domingo, 22 de fevereiro de 2015

Aquele com a Mônica Iozzi

Deixa eu contar para vocês que eu vim passar uma semana no Rio de Janeiro em um projeto de intercâmbio cultural para conhecer melhor o trabalho dos atores de televisão. Isso, portanto, incluiu passeios ao Projac com direito a fazer figuração em novela.

Eu amo Boogie Oogie. Gosto bastante de Império. Assisto às duas sem perder um capitulozinho sequer – obviamente não dou conta de assistir pela televisão. Vejo no celular, mais tarde, sem propagandas e ó, é uma maravilha. Mas enfim, foquem no detalhe de que eu assisto Boogie Oogie e Império e claramente fui escalada para participar da gravação de… Alto Atral. Eu nunca assisti Alto Astral na minha vida.

Depois de passar vergonha na porta de um dos estúdios sorrindo feito uma idiota para o Caio Blat, vi entrar uma atriz de cabelos curtinhos e óculos escuros que eu não fazia a menor ideia de quem era. De Alto Astral, claro. Quando chamaram os figurantes para subir, o cabelereiro do elenco achou prudente mandar pentearem meu cabelo de novo – e eu acabei perdida na sala de cabelo dos atores, que estava vazia de gente conhecida a não ser pela tal da moça que tinha passado aquela hora lá embaixo. O cabelo curto agora estava cheio de grampos, escondido embaixo de uma touca preta enquanto ela lia texto.

Em 5 minutos deram um jeito no meu cabelo e eu rapidamente saí de lá. Andando dentro do projac sendo alguém de nenhuma importância você aprende que é melhor não olhar para os lados. Acho que se entrar lá de novo, levo um cabresto. Olhar para o lado só faz sofrer: ai de ti se um fiscal te pega pedindo pra tirar foto com um ator. É praticamente um crime de pena máxima. Esbarrei com Rodrigo Simas e levei um susto tão grande que enquanto ele arregalava o olho pra mim eu bati cabelo e fiz a fina: desfilei pelo corredor com jeito de “nem ligo” enquanto só conseguia pensar que cacete eu esbarrei no Rodrigo Simas e ele tava com roupa de Boogie Oogie, tava indo gravar, Jesus.

Entrei no estúdio e fiquei ali, com cara de encantada, sem saber o que olhava primeiro. Juro que os cenários são coisas de louco, nunca mais vou conseguir ver novela da mesma forma – não que não fossem como eu imaginava, mas imaginar é diferente de ter certeza.

Enquanto eu babava no que via à minha volta, os atores das cinco cenas que seriam gravadas começaram a entrar. Gente, a Giovanna Lancelotti é ainda mais bonita pessoalmente. Ela e o Leopoldo Pacheco começaram a ensaiar a cena deles e nisso entra, feliz da vida, de peruca, óculos fundo de garrafa e super simpática, a tal da atriz-de-cabelo-curto-e-óculos-escuros lá do começo.

Olhou pro nosso grupo e disse: “oi gente, boa tarde” e eu disse: “oi!”. Assisti às cenas dela e dei boas risadas. “Essa mulher é boa”, pensei. Ao fim da gravação, como ela tinha sido simpática no início, uma de minhas colegas achou que seria ok cutucá-la no ombro e dizer: “Mônica, você é incrível, eu amo muito o seu trabalho!”. Eu estava logo atrás e vi a tal da Mônica Who sorrir de verdade, agradecer à minha colega e dar um abraço simpático nela. “Gente, que fofa, que simpática”, – pensei, mas segui a fundo na minha política de não tietar quem eu não faço ideia de quem é. A proximidade facilita muito a ideia de ser poser, mas até que foi tranquilo evitar. A tal da Mônica Who era engraçada mesmo, pela cena que vi. Se assistisse à novela, saberia que ela era boa mesmo e quem sabe me daria o direito de elogiar e dar um abraço também (?). Mas não fazia ideia de quem ela era. Nem sobrenome a tal da menina tinha até então. E era melhor que continuasse não tendo.

Pausa. No caminho até a saída, depois do fim das gravações, passamos pela Bianca Bin, vestida de Vitória, com um texto na mão, sendo transportada para a cidade cenográfica em um daqueles carrinhos de golfe. Não consigo esquecer esse segundo desde então. Foi duro sair pela portinha dos figurantes morrendo de vontade estar no lugar dela. Não ao invés dela, claro. Mas ali também. Despausa.

