terça-feira, 21 de abril de 2015

Meus começos favoritos da literatura

O título e o vídeo são totalmente auto explicativos, mas sempre dá pra reiterar: estou falando sobre começos inesquecíveis de alguns livros que já cruzaram meu caminho. Spoiler: Tem de J. K. a Saramago. Assiste aí, vai. Às vezes eu gosto de falar pelos cotovelos ao invés de escrever. Mas é só às vezes.

11 comentários:

  1. Guria, acompanho teu blog há tanto tempo que quando tu falaste no início de uma série logo eu pensei: Friends. hahahaha ♥

    Hoje mesmo estava pensando nisso: de inícios preferidos de livros. Dois de meus inícios preferidos são de O Ateneu e de Admirável Mundo Novo (que curiosamente nem são livros preferidos, mas seus inícios... ♥).

    Adorei suas escolhas!

    Beijo ;*

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei com quem foi que eu conversei sobre isso ou onde foi que eu vi essa história de começos favoritos, mas achei genial? Eu nunca parei mesmo pra escolher meus começos preferidos, mas sem dúvida que eu tenho um punhado deles guardados só preciso procurar. Você vai me matar, porque como sempre eu não li nenhum dos livros que você citou além de Harry Potter, porque não vou nem considerar aquelas 100 páginas que eu li d'A Trama e depois parei apesar do início ser maravilhoso, mas fiquei com vontade de ler todos os outros. Lolita é outro que não li, mas tem como não amar esse início?

    Se eu vou fazer? Talvez nunca saberemos, já tô devendo mil tags, desculpa vida. Mas vou T E N T A R.

    te amo <3

    ResponderExcluir
  3. Amiga, sabe que quando fui tentar fazer o Nanowrimo ano passado fui dar uma lida nos fóruns do site e lá tinha um tópico justamente pra galera se ajudar a desenvolver o primeiro parágrafo e a primeira frase das suas histórias. Eu sempre gostei de bons começos, mas sabe quando você nunca tinha parado pra REALMENTE pensar sobre a responsabilidade que é começar uma história e de repente travar completamente diante dessa missão? Acho que meu ~livro~ nunca foi pra frente porque nunca consegui achar a primeira frase boa o suficiente. #dramas #traumas #perfeccionismos

    Essa edição de Orgulho e Preconceito da Martin Claret que eu e você temos (a minha graças a Deus sumiu) é boa de se jogar no lixo do tanto que é ruim, amiga. Eles conseguem tirar a graça até do começo do livro! A melhor tradução diz que "É uma verdade universalmente conhecida que um homem solteiro na posse de uma bela fortuna deve estar necessitando de uma esposa." e mesmo assim eu acho esse DEVE ESTAR NECESSITANDO demais de feio. No meu post serei pedante e colocarei o original porque não dá pra competir com "It is a truth universally acknowledged, that a single man in possession of a good fortune must be in want of a wife".

    Gente, o começo de Harry Potter <3333 eu não lembrava dele! É muito excelente!

    Lolita <333333 a única coisa melhor que ele é a paródia que você fez numa carta de aniversário pra mim HAHAHAHAH somos tão creiças e bichas!

    Gabo é incrível com começos! O começo de Cem Anos de Solidão está na minha lista de favoritos #spoiler, e se eu fosse fazer com os finais favoritos também o de O Amor nos Tempos do Cólera estaria lá com absoluta certeza.

    Obviamente responderei! <3
    te amo!

    ResponderExcluir
  4. Ai, Ana, que tag legal! Gostei de todas as suas indicações, vesti a camisa mesmo. Clarice é genial, né? E todos os outros também.
    Enfim, espero poder responder essa tag no futuro. Agora só penso em TCC. Aff!

    Beijos, Ana.

    ResponderExcluir
  5. Adorei!
    Tô voltando ao mundo Blogueiro e, se tivesse uma câmera boa e estivesse lendo bons livros como antigamente, eu faria.
    Quem sabe, mais pra frente..

