segunda-feira, 22 de setembro de 2014

E nessa loucura de dizer que não te quero

                                                                                                                                                            Esse post faz parte do meme  de setembro do Rotaroots 

Quando eu era pequena, karokê para mim era símbolo de festa de aniversário particular. A pessoa alugava o aparelho, os microfones, instalava na própria teve e voi la, passava-se o dia – quiçá o final de semana todo – cantando.

Durante uma época da minha vida, mais ou menos dos 9 aos 11, meus pais tinham um casal de amigos cujos pais da moça tinham um sítio em uma cidade a mais ou menos 2 horas de São Paulo. Passávamos longos feriados lá. Tinha piscina, fogão a lenha para fazer pizza e, impreterivelmente, se alugava um aparelho de karaokê. Fazíamos maratona. E a primeira coisa que me vêm à cabeça quando lembro disso era do Guto (o moço do casal) gritando:

- Não é possível que vocês vão cantar Falamansa de novo.

Quanto mais ele fingia reclamar, mais cantávamos Falamansa em looping. A música preferida do momento era o Xote dos Milagres, seguida sempre por Rindo a toa. Fora isso, eu sempre cantava Maria Chiquinha, e amava a parte que dizia “- o resto? Pode deixar que eu aproveito!” sem entender absolutamente a malícia da frase. Que tempos, senhoras e senhores.

 Um tanto mais velha, minha amiga marcou o aniversário dela num karaokê. Isso para mim era um universo distante, de televisão e filmes, onde alguém ficava bêbado, subia no palco e cantava. Nunca imaginei que era um lugar divertidíssimo e acessível a ~pessoas normais~ - não, é claro, que eu e meus amigos fôssemos normais.

Essa experiência já contava com o palco – o que me deixou roxa de vergonha para pegar o microfone pela primeira vez na noite, mesmo sabendo que depois da primeira a coisa anda. Mesmo assim, a sala do karaokê estava reservada para a aniversariante, de forma que o máximo de vergonha que tive foi alguns outros poucos amigos dela que eu não conhecia. Minha turma era a maioria, e entre nós não tinha grilo.

A outra história é a que acabou me ensinando a minha teoria sobre karokês – teoria essa que rege a minha ideia de lista de músicas para karaokê que o meme do RotaRoots sugere. No primeiro encontrão da máfia nossa programação contava com bienal do livro e karaokê de noite. E lá estávamos, no karaokê, em uma sala com mais dois grupos. Nós, em torno de 13 meninas barulhentas e eufóricas. Eles, dois grupos de mais ou menos 8 pessoas, conversando normalmente e.... se levando a sério demais.

Nós ríamos umas das outras, cantávamos tudo em coro, principalmente Assererrê e aquela do Kid Abelha, com toda a inserção necessária de trocadilhos que vocês conhecem muito bem. Cantávamos sertanejo e dançávamos forró. Inventávamos, inclusive, o espanhol que não sabíamos para cantar Shakira. Tudo isso revezando palco e microfone com os outros grupos que... cantavam solos de (juro) músicas dramáticas do Evanescence. Óbvio que teve muito mais coisa, mais o fato que mais me vem à cabeça quando eu lembro da cantoria dos outros grupos era do moço, sozinho no palco, com cara de sofredor apaixonado, cantando My Immortal e, adivinhem... se levando a sério demais.

Foi ali que eu descobri que se você quer se levar a sério demais você deve cantar no próprio chuveiro ou na aula de canto. Karaokê não é lugar para isso. Karokê é para fazer folia, mesmo que seja em cima de sofrimento. Está chateadíssimo e desiludido? Cante evidências! Abuse das caretas, convide os amigos para sofrer juntos. Música de karokê é música que todo mundo sabe cantar. É música que vai envolver a sala toda. Essa é a graça.

Participação especial da menina do Agora moro na Lua

E é por isso que na minha visão, a lista de músicas que não devem faltar em um karaokê – quer você esteja com o microfone na mão ou apenas apoiando o coro – é uma coletânea de todas as coisas erradíssimas e divertidas que eu fui citando acima: Falamansa e seus xotes, Sandy e seus chicletes apaixonados, Balão Mágico, Lua de Cristal, Estoy aqui querendo-te e tudo mais o que for desse gênero. E perdoem-me a repetição, mas preciso deixar bem claro: Uma noite de karaokê sem Evidências é uma noite de karaokê jogada no lixo. A propósito: chega de mentiras, de negar o meu desejo, eu te quero mais que tudo, eu preciso do teu beijo, eu te entrego a minha vida pra você fazer o que quiser de mim, só quero ouvir você dizer que sim! Diz que é verdtá bom, parei.

14 comentários:

  1. A gente finge que não, faz o intelectual, mas no karaokê é da farofa de que gostamos! HAHA, perdi a conta de quantas vezes eu e minha irmã cantamos A Lenda, da Sandy e do Júnior, no aparelho lá de casa, só zoeira!

    ResponderExcluir
  2. Evidência virou musica COOL depois que a Ana Carolina regravou kkkk
    e eu confesso que eu adoro cantar ela no chuveiro ou em publico da maneira MAIS desafinada impossível!

