segunda-feira, 8 de junho de 2015

Gratidão

Perder as palavras vem sendo um sintoma padrão que me assola sempre que eu volto de um encontro com as minhas pessoas. Dessa vez, particularmente, com um casamento de uma de nós envolvido não tinha como ser diferente. Sobre minha insistência em falar mesmo sem encontrar as palavras? Freud deve explicar. Talvez seja a pura vontade de registrar o irregistrável. Essa palavra existe, irregistrável? Sei lá. O fato é que as milhões de fotos tiradas, as palavras soltas do texto que estou tentando fazer, isso tudo nunca vai fazer jus e quem não estava lá nunca vai conseguir entender, mas quero falar mesmo assim.

Para começo de conversa (e talvez para a conversa inteira), falar desses últimos dias é falar de gratidão. Gratidão, gratidão e gratidão, e já que é assim, vou começar a agradecer. Agradeço pela contagem regressiva que fazia todo o resto da vida fazer sentido mesmo quando ela insistia em não fazer. Agradeço pelos convites belíssimos que recebi. Agradeço pelas amigas maravilhosas que eu tenho, pela amiga noiva mais linda que esse mundo já viu, pelo fato do coração dela ter escolhido um marido que faça jus ao que ela merece e nos deixa babando de tanta felicidade. Agradeço por cada segundo. Agradeço pelos voos tranquilos, pelos abraços de chegada nos aeroportos, pela cantora que infernizamos pedindo músicas, pela noite cearense que não estava preparada para nós mas nos aguentou. Agradeço pela praia que pegamos, pela escultura que formamos. Agradeço até pelo torrão que levei nas costas e que acabou enfeiando meu decote, mas que prova que eu vivi um momento eterno rolando no sol com elas. 

Agradeço pelo buquê branco de dama, agradeço pelo caderninho, pelas declarações, pelas chaves, pelo drink que levava nosso nome, pelos brindes com uma bebida azul que eu até agora não sei o que era, pela tequila que bebi com o noivo, pela pista de dança que não deixamos vazia, pelo DJ que nos aguentou pedindo pra tocar Taylor Swift, pela Beyoncé, pelo Legião Urbana, pelo "a semana inteira fiquei esperando pra te ver sorrindo pra te ver cantando" que sempre toca para que todo mundo se abrace e pule.

Agradeço pela avó da noiva (que virou vovó de todas nós) que apertou nossas bochechas e nos agradeceu, com os olhos cheios de lágrima, por fazermos a neta dela feliz. Vovó, como eu te disse, ela me faz mais feliz ainda e eu que tenho que agradecer. Agradeço pelo buquê da noiva que eu não consegui pegar, mas que uma de nós pegou, e se é de uma é de todas. Agradeço pelos 3 meninos que minhas amigas escolheram para elas, porque eles as fazem felizes e com isso nos fazem felizes também. Agradeço pelo menino que foi jogado nos meus braços na dança do acasalamento mais engraçada que já vi, inventada pelo noivo só para juntar, ao menos por uma noite, um casal que ele achava que podia dar em boa coisa. Deu.

Agradeço pelas cantorias na calçada, na van, no barzinho, na livraria e em qualquer outro lugar. Agradeço por ficar jogada no chão do quarto, agradeço pela folia no salão de beleza, agradeço por ter invadido a suíte da noiva. Agradeço, até, pelos abraços de despedida, porque se eles não doessem tanto talvez significasse que a vontade de estarmos juntas não é tão grande assim. Agradeço por cada um dos segundos que nos dão aquela certeza de que o tempo que temos nunca será suficiente porque gostaríamos de viver para sempre. Em suma, agradeço por ter vivido um dos dias mais felizes da minha vida só porque era o dia mais feliz da vida de uma das minhas tantas melhores amigas. Garanto pra vocês: esse negócio de ver radiantes pessoas tão importantes na sua vida é tão incrível quanto ver a própria felicidade estampada num espelho.

Gratidão: aquilo que faz você deitar para dormir arrasada por tudo ter passado como um flash e você ser obrigada a voltar para a realidade dos dias comuns mas, ao mesmo tempo, estar tão infinitamente feliz a ponto de nem conseguir fechar os olhos. Abusando das palavras de Alice Ruiz, não tem como não encerrar esse post dizendo pra vocês que olha, realmente, a cada mil lágrimas sai um milagre. Vocês são o meu.


Obrigada pelos momentos tão bons que parecem mentira
Obrigada por eles não serem mentira.

15 comentários:

  1. Lindíssimo depoimento. Me emocionou de verdade.
    Lindo dimais <333333

    ResponderExcluir
  2. É lindo ler tudo o que você posta. Obrigada por tanta sensibilidade transcrita em palavras.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Nalu! Sempre que leio os posts dos encontrões fico com uma saudade de vocês! A folia da máfia é uma coisa tão gostosa e única e tão... nossa? Haha não sei se ainda caibo aí, mas eu fico feliz de ter conhecido cada uma de vocês. Já faz tempo, mas vocês ainda são as flores mais lindas do meu jardim <3 E coutinha tava linda né? Vocês todas estavam <3

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. "Garanto pra vocês: esse negócio de ver radiantes pessoas tão importantes na sua vida é tão incrível quanto ver a própria felicidade estampada num espelho." Amiga, essa frase definiu tudo. Ainda não consigo acreditar no que a gente viveu. Como eu disse pra noivinha, parece que foi um sonho lindo que a gente sonhou todas juntas (ou um delírio mágico de passarinha HAHAHA). Aí Couth me respondeu que: "Sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade". Não é? <3 Sou muito feliz por ter vocês comigo. Sou muito feliz pelo nosso milagre <3
    Eu amo A Gente! E amo você também, muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Que lindeza de texto! O engraçado é que é um relato tão particular, mas que consegue ser universal porque gratidão transbordando é contagiante.
    Juliana https://antidotoliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Gratidão é um sentimento nobre e difícil de ser encontrado hoje em dia. Parabéns por expressá-lo tão bem.
    Bj e fk c Deus
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Amiga,

