segunda-feira, 29 de junho de 2015

Que belo dia para se estar vivo

Foi o que pensei, sorrindo, sexta-feira às 18h enquanto arrastava o dedo pela timeline do facebook e curtia milhões de fotos de perfil coloridas. Pode ser só mais uma "bobagem de internet", que um monte de gente faz no automático sem nem pensar a respeito? Pode. Pode ser um antro de hipocrisia no qual vários preconceituosos aproveitaram a chance de fazer bonitinho nas redes sabendo que não fazem bonitinho na vida? Pode. Existem questões mais importantes no mundo contra as quais se lutar, tipo a fome? Talvez. Mas o câncer do vizinho não cura nosso resfriado, lembra?

Uma vez, lá pelos idos de 2010, eu sentei no computador para fazer um post para o meu blog falando sobre "essa polêmica de gays" (?). Lembro pouquíssimo do que escrevi na época; lembro nitidamente de ter apagado antes de publicar por medo do que "os outros" (??) iam pensar se me vissem defendendo a causa (???) tão publicamente assim. Hoje eu fico me perguntando quem diabos são esses tais outros, e dou risada ainda pensando que minha preocupação com o que eles pensam é tão legítima quanto meu medo de ter um filho gay: igual a 0.

Porque é sempre esse o argumento que "os outros" usam, né? Que é muito legal e tranquilo ~defender a causa~ até que de repente acontece na sua família. A velha história do "não tenho nada contra, tenho até amigos que são". Tudo isso me faz franzir a testa e coçar a cabeça, concentradíssima, olhando para o horizonte e pensando MAS POR QUE. 

É. Por que. Por que, gente? Por que galera foi condicionada a gastar a cabeça com preocupações do tipo "ter um filho gay" enquanto podia estar dormindo tranquila? Porque o ser humano tem mania de complicar o que devia ser muito mais fácil? Não dá para entender. Duas pessoas que se amam devem ter o direito de ficar juntas, pronto. Ninguém é melhor e nem pior por isso. Ninguém é mais ou menos íntegro ou bem sucedido por isso. A matemática é tão pura e simples que a gente se sente meio patético em tentar falar sobre o assunto. Estou me sentindo bem patética agora, inclusive.

Fico pensando que há não muito tempo era considerado polêmico um negro e um branco se casarem e hoje é completamente ridículo cogitar a hipótese de isso ter gerado dor de cabeça um dia. Torço para que na geração dos meus filhos eles fiquem chocados ao descobrir que precisou de tanta luta.

Sobre quem prefere não se envolver citando o argumento de que "tem problemas muito maiores tipo a fome e a violência"? Assino embaixo de um pedaço dessa conversa. Tem problemas realmente cabulosos no mundo a serem resolvidos e isso é só mais uma razão para pararem de implicar com o amor dos outros e cancelarem a discussão da pauta. Pode se amar quem quiser se amar, pode casar quem quiser casar, implicar com o amor não vai levar ninguém a lugar nenhum, deixem de lenga lenga, próximo assunto por favor. Não tem absolutamente nenhum cabimento o amor dos outros ser incômodo na vida de alguém. 


26 de junho de 2015. Pode ter sido um dia comum. Pode ter sido só o fato de os Estados Unidos ter legitimado o "casamento gay" (e coloco assim, entre aspas, porque não entendo a necessidade da denominação; casamento é casamento, não precisa especificar, aceita que dói menos, galera). Pode ter sido só um bando de Maria vai com as outras colocando filtro de arco íris nas fotos do facebook. Mas foi mais um dia onde a humanidade deu um passinho importante para a frente, e isso sempre me faz pensar que é um belo dia para se estar vivo. O dia em que ficar todo mundo parado para sempre, usando preconceito como escudo e se assumindo incapaz de evoluir, nesse dia eu pedirei para pararem o mundo que eu prefiro descer logo de uma vez.

8 comentários:

  1. Engraçado que logo que as fotos começaram a pipocar na minha timeline, a única coisa que eu conseguia pensar era noooossa que hipocrisia, ontem mesmo cês tavam reclamando do beijo na novela. Uma amiga veio comentar comigo, achando exatamente a mesma coisa, e naqueles cinco minutos que se seguiu de conversa a gente basicamente só concordou, achamos ridículo, a vida segue. No final isso não serviu pra nada, senão pra me fazer perder aqueles cinco minutos de euforia que uma conquista dessas gera. Agora, agora mesmo, a única coisa que eu consigo pensar quando vejo essas fotos é nossa, como tá lindo isso aqui. Porque a gente precisa começar de algum lugar. Tudo bem mudar de opinião, especialmente se mudar pra melhor. Tudo bem dar a cara a tapa na internet também, ainda que você não consiga fazer o mesmo no dia-a-dia, mas vamos trabalhar pra melhorar isso também. De pouco em pouco, todo mundo chega lá. Torço muito pra que a próxima geração encare essa questão com a normalidade que ela merece, porque o casamento, no fim das contas, só serve pra oficializar a união de duas pessoas que se amam, independente de sexo, cor, classe, ou qualquer outra coisa que essa sociedade maluca já inventou pra tentar nos segregar. Pra quê tentar limitar algo tão bonito?