Mais tarde, no hotel, fomos compartilhar as experiências com os que tinham gravado outras coisas, até que a Bia, a colega que abraçou a Mônica mais cedo, foi contar a história de novo e comentou, pela primeira vez, que não conseguia lembrar o sobrenome. Até então eu já estava quase pensando que a pobre da moça era Mônica e apenas isso, porque a possibilidade de um sobrenome sequer havia sido citada até então. E tudo estaria melhor assim, eu estaria de consciência e alma limpas por não ter aproveitado a oportunidade e elogiar e abraçar a tal da Mônica que eu não sabia quem era, mas aí uma outra colega disse, serenamente: “Iozzi, o sobrenome. Mônica Iozzi”.

Mônica Iozzi. MÔNICA IOZZI. Claro. Era ela. De peruca, de óculos fundo de garrafa, tinha tempo que eu não via, mas ERA ELA. Eu nunca vi Alto Atral, eu nem sabia que a Mônica Iozzi tinha virado atriz na globo, mas eu era fãzoca dela no CQC. Se alguém me perguntasse que jornalista de televisão eu sonhava em ser, eu nunca responderia Fátima Bernardes. Responderia Mônica Iozzi. Sempre achei que essa mulher era fantástica. E passei pelo menos 2 horas no mesmo estúdio que ela. Com ela na minha frente. Me cumprimentando simpática. Vendo minha colega elogiá-la e abraçá-la sem ter aproveitado a chance.

Deslizei na cadeira do restaurante quando ouvi o sobrenome anteriormente desconhecido. Fui parar quase no chão. Iozzi. Era Mônica Iozzi. Era Mônica Iozzi o tempo todinho. E eu não fazia a menor ideia de que estava “cara-a-cara com um ídolo”. Muito prazer, meu nome é Ana Luísa Bussular Marques e eu como moscas desde 1992.

IMG_2559Mônica, cê arrasa, nega. <3

15 comentários:

  1. Mônica Iozzi e a Danni Calabreza foram revelações do CQC !!! Achei engraçado o seu "branco" na frente dela deveria ter abraçado aproveitado o embalo...

    ResponderExcluir
  2. MORTO.
    Mas ela tá bem diferentona nessa imagem, então relevo. Até estranhei, porque ela estava LOIRA nas imagens de divulgação pra estreia da novela.

    E BOOGIE OOGIE.
    ÚLTIMAS SEMANAS. PATINS NA PORTARIA. SEGREDO DA CARLOTA. JULGAMENTO DA SUZANA. ATROPELAMENTOS MIL. MUITOS FEELINGS.

    Beijo*

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHAHAHA MAS ANA LUÍSA! COMO ASSIM? Nem pra perguntar ~discretamene~ pra sua colega quem era? E olha que eu nem sabia a cara da moça, nem nunca vi nada dela e ATÉ EU sabia que ela tava na Globo! Menina do céu, só você mesmo! hHahahahahahaah

    Mas espero que esse intercâmbio tenha sido uma delícia e cheio de histórias pra tu contar pros netos, sobrinhos e afilhados na posteridade!

    Um beijo

    ResponderExcluir
  4. Nooossa, como assim??? Eu ia ficar morrendo de raiva! haha
    Eu adoro a Mônica também, adorava quando ela participava do CQC, ela é maravilhosa. Na novela, eu só a vi algumas vezes mas o papel dela era muito bem feito e era bem engraçada.
    Beijo
    http://www.deborabp.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Gente, aparentemente sou a unica que não sabe quem é Mônica, hahahah. Enfim, meu sonho era conhecer esse lugar, meu sonho era fazer Comunicação Social e estar um pouquinho no meio disso, por ironia do destino, não deu e vou começar outro curso =/
    Adorei seu relato, e parece ter sido uma experiência incrível. Beijos
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
  6. Bananando, e te amo um milhão de vezes mais por isso. Agora vê se não come mais essa mosca, sua creiça <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [querido blogger, te odeio]

      (nem sei quem é, mas enfim)

      Pelo menos rendeu uma boa história e um post sensa, amiga #pollyannafeelings

      Já começou a fazer seus testes pra globo? Acho que deveria, assim você vinha pras minhas asas e podia tietar à vontade dentro dos corredores do projac.

