeita pra ilustrar praticamente qualquer situação da vida. Teu blog foi um bom exemplo disso <3)

    ResponderExcluir