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Acho divertidíssimo Karaonkê, e concordo com você que esse não é lugar de afogar mágoas, haha é lugar de esquecê-las ;)

    ResponderExcluir
  4. DIZ QUE É VERDAAAADEEEE, QUE TEM SAUDAAADEEE, QUE AINDA VOCÊ PENSA MUITO EM MIIIIM. (8)
    Minha mãe é tão apaixonada por um karaokê que eu aprendi a adorar e me divertir desafinando numa música ou em outra (ou em todas, hahaha). Não tive a chance (ainda) de ir a um desses com um grupo de amigos, mas cantar em grupo eu canto sempre, normalmente no meio da rua mesmo. HAHAHAHA Acho que não tem lugar certo pra ser feliz com um monte de gente que você gosta, quer tenha um microfone na mão, quer tenha uma garrafa d'água vazia.
    Adorei o post, Analu! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. As piores músicas sempre são as melhores para serem cantadas num karaoke! hahahah
    não é lugar para mostrar que sabe cantar em ingles e tudo mais,... como o Allan disse aí em cima, é lugar de esquecer as mágoas e cantar as mais velhas!! hahaha

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus, que saudades de cantar em um karaokê. Acho que desde que saí da escola nunca mais isso aconteceu, ô tristeza. Morro de vergonha no começo, mas é tão divertido!

    Concordo integralmente com você. Música de karaokê é música que todo mundo conhece e que todo mundo sabe cantar, mesmo que cante terrivelmente mal - até porque gente cantando mal faz parte da experiência toda. Desde que todo mundo se divirta, tá valendo (se bem que se é pra cantar muito muito mal mesmo, chama um amiguinho junto que ajuda).

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. kkkk quem canta seus males espanta certo?!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Evidências quase entra na minha lista (só porque eu adoro sertanejo raiz) mas sertanejo de modo geral nunca anima o meu pessoal. As músicas em inglês são sempre mais pedidas. hahaha

    ResponderExcluir
  9. Terminei o texto cantando Evidências, daí cê me corta. hahahhaa

    Lembro da primeira vez num karaokê, num coquetel pros formandos do quarto ano, tínhamos 10 anos e um mundo de Paralamas na nossa frente! E Lua de Cristal, obveo.

    Ano passado, voltei. Comemoração de fim de período. Depois de um boteco.
    Noutro dia não valia uma pipoca murcha depois da missa. E acredita que tinha gente se levando a sério lá também?! Um casal gay que se cantavam a todo momento: mas aí entramos na deles e éramos a plateia enlouquecida de fãs. hahahahhaha

    Deveria ser regra: Karaokê e Imagem e Ação em todo aniversário.

    ResponderExcluir
  10. Eu não tinha ideia do quanto gostava de karaokê, acho que por ser exageradamente envergonhada, mas esse ano uma amiga resolveu fazer o aniversário em um, sem sala reservada, e como diria minha vó: tá na chuva é pra se molhar, se é assim, então, saí encharcada. Cantei feito uma ~deusa~ ~uma louca~ ~uma feiticeira~ e não encantei ninguém - mas ri muito, e a galera também, todo mundo cantando bem mal e bem animado, amei. Tinha a galera da mesa ao lado arrasando na voz enquanto eu me questionava porque cargas d'água eles não estavam se inscrevendo no the voice, sério, quase me retirei por protesto, mas aí a gente fez uma graças, eles fizeram também, e todo mundo virou amiguinho. Ficou decidido que pelo menos uma vez por semestre vamos ir a algum dos milhões de karaokês que tem do lado da faculdade pra fazer uns shows de graça.
    Quanto aos karaokês caseiros, esses eu cantei muito, na minha família, tanto do lado do pai quanto da mãe, pelo menos alguém tinha um pra levar nas festas e eu sempre me esbaldava em sandy e júnior, ou eduarda e monica do legião.

    http://www.novaperspectiva.com/

    ResponderExcluir
  11. Só queria dizer que desde o momento em que li o título até o momento em que li a última palavra do post continuei cantarolando a música mentalmente
    DIZ QUE É VERDADE, QUE TEM SAAAAUDAAAAADEEEE

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
  12. lembro de ter oito anos e cantar a lenda no karaokê de um hotel fazenda com uma menina que tinha acabado de virar minha amiga. lua de cristal também é ótima e os ""solos""" ficam melhores ainda. HAHAHA!
    Ana, eu te indiquei num meme super divertido da Taylor Swift no meu blog que, se você quiser, pode fazer em formato de vídeo. eu adoraria que você fizesse!
    http://bonsoirduda.blogspot.com.br/2014/09/taylor-swift-book-tag.html

    ResponderExcluir
  13. Eu amo tanto karaokê, Ana!! E concordo totalmente que não existe karaoke sem Sandy, como não cantar "A lenda"???? Minha infância foi totalmente regada à Sandy maravilhosa cantando e eu a imitando, como ela poderia ficar de fora de algo tão importante como karaokê? E sofria tanto aqui em Recife porque não conhecia um lugar que tivesse karaoke, mas aí, minha amiga sabendo da minha paixão, descobriu um lugar e veio logo me contar. Ou seja, to contando os dias, as horas pra me aventurar nesse mundo em que a gente não precisa se levar tão a sério. Só pra você ter ideia do meu amor por, tenho uma vontade imensa de, quando eu "crescer", montar um pra chamar de meu e de abalar as estruturas do mundo com a minha e a cantoria de todo mundo que também ama. "Porque o que é imortal não morre no final" hahaha maravilhoso demais

    ResponderExcluir
  14. Banana do céu, eu li esse post ouvindo aquelas pessoas cantando My Immortal e Bring Me To Life. Eu li esse post ouvindo a gente cantar A Fórmula do Amor num jeito todo nosso e absolutamente errado. Pelo amor de Deus, eu tô vendo a gente abraçada na minha frente cantando Lua de Cristal.

    Não adianta, karaokê é pra ser creiça e errada sem medo de ser feliz. E cantar Evidências. Porque ÓBVIO!

    te amo <3

    ResponderExcluir