      Beijos, te amo <3

      Excluir
  7. Ela está muito engraçada no papel. Achei que ela não levaria jeito pra coisa, mas acabou levando.

    http://www.jj-jovemjornalista.com/

    ResponderExcluir
  8. Apesar das confusões e das angústias existenciais, tô amando sua temporada no Projac! Acho que é uma experiência única, ainda que seja pra gente ver que é mesmo um mundo horrível, que é tudo uma mentira e as pessoas são uma bosta. Sempre válido, pelo menos rende histórias, ótimas histórias - que é nosso jeitinho de levar a vida e suportar as ciladas, né?

    Eu acho que não tenho o direito de rir da tua cara nesse episódio da Mônica porque eu sou muito tapada, e com essa profusão de globaish por metro quadrado provavelmente ficaria tão atarantada que deixaria uma coisa dessas passar, principalmente se, como você, também não visse a novela. Mas imagino sua raiva, deve ser horrível perder a chance de dar uma tietada em alguém que você curte por besteira. A propósito, Mateus Solano vem fazer uma peça aqui em Udão Rock City, e eu, que já trabalhei no teatro, imaginei altos esquemas pra esperar ele na saída e:::: esqueci de comprar o ingresso logo quando abriu e só consegui pra uma sessão que é a primeira do dia, com outra logo mais tarde. Ou seja, ele provavelmente vai ficar no teatro até o fim da noite. PARABÉNS, ANNA VITÓRIA.

    Te amo, saudades, volta logo (?)

    ResponderExcluir
  9. Ah, então era isso! Vi as fotos no IG e não tava entendendo nada. Mas que legal! Que oportunidade bacana! Imagino que deva ser difícil fazer cara de paisagem diante dos atores no Projac!

    ResponderExcluir
  10. Aparentemente eu não aprendo, porque já perdi as contas de quantas vezes meus comentários foram parar no limbo do blogger e mesmo assim sigo não salvando antes de enviar.

    MAS BASICAMENTE, o que eu tinha dito no comentário sumido é que eu gostava da Monica no CQC, depois odiei as pontinhas que ela fazia no BBB, e agora to amando de novo na novela. Perdi alguma coisa no caminho e não sei como, de moça rica e mimada, ela passou a esse momento de Beth, A Feia. Mas assista, miga, a novela é bacaninha.

    AGORA, VAMO AGILIZAR ESSE SEU PROCESSO DE VIRAR GLOBAL. Já quero foliar no projac.

    beijo, te amo <3

    ResponderExcluir
  11. Ai gente, que dó! HAHA, não assisto novela seguidinho, pego um capítulo ou outro, mas até eu sabia que ela era a Monica Iozzi! Tá, ok, eu sabia pq minha mãe me contou, mas ainda assim! De qualquer forma, não fique triste, novas oportunidades aparecerão! =D

    ResponderExcluir
  12. HAHAHA PUTZZZZ! Imaginei vc deslizando na cadeira, derrotada :O
    Ah e se fosse eu que cruzasse com o Rodrigo Simas eu desmaiaria nos braços dele, só falando.

    ResponderExcluir
  13. Então...eu ODEIO essa novela Alto Astral! Eles deveriam falar sobre espiritismo mas o fazem de forma absurdamente errada. Minha mãe assiste todas as novelas do mundo então eu sempre acabo vendo mesmo sem querer! O papel de Claudia Raia é medonho! Afe! MAs a Monica Iozzi é legal. Acho que aquele núcleo é o unico aceitável da novela. O cara que fala errado tb é engraçado!

    Aliás fiquei feliz quando a Monica foi pra Globo porque ela sempre disse que era atriz e queria seguir na carreira. Eu gostava dela até naquele quadro do BBB (que hoje é feito pelo Rodrigo Santana e eu acho pessimo!). Quando ela começou no CQC eu não gostava não, mas acho que ela foi se superando e ficando muito boa! Pena vc não ter reconhecido de cara!

    Essa sua aventura no Projac realmente foi incrível hein (apesar dos pesares, claro!)
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. ai gzuuuuuuuuuis!

    Eu assisto a novela mas não tinha reconhecido a Mônica até este momento. Palmas pra mim também. Ela tava com um beiço esquisito. Sei lá.

    Rodrigo Simaaaaas ♥

    ResponderExcluir