segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Nosso lar

Via de regra eu detesto os anúncios do Youtube. Eles são uma sarna quando você se prepara psicologicamente para ouvir uma música fossa e ele toca um samba de repente (ou vice-e-versa). Eu sempre pulo o anúncio, irritadíssima, quando acabam os 5 segundos obrigatórios.

Dia desses teve um que eu não pulei. Era, se não me engano, da Natura, e eu achei deveras criativo. Nele as pessoas falavam: “Meu nome é Fulana e eu tenho 32 anos”. O que me intrigou e fez com que eu continuasse assistindo sem passar era o fato de que as pessoas absolutamente não tinham a idade que diziam ter. Ou a propaganda era de algum creme milagroso ou a ideia do publicitário era genial. Fiquei feliz quando vi que era a segunda opção.

Na verdade, a idade que as pessoas diziam ter era a idade de alguma outra situação em suas vidas e só após todas terem se apresentado é que elas revelavam esse detalhe. A primeira fulana tinha 32 anos de casada. A outra, 24 anos de amizade com a melhor amiga. Um outro ainda, 3 anos de empresa.

A sacada não foi genial? Nossa vida realmente não pode ser medida somente pela nossa idade biológica: tem muitas outras idades em jogo. Idades de histórias que vão nos completando.

Eu, por exemplo, tenho 22 anos de nascida. Tenho quase 19 anos de irmã. Tenho quase 5 anos de Curitiba e tenho 7 meses de formada em jornalismo. Tenho 18 anos de leitura na babagem, 6 anos e 11 meses sem uma das minhas avós, 10 anos que virei mocinha. E hoje tenho exatamente 3 anos da amizade mais linda que eu já construí.

Em 15 de setembro de 2011 eu e uma amiga selecionamos umas blogueiras que conhecíamos, cliquei no botão “criar grupo” no Facebook e minimamente imaginei o quanto minha vida seria diferente 3 anos depois. Fica muito difícil exemplificar e contar em detalhes – quem está no meio entende tudo. Só o que posso deixar claro é que a pessoa que eu era em 2011 não faz ideia de quem eu virei em 2014. A pessoa que criou aquele grupo em 2011, na maior inocência e vontade de fazer memes não fazia a menor ideia de como a sua vida ganharia mais cor. A vida é muito melhor quando a gente pode desvendá-la bem acompanhada. É muito melhor quando a gente não é só um, e sim, A Gente.  É muito melhor quando, onde quer que estejamos, contamos com certeza de que temos um lar. Ou ainda melhor: de que somos um lar. E lar, minha gente, não preciso nem repetir: sabemos muito bem que nunca significou espaço físico e sim encontro de almas.

Andar acompanhado de ti faz meu coração se sentir melhor

Obrigada!

13 comentários:

  1. (testando, 1 2 3, testando, será que agora vai?)
    Amiga, chorei né. To chorando, to emotiva, to sensível, to amando esse dia.
    Eu não consigo nem lembrar de como eu era antes dA Gente. E graças a Deus, porque devia ser chatíssima a minha vida.
    Sou muito, muito grata por ter A Gente, por tudo que A Gente é, por tu que A Gente representa: um lar, uma família, uma irmandade e a amizade mais bonita e sincera da minha vida.
    Eu amo A Gente.
    Eu te amo meu amor de Analu (fazia tempo que eu não te chamava assim, né Banana? <3)
    <3

    ResponderExcluir
  2. Amiga do céu, que post lindo.
    Primeiro de tudo pela sacada do comercial (que eu não vi e já to querendo ver). Depois vc me manda o link - vou procurar, mas sou meio tapada, você bem sabe. Eu não estou na Máfia há três anos mas os quase dois que já faço parte me enchem de orgulho maluco. Vocês foram a melhor coisa que me aconteceu em 2013 e continuam sendo uma das melhores coisas de 2014. E serão em 2015 e em 2016...
    Não vejo a hora de poder dizer que sou uma mafiosa há... 52 anos! Já pensou? Mas quero mais ainda viver esse ínterim.
    Amo você toda!

