terça-feira, 28 de julho de 2015

A Maldição da Pia

Eu não faço a menor ideia do que esse texto vai virar, mas vim cumprir ordens. É que, como comentei dia desses no twitter, recentemente minha família descobriu que eu escrevo. Não que eles já não desconfiassem – come on, eu nunca fui uma criança muito normal, eu era a pentelha que ficava pedindo tema de redação para os outros – mas agora eles oficializaram a descoberta. Agora eles leem meu blog, compartilham textos, carregam pro meu mural, debatem no almoço de domingo quando eu nem estou. Agora eles me encomendam textos.

Esse daqui, por exemplo, foi um pedido da tia Luciene (beijo, tia!) que escolheu o título e tudo e já me cobrou umas três vezes. “A Maldição da Pia”, isso mesmo, quem tem família grande vai me entender rapidinho. Imaginem um almoço de domingo. Imaginem a barulheira, as conversas, a falta de lugar pra todo mundo na mesa. Imaginem gente comendo no sofá, gente comendo na varanda, gente comendo em várias etapas. Imaginem a panela do bife que nunca consegue sair do fogão porque sempre tem mais um a ser fritado. Imaginaram? Agora imaginem o que não vira a PIA DE LOUÇA que resulta de cada aventura dessas.

Sempre tem alguém que tenta o “CADA UM LAVA O SEU, TÁ PESSOAL?”, mas em 23 anos eu nunca vi funcionar. Pra começo de conversa, a maioria dos homens tem certeza absoluta que isso não diz respeito a eles e nem cogita esfregar seu próprio copo. Para não ser injusta, já vi alguns deles quietinho, no silêncio, dar conta da louça da janta vez ou outra – mas no almoço eles não se metem. Entendido que nunca funciona a história de cada um lavar o seu? Prossigamos. É aí que a brincadeira começa.

Porque você saiu correndo quando a vovó gritou que estava na mesa e acabou fazendo parte do time que almoçou cedinho. Você leva seu prato até a pia, olha bem pra ela, vê que tem 5 conjuntos de pratos, copos e talheres ali dentro. Você olha em volta, olha pra pia de novo, respira fundo e pensa que, ah, é melhor lavar aquilo ali logo, porque VAI QUE alguém te vê ali cumprindo uma parte da tarefa e anota teu nome no caderninho, né? Vai que você ganha logo uns pontos no céu por lavar aqueles 5 pratos ali e quando o resto todo do pessoal estiver almoçado a tarefa vai ser dividida entre os outros que ainda não fizeram a parte deles? Vai que, né? Só que não. Só que nunca. E é aí que a maldição da pia acontece.

Porque quando você encosta a barriga lá, de fato, você jura que só tinha 5 pratos. Mas se Jesus realizou o milagre da multiplicação com os peixes, juro, vocês não fazem ideia do que minha família é capaz de fazer com a LOUÇA. Porque quanto mais você lava os pratos, mais pratos aparecem. Pratos de pessoas que chegam com sorrisinhos caras-de-pau e vão, sutilmente, empurrando a louça suja deles ali para a pia, afinal de contas, já que você está lavando 5, porque não 6, 7, 8? E aí você lava. Lava. Lava. Lava. Enche um escorredor, enche dois, enche três, e quando você termina, descobre que todo mundo já saiu da mesa e que você acabou lavando a louça do almoço inteiro. A maldição da pia na casa da minha avó é a seguinte: encostou a barriga por ali, só consegue sair quando tudo estiver lavado – e esse tudo é quase um infinito.


Se alguém acha que acabou está enganado: a loucura do almoço demora tanto tempo para acontecer integralmente que quando o último prato do último ser humano a comer acaba de ser lavado, podem acreditar em mim, já está na hora de colocar a mesa do café, porque o primeiro que almoçou certamente já está com fome de novo.

Na casa da minha avó SEMPRE tem louça na pia. Sempre tem comida na mesa. Sempre tem café passado. Sempre tem sacos de pão, arroz na panela, potes de manteiga, bife fritando, torta no forno e... louça suja. Louça suja na mesa, louça suja na sala, louça suja na pia, louça suja. Louça suja esperando o próximo santo (ou espertinho) que vai resolver lavar a sua própria bagunça e não conseguir sair dali nunca mais – pelo menos até o horário da próxima refeição. E se vocês acham que isso é enfadonho vocês entenderam tudo errado. Não é, gente. Eu juro.

Já lavei alguns tipos diferentes de louça na minha vida e o que eu posso dizer sobre isso é: enfadonho de verdade é lavar, em silêncio, seu próprio copo, seu próprio prato, seus próprios talheres, acabar em cinco minutos e voltar a assistir televisão. Enfadonho é lavar sozinha a louça que você sujou sozinha comendo sozinha. Lavar quinze pratos com família conversando em volta, alguém enxaguando, alguém secando, alguém tirando do escorredor, alguém pedindo mais um ovo frito – isso é privilégio, não enfado.