    Beijos!
    O Blog tá de nome novo:
    O Coração do Menino

    ResponderExcluir
  6. Miga <3
    Começos são coisas muito poderosas. Inclusive já fui muito enganada por começos incríveis de livros nem tanto.
    Achei esse começo do Saramago bem na pegada de um que adoro do Garcia Marquez. É de Crônica de uma morte anunciada e é desses que explica a historia toda numa frase. lindo <3

    UMA APRENDIZAGEM!!!!!!!!!!!!!!!!
    Todo esse livro é mágico, mas esse começo e esse final me tiram o chão.

    O começo de O&P é tão irônico e tão a cara de miga Jane, né? Tão Lizzie também zombar dessas verdades universalmente conhecidas. Sdds.

    Ai, para, esse vídeo tá me dando infinitos feels. HP e Trama seguidos. QUE COMEÇOS.
    MAS CARA.
    Para começar, olha só quanto livro. Ai, Jeffrey, ai.

    Lolita, que eu nunca li mas já ouvi esse começo mil vezes e é tão lindo mas acho que vomitaria no meio da história, entende?

    E SIIIIM! Anna Karenina tem um dos melhores e mais icônicos começos da história. Meu deus, pq tão pesado esse livro que tanto quero.

    VOCÊ CITOU CRÔNICASSSSS. QUE CONEXÃO! AMAMOS OS MESMOS COMEÇOS! É AMOR! Amo esse começo porque ele já conta tudo e a gente já sabe de tudo, mas fica lendo desesperadamente pra saber por que ele morreu! Por que diabos mataram ele? Ai, esse livro <3

    Saudade da sua cara e dos vídeos que não gravamos.
    Te amo <3

    ResponderExcluir
  7. Quantas TAGs massa!!! respondi aquela das 33 coisas "Ufa!!!" estou lendo um livro "Não se esqueça de Paris" que começa com uma carta... Um começo nada óbvio né?

    ResponderExcluir
  8. Como assim esse vídeo está no ar há cinco dias e eu ainda não sabia da existência dele????
    Que tag maravilhosa! De fato achei que assim ficou muito melhor do que em texto, o que complica a minha vida visto que fiquei com muita vontade de fazer também e não queria gravar vídeo (tô bicho do mato).

    O comeco de Intermitências da morte é maravilhoso, foi o maior motivo que me fez comprar esse livro, que eu ia dar de presente mas acabei ficando.
    Ainda não li Crônica de uma morte anunciada, mas esse tipo de recurso é muito comum em García Márquez, de meio que antecipar uma coisinha que vai acontecer pra te deixar muito curiosa pra saber como a história vai chegar até esse ponto.
    Não conhecia o de Lolita, mas ele tem muito a cara do que eu imagino que seja o livro (?) e certeza absoluta de que vou amar a leitura.
    Trama do casamento é a tua cara e já cheguei a ler esse começo, de fato é maravilhoso, principalmente pra gente que gosta pouco de livros <3

    beijocas!!1

    ResponderExcluir
  9. Vídeo!!

    Esse da Jane Austen é um dos meus prediletos da vida também! É muito amor!!! Saramago, maravilhoso. E outros aí que você disse, não li, mas estão na lista, obviamente.

    ResponderExcluir
  10. Analu, que ideia legal essa tag! Fiquei com vontade de fazer, só que eu não me dou com vídeos. Diferente de você, que fala super bem, eu pareço uma batata tentando me expressar pra câmera, haha, é o caos. Já tentei e realmente isso não é pra mim. Alguns dos livros que você citou certamente estariam na minha lista: o início de Harry Potter é tão perfeito que me encanto até hoje quando resolvo reler a série; esse parágrafo sobre os Dursley serem super normais é totalmente avesso aquilo que encontraríamos nas páginas seguintes, que é pura magia. A frase de abertura de Orgulho e Preconceito também é memorável, essa verdade universal rege todo o livro é uma delícia de acompanhar. O mesmo com Anna Karenina - é uma frasesinha que dita todo o tom da obra. Um beijo!

    ResponderExcluir
  11. Tag maravilhosa, sério, amei, te juro <3
    Só não faço pq não tenho câmera pra vídeo e seria com a do webcam :(
    Uma vergoinha é q não li nenhum dos livros que vc citou. (li dois da Jane Austen, mas nenhum foi Orgulho e Preconceito).
    Abraço!

    ResponderExcluir