    ResponderExcluir
  3. Nunca vou cansar de te agradecer por ter me dado a gente amiga. E a gente é uma coisa tao incrível que não consigo nem fica brava por ser (pelo menos) a quinta vez que vocês me fazem chorar em público hoje.
    Eu sem a gente não seria nada, e eu nunca vou ter suficiente da gente. Quero a gente infinito, quero a gente sempre, quero a gente todo lugar.
    Te amo e amo a gente ❤

    ResponderExcluir
  4. adorei! eu tenho 29 anos de nascida, tenho 5 anos de relacionamento com meu marido, 3 anos de mãe, menos de 6 meses de estudante de letras, 14 anos de blogueira :P
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Que analogia linda com a propaganda! Eu também geralmente pulo, mas quando uma me pega, me envolve de verdade e fico com vontade de parabenizar o amigo publicitário.
    Ainda bem que você era uma menina que queria fazer memes e resolveu juntar A Gente. Porque eu amo A Gente.
    Beijos <3

    ResponderExcluir
  6. Amiga, arrepiei lendo! De verdade. Tão forte isso de pensar que eu não seria quem eu sou hoje sem vocês, né? Porque eu não seria. E pensar numa Anna Vitória num 2011 antes de setembro, é pensar numa história de ~como eu era antes de vocês~. Nem sei mais quem é essa pessoa, e nunca vou saber como eu seria não fosse pela gente, mas o que eu tenho certeza é que não faço a menor questão de descobrir.
    Com a gente eu me sinto sempre em casa <3 E que venham mais anos dessa história torta e maluca.
    Amo você e amo a gente <3

    ResponderExcluir
  7. Analu, esse texto ta transbordando muito amor <3. Amei a ideia dessa propaganda e como voce conseguiu trazer pro lado d`A Gente. Tenho 1 ano de mafia, mas sinto que tenho muito mais e espero que esses anos passem e a gente possa se lembrar de cada texto, cada conversa e carinho pra sempre. Quero muito ver voces logo! Nao vejo a hora!

    Amo A Gente! ♥♥♥


    Com carinho,
    Larie

    ResponderExcluir
  8. Nosso, que texto incrível. Inclusive, pesquisando esse tal comercial pra assistir, rs.

    ResponderExcluir
  9. Lembra da primeira vez que a gente foi na casa da Pássara e aí uma hora o Marcelinho virou pra Tia Lara e disse "Mãe, elas são iguais à Paloma"? Já passou um ano desse dia, mas vira e mexe essa cena me volta à cabeça. Acho que ela é uma síntese muito boa do que é a Máfia.
    Sim, a gente começou com os blogs, mas eles não tem mais tanto a ver com a nossa amizade hoje. Claro que temos assuntos em comum quando o assunto é a blogosfera, mas nossa relação é tão mas tão mas tão mais pessoal.

    Enfim, é claro que dei uma choradinha lendo essa lindeza, né? É muito louco olhar em volta e ver que deu tanta sorte, que encontrou pessoas tão especiais. Dá até medo, como todas as coisas boas. Aquele medo que acompanha a felicidade e você pensa que de repente sonhou e esqueceu de acordar. Eu amo A Gente. Cês bem sabem.

    Beijo <3

    ResponderExcluir
  10. E eu sempre disse que quanto a mim a idade não se aplica. 17 aninhos de vida, 15 de aparência, as vezes 5 ou até 20 de mentalidade.

    E isso no final acaba sempre confundido um pouco um ao outro.

    ResponderExcluir
  11. Texto lindo. Deu até vontade de procurar minhas outras "idades" da vida. Uma linda e criativa homenagem.

    ResponderExcluir
  12. Que post mais gracinha!
    - vc já ouvir falar no adblock plus? é uma extensão pro navegador que bloqueia os anúncios do youtube. coisa mais linda da minha vida apenas
    - embora se vc tivesse instalado ele, não teria visto esse anúncio. E né, valeu a pena. Gostei muito da proposta (tô pensando aqui nas minhas idades)
    - a amizade de vcs é muito fofa! Vcs deveriam escrever um livro estilo aquela das amigas e do jeans viajante, sabe? É mto raro amizades da internet que viram uma coisa tão real!
    Bjs!

    ResponderExcluir