    Esse post me fez chorar ontem e hoje eu me recusei a relê-lo, porque não quero mais chorar. Só quero ficar pra sempre com esse sentimento que tá comigo desde que voltei do casamento: o peito cheio de amor, completo, transbordando. Amor e gratidão ao universo e a vocês, por terem insistido em nós, por terem amado nosso encontro de almas tanto quanto eu. Sou absurdamente apaixonada pel'A Gente. Nós somos nosso lar. Nós somos melhores do que o que eu pedi pra Deus no meu sonho mais lindo. Nós somos reais e melhores do que qualquer sonho.

    Eu amo A Gente. Muito.

    <3

    ResponderExcluir
  8. Meu amor, ainda bem que guardei seu post pra hoje. Ontem eu dei uma primeira lida, mas não consegui assimilar basicamente nada. Hoje eu li tudo de novo e pra cada frase tinha uma lembrança e um sorriso e os olhos um pouquinho molhados de felicidade só de saber que a gente viveu tudo isso, de verdade, e que continua vivendo porque os momentos que a gente leva no coração não acabam nunca. Muito obrigada por ter dividido esses momentos comigo e por ter me ajudado a me sentir tão parte de uma coisa como eu nunca senti na minha vida. Eu te amo infinitamente e você tem muito crédito no tanto que eu estou me sentindo infinita agora. Muito obrigada por estar lá pra mim, e por ser você, e por tudo.

    Te amo, te amo, te amo. <3

    ResponderExcluir
  9. Ahhh que lindeza de post!!! Eu fiquei feliz pela noiva e por vocês também! Imagino o quanto deve ser maravilhoso ver a felicidade de pessoas que você ama, acho que aconteceria o mesmo comigo se fosse uma de minhas melhores amigas se casando.
    Fiquei emocionada, parabéns mesmo <3

    ResponderExcluir
  10. Olha só, não é um post sobre couves! Que bom!
    Apesar do meu atraso, eu já li esse post umas 15 vezes. Porque lógico, né? Porque ainda não superei a gente, esse dia, todos que vieram antes dele e trouxeram a gente até aqui, e não superei também as coisas que nem aconteceram ainda, porque eu sei que vão acontecer. As coisas sempre acontecem. No fundo eu demorei pra comentar aqui porque realmente não sabia o que mais eu poderia dizer, já que você disse tudo que eu sinto. Uma gratidão absurda a Deus e o universo por escrever as linhas tortas mas garantir que as nossas iam se cruzar de um jeito tão maravilhoso, gratidão por viver a plenitude de uma amizade tão intensa e maluca, por poder me sentir tão absurdamente feliz pela felicidade alheia, por ter tido a chance de compartilhar esse sonho com a gente e por ter sido tudo tão bom e perfeito. Acho que os conceitos que mais resumem o que eu sinto é o da infinitude e o desejo de viver pra sempre encapsulada naquele momento, recitando Shake It Off, trocando olhares cúmplices cheios de lágrima de emoção e alegria, quase caindo pulando abraçada gritando que não tenho dinheiro, mas só quero amar.
    Não tenho mesmo, mas nossa tenho A Gente. Que bom.
    te amo muito <3

    ResponderExcluir
  11. Acompanhei toda a animação no Instagram e teu texto tá lindo, Analu. Que lindo é isso que vocês compartilham, esse amor verdadeiro, essa felicidade que a gente sente pelo outro. Lindo demais! Parabéns pra tua amiga que casou, a festa ficou linda! E parabéns pra vocês todas que compartilham essa união tão bonita de se ver, e tão rara nos dias de hoje. Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Agradeço por me permitir ler um texto cheio de carinho ... que fizeram meus olhos brilharem como se eu tivesse junto ali em cada momentinho daqueles descritos. Lindo de ler...

    ResponderExcluir
  13. Que coisa mais linda é ver esse amor entre vocês, Ana!
    Acompanho aqui, quietinha tudo que cês vivem e depois, espero por estes textos incríveis capazes de fazer chorar até quem não faz parte de tudo.
    Que possamos ainda por infinitos anos 'presenciar' amizades como as de vocês. Assim, dá uma esperançazinha de que o mundo tem jeito.

    <3

    ResponderExcluir
  14. Amiga, eu demorei um século para vir aqui. Desculpa. Mas devo te avisar que já li esse texto umas trinta vezes desde que você escreveu, e meus olhos se enchem d'água todas as vezes. E também adoro ler o comentário das outras meninas e chorar de novo.

    Sim, você disse tudo. Sim, a vida é uma complicação, mas estar com vocês tomando banho de mar entrelaçada justifica tudo. Toda a dor, toda a angústia, tudo parece passar quando a gente tá junta, tudo parece ter uma justificativa cósmica. Somos feitas umas pras outras, posso dizer isso? E sim, sou profundamente grata.

    Vovó tinha toda a razão do mundo por ter agradecido vocês. Vocês me fazem MUITO feliz. E compartilhar a minha felicidade no dia em que casei era o mínimo que eu podia fazer.

    Te amo muito muito, e não vejo a hora da gente combinar nossas excursões da terceira idade para cidades exóticas da Europa!

    Beijo! TE AMO!

    ResponderExcluir