Enquanto a mesa estiver barulhenta, enquanto a pia estiver cheia, enquanto eu estiver resmungando porque sobrou pra mim: aí eu sempre estarei lembrando da sorte grande que eu tive de nascer na família que eu nasci. Que Deus nos livre da casa vazia, da mesa vazia, da pia vazia – isso sim é um problema sério.

15 comentários:

  1. Ai, miga, eu odeio tanto lavar louça que acho que eu jamais ia encostar o dedo na pia se tivesse arriscada a sofrer essa maldição, sorry not sorry. Não me leve a mal, eu sempre lavo minha própria louça e coisa e tal, mas ô coisa chata de se fazer, pqp. Minha família não é pequena (apesar de não ser nem de perto grande tipo a sua, porque né), mas por aqui não rola essa maldição, graças a deus. Do lado do papai, a Lili não deixa ninguém se aproximar da cozinha, quiçá lavar a louça. Do lado da mamãe, as famílias se revezam para fazer o almoço, e quem cuida da comida cuida da louça também. Eu me finjo de criança e consigo me safar de tudo hehehe (mentira, eu ajudo na comida, a louça é do papai).
    Apesar de tudo, amo essa dinâmica família grande, não ter isso deve ser muito deprimente.
    Te amo mucho <3

    ResponderExcluir
  2. Amiga, que delícia de post <3 Consegui visualizar cada pedacinho da cena, principalmente o sorriso sem graça das pessoas que aparecem pra colocar o prato na pia quando já tem alguém lavando. Minha família tá longe de ser tão enorme quanto a sua, mas a dinâmica é bem parecida. Conheço BEM essa coisa de começar a lavar cinco pratos e de repente perceber que lavou todos e inclusive já está ali limpando o fogão - porque eu custo a começar, mas quando eu começo a lidar com essas coisas, só largo quando termino tudo tudinho. Não acho lavar louça tão enfadonho assim, nem sozinha nem acompanhada. Quando tem muita gente, têm as farras óbvias, mas sozinha eu sempre aproveito pra ouvir música e ficar dançando sozinha, limpando a cabeça, sabe? É muito bom pra quem vive num estado permanente de fraqueza mental feito eu, hahaha.

    Já vi que vou lavar todas as louças do nosso apê lilás <3
    te amo!

    ResponderExcluir
  3. Amiga, fiquei rindo sozinha no trabalho enquanto lia esse post porque minha família é igual? E eu sou bem a pessoa que chega com um sorrisinho cara de pau, empurrando a louça pra boa alma que resolveu lavar 5 pratos, pensando exatamente que se ela pode lavar 5, não custa nada lavar 6? Em minha defesa só posso dizer que lá em casa eu nunca precisei lavar louça, nunca fui acostumada a fazer isso (minha mãe, inclusive, me colocava pra correr quando eu tentava fazer isso quando criança), porque sempre tinha minha mãe, minha tia ou mesmo minha avó lavando tudo antes mesmo que eu pudesse cogitar a possibilidade de colocar minhas mãos na água. E aí, da criança que sonhava em lavar roupa, eu virei a adulta fresca que não lava louça ¯\_(ツ)_/¯
    Mas eu não sou tão ruim assim. Se um dia você precisar, eu juro faço esse esforcinho e lavo a louça inteira pra você. Me cobre.

    te amo <3

    ResponderExcluir
  4. Nossa, melhor reação a da sua família. Minha mãe sabe que eu escrevo, mas nunquinha encomendou post (mas ela bem que respeita o fato de eu me preocupar com uma coisa tão "trivial" quanto um blog pessoal). Os meus amigos sabem também (alguns), mas ninguém pede post (eu acho que a maioria nem lê meu blog, veja bem ¬¬).
    Amei a sua saga da pia. Mande mais.
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Ai meu deus, que delicia! Pia cheia de louça de família grande é puro amor. Eu não me importo (muito) de lavar a louça quando é assim. Acho, inclusive, que lavar a louça é uma terapia muito boa, mas eu sou suspeita..adorava ver meus pais lavando a louça quando criança, então lavar a louça pra mim não é a pior coisa do mundo.
    Te amo, amiga! <3 Viva a sua família gigante!

    ResponderExcluir
  6. Acho muito louca e legal essa relação da sua família toda Nalu! Pra mim família é mãe e pai e só, meus avózinhos já viraram estrela no céu e pra ser bem sincera eu só considero minha irmã quando estou de bom humor. Mas taí duas coisas que eu detesto e fujo sempre: reunião de família e lavar louça... Mas é legal quando tem essa camaradagem toda, ce nem deve sentir né? haha se é assim é bom mesmo!

    Delícia de texto Aninha!