    te amo <3

    ResponderExcluir
  2. A esperança num mundo melhor renasce quando a gente percebe que o mundo está evoluindo e que o amor vence qualquer coisa. Fico feliz. Direitos iguais. <3

    ResponderExcluir
  3. Por isso que te amo <3 Também não entendo todo esse drama com a orientação sexual dos outros (TETESTO quando dizem que é opção, eu não escolhi ser hétero e com certeza meu irmão não escolheu ser gay) ainda mais quando realmente ninguém tem nada a ver com isso. Fica até difícil explicar porque a fadiga desse povo fiscal de cu alheio, de coração alheio, de tudo alheio.. AI, esse povo não tem louça pra lavar não? hahaha

    beijo! <3

    ResponderExcluir
  4. Amiga, sexta-feira foi um grande dia. Fazia tempo que eu não me emocionava tanto com algo coletivo, com uma coisa que era totalmente alheia a mim. Vi um vine de uns jornalistas saindo correndo da Suprema Corte (?) com a decisão dos juízes, eles gritando eufóricos, e chorei. Fiquei vendo o live do Snapchat e chorei também. Chorei com o discurso do Obama e com as reações dos americanos que eu sigo. Eu ando muito chorona, é verdade, mas é que me emocionou muito aquele momento porque era um monte de gente comemorando porque finalmente tinha o direito de se amar oficialmente. Agora pensa o quão desgraçado é um mundo até que agora não deu esse direito pra todos? Me explode a cabeça isso. E no Twitter e no Facebook eu via aquele monte de gente feliz, genuinamente feliz, por identificação ou empatia, e tava tudo tão bom, mas logo começaram as pessoas reclamando. Dos problemas "maiores". Do fato de que isso já acontece no Brasil e ninguém comemorou (acontece mais ou menos). Do fato de que os Estados Unidos tem uma conduta reprovável então não pode aplaudir nada de bom que venha deles. Enfim, um monte de gente jogando areia num movimento espontâneo de gente feliz.

    Pra além de ser contra as pessoas amarem quem quiserem amar, que eu nem vou entrar no mérito do absurdo de isso ainda acontecer. custa ter empatia e comemorar um benzinho ali dos amigos de cima? Custa baixar a guarda e por uma sexta-feira comemorar uma vitória, já que nos outros dias todos é chumbo o dia inteiro? E sobre essa hierarquização de prioridades, li um textão muito bom hoje que falava que no fundo quem implica com a solidariedade dos outros no fundo não ajuda ninguém, porque tem que acabar com a fome, mas quando luta contra a fome tá alimentando vagabundo, tem que cuidar da África, mas quando vem imigrante africano pra cá tem que expulsar porque já tem muito pobre aqui. Aí ele termina dizendo que a gente tem que ajudar quem quer e foda-se, porque esses Outros no fundo não ajudam ninguém mesmo.

    Viajei, né? Dsclp. Prometo melhorar.
    Mas te mimei no dia!! heheh

    te amo <3

    ResponderExcluir
  5. Sua maravilhosa, te amo muito <3

    Acho que essa sexta-feira recuperei toda a compulsão que eu tinha superando pelo site feice, porque tava tão bonito as cores! Eu achei lindo de ver e fiquei emocionada e feliz e arrepiada sim, e vou continuar. Quem se incomodar que se incomode. Inclusive chorei de voltar pra foto chata, quero continuar colorida. E pra quem se incomoda, eu só respondo que: poxa, tanta gente passando fome no mundo e você aí ligando pra quem dá o que pra quem (hehehe). Deixa as pessoas darem, deixa as pessoas amarem. EU HEIN, DEIXA TODO MUNDO SER FELIZ, QUAL O PROBLEMA? Li no mesmo site feice que o povo tava chateadinho assim porque mexeram com o direito fundamental de se meter na vida alheia, nunca li verdade maior na vida.

    Beijos <3 <3

    ResponderExcluir
  6. Eu só vou dizer uma coisa sobre esse post/assunto: que coisa maravilhosa saber que existem gentes como você, Banana. Muito bom mesmo.
    Obrigada!

    Um beijo colorido #hetera <3

    ResponderExcluir
  7. Que lindo o post <3 Simples porém completo. As pessoas realmente insistem em complicar. Me inspirou a escrever sobre. Bju bju.

    ResponderExcluir
  8. Eu jurava que já havia comentado esse texto no dia que escreveu. Certeza que eu li.
    As pessoas tem uma mania horrível de minimizar as causas alheias, sabe?!
    Ninguém deve ter vivido o orkut e comunidades do tipo "salvem o planeta terra, ele é o único que tem sorvete" e ficam aí hoje, no facebook, implicando com tudo e todos. Rebeldes sem causa. :p

    Você é demais, já disse né? <33

    ResponderExcluir