    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  7. Está ai, uma coisa que eu não fujo: Almoço em família! Com meus avós, tias, tios e primos... E sempre rendem histórias engraçadas e nostálgicas.

    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho família gigante. Minha única vó viva mora em Recife, o que me poupa de toneladas de louça por ano. Mas sempre uma ou duas vezes no ano vou lá dar um cheiro nela e, tcharam!!, sou poupada por ser visita distante? Nunquinha!
    E lá, meu deus... Lá quando a família se reune dá sempre mais de 40 pessoas!!!! Se eu não me policiar, perco o avião pra voltar pro Rio!

    E agora eu tenho minha maldição pessoal. Quando estava na casa da minha mãe, lavava a louça de 4 pessoas. Daí achei que morando sozinha (no caso, com o namorado), isso iria reduzir bastante, mas não!! A pia vive cheia de louça e eu nunca sei de onde ela surge.
    Realmente, essa maldição nunca acaba...

    ResponderExcluir
  9. Que coisa mais do linda esse texto, Ana!
    Me senti naqueles domingos à tarde, com o sol pegando na janela da cozinha, com cheirinho de café e pão caseiro. Gente, é uma delícia famílias grandes. A minha somos meus pais, eu e mais 3 irmãos. Agora cada um na sua casa, no seu canto, mas quando se reúne, sem palavras. <3
    Adorei aqui, já favoritei e quero voltar muito e ler teus textos!
    Um beijão!

    Bia,
    Blog Since85

    ResponderExcluir
  10. Quando a minha família se reúne é a mesma coisa, Analu! E tudo bem que a pia fica de um jeito terrível, mas é sempre tão boa aquela bagunça. Deu saudades, pq isso só acontece no Natal quando todo mundo viaja pra casa de vovó. E, sério, eu SEMPRE sou pega pela maldição da pia, é terrível. Vou cumprir minha missão como boa pessoa que sou, lavar os dois pratinhos e, boom!, surgem 39 pratas, 49 talheres e os copos nunca param de chegar. HAHA, ótimo texto, como sempre! Um beijo. (:

    ResponderExcluir
  11. Tu falava sobre a tua família mas eu enxergava a minha! Lá em casa a gente divide a louça por turnos: de manhã meu irmão, meio dia minha irmã e de noite eu. Se da uma leve briguinha toda vez que alguém vai lavar a louça? Sim, sempre mas essas briguinhas já estão no script da lavação. Uma coisa que todo mundo concorda lá em casa é que os todos os talheres estão enfeitiçados com o feitiço de gêmeos, que nem no cofre da Belatriz Lestrange HAHAH.

    Adorei o texto!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Que post divertido (porém o coração bate forte só de imaginar minha família lendo meu blog)!

    Sendo sincera eu não curto muito lavar louça. Mas quando tenho que lavar, lavo sempre com os fones, fazendo performance e coisa e tal.
    Conheço a situação sorrisinho amarelo + empurrando prato pra pia porque lá em casa meu pai é quem faz isso.
    Minha família (tios, tias etc e tal) moram em outra cidade, e eu não tenho mais avós, então não sou muito familiarizada com os almoços enormes de família. Não essa tradicional, pelo menos. A minha outra família -- os amigos -- eu já rodo a baiana porque, quando tem janta, os omi não movem um dedo pra nada e ainda não querem nem lavar um copo. Na nossa última janta eu não perdoei e reclamei mesmo. #sou #dessas

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Aqui em casa cada um tem um dia pra lavar a louça, não importa se a pia vai estar lotada ou se vão ter dois copos e um garfo. De vez em quando rola briga, porque no dia do meu irmão a gente comeu fora e no meu dia parece que minha mãe resolveu esvaziar os armários, mas, no geral, ninguém pode reclamar e se a pia encheu no seu dia, respira fundo e segue em frente, porque a vida é assim mesmo. ahahahah
    Amo os posts sobre a sua família, acho que esse jeito de casa cheia é maravilhoso, dá até um conforto no coração. Beijo grande!

    ResponderExcluir
  14. Lindooooo!!! Vc consegue, como sempre, nos emocionar com suas palavras......bjss, te amo!!!

    ResponderExcluir
  15. Que texto bonito, Analu! "Que Deus nos livre da casa vazia, da mesa vazia, da pia vazia – isso sim é um problema sério."

    Nesses momentos, eu costumo almoçar logo e lavar o meu prato (e uns poucos que estiverem na pia) haha sempre funciona, sério... isso pq na casa da minha avó o almoço fica pronto muito cedo e as pessoas ficam "beliscando" um tempão (uma cerveja aqui, um petisco ali).E tem outra coisa, minha avó tem mania de lavar prato! É raro ver a pia com louça... Às vezes ela já aborda a pessoa se levantando da mesa e diz "pode me dar que eu gosto de lavar" haha

    ResponderExcluir